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Período de Inserção: Para começar... Vamos inventar com água?

 

06/07/2012

Autor e Coautor(es)
Ligia Mara Santos
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

   O aluno poderá aprender a:

• Entender o espaço da escola como um ambiente acolhedor, no qual sua família também é bem-vinda;
• Compartilhar com adultos e crianças um espaço de brincadeira com água;
• Utilizar a água como elemento lúdico;
• Experimentar a água no contato com o corpo;
• Experimentar momentos de expressão e descontração;
• Inventar brincadeiras com a água;
• Reproduzir situações do cotidiano familiar por meio de divertidas brincadeiras com a água, tais como tomar banho, lavar roupas etc.;
• Brincar com água e areia;
• Sentir a textura da lama em diferentes partes do corpo;
• Transportar líquidos;
• Identificar noções de peso (leve e pesado);
• Explorar noções de quantidade (cheio/vazio, pouco/muito);
• Soprar bolhas de sabão;
• Brincar com barquinhos de papel;
• Ouvir histórias;
• Cantar; e
• Explorar as diferentes possibilidades oferecidas pelo material.

Duração das atividades
A atividade contará com 05 momentos de aproximadamente 40 min cada um.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por ser uma aula introdutória, esta aula não exige conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Sobre o momento de inserção

    Professor, esta aula tem como objetivo demonstrar possibilidades de planejamento para a inserção da criança pequena na escola (momento de acolhimento das crianças e famílias). Dicas de como receber as crianças e seus familiares no início do ano e no decorrer dele, propondo momentos de interação entre a escola e as famílias. Inicialmente devemos considerar que cada criança tem direito a uma especial atenção durante seu período de adaptação à creche. O ingresso da criança pequena na educação infantil é, na maioria das vezes, a primeira passagem de um espaço privado (família) para o público (instituição). Nesta passagem o contexto de referência inicial da criança se amplia e exige comprometimento de todos os envolvidos no processo (família e escola).

    Levando em conta o fato de que a criança se encontrará em um ambiente não-familiar, a presença de uma pessoa de referência, procedente do meio de suas relações afetivas, neste momento de transição, proporcionará maior segurança para a criança experimentar esse novo lugar e construir outros vínculos.

    Deparamos-nos no início do ano com circunstâncias diferenciadas que deverão ser encaminhadas considerando a especificidade de cada situação. Num mesmo grupo recebemos crianças que irão freqüentar a escola pela primeira vez, outras que são oriundas de diferentes instituições e ainda aquelas que já freqüentavam a instituição no ano anterior, mas que neste momento enfrentam o desafio de mudar de sala, grupo e professora depois de um longo período de férias.  

    Em seguida apresentamos algumas considerações que subsidiam o processo de inserção das crianças pequenas em nossa instituição:

·      Iniciamos este processo com uma reunião com as famílias, na qual é apresentado estrutura e funcionamento do Núcleo de desenvolvimento Infantil (NDI), a proposta pedagógica e equipe de trabalho;

·      Organizamos uma outra reunião com os familiares para tratar especificamente sobre o processo de inserção. Neste encontro esclarecemos como ocorre a inserção das crianças e das famílias e, tentamos estabelecer uma parceria buscando ações conjuntas;

·      A professora e o setor de saúde realizam entrevista com as famílias com objetivo de obter informações sobre a história de vida das crianças, suas preferências, o cotidiano das famílias e dados sobre a saúde;

·      Realizamos cuidadosa observação cotidiana do comportamento das crianças nesse período de inserção buscando conhecer e compreender as necessidades de cada criança do grupo;

·      Estabelecemos diálogo constante entre as famílias, professoras e equipe técnica;

·      A instituição organizaum espaço físico acolhedor para que as famílias permaneçam na instituição enquanto as crianças estão em processo de inserção;

·      As primeiras atividades são pensadas contemplando a participação das famílias.

    Professor, esta aula poderá ser aplicada com crianças de diferentes idades, havendo apenas necessidade de adaptação do tempo de duração para cada grupo, respeitando as peculiaridades de cada faixa etária. Nossa experiência foi realizada com crianças de 2 à 3 anos.

    Num clima de começo, crianças, famílias, professores e demais profissionais da instituição vão construindo relações e estabelecendo laços afetivos. Aos poucos famílias e crianças vão sentindo-se bem na escola e num ambiente de confiança atrevem-se a brincar, trocar, aprender, ensinar e imaginar.

Inventando com água!!!


1º Momento: Banho

    Professor, organize previamente um ambiente apropriado, seguro e aconchegante para brincar com água. Sabemos do grande fascínio que as brincadeiras com água oferecem para as crianças pequenas. Deparamo-nos cotidianamente com o encantamento de muitas crianças no momento da higiene, pela possibilidade de tocar na água. As idas ao banheiro e o momento de lavar as mãos converte-se em divertida brincadeira.
    Aproveitamos os dias de calor para explorar as atividades que possibilitam às crianças o deleite de brincar com água. Tais atividades com água são bem-vindas no período de inserção, pois agradam a maioria das crianças, funcionando ainda como uma boa provocação para participação delas.


Organização do espaço:
    Professor, organize um espaço próximo a uma torneira na qual possa ser conectada uma mangueira. Busque um local gramado ou de terra, ou seja, uma superfície que ofereça segurança, em que as crianças não corram o risco de deslizar.
     Providencie bacias grandes, banheiras, pequenas piscinas plásticas ou outros materiais que possam servir como suporte para armazenar a água para os banhos. Para tanto, é necessário que o local destinado ao banho esteja de acordo com as possibilidades de espaço e material de sua instituição. Muitas formas poderão ser inventadas

.
Material necessário:
• Toalhas de banho (uma para cada criança);
• Roupa adequada para o banho (calcinha, cueca, sunga, biquíni);
• Mangueira;
• Piscinas, banheiras ou bacias grandes;
• Baldes de diferentes tamanhos;
• Potes de variados tamanhos; e
• Brinquedos de plástico para brincar na água;


    A atividade poderá iniciar-se com um gostoso banho de mangueira e posteriormente evoluir para um banho em bacias, piscinas ou outros recipientes apropriados. As crianças, no decorrer da atividade vão inventando e propondo alternativas de manuseio e de brincadeira com a água.
         Os familiares presentes poderão participar de diferentes formas: observando o movimento de seus filhos e das outras crianças do grupo, oferecendo suporte para as invenções das crianças ou brincando junto.


Algumas possibilidades experimentadas por nosso grupo (crianças de 02 a 03 anos de idade)
• Banho de mangueira. Molhar o próprio corpo, molhar o corpo do outro. Fazer “chuvinha” com a mangueira;
• Dar banho nas bonecas;
• Encher potinhos ou baldinhos com água;
• Transportar a água de um local para outro;
• Fazer lama molhando a terra;
• Transferir a água para diferentes recipientes;
• Brincar de encher e esvaziar;
• Encher potes de água e despejar sobre o próprio corpo;
• Despejar água sobre o corpo do outro;
• Colocar o rosto dentro da água, mergulhar;
• Mergulhar o corpo na água;
• Jogar água pra cima, utilizando o movimento das mãos;
• Bater e respingar a água com o movimento dos pés;
• Fazer bolhinhas soprando na água;
• Bater na água com a palma da mão, produzindo diferentes sons;
• Cantar enquanto produzimos som, batendo na água.
         Professor, essas são algumas possibilidades de brincadeiras envolvendo a atividade do banho. Proponha para seu grupo e experimente novas maneiras de brincar. Cada criança expressa uma maneira peculiar de brincar com a água, por isso, contemple e acolha as novidades apresentadas. 

2º Momento: Lavar roupas   

Organização do espaço:

    Selecione roupinhas de bonecas, pedaços de tecidos e fantasias disponíveis na escola.

    Organize bacias, tanques ou outros recipientes para lavar as roupas. O espaço deverá ser próximo a uma torneira ou mangueira.

    O ambiente deverá ser seguro sem risco de as crianças deslizarem no chão molhado.

    Em nosso caso utilizamos pequenos tanques adaptados à altura das crianças, que se encontram no pátio da escola.

    Confeccione com as crianças um varal para posterior secagem das roupas.

Material necessário:

·      Roupas de bonecas;

·      Pedaços de tecidos;

·      Baldes, bacias, potes ou tanques;

·      Água;

·      Pequenos pedaços de sabonete ou sabonete líquido (supervisione o uso do sabonete evitando que as crianças coloquem na boca);

·      Mesas para utilizar como suporte das bacias (os recipientes com água também poderão ser apoiados diretamente no chão);

·      Grampos para prender as roupas para secar;

·      Corda para varal.

 

Lavando roupas!!!

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Foto 1: Arquivo institucional - Núcleo de Desenvolvimento Infantil -NDI-CED-UFSC/ 2012

 

    Depois do espaço e material pensado e organizado com antecedência, encaminhe-se com o grupo de crianças até o local para a realização da atividade. Primeiro encha com água os recipientes e depois disponibilize as roupas e o sabão. Neste momento as bonecas também poderão estar presentes para um possível banho. Depois das roupas lavadas serão torcidas e estendidas no varal improvisado, próximo do espaço.

    A proposta inicial é lavar roupa, no decorrer da atividade outras demandas vão aparecendo e poderão ser acolhidas pelo professor. Lavar a roupa é para as crianças uma boa oportunidade de brincar com a água.

    Em nossa experiência, no momento desta atividade as famílias observavam mais de longe e as crianças do grupo já brincavam com autonomia, despreocupadas com a participação dos pais. Em alguns momentos pontuais chamavam seus familiares para compartilhar alguma façanha que estavam realizando.

3º Momento: Água e areia

Organização do espaço:

         Professor, para realização desta etapa organize um espaço numa caixa de areia e disponibilize água e outros materiais para brincadeira. Os brinquedos deverão ser aqueles que normalmente as crianças utilizam no parque.

Material necessário:

·      Água;

·      Areia;

·      Potes de diferentes tamanhos;

·      Fôrmas de bichos (ou outras forminhas);

·      Baldinhos;

·      Bacias;

·      Pás e colheres.

    Esta atividade é bastante atraente para as crianças que geralmente gostam de brincar com água e, a possibilidade de misturar areia na água torna-se ainda mais sedutor. Depois do espaço organizado e o material disponibilizado é só deixar com as crianças que as mesmas inventam a brincadeira. A presença do professor durante as atividades propostas, para possíveis mediações, é fundamental, porém neste momento sugerimos que o professor deixe as crianças explorarem de forma mais autônoma os materiais por ele organizados.

Algumas possibilidades:

·      Misturar água e areia formando lama de diferentes consistências;

·      Fazer castelinhos com a areia molhada;

·      Fazer bolos de aniversário e cantar parabéns (faz-de-conta);

·      Experimentar a lama em diferentes partes do corpo: pés, mãos, braços e pernas;

·      Brincar de fazer comidas numa atividade de faz-de-conta;

·      Preencher com água e areia diferentes modelos de fôrmas;

·      Encher e esvaziar diferentes recipientes, com lama;

·      Transportar a lama para diferentes locais;

·      Fazer buracos na areia e enchê-los de água.

 

Brincando com água e areia!!!

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Foto 2: Arquivo institucional - Núcleo de Desenvolvimento Infantil -NDI-CED-UFSC/ 2012

 

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Foto 3: Arquivo institucional - Núcleo de Desenvolvimento Infantil -NDI-CED-UFSC/ 2012

 

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Foto 4: Arquivo institucional - Núcleo de Desenvolvimento Infantil -NDI-CED-UFSC/ 2012

 

4º Momento: Barcos de papel colorido

    A atividade poderá ser iniciada com uma história sobre barcos. Após a história será o momento da confecção de barcos de papel coloridos que deverão deslizar/navegar sobre a água armazenada numa bacia grande ou piscina plástica.

    Professor, além da história recupere com o grupo músicas de barcos e canoas. Durante a brincadeira algumas canções poderão ser cantadas.

    A música “A Canoa Virou” é uma boa escolha, pois durante a cantoria podemos aprender o nome das crianças do grupo. Atividade indicada para este período de inserção.

Organização do espaço:

    Professor primeiro organize um espaço para confecção dos barcos de papel e posteriormente um espaço com água para brincadeira com os barquinhos.

Material necessário:

·      Livros de história;

·      Aparelho de som;

·      CDs com músicas de barcos e canoas;

·      Folhas de papel colorido de diferentes tamanhos;

·      Bacias ou outros recipientes com água.

 

5º Momento: Bolhas de sabão

Organização do espaço:

    Professor, esta atividade requer um espaço amplo ao ar livre. Organize os potinhos para fazer bolhas de sabão e disponibilize um para cada criança.

Material necessário:

·      Água e sabão (supervisione o uso do material para que as crianças não ingiram o líquido contido nos potinhos);

·      Potinhos para bolhas de sabão (um para cada criança).

    O professor e os familiares presentes também deverão ter um potinho para si e junto com as crianças vão compondo uma brincadeira de produzir bolhas de sabão de diferentes tamanhos. A atividade é rica e as crianças poderão aprender a fazer as bolhas com o auxílio de um adulto. Deverão aprender a soprar utilizando a força adequada para que a bolha se forme sem estourar. Nesta brincadeira as crianças aprendem a controlar a força e a soprar com suavidade, o sopro deverá ser constante para que se tenha sucesso neste desafio. Muita força a bolha estoura, e pouca força ela não se configura.

    As crianças também gostam de correr atrás das bolinhas de sabão que saltitam pelo parque, vindas de todos os lados. Correm para capturar as bolas para depois vê-las estourar com o aperto de suas mãos.

 

Brincando com bolhas de sabão!!!

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Foto 5: Arquivo institucional - Núcleo de Desenvolvimento Infantil -NDI-CED-UFSC/2012

      Professor, nas atividades propostas você também poderá eleger algumas histórias ou músicas que apresentem água como elemento do seu enredo. Utilize sua criatividade e construa com seu grupo as mais inusitadas maneiras de brincar com a água!!!

Recursos Complementares

Professor, para incrementar suas aulas, consulte:
Sugestões de links para alunos:
Músicas: Peixe Vivo, A canoa virou.
Palavra Cantada - Álbum: Cantigas de roda
http://www.youtube.com/watch?v=9SOm6tQo9v4
Acesso em 11/05/2012

 

www.bebemais.com.br
Trechos da série de DVDs desenvolvidos especialmente para bebês
Acesso em 11/05/2012
http://www.youtube.com/watch?v=uSfeymEsZPA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=j7TwexaMi7E&list=UUES_EezeLtdhIn05vxD7wFQ&index=4&feature=plcp
http://www.youtube.com/watch?v=uBhhbxH9mGQ&feature=relmfu
http://www.youtube.com/watch?v=7-tsMuJ4eww&feature=relmfu

 

Sugestões de links para professores:

Professor para conhecer um pouco sobre nossa instituição acesse:

http://ndi.ufsc.br/
http://ndicotidiano.wordpress.com/

Avaliação

     A avaliação deverá ser realizada pautada na observação e registro das diferentes manifestações das crianças e de seus familiares neste período de inserção.

    Observar as possibilidades de expressão das crianças na relação com a água, acompanhar suas reações diante do contato da água com o corpo, avaliar quais brincadeiras surgem no grupo e como as crianças se organizam neste movimento de brincadeira. 

     Observar suas expressões ao sentirem a textura da lama em diferentes partes do corpo. Identificar a habilidade das crianças no transporte de líquidos e, observar suas descrições e constatações de noções de peso e quantidade.

    Verificar em que medida cada criança expressa e dá indicativos de conforto ou desconforto, neste momento inicial, no qual estão conhecendo novos espaços e formando novos vínculos afetivos.

    Considerar o momento de inserção como um período delicado que deverá ser cuidadosamente conduzido para favorecer o bem estar das crianças e de seus familiares no cotidiano da escola.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Regina Pereira da Silva Chure, EMEB Adelina Pereira Ventura , Mato Grosso - disse:
    regina_chure@hotmail.com

    08/07/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom a aula sobre a água, gostei muito das idéias a serem trabalhadas. Vou explorar mais esse portal e passar para todos os colegas.


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