17/08/2012
Bárbara da Silva Santiago
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Expor a realidade do uso da energia nuclear no mundo; os principais países que a utilizam e também graves problemas que podem ser gerados em caso de vazamento de radiação nuclear. O objetivo desta aula, portanto, será construir com o aluno um senso crítico no que diz respeito ao uso da energia nuclear no Brasil.
Os alunos deverão ter conhecimento sobre fontes de energia alternativa, tais como: solar, eólica, entre outras.
ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Nesta aula não temos o interesse de nos posicionarmos de forma contrária ou favorável ao projeto nuclear, mas apresentar os prós e contras desta matriz energética para que nosso aluno tenha condições de refletir sobre o tema.
AULA 1
momento 1: Leve os alunos até a sala de informática divida a turma em pequenos grupos e peça para eles pesquisarem sobre os principais tipos de energia utilizados no Brasil. (dê a eles uns 15 a 20 minutos)
Disponível em: http://www.riberto.com.br/sustentabilidade/consumo%20de%20energia.html (acessado em 16/08/2012)
momento 2: Ainda na sala de informática, peça para que respondam as perguntas abaixo, baseados nas fontes de energia que encontraram na pesquisa anterior.
pergunta 1: Quais destas fontes de energia são renováveis e não são renováveis? Por quê?
pergunta 2: Quais destas são energias limpas? Por quê?
momento 3: Utilize o material gerado com as pesquisas dos alunos para nortear um debate sobre a matriz energética brasileira.
AULA 2
momento 1: Inicie a aula informando que o tipo de energia elétrica estudado na aula será a nuclear. Pergunte aos alunos se já ouviram falar sobre energia nuclear, caso tenham ouvido pergunte o que sabem sobre ela.
momento 2: Novamente leve os alunos para a sala de informática e peça que realizem uma pesquisa sobre as principais vantagens e desvantagens da energia nuclear. Essa pesquisa deverá ser realizada em dupla, ou da melhor forma que se adequar à capacidade da sala de informática da escola. Indique os seguintes sites abaixo para que eles possam realizar a pesquisa.
sites para consulta:
ELETRO NUCLEAR: http://www.eletronuclear.gov.br/
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR: http://www.aben.com.br/
OS 10 MAIORES PRODUTORES DE ENERGIA NUCLEAR NO MUNDO: http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/os-maiores-produtores-de-energia-nuclear-do-mundo?p=2#link
Momento 3: Liste no quadro as principais vantagens e desvantagens pesquisadas pelos alunos.
Momento 4: Apresente aos alunos o mapa abaixo no qual será indicada a produção de energia nuclear no mundo em 2010.
Disponível em: http://www.ecofidelidade.com.br/noticias.aspx?msgid=106 (acessado em 16/08/2012)
Momento 5: Apresente também os mapas abaixo que irá mostrar a quantidade de usinas por continente e também as principais áreas do globo com grande incidência de abalos sísmicos: (Faça com os alunos uma relação entre as duas imagens onde poderá ser abordado a fragilidade do Japão usando com exemplo o Tsunami e o posterior vazamento na usina de Fukushima)
http://energiaterceiro06.tumblr.com/post/1473898757/energia-nuclear (acessado em 16/08/2012) http://www.autorhispano.com/lista-de-terremotos-en-el-mundo/ (acessado em 16/08/2012)
AULA 3:
momento 1: Peça para os alunos pesquisarem sobre os maiores desastres nucleares ocorridos no mundo e a partir dos dados coletados com a atividade eles devem organizar as informações nesta aula, para que na próxima aula essas informações sirvam como argumentos para a continuação ou não do projeto energia nuclear no Brasil.
Momento 2: Apresente para a turma os seguintes vídeos, e depois levante questões para discussão com os alunos:
vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=R08-w5pgtc8
vídeo 2: http://www.youtube.com/watch?v=wUqeM49VZF4
questão 1: E os rejeitos radioativos, o que fazer com eles?
questão 2: Vale a pena usar a energia nuclear como alternativa para o mundo abandonar os combustíveis fósseis?
Proposta de trabalho de campo: Caso haja a possibilidade, o professor poderia agendar uma visita guiada até as Usinas de Nucleares de Angra, com certeza faria toda a diferença para o aprendizado dos alunos. Maiores informações acesse o link: http://www.eletronuclear.gov.br/AEmpresa/VisiteaCentralNuclear.aspx
momento 3: Com as duas pesquisas anteriormente realizadas, os vídeos apresentados e as discussões em sala os alunos deverão se formar em grupos de no máximo 3 alunos e produzirem um vídeo de conscientização, onde deverão responder a pergunta: ENERGIA NUCLEAR, VALE A PENA INVESTIR? Estes vídeos deverão posteriormente ser apresentados para toda a turma. (para a elaboração do vídeo indico a utilização do windows movie maker 2, disponível para download no link: http://www.baixaki.com.br/download/windows-movie-maker-2.htm)
Portal das Energias Renováveis: http://www.energiasrenovaveis.com/
Usina nuclear: vantagens e desvantagens: http://www.infoescola.com/fisica/principios-da-usina-nuclear/
Energia nuclear no Brasil: http://www.biodieselbr.com/energia/nuclear/brasil-energia-nuclear.htm
Usinas nucleares: você é contra ou a favor? http://areaseg.com/vote2/html/un.html
Saiba quais foram os principais acidentes nucleares recentes: http://g1.globo.com/tsunami-no-pacifico/noticia/2011/03/saiba-quais-foram-os-principais-acidentes-nucleares-recentes.html
A participação nas atividades propostas, assim como a elaboração do vídeo de conscientização deverá ser a forma de avaliar e conscientiza-los sobre o uso desse tipo de energia. O professor ainda poderá utilizar este tema para fazer uma apresentação para toda a escola por meio de cartazes e palestras.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!