Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Uso sustentável do ambiente na geração de eletricidade

 

20/06/2012

Autor e Coautor(es)
JOSE ANGELO DE FARIA
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Daniel Rodrigues Ventura, Edson Luís Nunes, Emerich Michel de Sousa, José Higino Dias Filho.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Calor, ambiente e usos de energia
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Educação Profissional Recursos Naturais Técnico em Agroindústria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Analisar as diversas formas de obtenção de energia elétrica.
  •   Avaliar o uso de energia limpa na geração de energia elétrica visando menor agressão ao ambiente.
  •   Descrever as vantagens e desvantagens na aplicação das diversas fontes alternativas renováveis para obtenção de energia elétrica.
  •   Leitura e interpretação de gráficos e conhecimentos básicos sobre percentagem.
Duração das atividades
50 minutos (uma aula)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

          Energia eletromagnética, transformação de energia, Eletricidade.

Estratégias e recursos da aula

         

          Sugerimos que o(a) professor(a) no início da aula faça uma síntese, projetando o resumo na tela ou escrevendo no quadro da sala de aulas, para explicar basicamente o que é energia alternativa; ou simplesmente fale o que é energia alternativa e forneça alguns exemplos.

          Basicamente energia alternativa é uma energia sustentável que deriva do meio ambiente natural. Algumas fontes de energia são "renováveis" na medida em que são mantidas ou substituídas pela natureza. A energia alternativa é obtida através de fontes que são essencialmente inesgotáveis, ao contrário dos combustíveis fósseis, cuja existência é finita e não pode ser reposta.

         Como exemplo de fontes de energia alternativa pode citar: energia solar, eólica, hidráulica, geotérmica, biomassa, energia das ondas e das marés.

         Como exemplo de fontes de energia não renováveis: os combustíveis fósseis, carvão mineral, derivados do petróleo e gás natural e a energia nuclear.

Atividade I

          Em seguida poderá projetar as imagens na tela, posicionadas de modo que toda a turma veja os gráficos das fontes de energia usadas no mundo e no Brasil, link a seguir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

         

 

          Para complementar a compreensão dos gráicos acima, poderá apresentar aos alunos, as seguintes afirmações: extraídas de textos disponíveis na internet.

“ O Brasil ainda tem grandes chances de construir mais usinas, seu potencial hidráulico é reconhecido como o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas da Rússia e da China.
Veja na tabela abaixo a repartição do potencial hidrelétrico, das mais importantes bacias hidrográficas do Brasil.

Potencial hidrelétrico por bacia hidrográfica .................... Potencial (MW)

Bacia do Amazonas ................................................................     106051

Bacia do Tocantins .................................................................      26847

Bacia do Paraná ......................................................................      61400

Bacia do são Francisco ...........................................................      26622

Bacia do Uruguai ....................................................................      15123

Atlântico Sudeste ....................................................................      14528

Atlântico Sul ...........................................................................       9599

Atlântico Leste ........................................................................       3115

Total do Brasil .......................................................................      263285 ”

Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/energia-hidreletrica.htm

 

 “ Desde 2007, todo dia ouve-se falar e se lê notícias sobre o petróleo que o Brasil vai passar a produzir a partir de jazidas situadas no pré-sal. No momento, a maior discussão gira em torno não propriamente da produção do petróleo, mas de como será administrada essa riqueza mineral.

Não é à toa que se fala tanto nisso, pois se trata realmente de uma reserva gigantesca, que está mudando o modo de encarar esse recurso energético em nosso país. ”

Fonte:  http://www.cprm.gov.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1301&sid=129

“ O etanol pode ser obtido através da cana-de-açúcar, milho, beterraba, mandioca, batata, etc. A matéria-prima é submetida a uma fermentação alcoólica, com atuação do micro-organismo Sacchromyces cerevisiae. Porém, a cana é a mais utilizada, pois apresenta maior produtividade. Após ser processado, o etanol pode ser utilizado puro (em motores adaptados) ou misturado com gasolina, como combustível.

O Brasil se destaca no cenário global como sendo o país com tecnologia mais avançada na fabricação de etanol. A produção mundial desse combustível é da ordem de 40 bilhões de litros – o Brasil é responsável pela fabricação de 15 bilhões de litros. No país, a cada tonelada de cana-de-açúcar são produzidos 66 litros de álcool e 700 a 800 litros de vinhaça ou restilo. ”

Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/etanol.htm

          Divida a turma em duplas para que comparem os dados que constam nos dois gráficos e respondam por escrito:

          Em quais modalidades de geração de energia o Brasil se assemelha à média do consumo mundial e em quais se diferem?

          Qual a possível explicação para essas diferenças mais acentuadas na geração de energia elétrica em relação à média mundial?

          Deverão responder que:

·        A grande semelhança está no consumo do petróleo, pode ser explicado porque o país é produtor de petróleo e possui uma grande frota automotora.

·        As maiores diferenças estão no uso da energia hidráulica e da biomassa. Isto se justifica pelo grande potencial hidráulico existente no país e o consumo da biomassa para produção de energia, o Brasil é destaque mundial na fabricação de álcool e seu uso em veículos automotores.

 

Atividade II

         Depois de analisar as fontes de energia utilizadas no Brasil e comparar com a proporção usada pela média mundial, deverá exibir um filme sobre “uso de energias alternativas renováveis para obtenção de energia elétrica”.

         Peça aos alunos para ficarem atentos às explicações que serão transmitidas durante a apresentação do filme, cujo conteúdo ajudará a resolver exercícios que serão propostos para que resolvam durante esta aula; a seguir o link do filme a ser apresentado.

 

 

 

 

 

 

 

          Para complementar o conteúdo poderá exibir uma animação, que explica ao aluno, os processos de geração de energia elétrica a partir de várias fontes de energia, já utilizado pelo homem.

          Antes da exibição, faça o seguinte questionamento para o grupo refletir;

          Considerando as diversas fontes renováveis de geração de energia elétrica, que vantagens e desvantagens você apontaria em cada caso?

          Peça que ao invés de responder, primeiro assistam com atenção à simulação que esclarece as diversas fontes geradoras de energia elétrica, bem como as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

          Essas informações são fornecidas durante a apresentação de cada modalidade de energia geradora de energia elétrica, nos seguintes tópicos: “pontos a favor” e “pontos contra”. link a seguir:

 

 

 

 

 

 

Atividade III

          Em seguida, se existir um laboratório de informática em sua escola ou dispuser de recurso para os alunos, peça a eles para acessar o endereço eletrônico correspondente ao link abaixo e responder o questionário; de preferência que possa ser respondido individualmente, mas se não tiver material para todos, que seja resolvido em duplas ou em grupos. Deverão respondera cada pergunta e em seguida conferir a resposta, a fim de assimilar bem o conteúdo.

          Caso não tenha recurso para os alunos, poderá exibir o questionário numa tela para que os alunos possam ler as alternativas e escolher a resposta que julgar correta. A fim de que haja participação de toda turma, a cada pergunta, escolha um aluno para indicar a resposta, e após assinalar a resposta, faça o comentário que achar pertinente para o momento.  

          Esse questionário se encontra no link abaixo.

 

 

 

 

 

 

 

            Ao terminar de resolver o questionário, acesse o link abaixo e projete as imagens na tela em posição que possa ser vista por toda a turma. Nesse jogo há palavras além do conteúdo de física, mas estão relacionadas com as fontes de energia utilizadas atualmente no Brasil e no mundo.

Ao projetar as imagens na tela, seja na sala de aulas ou no laboratório, faça com que haja participação de toda a classe no “jogo de cruzadas”. Isso pode ser feito seguindo a seguinte ordem: à medida que a frase aparecer na tela, quem souber a resposta deverá manifestar fazendo um sinal, levantando a mão, por exemplo, para que o(a) professor(a) o autorize a pronunciar a palavra, que deverá ser escrita no espaço correspondente. Se a palavra não for à correta, transfere-se a vez para outro aluno e assim sucessivamente até preencher todas as palavras, 20 no total.

Obs. Se os alunos encontrarem dificuldades em algumas palavras, o professor deverá fornecer a primeira letra da palavra; persistindo a dificuldade fornecer a segunda, a terceira, e assim sucessivamente até que consigam preencher completamente o espaço apropriado. O link correspondente é:

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - Cruzada pelos combustíveis Animação/simulação
A física e o cotidiano - Fique sabendo ! - Geração de Energia Elétrica Animação/simulação
A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - A cidade iluminada Animação/simulação
Oferta de energia por fonte no Brasil Imagem
Oferta de energia por fonte no mundo Imagem
A viagem de Kemi - Combustíveis - A química que move o mundo - Energias limpas Vídeo
Recursos Complementares

          Sugerimos que acesse os link abaixo e repasse os três primeiros para os alunos. Convide professores de outras áreas para fazer um debate sobre o assunto, visando propor medidas para estimular uma utilização maior das energias limpas no município.

 

 

Eletricidade - Energia elétrica

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=31226

 

 

Eletricidade - O futuro da eletricidade

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=30452

 

 

Como funciona uma usina hidrelétrica?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=12313

 

 

Energias renováveis

http://www.escolakids.com/energia-renovavel.htm

 

 

Energias não renováveis

http://www.ageneal.pt/content01.asp?BTreeID=00/01&treeID=00/01&newsID=7

Avaliação

          Divida os alunos em grupos de 4 a 6 integrantes e peça que pesquise em seu município, se alguma residência, fábrica, empresa industrial ou comercial, ou propriedade rural, utilizam algum mecanismo de geração alternativa de energia elétrica. Se usam, quais as vantagens e desvantagens do ponto de vista de quem a utiliza. Se não encontrar por vias diretas, pesquise na internet: deverá apresentar e discutir os resultados em uma aula de Física.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.