Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como organizar uma aconchegante e interativa tarde do pijama

 

04/07/2012

Autor e Coautor(es)
Débora Cristina de Sampaio Peixe
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Fortalecer os vínculos com os colegas por meio de atividades realizadas em ambientes aconchegantes e tranquilos;
- ouvir uma história sobre diferentes momentos da rotina diária e, em especial, os momentos de acordar e de dormir;
- representar a história ouvida por meio de modelagem com massa de modelar caseira;
- criar cenários de quartos de dormir com massinha caseira, montando-os em caixas de papelão e planejando sua exposição;
- conversar sobre as diferentes vestimentas que usamos e sua adequação à situação (dormir, passear, tempo quente, tempo frio etc.);
- brincar de desfile de pijama, visualizando os pijamas dos colegas e o seu próprio, fazendo poses no espelho grande e descrevendo as roupas utilizadas para dormir;
- confeccionar bonecos e roupas de papel ou de tecido, em tamanho grande ou em miniatura; e
- representar uma história por meio de dramatização das cenas da história. 

Duração das atividades
Para esta aula, são previstos 06 momentos de aproximadamente 50 minutos cada, que poderão ser realizados em dias diferentes.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É desejável que o planejamento da tarde do pijama ocorra como complemento de discussões já realizadas com o grupo acerca das rotinas de casa, do hábito de dormir, seus preparativos e horários, bem como a respeito da importância do sono e do descanso para as pessoas e outras coisas correlatas. 

Estratégias e recursos da aula

Esta aula se destina a crianças de 04 a 06 anos de idade.

1° momento:


Brincando com a rotina de uma casa


Material: Brinquedos de casinha no tamanho da criança ou em miniaturas: cozinha, quarto, entre outros cômodos e mobiliários.
Proposta: Combine previamente com as famílias a tarde do pijama, solicitando-lhes que as crianças vão com seus pijamas e levem pantufas e bichos de pelúcia de casa. Planeje o espaço da sala com mobílias de casinha de brinquedo, casinhas de madeira com móveis em miniatura, aproveitando também aquelas feitas de papelão, bem como as mobílias feitas de caixinhas, confeccionadas anteriormente com as crianças. Conforme as crianças vão chegando, já vestidas com seus pijamas, vão escolhendo com o que brincar.
    

Brincando com casinhas de caixa de papelão

Meninos brincando com casinhas

Fotografia: Débora Peixe/NDI/2011.

 

2º momento

Nosso dia a dia


Material: Um livro de Literatura infantil.

Proposta: Convidar as crianças para ouvir a história: O dia-a-dia de Dadá. A obra é de autoria de Marcelo Xavier, da editora Formato. Na obra, o autor, utilizando somente massa de modelar, cria mais de 500 peças com menos de um centímetro, que são montadas em cenário e fotografadas, mostrando, a partir disso, a rotina de uma menina chamada Dadá. É uma história sem texto, com cenário e personagens feitos de massinha de modelar, que mostra um dia na vida de uma menina, a partir da hora em que ela se levanta até a hora em que ela vai dormir.
Após explorar as cenas da história, questione: o que havia na cena em que Dadá acorda? Elenque com as crianças, registrando no quadro ou em um cartaz, os elementos que elas vão dizendo: cama, tapete, criado-mudo, abajur, coberta, cômoda ou penteadeira com espelho, escova, pente etc.

 

Livro: DIA-A-DIA DE DADÁ, O
 
Disponível em:< http://www.livrariaresposta.com.br/v2/produto.php?id=111029&origem=1.> Acesso em: 18 maio 2012.
 
 

3° Momento:

Modelando quartos de dormir


Material: Massa de modelar caseira de várias cores e CD de música clássica para crianças.
Proposta: Colocar música de fundo (pode ser um repertório de músicas clássicas para bebês); propondo às crianças uma atividade de modelagem com massinha de modelar caseira. Prepare a massa fazendo a mediação durante o processo de preparo: ingredientes, quantidade etc.
Uma receita de massa de modelar caseira pode ser encontrada nos recursos complementares.
Após preparar a massa de modelar, possibilite que as crianças explorem a massinha livremente e, no decorrer da manipulação da massinha, converse sobre a quantidade de massa, sobre a diversidade e possibilidades de cores e coisas correlatas. Depois, proponha-lhes que visualizem fotografias, imagens de quartos de dormir para, em seguida, criarem cenários de seus próprios quartos de dormir, com cama, guarda-roupa, criado-mudo, dispostos em caixinhas de papelão (de sapato). Assim, elas poderão criar bonecos, mobílias ou o que mais a imaginação lhes mandar: pequenos animais, carros etc. Durante todo o processo, converse sobre as figuras, suas formas, as partes do corpo, os detalhes e as cores dos objetos. Por fim, combine com o grupo a exposição dos cenários.

 

4º Momento:


Desfile de pijamas


Material: Tapete, almofadas, espelho grande, CD com músicas de repertório infantil, como as do grupo Palavra Cantada.
Proposta: Propor um desfile de pijamas na sala; e organizar um espaço para isso, com um tapete ao redor do qual se disponibilizam almofadas. Ao som de uma música, cada criança fará o seu desfile de pijama e, em seguida, será convidada a ir até o espelho para descrever como é uma roupa de dormir. Aqui, chamar à atenção para as cores dos pijamas, tipo de tecido, textura da roupa, se é estampado, de bolas, listrado, se tem manga comprida ou curta etc.
 

Combinando o desfile de pijamas

Preparação para o desfile de pijamas

Fotografia: Débora Peixe/NDI/2012.

 

5º Momento:


Brincando com bonecos de papel
 

Material: Papel pardo, giz de cera, retalhos de papel e tecido, fita métrica, régua, fitas, lã, tesoura, cola, linhas, botões e zíperes.
Proposta: Convidar as crianças a criarem modelos de pijamas a partir do que observaram no desfile.
Confeccione, em papel pardo, dois bonecos grandes e fixe-os na parede - para tanto, pode-se contornar o corpo de duas crianças. Converse com as crianças sobre as roupas (pijamas) que elas estão usando, perguntando-lhes em quais momentos elas usam esse tipo de roupa. Questione também sobre: como é uma roupa de dormir? Como dormimos no verão? Como dormimos no inverno? Em seguida, confeccione, juntamente com as crianças, roupas de dormir e, para isso, ofereça ao grupo materiais diversos como fitas, retalhos, lã, linhas, botões, zíperes, dentre outros, para vestir os bonecos. Use ainda a fita métrica e a régua a fim de registrar as medidas, comparar os tamanhos e ver a largura e a altura. Oriente então o recorte dos papéis, tecidos e outros suportes, de acordo com as medidas registradas.
Outra sugestão é confeccionar os bonecos e as roupas em tamanho menor para que as crianças brinquem de casinha com seus “bonequinhos de papel”. Há algumas décadas, este tipo de atividade era uma brincadeira muito comum e divertida de se fazer em casa, criando modelos para as diferentes estações ou diferentes ocasiões. Também podem ser confeccionadas casinhas de caixa de papelão e mobílias com pequenas caixinhas. Em vez de papel, podem ser feitos bonecos, roupas e casinhas utilizando-se tecido. A maciez, a textura, oportuniza momentos de afeto e delicadeza. Por fim, as crianças brincarão com as casinhas de papelão, a mobília e os bonecos de papel.
 

     
6º momento


Ouvindo e dramatizando uma história vestindo pijamas


Material: Tenda ou barraca, uma cama pequena, tapete, almofadas, bichos de pelúcia, um livro de Literatura infantil, CD Clássicos para bebês: Mozart etc.

Proposta: Para finalizar a aula, monte uma tenda ou barraca na sala, utilizando tecidos, lençóis, pequenos edredons ou cobertores, colchonetes e almofadas, de modo a organizar um espaço aconchegante. Coloque uma música suave de fundo e conte a história A casa sonolenta, de Audrey Wood, editora Ática. A história ocorre em uma casa onde todos viviam dormindo e há uma vovó e um menino usando roupas de dormir. A história apresenta uma sequência que mostra uma casa em que os personagens se aconchegam para dormir enquanto chove lá fora. Um vai deitando sobre o outro, posicionando-se em cima e embaixo de alguém. A luminosidade das cenas vai se transformando conforme o tempo vai passando, até a chuva cessar e os personagens acordarem.
Após contar a história, proponha uma dramatização desta, escolhendo quem vai ser a vovó, o menino, o cachorro, o gato e os demais personagens. O professor ou uma das crianças recontará a história enquanto as demais crianças representarão os personagens. Aqui, combine com as crianças como ocorrerá a dramatização, tomando cuidado para que, ao representarem os personagens, elas não se machuquem. Uma alternativa é fazer a representação com bichos de pelúcia, bonecos. 

 

casa sonolenta, a

Disponível em:< http://www.submarino.com.br/produto/1/11915/casa+sonolenta,+a. >Acesso em: 18 maio 2012.


 

Ouvindo a história

Representação da história

Fotografia: Débora Peixe/NDI/2011.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será processual e levará em conta os objetivos elencados: as crianças estreitaram seus vínculos afetivos com os colegas a partir das atividades vividas? Ouviram a história e estabeleceram relações com seus próprios momentos de acordar e dormir? Representaram a história por meio de modelagem, com entusiasmo e criatividade? Criaram cenários, montaram com caixas de papelão e planejaram a exposição de suas produções expressando suas ideias e acolhendo as ideias dos colegas? Conversaram sobre as vestimentas para dormir e descreveram as roupas utilizadas, exemplificando e destacando os detalhes percebidos? Confeccionaram bonecos e roupas para brincar, demonstrando habilidades com o manejo da tesoura e criatividade da montagem das peças? Participaram da dramatização das cenas da história com entusiasmo e atitudes de cuidado com os colegas?

 Levar em consideração ainda as seguintes questões: como foi a tarde (ou manhã)? Que momentos especiais e de afeto cada um vivenciou com os amigos? O espaço estava aconchegante? O que poderia ter sido diferente? O que faltou? O professor poderá registrar cada momento com fotos e gravações em vídeo, anotações sobre as falas das crianças, elementos usados na descrição, vocabulário, representação das histórias por meio da modelagem e da dramatização.


Avaliar ainda as mediações realizadas, elementos efetivados ou não do planejamento e o porquê, o tempo e os espaços destinados às atividades, os materiais utilizados, os registros, etc. com o intuito de que nas próximas atividades relacionadas ao tema proposto, as dificuldades sejam sanadas, ou outras propostas sejam efetivadas, ou as mesmas propostas sejam apresentadas de uma forma diferente.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.