09/07/2012
Rosangela Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Filosofia | Teoria do conhecimento |
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
O problema do conhecimento ocupou muitos filósofos na história da filosofia. A classificação em correntes de pensamento realizada pelos pensadores modernos coloca no centro duas tendências: a racionalista e a empirista. Essas correntes representam visões opostas na maneira de explicar como o homem adquire conhecimentos.
Professor inicie a aula apresentando a situação problema abaixo.
Obs.: a situação problema pode ser desenhada no quadro negro, entregue em tiras de papel fotocopiadas, ou ainda salva num pendrive e apresentada numa TV com entrada USB.
Após compartilhar a situação problema, peça que os alunos anotem as hipóteses em seus cadernos.
Na história da epistemologia tivemos duas principais escolas de pensamento que se preocuparam em responder a questão anteriormente posta. Uma é a escola "racionalista", e a outra é a "empirista". Vamos estudar essas correntes?
Conduza os alunos ao laboratório para que eles aprofundem seus conhecimentos sobre o assunto através de uma Webquest, no entanto, antes de encaminha-los, fale sobre os objetivos da atividade, explicando, também, qual é a metodologia que será utilizada.
WebQuest: Racionalismo e Empirismo
Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=11592&id_pagina=1. Acesso em mai de 2012
Sobre a Webquest: segundo a professora Gilian Cristina Barros a Webquest é uma metodologia que cria condições para que a aprendizagem ocorra, utilizando os recursos de interação e pesquisa disponíveis ou não na Internet de forma colaborativa. É uma oportunidade de realizarmos algo diferente para obtermos ótimos resultados em relação à aprendizagem de nossos alunos. Além de que, as WebQuests oportunizam a produção de materiais de apoio ao ensino de todas as disciplinas de acordo com as necessidades do professor e seus alunos. (FONTE: Gilian Cristina Barros. WEBQUEST: METODOLOGIA QUE ULTRAPASSA OS LIMITES DO CIBERESPAÇO. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012622.pdf. Acesso em abr 2012)
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Depois de realizada a atividade com a Webquest o professor pode retomar o tema para eventuais esclarecimentos. Essa retomada tem a finalidade de sanar dúvidas que tenham sido levantadas durante a pesquisa.
Apresentar o clip da música “As coisas” Gilberto Gil e Arnaldo Antunes.
Passo a passo
• Organize a turma em grupos de 3 ou 4 membros.
• Distribua - em tiras de papel fotocopiadas - a letra da música.
• Solicite que façam um quadro classificatório (exemplo abaixo) separando as qualidades sensíveis das atribuições racionais expostas na música.
• Solicite que os grupos, ao finalizarem, entreguem os quadros classificatórios.
• De posse das atividades, procure sistematiza-las num único quadro classificatório.
• Faça as ponderações ajustando qualquer confusão que possa ter sido feita pelos alunos.
Título: As coisas - Arnaldo Antunes (Ao vivo no estúdio 2007) Duração: 2' 50” Fonte: YouTube. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=f6zbNzazCMs&feature=related. Acesso em mai 2012 |
Letra da música: As Coisas as coisas tem peso, massa, volume Letra da música disponível em: http://www.vagalume.com.br/arnaldo-antunes/as-coisas.html. Acesso mai 2012
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Exemplo de um quadro
Racionalismo - atribuições racionais |
Empirismo - qualidades sensíveis |
Sentido |
Textura |
Tempo |
Cheiro |
... |
... |
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Depois da atividade o professor pode reforçar a compreensão sobre as teorias explicando que para os racionalistas o conhecimento se dá pela matemática e pela lógica, onde verdades necessárias são obtidas por intuição e inferência racionais. Já para os empiristas é a ciência natural, onde observações e experimentos são cruciais para a investigação.
Esse é o momento de apresentar aos alunos alguns teóricos dessas correntes filosóficas.
Passar aos alunos o vídeo Empirismo, a partir do qual os estudantes devem anotar a definição dessa corrente, o nome de alguns filósofos defensores e suas respectivas teorias.
Descrição: Este vídeo apresenta uma definição do que é o empirismo, movimento que acredita nas experiências como únicas (ou principais) formadoras das ideias, discordando, portanto, da noção de ideias inatas. Mostra, também, os filósofos do empirismo e explica a teoria de cada um deles. Solicite que os alunos façam anotações sobre essas teorias em seus cadernos.
Autor: Gilson Xavier Azevedo
Duração: 8, 25"
Fonte: http://www.youtube.com/user/gilsonprof
Na sequência apresente o vídeo sobre o Racionalismo e solicite que os alunos façam anotações sobre essa teoria em seus cadernos.
Descrição: Este vídeo explica o que é o racionalismo, apresentando as três mudanças intelectuais do racionalismo. Elucida algumas questões para refletir sobre o racionalismo e os representantes deste período.
Duração: 8'15"
Autor: Gilson Xavier Azevedo
Fonte: http://www.youtube.com/user/gilsonprof
Para finalizar essa sequência de vídeos com informações sobre as duas correntes e seus teóricos, passe um terceiro audiovisual intitulado Racionalismo X Empirismo, que trata das posições de dois expoentes das correntes racionalista e empirista: Descartes e Hume. Propomos que as seguintes questões sejam apresentadas aos alunos antes do vídeo.
Sugestão de roteiro
• Quais os autores apresentados no vídeo e que teorias defendem?
• Quais os principais argumentos de Hume?
• Qual a argumentação cartesiana?
• Como Hume refuta Descartes?
Título: Racionalismo X Empirismo
Tempo: 5' 15”
Fonte: YouTube. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DCNU-HDo2bY. Acesso em mai 2012.
Depois de ver o terceiro vídeo orientar a turma sobre a próxima atividade que será um debate.
Roteiro de ação para o debate
• Passar bibliografia mínima para a turma (podem ser algumas obras ou fragmentos citados no terceiro vídeo)
• Selecionar dois alunos (debatedores) que tenham apresentado interesse e que tenham posições divergentes.
• Cada debatedor escolhe um colega para auxiliá-lo.
• O professor será o moderador.
• Um aluno terá a função de secretariar o debate, anotando no quadro negro os argumentos.
• O restante da turma (plateia) poderá dirigir perguntas aos debatedores, por isso também deverá tomar contato com a bibliografia.
• Na data marcada as carteiras deverão ser dispostas de forma que os debatedores e o moderador assumam lugar de destaque na sala de aula.
• O moderador inicia o debate apresentando o tema, os debatedores e as normas do evento.
• Os dois debatedores apresentam seus argumentos sobre a teoria que defendem, bem como, argumentos que refutem a teoria contrária.
• Depois dessa primeira fase o moderador faz um apanhado geral e abre pra que a classe lance suas perguntas aos debatedores.
• Para finalizar o moderador consulta a turma sobre a validade dos argumentos e finaliza fazendo uma avaliação sobre o procedimento adotado.
Bibliografia recomendada para o debate:
DESCARTES. Discurso do Método. Disponível em: http://www.psbnacional.org.br/bib/b39.pdf. Acesso em mai 2012
DAVID HUME (1739), Tratado da Natureza Humana, trad. Déborah Danowski, Ed. Unesp/Imprensa Oficial do Estado, São Paulo, 2000. Original: A Treatise of Human Nature. Livro I, Parte IV, Seção VI, § 1-6. Disponível em: www.fflch.usp.br/df/opessoa/Hume-Tratado-I-iv-vi-1a7.pdf. Acesso em mai 2012
Neste momento procuraremos aplicar o conhecimento apreendido nas aulas anteriores.
Apresentar o vídeo, Plantão da Rede Globo no dia 11 de setembro de 2001 quando dos "ataques aos Estados Unidos". O presidente à época, George W. Bush, comunica a organização, junto com países “amigos”, de uma reação aos atentados.
Título: Plantão da Globo - 11 de setembro 2001 - (1/2)
Duração: 2' 18"
Fonte: YouTube. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=V3qebHvhxTg&feature=fvsr Acesso em mai 2012
Os alunos deverão ter o vídeo e seu teor em mente para a atividade seguinte.
- Solicitar que os alunos exponham, em forma de texto, o que sabem sobre o assunto (11 de setembro) e como tiveram acesso às informações. Depois disso devem identificar que tipo de fonte de conhecimento se trata;
- Solicitar que produzam questões sobre o conteúdo do vídeo, ou seja, deverão problematizar o vídeo;
Por exemplo:
Depois de feita a atividade o professor solicitará que os alunos compartilhem, por adesão, suas produções oralmente. O professor deverá intervir sempre que julgar apropriado a fim de abordar as inconsistências que dificultam um conhecimento seguro e confiável, tendo como pano de fundo a importância da fonte do conhecimento e suas características. O professor pode abordar aspectos como: afirmações de pessoas que contam o que viram; pessoas que analisam o fato e de pessoas que apresentam ideias definitivas como verdadeiras e incontestáveis. O objetivo é promover a discussão sobre os modos de conhecer, suas relações com as duas correntes estudadas, e os conhecimentos do cotidiano.
Embora o conhecimento não um estado, mas sim um processo e, como tal, necessariamente relacionado com a atividade prática do homem (conhecer não é só possuir uma representação mental do mundo, é também atuar no mundo a partir da representação que dele temos), tradicionalmente, o conhecimento foi descrito como uma relação entre um sujeito, enquanto agente conhecedor, e um objeto, enquanto coisa conhecida. A partir dessa sequência de aulas os alunos tiveram contato com duas vertentes que procuram explicar a relação entre sujeito e objeto: o Racionalismo e o Empirismo.
Nome | Tipo |
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Racionalismo | Vídeo |
Vídeos
Racionalismo X Empirismo
Áudio
Discurso do Método de René Descartes
Toda a atividade precisa ser acompanhada no sentido de percebermos o nível de aprendizagem e de elaboração diante do tema proposto. Oriente o estudante para ler atentamente a ficha abaixo de auto avaliação e indique o nível em que se enquadra. É opcional colocar valores em cada nível.
Como você se situa diante das seguintes questões?
INICIANTE |
APRENDIZ |
PROFISSIONAL |
MESTRE |
Apenas leu e pesquisou os temas sugeridos e não apresentou as atividades solicitadas. |
Leu, fez as pesquisas solicitadas e apresentou as atividades com alguns argumentos. |
Demonstrou bom domínio do assunto, conhecendo as concepções apresentadas e apresentou ótimos argumentos que fundamentam sua opinião sobre o tema. |
Demonstrou excelente domínio do assunto, compreendendo as concepções dos filósofos e apresentou excelentes argumentos para fundamentar sua opinião sobre o tema.
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Quatro estrelas 4 classificações
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26/08/2014
Cinco estrelasmuito esclarecedora a aula, nota DEZ!!!
11/07/2013
Cinco estrelasSensacional! Utilizei boa parte dos recursos sugeridos e a aula foi maravilhosa, os alunos produziram muito com todo o dinamismo proposto, e a relação do conteúdo com a prática foi instantânea.
11/07/2012
Quatro estrelasDemonstrou excelente domínio do assunto, compreendendo as concepções dos filósofos e apresentou excelentes argumentos para fundamentar sua opinião sobre o tema.
10/07/2012
Cinco estrelasGostei muito dessa aula. Parabéns pela construção. A sugestâo da atividade com a música é perfeita.