Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Inserindo as crianças no grupo e na Escola através da ludicidade: escondeu, achou!

 

17/07/2012

Autor e Coautor(es)
Sônia Mary Valente Bayestorff
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de dois a três anos aprenderão a trabalhar a memória, a antecipação, as percepções visual e auditiva, o princípio de distinção do “eu” e do “não eu”.

Duração das atividades
A atividade será desenvolvida em três dias consecutivos, sendo no início da manhã e no início da tarde, quando a escola atender em dois turnos distintos, e no início da manhã, quando a escola atender em período integral. Terá a duração de quarenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma atividade de inserção, não há conhecimentos prévios. Contamos apenas com a bagagem das crianças e de suas famílias.

 

Professor, esse é um exemplo de aula que demonstra o momento de acolhimento das crianças e suas famílias à escola, no início do ano letivo e no decorrer dele.

 

No contato diário entre o professor, as crianças e famílias, vão sendo tecidas novas relações, estabelecendo-se os vínculos. A presença da mãe ou de outra figura familiar, se possível, neste período é importante, dado o vínculo afetivo da criança com este adulto. Ele exerce o papel de mediador entre a criança e o novo ambiente, sendo o elo no estabelecimento de novos relacionamentos com o professor e com as outras crianças. 

Estratégias e recursos da aula

Inserindo as crianças no grupo e na Escola através da ludicidade: Escondeu, achou.
Tem como objetivos:
- Estimular a memória (princípio de distinção do “eu” e o “não eu”);
- Estimular a percepção visual;
- Estimular a percepção auditiva; e
- Brincar do jogo do escondido-mostrado.


1º momento: 1º dia – Recepcione as crianças e as famílias na sala de aula no início do período. Para realizar esta atividade, coloque as crianças e as famílias em um espaço aconchegante (sobre colchonetes ou almofadas, por exemplo) e distribua pedaços de panos transparentes, como tule ou seda, para as famílias. Conduza a brincadeira de mostrar o rosto e encobri-lo com o pano. O pai, a mãe ou referência familiar esconde seu rosto para a criança descobri-lo, repetindo, por algumas vezes, a ação para, depois, inverter a brincadeira, dando o pano para as crianças repetirem a atividade com os pais.  À medida que a brincadeira avança, os familiares devem repetir frases como: - O papai (mamãe ou referência familiar) está atrás do pano, mas ainda dá para ver. E, tirando o pano, consigo ver melhor! A frase deve ser repetida também quando for a vez de as crianças se esconderem.

 

Tecido

Acesso em 10/05/2012

http://br.images.search.yahoo.com/search/images;_ylt=A0PDodivLKxP_1YA2nf16Qt.?p=fotos+de+tecidos+transparentes&fr=vmn&ei=utf-8&n=30&x=wrt&y=Buscar

 

2º momento: Recepcione as crianças e as famílias na sala de aula no início do período. Para realizar esta atividade, coloque as crianças e suas famílias sentadas em frente ao espelho e distribua novamente os panos. As crianças e as famílias irão brincar frente ao espelho com a própria imagem. Irão cobrir e descobrir o rosto, prestando atenção na percepção do “eu”; qual a imagem que aparece e desaparece no espelho. Repita  a brincadeira por várias vezes, levando-se em consideração que ela deverá ser divertida e aprazível.

 

Espelho       Espelho

Acesso em 10/05/2012

http://br.images.search.yahoo.com/search/images;_ylt=A0PDodoDLqxPvRcAeU_16Qt.?p=fotos+de+crian%C3%A7as+no+espelho&fr=vmn&ei=utf-8&n=30&x=wrt&y=Buscar

 

3º momento: Recepcione as crianças e suas famílias na sala de aula e no início do período. Para esta atividade, pendure várias tiras largas de panos opacos no teto da sala. A brincadeira do escondido/mostrado se repete, mas só que, desta vez, a imagem dos pais se esconde por completo para a criança e vice-versa. O professor deve ir falando para criança que os pais vão embora, vão para o trabalho, mas eles voltam, eles sempre voltam. Repita a brincadeira por várias vezes até perceber que os objetivos foram alcançados.

 

Tecido

Acesso em 10/05/2012

http://br.images.search.yahoo.com/search/images;_ylt=A0PDodgtLaxP3xUADFb16Qt.?p=fotos+de+pedaços++de+pano&fr=vmn&ei=utf-8&n=30&x=wrt&y=Busca

Recursos Complementares

Aula do portal:

Vamos aproximar as crianças por intermédio de interaçãoes divertidas? Portal do professor

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41443

Dança - Maracatu e Parangolé - Dança com tecidos (fotos)

http://www.grupo2ndi.blogspot.com.br/

Vamos ver meu boi dançar - brincadeira de esconder e achar

http://ndicotidiano.wordpress.com/

Avaliação

Avaliar se as famílias e crianças se divertiram com as atividades;
Avaliar se as crianças atenderam as ordens simples; se tiveram sua memória aguçada; se sua percepção auditiva foi estimulada; se perceberam os princípios da distinção do “eu” e dos familiares; se perceberam a lógica de que os pais desaparecem, mas voltam.
Avaliar o planejamento proposto, se os objetivos traçados foram atingidos, como foi a participação do professor, as mediações necessárias com cada família e cada criança em particular.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.