Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Inserindo as crianças no grupo e na Escola através da ludicidade: Leitura de histórias

 

27/07/2012

Autor e Coautor(es)
Sônia Mary Valente Bayestorff
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandréa Reuss Strenzel

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa- etária de dois anos e meio conhecerão algumas dependências da escola através da contação de histórias, estando acompanhadas dos pais.

Inserindo as crianças no grupo e na Escola através da ludicidade: Leitura de histórias.
Tem como objetivos:
- Participar efetivamente com os pais;
- Demonstrar atenção e concentração;
- Conhecer os espaços escolares, familiares e crianças;
- Interagir com o contador de histórias (pais).

Duração das atividades
A atividade será desenvolvida nos cinco primeiros dias do período de adaptação, no início do período matutino e no início do período vespertino. A atividade terá a duração de quarenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nesta proposta de atividade (adaptação) não há conhecimentos prévios trabalhados pelo professor.

Estratégias e recursos da aula

Inserindo as crianças no grupo e na Escola através da ludicidade: Leitura de histórias.
Tem como objetivos:
- Participar efetivamente com os pais;
- Demonstrar atenção e concentração;
- Conhecer os espaços escolares, familiares e crianças;
- Interagir com o contador de histórias (pais).

Professor, a atividade proposta de contar histórias no momento do acolhimento das crianças e seus familiares é um momento rico de interações, onde todos os envolvidos vão se conhecendo dia após dia, estabelecendo vínculos e formando parcerias. Neste sentido, esses momentos devem ser planejados com cuidado e avaliados diariamente para que todos os envolvidos tenham a oportunidade de se colocarem e irem se conhecendo.

Nos momentos das histórias, sugerimos que o professor fique atento à qualidade das possíveis interações que vão sendo estabelecidas. Planeje diariamente com qual dupla (familiar e criança) ficará mais próximo, conversará, chamará atenção da criança  para determinados aspectos da história ou do novo espaço a ser conhecido. Mostre-se solícito e carinhoso, tente pegar a criança no colo, chame a sua atenção para determinado aspecto ou personagem da história, demonstrando simpatia. Tenha sempre essa intencionalidade em mente. Lembre-se que o familiar de cada criança ali presente fará a mediação entre você e a criança, será o elo de formação do vínculo. Essas primeiras semanas são muito importantes para a criação dos vínculos entre todos do grupo.  

Você poderá perceber que aos poucos as crianças e seus familiares ficarão mais tranquilos e seguros, conversarão entre si, trocarão carinhos e afagos e experimentarão várias formas de contato, além da fala, para aquelas crianças que já conseguirem a pronúncia de algumas palavras. Incentive o contato oral entre os familiares.

Durante a semana surgirão oportunidades onde você poderá observar cada criança em particular, perceber suas reações e ações junto aos familiares. É oportuno também  que vá conversando com os familiares de cada criança, dando a eles a segurança de que seu (sua) filho (a) estará seguro e bem cuidado nesse novo espaço que é a escola.  

Utilize-se sempre da linguagem oral e relate os movimentos que o grupo irá fazer, para onde irão, que novo espaço irão conhecer,  o nome do contador da história, pai/mãe de (nome da criança).

Considere todos os momentos sugeridos acima como sendo pedagógicos, pois são todos passíveis da sua prévia ideação e posterior avaliação.

Utilize sua criatividade na elaboração de questões para o contador da história!



1º momento: 1º dia – Recepcionar as crianças e as famílias na sala de aula, no início do período, para organização da atividade. Converse sobre a adaptação que ocorre quando a criança inicia sua vida escolar, encontrando um mundo todo novo, com influências, ideias, amizades e oportunidades com as quais nunca havia se deparado antes. Nessa época, ela precisa muito do apoio dos pais, na forma de ajuda e encorajamento.

Com ajuda do tempo (não será possível se estiver chovendo)  e dos pais, leve tapetes e almofadas para área externa da escola, para serem dispostos em semicírculo, onde as crianças serão colocadas para a contação de histórias.  Para tanto, procure um recanto com árvores e uma boa sombra. Colocar as crianças no tapete e almofadas em semicírculo para contação de histórias. As pequenas histórias serão contadas pelos pais previamente combinadas com o professor. A primeira história se chama: Meu amigo diferente, de Evelyn Heine.

Utilize sua criatividade na elaboração de questões para o contador da história!

Sugestões de perguntas:

- Entrou crianças diferentes esse ano na nossa escola?

- Quais são os nomes  das crianças de nossa sala? Tem algum nome difícil de falar?

- Quais de vocês são bem rápidos quando a professora pede pra fazer alguma coisa?

- Quais são seus amigos prediletos?

- Quem come todas as frutas do lanche?

- Essas coisas estranhas não se devem colocar na boca não é mesmo?

- Quem já olhou para o céu e viu uma estrela brilhando?

 

Meu Amigo Diferente
Evelyn Heine

http://www.divertudo.com.br/historia11.htm

HistóriaHistóriaHistóriaHistória

   

 

http://www.divertudo.com.br/historias.htm#flash - acesso em 10/05/2012

 

2º momento: 2º dia: Recepcionar as crianças e as famílias na sala de aula, no início do período, para organização da atividade. Seguindo a dinâmica do dia anterior, outro  familiar (pai ou mãe)   será escalado para contação de história e o local escolhido, desta vez, será a biblioteca da escola. No caminho, converse sobre o local que foram no dia anterior e o local que irão neste dia. Na biblioteca, as crianças se sentarão em cadeirinhas, e a história a ser contada será: O sapinho feio, também de Evelyn Heine.

Utilize sua criatividade na elaboração de questões para o contador da história!

Sugestões de perguntas:

- Quem tem irmãos aqui na nossa sala? São grandes? São pequenos? São meninos ou meninas?

- Vocês acham seus irmãos bonitos?

- Alguém conhece a história do patinho feio?

- Vocês sabem o que é coachar?

- Vocês sabiam que todas as pessoas têm coisas boas para mostrar?

O sapinho feio
Evelyn Heine

http://www.divertudo.com.br/historias/historia36.html

 

História

 

http://www.divertudo.com.br/historias.htm#flash - acesso em 10/05/2012.

 

3º momento: 3º dia: Recepcionar as crianças e as famílias na sala de aula,   no início do período, para organização da atividade. Converse com as crianças e os pais a respeito do espaço para o qual  irão neste 3º dia.  Acompanhe as crianças e os pais  à sala da Coordenação Pedagógica, devidamente munidos de suas almofadas. Convide o Coordenador Pedagógico para participar da atividade. O terceiro familiar escalado fará a contação de história : Cuco Maluco, da já mencionada de Evelyn Heine.

Utilize sua criatividade na elaboração de questões para o contador da história!

Sugestões de perguntas:

- Alguém sabe o que é um cuco?

-  Como vocês imaginam o som de um cuco?

- Porque o cuco gosta de imitar animais?

 

 

Cuco maluco

http://www.divertudo.com.br/historias/historia41.html

 

História



http://www.divertudo.com.br/historias.htm#flash acesso em 10/05/2012.

 

4º momento: 4º dia: Recepcionar as crianças e as famílias na sala de aula,  no início do período, para organização da atividade. Converse com as crianças e os pais acerca do local para o qual  irão neste 4º dia. Leve-os  para sala da Direção da escola,  munidos de suas almofadas. Convide o Diretor para participar da atividade. O quarto familiar escalado fará a contação de história : A história das abelhas, de Evelyn Heine.

Utilize sua criatividade na elaboração de questões para o contador da história!

Sugestões de perguntas:

- Porque será que a abelha Zulmira estava triste?

- O que é a primavera?

- Vocês sabem porque ela queria um marido?

- Porque será que Zulmira esqueceu do seu problema?

A História das Abelhas
Evelyn Heine

http://www.divertudo.com.br/historia22.htm

 

HistóriaHistória

História

História

História

 


 

http://www.divertudo.com.br/historias.htm#flash
Acesso em 10/05/2012.

 

 

5º momento: 5º dia: Recepcionar as crianças e as famílias na sala de aula,  no início do período, para organização da atividade. Converse com as crianças e os pais sobre o espaço para o qual  irão neste momento.  Conduza-os para o parque, levando, com a ajuda dos adultos, tapetes e almofadas. O quinto  familiar escalado fará a contação de história do 5º dia: Que preguiça, de Evelyn Heine.

Utilize sua criatividade na elaboração de questões para o contador da história!

Sugestões de perguntas:

- O que são bichos-preguiças?

- Alguém na nossa sala é igual ao bicho preguiça?

- Quem já pediu pizza em casa?

- Vocês sabiam que ficar muito tempo parado não faz bem para saúde?

-  Vamos nos exercitar?

Que preguiça

Evelyn Heine.

http://www.divertudo.com.br/historia20.htm

 

História

História
 

http://www.divertudo.com.br/historias.htm#flash - acesso em 10/05/2012

Assim termina a semana das pequenas histórias itinerantes. O ingresso da criança na escola gera, muitas vezes, angústias nos pais e nela própria. Para os pais é difícil aceitar o fato de que está começando o longo caminho da independência e do desapego, assim como  há o receio de que a criança, apesar da curiosidade e da vontade manifestada de ir para a escola, tenha dificuldades de enfrentar esta situação: ficar num ambiente estranho, com pessoas estranhas e longe dos que ela ama. Com esta atividade, as crianças e os pais passam a conhecer os espaços da escola, o que faz com que ambos sintam-se mais seguros.
 

Recursos Complementares

Que história é essa? Meu amigo diferente

http://www.divertudo.com.br/historia11.htm

Que história é essa - Poesias divertidas, histórias com animação e histórias sem animação

http://www.divertudo.com.br/historias.htm#flash

Que história é essa? Que preguiçaaaa!

http://www.divertudo.com.br/historia20.htm

Que história é essa? A história das abelhas

http://www.divertudo.com.br/historia22.htm

Que história é essa? Cuco maluco

http://www.divertudo.com.br/historias/historia41.html

Que história é essa? O sapinho feio

http://www.divertudo.com.br/historias/historia36.html

Período de inserção: Para começar...vamos inventar com água?

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41391

Leitura recomendada:

ARCE, A.; MARTINS, L. M. (orgs.) Ensinando aos pequenos de zero a três anos. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.

Avaliação

- Avaliar se as famílias e crianças se divertiram com as atividades;
- Se as crianças atenderam as ordens simples; se tiveram aguçadas suas memórias; e se tiveram estimuladas sua percepção auditiva;
- Se as crianças se sentiram mais seguras com a presença dos pais no início do período;
- Se houve interação entre as crianças e os adultos do grupo,assim como com o contador de histórias; e
- Se pais e crianças passaram a conhecer os espaços da escola.
 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.