02/07/2012
Dalânea Cristina Flôr
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
- Construir sua identidade e a de seu grupo;
- Interagir com diferentes crianças;
-Conhecer pelo nome e identificar os colegas do grupo;
-Desenvolver sua curiosidade, memória e percepção visual, e socializar-se;
-Trabalhar em conjunto com sua família, produzindo material que servirá para sua identificação na escola;
-Reconhecer o seu e o do outro entre os diferentes saquinhos construídos; e
-Aprender a esperar sua vez de falar, possibilitando a troca de conhecimentos.
É importante que o aluno já tenha tido a oportunidade de conversar e brincar com outras crianças, de desenhar, pintar e modelar.
Consideramos a construção da identidade da criança como um processo que ocorre por intermédio das interações com o meio, no caso aqui, as experiências vividas com professores e os colegas na escola.
“Quem sou eu? Como sou? As respostas a essas questões são fundamentais para a construção da personalidade. Cedo, a criança começa a se entender como sujeito, a adquirir consciência corporal para se desenvolver e se organizar no espaço e saber se posicionar e se diferenciar do outro”, diz Beatriz Ferras, no link abaixo. Atividades voltadas a essa compreensão contribuem na construção da identidade dos meninos e meninas da educação infantil.
Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/hora-se-conhecer-423010.shtml>. Acesso em: abr. 2012.
1º Momento - O professor convida as crianças para falarem o nome
Na sala de aula ou em outro lugar aconchegante, as crianças se sentam, formando uma roda. O professor fala o seu nome e convida-as para também falarem os seus. O professor vai orientando e estimulando a vez de cada criança falar o seu nome aos colegas do grupo. Caso alguma criança não queira falar, ela deverá ser respeitada, no entanto, o professor deverá incentivá-la em outros momentos, novamente.
Recursos:
Tapete ou almofada.
2º momento - Ouvir, ver e cantar: A canoa virou
O professor convida as crianças para ouvirem e cantarem a música “A canoa virou”, do grupo Palavra Cantada (link abaixo). O professor vai mediando, conforme a letra da música, instigando-as a cantar com os nomes das crianças do grupo. Veja abaixo a música:
Disponível em: <http://musicasinfantil.blogspot.com.br/2009/07/canoa-virou.html>. Acesso em: 06 maio 2012.
A canoa virou quem deixou ela virar?
Foi por causa da fulana que não soube remar
Se eu fosse um peixinho e soubesse nadar
Eu tirava a fulana do fundo do mar.
Outra possibilidade é assistir o vídeo da música “A Canoa Virou”, como sugestão de momentos de atividades interativas com o grupo.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=IIREgxfhsOc#! >. Acesso em: maio 2012.
Materiais necessários:
3º Momento- Confecção de saquinhos com as famílias
Após os primeiros dias com as crianças, nos quais foram realizadas as primeiras aproximações por meio de rodas de conversa, brincadeiras, histórias, desenhos, entre outros, as crianças falaram seus nomes, começaram a se conhecer e a personalizar o espaço da sala como local para mochila, espaço do lanche, da roda, da brincadeira etc.
A proposta trata-se da personalização de saquinhos para trabalhar a chamada diária com as crianças e, para isso, o professor solicitará a ajuda dos pais, buscando compartilhar com eles o trabalho com as crianças.
O professor deverá conversar com as famílias a respeito da confecção de saquinhos que serão utilizados para identificar, diariamente, quais crianças estiveram presentes na aula e quais não estiveram.
O professor explicará às famílias que, juntamente com a criança, em casa, elas deverão confeccionar saquinhos, nos quais deverão constar o nome da criança, bem como outras formas de personalização como pintura, desenho, bordado, colagens, enfim, dando-lhe uma identificação particular. É importante o professor colocar, à disposição das famílias, materiais que a escola possua, a fim de contribuir para a personalização dos saquinhos, já que, pensando na criança, a escola deve criar condições favoráveis para a participação de todos. Nesse sentido, o professor precisa ter cautela na hora de propor atividades para casa, de modo a não solicitar material ou atividades que, por ventura, alguma família não tenha a mínima condição de realizar. É também imprescindível procurar alternativas, junto à família, sem lhes retirar a responsabilidade com o envolvimento na formação da criança, mas também não dificultando tal envolvimento.
Para a confecção dos saquinhos, o professor encaminhará, para casa das crianças, pedaços de tecido (em nosso caso, escolhemos um tecido de algodão na cor branca), lembrando que não é necessário que todos os pedaços de tecidos tenham o mesmo tamanho, mas, preferencialmente, em torno de 20cmx20cm ou 20cmx25cm.
Tecidos de algodão enviados às famílias de crianças de três anos de idade, pela professoraGisele Day, doNúcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI/UFSC.
Imagem do arquivo institucional, NDI/UFSC, 2012. Fotografia: Vânia Maria Broering
4º Momento- A chegada dos saquinhos personalizados na escola.
A partir do momento em que começam a chegar os primeiros saquinhos personalizados na escola, o professor deve agradecer e valorizar a contribuição da família, expondo os saquinhos à medida que eles forem chegando à escola. Essa medida poderá lembrar e estimular as famílias que ainda não entregaram.
Com as crianças, o professor poderá fazer perguntas relacionadas aos detalhes e à personalização dos saquinhos, como por exemplo, quem as auxiliou nesta tarefa; se gostaram ou não do resultado da personalização dos seus saquinhos; onde foi colocado o seu nome etc.
O professor deve estimar todos os saquinhos, independente do processo utilizado para confeccioná-los. O professor poderá anotar em seu caderno de registros estes detalhes para depois ajudar o grupo a identificar os saquinhos ou retomar tais características de alguma outra forma que considerar interessante, como por exemplo, por meio de um registro fotográfico.
5º Momento - Construindo o bambolê
O professor deve selecionar um pedaço de mangueira e uma conexão (para emendar as duas pontas da mangueira) e montar um bambolê para, depois, convidar as crianças para enrolarem fitas variadas nesse bambolê. Para prender bem a fita, sugerimos que o professor recorte as pontas em duas tiras para facilitar a amarração, como mostra a foto abaixo.
Recorte na fita para facilitar amarração
Imagem do arquivo institucional, NDI/UFSC, 2012. Fotografia: Vânia Maria Broering
Crianças de três anos de idade enrolam as fitas coloridas no bambolê- NDI-UFSC-2012
Imagem do Arquivo Institucional, NDI/UFSC-2012. Fotografia Vania Maria Broering
6º Momento - Fazendo a chamada, amarrando os saquinhos.
Nesta aula, o professor deve reunir as crianças em uma roda para conversarem sobre o modo como poderão colocar os saquinhos a fim de, por meio deles, possibilitar a visualização das crianças presentes. Assim, o professor poderá primeiro instigar as crianças a pensarem modos de resolver este problema e depois dar a sua sugestão. O professor então poderá sugerir pendurar os saquinhos, amarrando-os no bambolê como se fossem os penduricalhos de um móbile, de forma que todas as crianças presentes na aula, naquele dia, consigam pendurar o seu.
Dependendo do número de crianças no grupo, poderão ser necessários dois bambolês. É importante que o professor instigue as crianças a observarem os detalhes de cada saquinho, relacionando-o com o dono, e que cada um vá se identificando com a personalização que fez em seu material. Se for necessário, para ajudar na identificação inicial, o professor poderá fazer algumas perguntas relacionadas à decoração do saco. Ex.: de quem é este saquinho que tem botões azuis, presos com a ajuda do avô? O professor poderá utilizar as anotações feitas no 4º momento desta aula na hora da apresentação dos saquinhos, até que todas as crianças tenham identificado e pendurado o saquinho personalizado.
Os saquinhos pendurados no bambolê na sala de aula
Imagem do arquivo institucional, NDI/UFSC, 2012. Fotografia: Vânia Maria Broering
Varal - Outra sugestão de pendurar os saquinhos de chamada
Imagem do arquivo institucional, NDI/UFSC, 2012. Fotografia: Vânia Maria Broering
Criança de quatro anos de idade olhando os saquinhos pendurados-NDI-UFSC, 2012.
Imagem do arquivo institucional, NDI/UFSC. 2012. Fotografia: Vânia Maria Broering
CANOA VIROU. Disponível em: <http://musicasinfantil.blogspot.com.br/2009/07/canoa-virou.html>. Acesso em: 06 maio 2012.
A CANOA VIROU. Clássicos Infantis. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=IIREgxfhsOc#!>. Acesso em: 06 maio 2012.
HORA de se conhecer. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/hora-se-conhecer-423010.shtml>. Acesso em: 06 maio 2012.
A avaliação será pautada em observações registradas de cada momento (fotografias, escritas etc.), levando-se em conta a interação entre as crianças durante esta atividade e o envolvimento das crianças e das famílias na proposta.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
24/03/2014
Cinco estrelasInteração total.
11/01/2013
Cinco estrelasMuito intressante a atividade, ótima para o momento de adaptação, pois estabelece uma interação entre o aluno, a família e a escola.