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Projeto de Iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – Infância, brinquedos e brincadeiras no Sudeste - UCA

 

08/06/2012

Autor e Coautor(es)
Laís de Castro Agranito
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Co-autor(es) Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informação, comunicação e interação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pesquisas;
  • Interpretar informações;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito a fala de colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
  • Resolver situações-problema;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como músicas, poesias, textos jornalísticos e relatórios;
  • Organizar dados em gráficos;
  • Identificar brincadeiras das crianças da região Sudeste;
  • Compreender a importância do brincar para a interação e desenvolvimento;
  • Reconhecer brincadeiras antigas;
  • Realizar brincadeiras vivenciadas por crianças na região Sudeste;
  • Organizar uma gincana com brincadeiras vivenciadas.
Duração das atividades
A previsão é de um semestre, ou seja, em torno de 4 meses de duração, podendo variar de acordo com a necessidade apresentada por cada turma e professor ao longo do projeto e das atividades que forem inseridas. Vamos utilizar no mínimo uma aula de 60 minutos por semana. Tendo em vista que esta é uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática e Ética, dentre outros ou mesmo trabalhar com apenas um conteúdo.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, a Webcam e o Tux Paint Estar inserido no processo de alfabetização. 

Estratégias e recursos da aula

alunos 

Esse projeto tem como objetivo geral utilizar a metodologia de pesquisa, incentivando os alunos a exporem suas hipóteses, realizarem pesquisas sobre o tema, sistematizar e socializar suas descobertas.

Seguem algumas sugestões de atividades que poderão ser realizadas com os alunos. É importante que essas atividades sejam todas agrupadas em uma pasta catálogo, ou caderno específico para o projeto – “Dossiê do Projeto”, no intuito de registrar todo o processo de realização, as aprendizagens e crescimento dos alunos. Se for possível, poderá também montar um “Portfólio”, como um dos instrumentos de acompanhamento do desempenho dos alunos ao longo do projeto.

 

- O projeto de pesquisa deve conter as seguintes etapas:

  1. Escolha do tema (os alunos e professor definem o que querem pesquisar)

  2. Justificativa (os alunos buscam explicar a relevância do tema escolhido a ser estudado)

  3. Problematização (os alunos levantam curiosidades que querem descobrir sobre o tema)

  4. Levantamento de hipóteses (eles pensam em respostas para suas curiosidades/ conhecimentos prévios sobre o tema)

  5. Os objetivos do projeto (o que queremos alcançar ao final do trabalho)

  6. Levantamento de fontes de pesquisa (buscam fontes para realizar a pesquisa)

  7. Execução da pesquisa (é a realização da pesquisa, que é direcionada pela problematização)

  8. Conclusão e depuração das hipóteses (dialogam sobre o que descobriram e se suas hipóteses estavam corretas ou não)

  9. Socialização (expõem para a comunidade escolar os conhecimentos adquiridos com a pesquisa)

  10. Avaliação (Analisam como foi o processo de pesquisa, pontos positivos e negativos, bem como a sugestão de novas propostas)

 

1ª etapa: Escolha do tema: duas aulas de 60 min cada.

- Professor, o início do projeto se dá com a escolha do tema com os alunos. O tema poderá também ser sugerido por você, porém, é importante que ele desperte o interesse e a curiosidade dos alunos para que o projeto seja significativo para eles.

1) Instigue seus alunos a pensarem sobre o que querem pesquisar ao longo da semana, oriente-os a conversarem com seus pais também para saber o que eles pensam a respeito. Mas, caso já tenha o tema em mente, leve para sala de aula materiais como: filmes, livros, revistas, vídeos ou outros, que despertem o interesse dos alunos por aquele tema.

2) No dia da escolha do tema, organize sua turma em rodinha, e peça que deem sua opinião sobre o que querem pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois faça a votação para saber qual tema será o ganhador. Outra possibilidade é fazer a votação por escrito, por meio de cédulas, isto poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com a Matemática, para fazer a tabulação dos votos, com a Língua Portuguesa, para fazer o relatório e com a ética e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidadão, dentre outras. Portanto, estas duas aulas poderão se desdobrar em várias outras dependendo o caminho que a turma apontar.

 É importante delimitar com seus alunos a especificidade do que será pesquisado, para que o projeto não seja amplo demais e fuja aos objetivos, deixando de ser significativo. Nesse sentido, a partir do projeto sugerido Infância, brinquedos e brincadeiras da região Sudeste. Delimitamos essa região por ser onde habitam.

Como detonar esse tema com seus alunos?

- Para desenvolver a pesquisa sobre a Infância, brinquedos e brincadeiras da região Sudeste com seus alunos, você poderá instigá-los sobre o tema da seguinte forma:

- Que tal brincar? Organize-os em rodinha, e leve para a rodinha o Poema “Bola de gude” de Ricardo Azevedo, e leia para seus alunos. Discuta com eles sobre o que falava esse poema, quais as características desse tipo de texto, se gostaram dele, e enfatize o brinquedo do qual do autor retratou no poema.

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Fonte: http://misturadealegria.blogspot.com.br/2010/06/poema-bola-de-gude.html - Acesso em 05/05/2012

 

menina lapis

- Você encontra sugestões de atividades de registro, que podem ser realizadas sobre o poema acima no sítio http://misturadealegria.blogspot.com.br/2010/06/poema-bola-de-gude.html - Acesso em 05/05/2012. Veja abaixo:

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Fonte: http://misturadealegria.blogspot.com.br/2010/06/poema-bola-de-gude.html

- Providencie anteriormente, diversas bolinhas de gude, de cores e tamanhos diferentes, e coloque dentro de uma caixa surpresa e leve para a rodinha. Após a leitura do poema, passe a caixa na rodinha e solicite que os alunos tentem descobrir o que há na caixa. Aproveite esse momento, para trabalhar tentativas de escrita com os alunos, pedindo para que cada um deles escreva o nome na lousa, do que ele acha que tem na caixa.

- Depois que todos já tiverem falado, revele o elemento surpresa “As bolinhas de gude” e dialogue com eles sobre:

  • O que é isso que eu trouxe?
  • Para que serve?
  • Vocês já brincaram com bolinhas de gude?
  • Como se brinca?

 

- Antes de levá-los para brincar, solicite que façam uma pesquisa na internet, buscando sobre as formas de se brincar com bolinha de gude, pois a brincadeira pode variar de um lugar para o outro, e existem formas diferentes de se brincar.

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem os sítios de pesquisa por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.

- A Folha de São Paulo, oferece um site chamado “Mapa do Brincar”, destinado para crianças. Nele vocês irão encontrar diversas brincadeiras, como brincar, vídeos de crianças ensinando a vivenciar a brincadeira e a região onde ela é brincada. Acesse no sítio http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/  diversas maneiras de se brincar com bola de gude na região Sudeste.

- Deixe que seus alunos explorem cada uma delas no sítio, lendo e descobrindo como se joga. Em seguida, imprima as orientações de como se joga cada uma das brincadeiras com bola de gude, e escolha com eles quais delas irão brincar. Você também poderá fazer um sorteio, ou ainda realizar todas elas se possível.

- Veja abaixo duas sugestões encontradas nesse sítio:

 

Bila 2 - Origem: São Paulo (SP)

Jeito de brincar:

Em um piso plano, os jogadores marcam uma linha, que será de onde lançarão suas tecadeiras (bolinhas usadas para jogar nas outras). Dali, contam em média sete passos e fazem um círculo.

Os participantes combinam entre si o número de bolinhas que todos devem colocar dentro do círculo. Em seguida, cada um escolhe a maneira como vai arrumar as suas bolinhas (em um montinho ou espalhadas, por exemplo), de um jeito que dificulte o jogo do adversário.

A primeira criança começa a jogada a partir da linha marcada. Se a bolinha que ela jogar acertar outras e conseguir tirá-las de dentro do círculo, ela ganha essas bolinhas. Se a bolinha não acertar nenhuma e ficar dentro do círculo, ele a perde. Caso ela saia de dentro do círculo, sem bater em nada, é só pegá-la de volta e esperar a próxima jogada.

Ganha quem conseguir juntar mais bolinhas.

 

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21 pontos - Origem: Lavras (MG)

Jeito de brincar:

Os participantes fazem um buraco no chão. Cada participante deve ter sete bolas de gude e precisa acertar todas as bolinhas no buraco para completar 21 pontos. A cada bola encaçapada, somam-se três pontos.

Depois de acertar o buraco, o jogador tem que tentar acertar a bola de gude na bolinha do adversário a uma distância de um palmo. Quando isso acontece, o adversário perde a bolinha e o outro participante ganha mais três pontos.

 

Os participantes fazem um buraco no chão. Cada participante deve ter sete bolas de gude e precisa acertar todas as bolinhas no buraco para completar 21 pontos. A cada bola encaçapada, somam-se três pontos.

Depois de acertar o buraco, o jogador tem que tentar acertar a bola de gude na bolinha do adversário a uma distância de um palmo. Quando isso acontece, o adversário perde a bolinha e o outro participante ganha mais três pontos.

A brincadeira segue, e quando faltarem apenas três pontos para alguém vencer, deve-se aumentar a distância entre as bolinhas em três palmos. Ganha quem completar 21 pontos primeiro. 

 

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/

 

- Você poderá explorar as instruções da brincadeira com os alunos, abordando esse gênero textual.

- Em seguida, leve-os para o pátio de sua escola para brincar de bola e gude. Registre esse momento, fotografando.

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que levem seus laptops e utilizem a Webcam localizada na área de trabalho para fotografarem a brincadeira.

- Depois, proponha aos alunos pesquisar sobre o tema Infância, brinquedos e brincadeiras do Sudeste. Com certeza esse tema despertará muito interesse em seus alunos, já que o brincar é uma característica própria da Infância. De acordo com Kramer (2006, p. 15) o que expressa a singularidade da infância é

(...) seu poder de imaginação, a fantasia, a criação, a brincadeira entendida como experiência de cultura. Crianças são cidadãs, pessoas detentoras de direitos, que produzem cultura e são nelas produzidas (...) As crianças brincam, isso é o que as caracteriza (...) viram as coisas pelo avesso e, assim, revelam a possibilidade de criar. Uma cadeira de cabeça para baixo se torna barco, foguete, navio, trem, caminhão. (KRAMER, 2006, p. 15).

 KRAMER, Sônia. A infância e sua singularidade. In: Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006. (levar para os recursos complementares)

 menina lapis

 Sugestões de atividades de registro - atividades interdisciplinares: Língua Portuguesa, alfabetização, Matemática e Ciências.

1) Proponha que eles representem por meio de colagens ou desenhos o tema que irão pesquisar.  Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.

2) Faça uma lista na lousa com os nomes das brincadeiras que os alunos conhecem ou que querem aprender e exponha na sala.

3) Resolução de situações-problema a partir da brincadeira vivenciada:

  • Com quantas bolinhas de gude você começou a brincadeira? Represente essa quantidade abaixo por meio de desenho e escrita do numeral correspondente.
  • Quantas bolinhas você perdeu?
  • Quanto você ganhou?
  • Com quantas bolas você terminou o jogo?
  • Quem foi o vencedor?
  • O que você achou dessa brincadeira?

Professor, se quiser registre as situações-problema ou faça adequações de acordo com o que estiver trabalhando com seus alunos.

 

2ª etapa: Justificando o tema - uma aula de 60 min.

- Nesse momento do projeto, é importante explicar qual a importância de se pesquisar determinado tema, em que o estudo desse tema pode contribuir para o aluno e para as pessoas de modo geral.

- Nesse sentido, questione-os sobre a importância em pesquisar sobre este tema e peça que registrem.

menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

  1. Em rodinha conversamos sobre os motivos pelos quais queremos pesquisar sobre a Infância, brinquedos e brincadeiras do Sudeste. Agora desenhe e escreva os motivos de sua escolha ou a importância desta pesquisa, no quadro abaixo:

 

Eu quero estudar sobre a infância, brinquedos e brincadeiras do Sudeste porque...

 

- Após a realização da atividade solicite que socializem suas justificativas. Posteriormente, solicite que colem no caderno de projetos ou no Portfólio. Se preferir, faça um consolidado ou um texto coletivo a partir das justificativas dos alunos. Se a sua turma for de 1º ano, faça a atividade oral, caso ainda não escrevam de forma autônoma.

 

3ª etapa: Problematização – uma aula de 60 min.

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e discuta com eles sobre a importância desta etapa da pesquisa. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber que irão conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas.

- Nesse momento do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa.

- Deixe que conversem uns com os outros e, em casa com seus familiares, e depois os organize na rodinha para que cada um exponha a sua curiosidade.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as curiosidades dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

- Anote o nome de cada aluno e na frente seu questionamento. As perguntas dos alunos servirão para nortear o percurso do projeto.

Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos:

 

Aluno

O quero saber sobre o tema?

Alex

Quais brincadeiras são típicas no Sudeste?

Bianca

De que brincavam nossos avós?

Evellyn

Como é que faz uma pipa?

Gabrielle

Como se brinca de bolinha de gude?

menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

1)Represente sua curiosidade por meio de desenho e escrita:

 

O que eu quero saber sobre a infância, brinquedos e brincadeiras do Sudeste é ...

 

 

 

 

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão na ficha sugerida anteriormente.

 

4ª etapa: Hipóteses – uma aula de 60 min.

Professor, explore com seus alunos o que são hipóteses. Se necessário, explique-lhes que as hipóteses representam o que pensamos ou sabemos sobre determinado assunto, que pode ser verdadeiro ou não, por isso temos que estudar, pesquisar, para comprovar ou não a nossa hipótese.

- Nessa fase, os alunos devem descrever o que pensam sobre suas curiosidades e anotarem, pois ao final da pesquisa, eles irão comparar suas hipóteses iniciais sobre suas curiosidades com as conclusões que alcançaram por meio de suas pesquisas.

- Caso seus alunos ainda não escrevam com autonomia, você poderá ser a escriba e registrar as hipóteses dos mesmos em seu caderno de plano ou diário de sala.

Veja um exemplo a seguir:

Questionamento da criança - problema

 

Evellyn

Como é que faz uma pipa?

Hipótese da criança sobre seu questionamento?

 

Evellyn

Precisa de papel e varetas de pau.

 

Sugestão de atividade para esse momento:

menino tarefa

Pesquise em revistas, jornais ou livros usados figuras ou frases que ilustrem a sua hipótese.

1) Represente sua hipótese por meio de uma colagem e escrita.

 

 

 

 

 

 

 

 

5ª etapa: Objetivos da pesquisa

- Defina com seus alunos quais são os objetivos da pesquisa, veja alguns que podem surgir:

 

  • Conhecer brincadeiras da região Sudeste;

  • Aprender a brincar;

  • Aprender brincadeiras antigas;

  • Interagir com os colegas.

 

6ª etapa: Fontes de pesquisa – uma aula de 60 min

- Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de fontes de pesquisa.

menina lapis

Sugestão de atividade para esse momento:

Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que façam a descoberta. Vejam uma sugestão:

  1. Para descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras vamos pesquisar. Para tanto, utilizaremos várias fontes de pesquisa, algumas delas são:
  2. Livros
  3. Revistas
  4. Internet
  5. Fotografias
  6. Entrevistas
  7. Palestras

     2) Agora responda: qual fonte de pesquisa você mais utiliza?

- Explique para seus alunos que, é importante registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realização de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste no “Dossiê” ou “Portfólio do Projeto” dos alunos e professor, o referencial bibliográfico consultado para a pesquisa.

- Diga também a eles sobre a importância de se respeitar a autoria da pesquisa, e que ao citar algum trecho escrito por outra pessoa é imprescindível que se coloque a fonte da qual ele foi retirado. Aproveite esse momento para ensinar seus alunos a colocarem referência bibliográfica em seus trabalhos, veja um exemplo:

MORAES, Vinicius de. A arca de Noé. Ilustrações de Nelson Cruz. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2004.

 

A referência segue as seguintes orientações:

Sobrenome do autor em letra maiúscula, seguidos dos prenomes e outros sobrenomes do autor. Título da obra destacado em negrito ou itálico. Local de publicação, seguido de dois pontos, nome da editora, e ano de publicação.

- Dependendo da faixa etária de seus alunos você poderá aprofundar esse assunto, para tanto sugerimos como leitura complementar para esse trabalho a seguinte bibliografia:

SILVA, Ângela Maria; PINHEIRO, Maria Salete de Freitas; FRANÇA, Maira Nani. Guia para normalização de trabalhos técnico-científicos: projetos de pesquisa, trabalhos acadêmicos, dissertações e teses. 5ª ed. Uberlândia: UFU, 2006.

Professor, outra fonte importante é o sitio da ABNT http://www.abnt.org.br/ no qual você se informa sobre as normas para todo tipo de trabalho acadêmico.

 

7ª etapa: Execução – Pesquisando

- Você irá atuar como mediador do processo de pesquisa e aprendizagem dos alunos. Seu papel é propor situações nas quais os alunos pesquisem, vivenciem e experimentem na busca de solucionar seus questionamentos, com conhecimentos que eles irão adquirir ao longo da pesquisa.

- Como iniciar a pesquisa?

- No projeto em questão, iniciamos explorando com os alunos seus conhecimentos prévios sobre a fauna da região Sudeste. Depois, partimos para as pesquisas buscando responder as questões que eles trouxeram. Lembre-se, o que direcionará o projeto são as perguntas dos alunos (a problematização) e nessa etapa busca-se resolver e responder as curiosidades dos mesmos.

 menina lapis

Sugestões de atividades para esse momento: (Língua Portuguesa, Geografia, Artes, Matemática, História e Ética)

1) Localização da região Sudeste: inicie a aula com um jogo para verificar se os alunos conseguem identificar as regiões do Brasil, especialmente a Sudeste. Há um jogo interessante no site do IBGE. - Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem o sítio http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/quebra_cabeca_mapas/default.htm (acesso em 03/05/2012) do jogo por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.

 

Fonte: http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/quebra_cabeca_mapas/default.htm

Aborde também com os alunos, o Jogo dos mapas, disponível no Portal do Professor e verifique se conhecem a localização dos estados brasileiros e se sabem nomeá-los. Como o foco desta aula é a região Sudeste, verifique se eles compreendem onde estão localizados os Estados que compõem essa região e sua localização geográfica.

 

2) Conversa entre pares: como é sua infância?

 - Professor, o objetivo dessa atividade é propor aos alunos que falem sobre a etapa da vida que eles estão vivendo: a infância. Dessa forma, solicite que utilizem os laptops - caso sua escola seja do projeto UCA – para conversarem entre os colegas da turma por meio o Modo de Colaboração em Classe, Menssenger ou e-mail, abordando as seguintes questões:

·Como é sua infância?

·O que você mais gosta de fazer?

·Do que costuma brincar?

·Qual brincadeira você mais gosta?

·Que atividades você costuma fazer além de estudar e brincar?

·Você ajuda em casa? Como?

·Você gosta de ser criança? Por quê?

·Se você pudesse mudar alguma coisa em sua infância, o que mudaria?

 

- Caso sua escola não disponibilize do recurso do UCA, você poderá levá-los para o laboratório de informática para realizar essa atividade, ou ainda, realizá-la utilizando outro recurso ou estratégia.

- Deixe que os alunos conversem entre si, e exponham suas opiniões. Em seguida, faça uma roda de conversa e discuta com eles sobre as questões que você colocou para que conversassem. Esse momento será de grande valia para você conhecer melhor seus alunos e poder buscar adequar sua prática docente, buscando contemplar os anseios das crianças. Anote, em seu caderno de plano os pontos principais da discussão.

- Outra sugestão, é fazer com eles um texto coletivo, no qual você poderá ser a escriba, retratando como foi essa atividade e o que acharam dela.

menina lapis

- Solicite que os alunos façam um desenho, pintura ou colagem representando sua infância. Depois, monte um painel na sala de aula com as produções dos alunos.

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, para fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.

3) ECA: explorando direitos e deveres

Professor, o ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, é um documento que aborda  os direitos e deveres da criança. Estes direitos, existentes desde 13 de julho de 1990, e apesar de nem sempre serem acatados, devem fazer parte do planejamento anual, como um tema de aula para que as crianças os conheçam. Aproveite o tema Infância para abordar esse documento com seus alunos.

- Instigue seus alunos a falarem sobre esse documento, questionando-os:

  • Vocês sabem o que é o ECA?
  • Para vocês o que significa a palavra direito?
  • E a palavra deveres?
  • Sabiam que vocês têm direitos e deveres?
  • O que vocês pensam sobre isso?
  •  

- Deixe que seus alunos exponham suas opiniões, depois dialogue com eles sobre suas falas explicando-lhes que direito é algo que precisa ser garantido, e deveres é uma regra que devemos cumprir.

- Em seguida, para mobilizá-los sobre a temática do ECA, solicite que eles assistam ao vídeo Conhecendo Estatuto da Criança e do adolescente com Renatinha” que aborda alguns temas interessantes sobre o ECA de forma acessível para essa faixa etária. Para acessá-lo, eles poderão utilizar os laptops do UCA e as ferramentas do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) para acessar o endereço eletrônico: http://www.youtube.com/watch?v=UmYrApzqUIE – Acesso em 10/05/2012

- Caso a escola não participe do UCA, eles poderão assistir o vídeo em um laboratório de informática ou você poderá mostrar o vídeo para eles utilizando um projetor de multimídia.

renatinha

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=UmYrApzqUIE- Acesso em 10/05/2012

Como forma de registro do vídeo, você poderá fazer um ditado com seus alunos abordando alguns direitos das crianças que aparecem no vídeo e no documento do ECA, como: vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência, familiar.

- Depois do ditado realize a correção, solicitando que os alunos observem a escrita convencional das palavras no quadro.

- Você poderá entregar um quadro como sugerimos abaixo, para que eles registrem as palavras ditadas.

 

DITADO COM PALAVRAS DO ECA

 

TENTATIVA DE ESCRITA

ESCRITA CONVENCIONAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

- Caso opte pelo uso do laptop UCA dos alunos, eles poderão utilizar o Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos) para criar a tabela acima, com 2 colunas e o número de linhas de acordo com a quantidade de palavras que você irá ditar. Eles poderão registrar/digitar as palavras ditadas, depois poderão salvar no computador ou então imprimir e colar em seus cadernos.

- Depois da atividade, converse com os alunos no sentido de que eles percebam a importância de assegurar os seus direitos, bem como deveres. É importante também explicar que há órgãos públicos que eles podem recorrer caso seus direitos não estejam sendo garantidos, como o Conselho Tutelar. Você poderá ainda, agendar uma palestra com um profissional dessa área para conversar com os alunos sobre o papel desse órgão.

 menina lapis

4) Listando brincadeiras: converse com seus alunos na rodinha e questione-os sobre quais brincadeiras eles costuma participar. Liste o nome das brincadeiras no quadro e peça que cada aluno explique como se brinca a brincadeira que ele citou.

Registrando:

1- Proponha que cada aluno desenhe a brincadeira sugerida por ele e como participar dela. Em seguida, solicite que ele realize a tentativa de escrita do nome da brincadeira, bem como a forma de participação.

2- Com os nomes das brincadeiras sugeridos listados no quadro, solicite que os alunos escrevam em ordem alfabética.

3- Monte um painel com as produções dos alunos.

 

- Eles poderão realizar essa atividade utilizando os laptops UCA, para tanto, deverão produzir o texto utilizando o Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos) e para fazer os desenhos utilizar o Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital).

menino pesquisa 

5) Pesquisa sobre brincadeiras típicas do Sudeste: oriente seus alunos a pesquisarem no material que eles trouxeram para compor o acervo de fontes de pesquisa, ou então na internet, brincadeiras típicas da região Sudeste. Veja abaixo algumas sugestões de sítios nos quais eles poderão encontrar informações:

- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessemos sítios de pesquisa utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox(metasys> favoritos>navegador de internet), mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.

http://www.escolaoficinaludica.com.br/brincadeiras/zbrinquetrad.htm- Acesso em 09/05/2012

http://folcloresudeste.blogspot.com.br/2009/05/brincadeiras.html- Acesso em 09/05/2012

- No sítio http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/ - Acesso em 09/05/2012  da folha de São Paulo – Mapa do Brincar, você encontra diversos tipos de brincadeiras que fazem parte de uma pesquisa realizada pelas responsáveis pelo sítio, sobre brincadeiras típicas de cada região.

- Ao buscar pela região Sudeste, você irá encontrar as seguintes opções:

  • Amarelinha

  • Bola

     

  • Bolinha de gude

  • Cantadas

  • Construir
  • Corda
  • Diversas
  • Elástico
  • Esconder
  • Fórmulas de Escolha
  • Jogo de Salão
  • Palmas
  • Pegar
  • Pião
  • Pipa
  • Roda

 

 - Dentro de cada uma dessas opções, você encontrará diversas sugestões das brincadeiras.

 

- Você poderá dividir seus alunos em grupo para que cada um fique responsável por pesquisar uma brincadeira e a forma de como participar da mesma.

- Eles deverão anotar suas descobertas, para socializar com os amigos na sala.

- Reúna as produções dos alunos e monte um varal das brincadeiras do Sudeste na sala de aula, como forma de socializar e valorizar a pesquisa realizada por cada um deles.

 

6) É brincando que se aprende: vivência de brincadeiras

- Proponha aos alunos que retomem as brincadeiras pesquisadas e cada grupo deve escolher as brincadeiras que eles querem vivenciar. Você poderá sugerir que escolham uma brincadeira de cada opção pesquisada – amarelinha, bola, bolinha de gude, cantadas, corda, diversas, elástico, esconder, fórmulas de escolha, jogo de salão, palmas, pegar, pião, pipa e roda.

- É interessante que cada aluno escolha uma brincadeira para ser vivenciada, nesse sentido, você estará valorizando essa atividade, ampliando o repertório de brincadeiras dos alunos, bem como a opinião de cada um.

menina lapis

- Antes de explorar a brincadeira com os alunos, aborde o texto instrucional, que ensina como se brinca a mesma. Explore as características desse gênero textual:

·Para que serve;

·Qual seu objetivo;

·Características do texto;

·Dentre outros.

- No dia da realização da brincadeira, providencie os materiais necessários para brincá-la e leve seus alunos para um espaço adequado.

- Eles poderão fotografar a vivencia utilizando a máquina fotográfica, ou então a Webcam localizada na área de trabalho do laptop UCA. Você também poderá solicitar que se revezem na brincadeira e filmem a sua realização, utilizando a mesma ferramenta do UCA -  Webcam.

- Monte painéis com as fotos das brincadeiras, e mostre as filmagens para os alunos.

- Após a realização de cada brincadeira proponha uma atividade de registro sobre ela, como por exemplo:

·Desenhos;

·Resoluções de situação-problema;

·Interpretação de texto;

·Construção de poesia;

·Tentativas de escrita;

·Dentre outras.

- Outra sugestão, é montar um Twitter com seus alunos para que eles socializem a cada semana, a brincadeira que foi realizada na mesma, e as atividades de registro que foram trabalhadas após elas. No sítio http://www.youtube.com/watch?v=kdisZBUV6B8 você encontra orientações para montar um Twitter.

menino tarefa

7) Como se faz pipa?

- Oriente seus alunos a pesquisarem com seus familiares como se faz uma pipa. Eles poderão pesquisar em sítios ou até mesmo com algum familiar que sabe fazer a pipa. Depois eles deverão produzir um relatório contando como se faz a pipa, onde ele pesquisou, e como foi fazer essa atividade. Envie juntamente a tarefa um convite para os pais participarem com seus filhos de uma Oficina de pipas em sua escola. Para tanto, você deverá organizar a data, o horário, e solicitar que cada família leve o material que irá utilizar para confeccionar a pipa com seu filho.

menina lapis

8) Socialização da tarefa: nesse momento os alunos irão contar para os outros colegas como foi a realização dessa tarefa e o que descobriram com ela. Para tanto, solicite que eles leiam seus relatórios na rodinha uns para os outros. Caso eles tenham pesquisado na internet, em vídeos, dentre outros, solicite que eles socializem os sítios para que os colegas possam assisti-los em sala, utilizando as ferramentas do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) ou então no laboratório de informática da escola.

 

9) Oficina de pipa com familiares: organize com seus alunos a oficina de pipa com os familiares. Nesse dia os pais ou outro familiar deverão ir até a escola para confeccionar a pipa juntamente ao seu filho. Para tanto, ele deverá levar o material que irá utilizar. Registre esse momento, e colha opiniões dos alunos e dos pais.

- Como registro, além das fotografias, os alunos poderão produzir um texto junto com seus pais e um desenho representando como foi esse momento.

 

10) Passeio no parque soltando pipa?

- Organize também, um dia em um parque, de preferência em um final e semana para que os alunos possam ir com seus pais e você, soltar as pipas que eles construíram na escola. Tome o cuidado de marcar essa atividade em um lugar que não tenha rede elétrica por perto, evitando a ocorrência de acidentes. Fotografe e filme esse momento. Eles poderão fotografar a vivencia utilizando a máquina fotográfica, ou então a Webcam localizada na área de trabalho do laptop UCA.

 

11) Montando um álbum: revele as fotos produzidas no dia do passeio e monte um álbum com seus alunos. Para tanto, entregue uma folha A4 para que cada aluno cole sua foto com seu familiar, solicite que ele escreva abaixo da sua foto, seu nome e dos familiares que estavam ali presentes, e o que ele achou desse dia/atividade. Confeccione a capa com eles, e reúna as produções de todos, e também deixe folhas à parte para que os familiares expressem suas opiniões, encaderne o material. Depois de pronto, deixe que cada aluno leve para casa para socializar com seus familiares.

 

12) Brincadeiras do tempo da Vovó!

- Questione os alunos sobre o tema brincadeiras do tempo da vovó, perguntando-lhes se eles conhecem alguma brincadeira antiga, se sabem como se brinca, dentre outras questões. Converse com eles que atualmente, são produzidos muitos brinquedos, mas que antigamente não era assim, dessa forma as crianças inventavam brincadeiras e brinquedos. Faça uma breve leitura de um texto, que ilustra bem o como eram criadas e brincadas as brincadeiras antigas.

 

ANTIGAMENTE AS CRIANÇAS NÃO TINHAM TANTOS BRINQUEDOS COMO AS DE HOJE E, POR ISSO, USAVAM MAIS A CRIATIVIDADE PARA CRIÁ-LOS.

UTILIZAVAM TOCOS DE MADEIRA, PEDRINHAS, LEGUMES E PALITOS PARA FAZER ANIMAIS, ALÉM DAS BRINCADEIRAS COMO AMARELINHA, CINCO MARIAS, BOLINHA DE GUDE, CANTIGAS DE RODA, PASSA ANEL, RODA PIÃO, EMPINAR PIPA DENTRE VÁRIAS OUTRAS E ASSIM, SE DIVERTIRAM POR DÉCADAS E DÉCADAS.

COM OS AVANÇOS DA MODERNIDADE, A TECNOLOGIA TROUXE BRINQUEDOS QUE NÃO EXIGEM A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS, POIS ELAS JÁ ENCONTRAM TUDO PRONTO.

ASSIM, APRESENTAMOS AQUI ALGUMAS SUGESTÕES DE JOGOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS.

- RODA: EM RODA, CANTEM CANÇÕES ANTIGAS E FAÇAM OS GESTOS E REPRESENTAÇÕES DAS MESMAS. LEMBRAMOS DE ALGUMAS MÚSICAS COMO ATIREI O PAU NO GATO, CIRANDA-CIRANDINHA, A LINDA ROSA JUVENIL, A GALINHA DO VIZINHO, A CANOA VIROU, EU ENTREI NA RODA, CACHORRINHO ESTÁ LATINDO, O MEU CHAPÉU TEM TRÊS PONTAS, PAI FRANCISCO, PIRULITO QUE BATE BATE, SAMBA LELÊ, SE ESTA RUA FOSSE MINHA, SERRA -SERRA -SERRADOR, ETC.

- ESCRAVOS DE JÓ: DOIS PARTICIPANTES CANTAM A MÚSICA “ESCRAVOS DE JÓ, JOGAVAM CAXANGÁ, TIRA, PÕE, DEIXA FICAR, GUERREIROS COM GUERREIROS FAZEM ZIGUE, ZIGUE ZÁ”. CADA UM COM UMA PEDRINHA NA MÃO VAI TROCANDO-AS E FAZENDO O QUE DIZ A MÚSICA.

- AMARELINHA: RISCA-SE A AMARELINHA NO CHÃO, DE 1 A 10, FAZENDO NO ÚLTIMO NÚMERO UM ARCO PARA REPRESENTAR O CÉU. PULA-SE COM UM PÉ SÓ, DENTRO DE CADA QUADRADO.

- PIÃO: UM PIÃO DE MADEIRA ENROLADO NUM BARBANTE. PUXA-SE A PONTA DO BARBANTE E ESTE SAI RODOPIANDO. A GRANDE DIVERSÃO É OBSERVAR O PIÃO RODANDO.

- PASSAR ANEL: OS PARTICIPANTES FICAM COM AS MÃOS JUNTAS E UM DELES COM UM ANEL ESCONDIDO. A PESSOA QUE ESTÁ COM O ANEL VAI PASSANDO SUAS MÃOS DENTRO DAS MÃOS DOS OUTROS PARTICIPANTES ATÉ ESCOLHER UM DELES E DEIXAR O ANEL CAIR EM SUAS MÃOS, SEM QUE OS OUTROS PERCEBAM. DEPOIS ESCOLHE UMA PESSOA E PERGUNTA-SE “FULANO, COM QUEM ESTÁ O ANEL?” E A PESSOA ESCOLHIDA DEVE ACERTAR.

- PULA CORDA: DUAS PESSOAS BATEM A CORDA E OUTRA PULA. DURANTE A EXECUÇÃO DA BRINCADEIRA OS BATEDORES VÃO CANTANDO “UM DIA UM HOMEM BATEU NA MINHA PORTA E DISSE ASSIM: SENHORA, SENHORA PÕE A MÃO NO CHÃO; SENHORA, SENHORA PULE DE UM PÉ SÓ; SENHORA, SENHORA DÊ UMA RODADINHA E VÁ PRO MEIO DA RUA”. AO FINAL, O PULADOR DEVE SAIR DA CORDA SEM ERRAR.

- BOLINHA DE GUDE: ESSA BRINCADEIRA TEM VÁRIAS FORMAS DE SE JOGAR, COMO BOX, TRIÂNGULO, BARCA E JOGO DO PAPÃO, ONDE OS PARTICIPANTES DEVEM PERCORRER DETERMINADOS CAMINHOS, BATENDO UMA BOLINHA NA OUTRA E, AO FINAL, ACERTAR AS CAÇAPAS.

- EMPINANDO PIPA: ESCOLHA UM LOCAL ADEQUADO E AMPLO, ONDE NÃO TENHA FIOS DE ENERGIA ELÉTRICA. A PIPA VAI SUBINDO COM O VENTO E OS PARTICIPANTES FICAM OBSERVANDO-A AO LONGE. ALGUMAS PESSOAS USAM CEROL, UMA MISTURA DE COLA COM CACO DE VIDRO, PARA CORTAR OS FIOS DAS OUTRAS PIPAS. PORÉM, A BRINCADEIRA DESSA FORMA TORNA-SE PERIGOSA, PODENDO CAUSAR ACIDENTES GRAVES. ASSIM, USE-A APENAS PARA SE DIVERTIR EVITANDO USAR O CEROL, MESMO QUE ALGUÉM LHE DÊ O PREPARADO.

- BATATA QUENTE: OS PARTICIPANTES SENTAM-SE EM CÍRCULO E UMA PESSOA FICA DE FORA. VÃO PASSANDO UMA BOLA, BEM RÁPIDO, DE MÃO EM MÃO E O QUE ESTÁ DE FORA, DE COSTAS PARA O GRUPO, GRITA “BATATA QUENTE, QUENTE, QUENTE, ..., QUEIMOU!”. QUEM ESTIVER COM A BOLA QUANDO O COLEGA DISSER ‘QUEIMOU’, É ELIMINADO DA BRINCADEIRA. O VENCEDOR SERÁ AQUELE QUE NÃO FOR ELIMINADO.

Adaptação do texto de Jussara de Barros
Equipe Brasil Escola

Fonte: http://www.brasilescola.com/dia-das-criancas/resgatando-brincadeiras-antigas.htm - Consulta realizada em 10/05/2012

 

Discuta com os alunos:

- O que entenderam sobre o texto?

- Por que as brincadeiras mudaram?

- Será que as brincadeiras de antigamente eram melhores do que as de hoje? Por quê?

 menino tarefa

- Em seguida, proponha aos alunos que realizem como tarefa de casa uma pesquisa com seus avós, sobre o tema brincadeiras. Para tanto, construa com eles um roteiro de entrevista, aproveitando para trabalhar esse gênero textual e suas características.

 

Roteiro de entrevista:

Nome do entrevistado: ___________________________________________________

Idade:________________

Perguntas:

  1. Como foi sua infância?
  2. O que você gostava de fazer?
  3. Qual era sua brincadeira favorita?
  4. Você sabe como ela surgiu?
  5. E o seu brinquedo?
  6. Você gostaria de ir até minha escola para ensinar aos meus colegas uma brincadeira ou a confeccionar um brinquedo de sua infância?

(     ) Sim                                                       (     ) Não

6) Escreva abaixo o que você gostaria de fazer: __________________________

 

menina lapis

13) Socialização: nesse momento, os alunos deverão socializar suas entrevistas e as descobertas que fizeram sobre as brincadeiras do tempo da vovó. Em seguida, discuta com eles sobre quais brincadeiras que eram do tempo da vovó que eles brincam ainda hoje.

 

14) Aprendendo com nossos avós: veja com os alunos a adesão dos avós para realizarem na escola uma brincadeira ou confeccionar um brinquedo com as crianças. E proponha a eles um dia para que realizem uma “Oficina: brincando com o vovô e a vovó”, para que os avós venham a escola para brincar com eles ou ensinar fazer um brinquedo. Combine também com os avós que se disponibilizaram a vir, marque um dia e horário, e também combine de eles trazerem o material que irão utilizar na oficina. Você também poderá marcar em dias separados para que os avós venham fazer a oficina com os alunos. Fotografe esse momento ou filme.

 

15) Confecção de gráfico – qual é a brincadeira preferida da turma?

- A pesquisa está chegando ao fim, retome com os alunos todas as brincadeiras que foram realizadas durante o projeto, e proponha aos alunos que construam um gráfico para descobrir qual é a brincadeira favorita da turma.

- Liste as brincadeiras que eles lembrarem na lousa, depois faça a votação e anote na frente do nome da brincadeira quantos votos cada uma recebeu. Em seguida proponha a construção de um gráfico. Veja abaixo um exemplo:

1- Escreva abaixo o nome das brincadeiras que nós conhecemos durante nossa pesquisa e numere-os:

 

Número

Tema

Número de votos

1

Corre-cutia

02

2

Bete

02

3

Bola de gude

04

4

Cabo-de-guerra

02

5

Pique-esconde

07

6

Stop

01

7

Pipa

05

8

Elástico

03

 

Professor, o gráfico é um importante recurso para tratar as informações e possibilita aos alunos desenvolver habilidades de organização e classificação, por meio da comparação.  Mas, se os seus alunos ainda não têm vivência com gráficos, leve para sala alguns modelos ou solicite que acessem o sítio: http://blogueigoo.blogspot.com/2009/11/sites-para-fazer-graficos-sem-usar.html - consulta realizada em 09/04/2012- para que conheçam. Você poderá utilizar o laptop UCA, mas caso sua escola não faça parte deste projeto, leve revistas, jornais ou leve-os ao laboratório de informática.

Para facilitar a construção do gráfico você poderá fazer uma tabela com o número de colunas necessárias para a quantidade de brincadeiras elencadas ou utilizar folhas quadriculadas.

 

2 - Represente no gráfico abaixo a quantidade de votos que cada brincadeira recebeu:

 

NÚMERO DE VOTOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

X

 

X

 

 

 

X

 

X

 

X

 

 

 

X

 

X

 

X

X

X

X

X

X

X

 

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

TEMAS

1

2

3

4

5

6

7

8

    

3) Resolução de situações-problema: agora responda as questões observando o gráfico:

a) Qual a brincadeira preferida da turma?

b) Quantos votos ela recebeu?

c) Qual a brincadeira menos votada?

d) Quais brincadeiras receberam o mesmo número de votos?

e) Em qual brincadeira você votou? Por quê?

f) Se juntarmos as duas brincadeiras mais votadas quantos votos teremos?

 

16) Construção do Blog – brincadeiras da turma

- Professor, proponha aos seus alunos a criação de um blog, no qual eles poderão postar as atividades que foram realizadas durante o projeto, as fotos, as brincadeiras que eles realizaram bem como as formas de se brincar cada uma, vídeos, dentre outros. Ele servirá como um portfólio do projeto, pois conterá as etapas marcantes da pesquisa, e também será um meio de socializar para outras crianças e professores o trabalho desenvolvido por eles. Para a criação do blog, consulte o seguinte sítio e obtenha todas as informações necessárias: http://www.criarumblog.com/.

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem o sítio sugerido por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.

Você também encontrará outros materiais sobre blogs no sítio http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84, clicando no link "Produção de Textos Colaborativos Usando a Internet".

 

17) Preparando para a socialização:

- Decida com seus alunos como é que vocês irão expor aos familiares e comunidade o que descobriram com a pesquisa sobre a Infância, brinquedos e brincadeiras do Sudeste.

- Uma sugestão é preparar com seus alunos uma  Gincana, na qual os  familiares poderão participar com seus filhos de brincadeiras e na confecção de brinquedos, bem como ensinar a outros alunos da escola as brincadeiras.

 

8ª etapa: Conclusões e depuração de hipóteses

- Nesse momento do projeto, os alunos deverão voltar em suas perguntas e hipóteses iniciais e compararem com o resultado de suas pesquisas, e então verificar se sua hipótese estava correta ou não. Em seguida, deverão sistematizar as respostas das perguntas iniciais para compor a conclusão em seu relatório. Veja um exemplo:

 

Aluno

Problema

Hipótese

Conclusão

Evellyn

Como é que faz uma pipa?

Precisa de papel e varetas de pau.

Tem que colocar uma vareta na vertical e duas na horizontal, amarrando-as com a linha em todas as extremidades e nos pontos em que elas se encontram.

Depois, passe cola em um dos lados das três varetas.

E cola o papel de seda, centralizado. Com uma tesoura, recorte o formato da pipa para tirar os excessos.

 Para fazer a rabiola, tem que recortar plástico em pequenos pedaços. E depois prende os pedaços um nos e na linha do carretel. Quanto maior a pipa, maior a rabiola.

 

9ª etapa: Apresentação e exposição

- Nessa fase você irá organizar com seus alunos uma forma de socializar suas descobertas sobre os temas trabalhados na pesquisa. Pode ser uma apresentação cultural, uma feira expositiva com cartazes, maquetes, materiais característicos do tema em pesquisa, dentre outros, o que importa é socializar com os familiares e outras turmas da escola, o que eles aprenderam durante a pesquisa.

- Nesse projeto, sugerimos como forma de socializar os resultados, uma exposição e também a realização de uma gincana na quais os alunos vivenciaram com seus familiares “Brinquedos e brincadeiras no Sudeste”.

Organizando a Gincana!

- Organize com seus alunos uma gincana na qual eles poderão vivenciar com seus familiares brincadeiras da região Sudeste, aprender a confeccionar brinquedos e também relembrar algumas brincadeiras da infância de seus familiares. Vocês poderão nomear a gincana como “Brinquedos e brincadeiras no Sudeste”. Para tanto, planeje com eles todas as ações:

  • Confeccione com seus alunos os convites para serem enviados aos seus familiares e as outras turmas da escola. Aproveite esse momento para trabalhar com eles as características desse gênero textual. Os convites poderão ser confeccionados no computador e impressos para divulgação, ou ainda, enviados via e-mail para os convidados.
  • Confeccione cartazes, faixas, panfletos informativos com seus alunos e distribua para divulgar a gincana.  Eles também poderão ser confeccionados no computador e impressos para divulgação, ou ainda, enviados via e-mail para a comunidade escolar e outras turmas.
  • Decida com os alunos, quais brincadeiras serão realizadas no dia da gincana, divida os alunos colocando responsáveis por cada brincadeira.
  • Escolha com eles que brinquedos eles irão ensinar a confeccionar, providenciem o material necessário.
  • Reservem um espaço adequado em sua escola para a realização da gincana: quadras, áreas verdes, dentre outros.
  • Organize um espaço como um Anfiteatro de sua escola, para que os alunos, anteriormente a gincana, apresentem utilizando seus computadores as descobertas realizadas durante a pesquisa, e exponham os murais com fotos, painéis, dentre outros, das atividades realizadas durante o projeto.

Organize também um momento para que os alunos socializem com seus pais e outros alunos da escola suas descobertas realizadas durante a pesquisa. Para tanto, lembre-se  de retomar com os alunos as descobertas realizadas durante o projeto e as atividades realizadas.

  • Confeccionem também murais e cartazes com trabalhos e fotos dos alunos retratando o processo de pesquisa e suas descobertas. Ou então, apresentações no Kpresenter ou power point, para que seus alunos apresentem no dia da gincana.
  • Ensaie as apresentações, e construa junto com eles enfeites para compor o cenário e combine o vestuário para o dia da apresentação e gincana.
  • Registre o momento da apresentação.
  • Se o Dossiê ou portfólio do projeto já estiver concluído, deixe-o exposto para que os visitantes possam analisá-los e dar sua opinião, para isso mantenha ao lado um bloco ou folhas e lápis para o registro.

10ª etapa: Avaliando

  • Converse com os seus alunos no sentido de analisar os pontos positivos e negativos da pesquisa, bem como liste com eles sugestões para as próximas pesquisas que serão realizadas. Para isso, analise todo o processo da pesquisa, as atividades realizadas, as opiniões das famílias que foram registradas, dentre outros materiais, no sentido de buscar melhorias para a próxima pesquisa.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Quebra-cabeça do Brasil Mapa
Recursos Complementares

 

Sítios:

História de brinquedos e brincadeiras: http://www.museudosbrinquedos.org.br/modules/news1/index.php?storytopic=2  Acesso em 10/05/2012

Folclore da região Sudeste – brincadeiras - http://www.brasilblogado.com/folclore-da-regiao-sudeste-brincadeiras/  Acesso em 09/05/2012

 

 

Materiais sobre blogs - portal do professor:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84 - sugestões de materiais sobre blogs - Acesso em 05/06/2012

http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=68  - "Blog: diário virtual que pode ser usado na escola" - Acesso em 05/06/2012

http://www.stella-science.eu/mini_units/index.php?miniunit=blog - blogs - Acesso em 05/06/2012

http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4386 - Blogs ganham força como ferramenta de ensino-aprendizagem - Acesso em 05/06/2012

http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/art10.pdf - Blogs na Educação: possibilidade pedagógica - Acesso em 05/06/2012

http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=4388 - Como criar um blog - Acesso em 05/06/2012

http://adelinamouravitae.com.sapo.pt/Wikiescritacolaborativa.pdf - Escrita Colaborativa GoogleDocs - Acesso em 05/06/2012

http://olimpiadadelinguaportuguesa.mec.gov.br/mundoblog - Mundo dos blogs - Acesso em 05/06/2012

http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=639 - No mundo dos blogs - o diário virtual na escola - Acesso em 05/06/2012

http://www.youtube.com/watch?gl=DE&hl=de&v=PfJETK3am1M&feature=related - "10 Razões para usar Blog em sala de aula" - Acesso em 05/06/2012

https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7358/1/Com%20SIIE.pdf - Uso de Blogs e Wikis - Acesso em 05/06/2012

http://www.eproinfo.mec.gov.br/upload/ReposProf/Tur86646/img_upload/gutierrezblogs.doc - Viajando pela Blogosfera - Acesso em 05/06/2012

 http://www.youtube.com/watch?v=uWaSLE1CELc&feature=related - "What are blogs?" O que são blogs? - Acesso em 05/06/2012

 http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Categoria:OFICINA_WIKI_-_2006 - Wiki - Acesso em 05/06/2012

 

Artigos e reportagens:

 Brincadeiras: pesquisa, experimentação e sistematização - http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/pesquisa-experimentacao-sistematizacao-brincadeiras-pre-escola-608035.shtml

 Por que brincar é importante para as crianças pequenas? -  http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/brincar-importante-criancas-pequenas-612994.shtml

 Documentário brincadeiras e brinquedos: http://pt.scribd.com/doc/32137714/Brincadeiras-brinquedos-e-jogos-do-Brasil  Acesso em 09/05/2012

 Reportagem Nova escola – brincadeiras regionais - http://revistaescola.abril.com.br/brincadeiras-regionais/#Sudeste  Acesso em 09/05/2012

Avaliação

Professor, a avaliação deve ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas durante o projeto de pesquisa. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam como se realiza uma pesquisa, se fizeram suas pesquisas de forma autônoma e participaram das situações propostas. Se realizaram leituras interpretando as informações de um texto e compreendendo a estrutura de diferentes gêneros textuais; resolveram situações-problema; se souberam organizar dados em gráficos; e exploraram a temática da pesquisa conhecendo brincadeiras da região Sudeste e descobrindo como brincar algumas delas, bem como confeccionar brinquedos; se identificaram e conheceram algumas brincadeiras antigas do tempo de seus familiares; e se participaram da gincana, desde sua organização até o momento e interação com os pais e visitantes, desenvolvendo a conscientização sobre a importância do brincar para a infância.  

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