29/06/2012
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Filosofia | Ética |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Não são necessários conhecimentos prévios.
1. Identificação do conhecimento prévio dos alunos: você sabe o que são diferenças de gênero?
Espera-se que o (a) aluno (a) das séries finais já saiba o significado da palavra gênero. Mesmo assim, como se trata de um termo que exige abstração, é fundamental um diagnóstico do conhecimento da turma sobre o mesmo e, se necessário, eventuais esclarecimentos para que todos não tenham dúvida sobre o que será discutido.
Nesse sentido, o (a) professor (a) poderá fazer uma discussão com a turma (diálogo aberto), permitindo que eles (as) apresentem o que sabem sobre a palavra "gênero". Pode ser utilizada a técnica "tempestade de ideias", brainstorming. Veja sugestão de sites que explica a técnica:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brainstorming, acesso em 20/05/2012
http://educador.brasilescola.com/orientacoes/tempestade-ideias-no-ensino-brainstorming.htm, acesso em 20/05/2012
2. Em seguida, o (a) professor (a) abordará as informações trazidas pelos (as) alunos (as) sobre o tema e pedirá que eles (as) dividam-se em grupos (máximo 05 alunos (as)).
Os grupos deverão identificar sites na internet que apresentam uma definição de gênero mais completa do que as definições vistas na dinâmica da "tempestade de ideias". O (a) professor (a) deve apresentar uma lista de sites, para que os (as) alunos (as) pesquisem apenas os sites desta lista.
Sugestões de sites:
http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=8&id_subtema=7, acesso em 20/05/2012
http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%A9nero_%28sociedade%29, acesso em 20/05/2012
3. Após a pesquisa dos (as) alunos (as), o (a) professor (a) apresentará as definições da palavra "gênero" do ponto de vista científico.
Sugestão de artigo para leitura do (a) professor (a) sobre as definições acima:
http://adolescencia.org.br/portal_2005/secoes/saiba/textos/sexo_genero.pdf, acesso em 20/05/2012
4. Apresente um vídeo sobre relações desiguais de gênero com o intuito de aproximar o tema dos (as) alunos (as).
Deve-se solicitar que, durante o vídeo, os alunos observem os seguintes pontos:
Sugestão de vídeo "Era uma vez Maria":
http://www.youtube.com/watch?v=BxMLYl_ANrA, acesso em 20/05/2012
Após a apresentação do vídeo, pergunte: será que as questões que deixam Maria pensativa estão presentes nas relações entre meninos e meninas na escola?
Os (as) alunos (as) podem confirmar que as questões de Maria estão presentes ou podem trazer em suas falas a concepções de que "as coisas atualmente não são mais assim". Essa confirmação pode ficar suspensa até a próxima atividade.
O (a) professor (a) deve informar que na próxima aula haverá continuidade dessa discussão por meio de uma atividade surpresa.
1. O (a) professor (a) dividirá a turma em quatro grupos, intencionalmente, dois grupos de meninos e dois de meninas. Cada grupo terá a tarefa de escolher dois jogos na internet (jogos on line) para apresentar como jogos de interesse do seu gênero oposto. Ou seja, os grupos formados somente com meninos trarão "jogos de meninas", e vice-versa. Deverão argumentar os motivos que associam o jogo ao seu gênero oposto. Ganhará o jogo, o grupo que conseguir convencer pelo menos um grupo do respectivo gênero a aceitar o jogo como seu. Por exemplo, se um dos grupos dos meninos conseguirem convencer pelo menos um, dos grupos das meninas de que seus jogos são, exclusivamente, do gênero feminino, eles (as) vencem. A mesma regra vale para os grupos de meninas.
O objetivo do jogo é, de forma lúdica, trazer à tona padrões históricos (preconceitos, estigmas, rotulações, etc.) que ainda persistem tanto nos critérios de escolha dos jogos, quanto nos argumentos dos alunos e alunas. Assim como, objetiva-se questionar a eventual tese da aula anterior de que "as coisas não são mais assim"...
Obs. Somente para a atividade supracitada é que recomendamos a divisão separada por gênero, já que o jogo carrega um propósito na separação dos meninos das meninas. Grupos mistos, para esse jogo, tornaria a busca dos jogos inviável, pois, anteciparia a polêmica ("é ou não de menina?") para dentro dos grupos, sendo que o intuito é discutirmos coletivamente os resultados das buscas e dos argumentos utilizados. Ressaltamos que, para os demais trabalhos em grupos dessa pesquisa, deve-se manter a estrutura de equipes mistas.
2. Da mesma forma da aula anterior, o (a) professor (a) passará uma lista com sites de jogos on line, e dirá que somente serão aceitos jogos pesquisados nestes sites. Para tanto todos os grupos devem apresentar o endereço eletrônico da fonte de pesquisa.
Sugestões de sites:
http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=623, acesso em 20/05/2012
Veja no site acima, um quadro com uma lista de sites de jogos on line.
http://clickjogos.uol.com.br/, acesso em 20/05/2012
http://www.jogosonline.com.br/, acesso em 20/05/2012
3. O (a) professor (a) deverá discutir com a turma o resultado do jogo abordando dois aspectos, principais para esta proposta de pesquisa:
4. A segunda pergunta acima será a "ponte" para o convite à pesquisa, veja:
5. O (a) professor (a) informará que para esse estudo, será exigido determinado rigor, que chamamos de rigor científico. E informará que explicará o que é uma pesquisa científica na próxima aula.
6. Na aula seguinte, explicar do que se trata a pesquisa científica, assim como os critérios mínimos desse rigor científico.
Dentre alguns pontos que deve ser apresentado pelo (a) professor (a), com relação ao rigor, destacamos os seguintes:
- Um tema e sua delimitação;
- Relevância social e científica;
- Planejamento (Ex.: projeto, cronograma, quadro de ações, etc.);
- Seleção de fontes, coleta dos dados e tratamento (análise) dos mesmos;
- Síntese: com resultados e conclusões provisórias.
Obs.: Deve ficar claro para o professor que, no nível educacional que os alunos se encontram, as conclusões são provisórias, já que não teremos tempo suficiente para levantar e analisar dados necessários para fazermos generalizações, mesmo tratando-se de um único espaço de investigação - a nossa escola.
Dica: Para que seja possível uma coleta de dados mais ampla, proponha um trabalho em parceria com outros colegas, ou mesmo com outras escolas, de modo que os professores parceiros apliquem a mesma metodologia.
1. O (a) professor (a) iniciará a discussão de que o tema em estudo, dado nossos limites de tempo, ainda está muito amplo. Pedirá que os alunos, tomando com referência as discussões das aulas anteriores, sobretudo, as discussões do desafio, proponham um foco de interesse de pesquisa.
Sugestões para delimitação do tema, que podem surgir dos alunos (as) ou professores (as):
- As percepções dos (as) alunos (as) sobre gênero e prática esportiva na escola;
- As percepções dos (as) alunos (as) sobre gênero e amizade na escola: meninos podem ser amigos de meninas (e vice-versa)?
- Relações de gênero e ocupação dos espaços das aulas de Educação Física;
- Relações de gênero e ocupação dos espaços do "recreio".
2. Na presente proposta de pesquisa, vamos focar nas relações de gênero nos espaços do "recreio".
Após discussão, solicite que os (as) alunos (as) elaborem perguntas dentro do tema em estudo, e o grupo entrará num acordo, mediado pelo (a) professor (a), sobre qual pergunta atende o tema.
Estudaremos, nesse caso, a problemática: "como ocorre a ocupação dos espaços por meninos e meninas na hora do recreio?". No contexto do problema de pesquisa informado, o (a) professor (a) construirá junto com os (as) alunos (as), o objetivo da pesquisa, que para esta proposta será:
- Identificar os vestígios das relações desiguais de gênero a partir da ocupação dos espaços pelos meninos e meninas na hora do recreio.
3. Após delimitar o tema o (a) professor (a) deve chamar atenção dos (as) alunos (as) quanto ao compromisso com a pesquisa, dado o planejamento, seleção de fontes e instrumentos necessários para que possamos atingir nossos objetivos. O (a) professor (a) deve informar que o próximo passo será a seleção das fontes.
Para favorecer o interesse dos (as) alunos (as) desta faixa etária, sugerimos valorizar o uso de fontes midiáticas: charges, sites e vídeos sobre o tema relações de gênero. O principal motivo é que, na atualidade, são recursos que, por serem obtidos pela internet, têm na navegação on line um grande motivador. Obviamente, o (a) professor (a) sempre deve propiciar uma autonomia relativa para os (as) alunos (as) buscarem informações na rede. Essa relativização se dá quando o (a) professor (a) orienta o trabalho, define critérios de seleção e, geralmente, indica os sites de busca dentro de uma lista que ele previamente elaborou.
1. Cada grupo de alunos (as) ficará responsável por analisar duas fontes midiáticas sendo elas, necessariamente, um artigo de um dos sites da lista indicada pelo (a) professor (a).
Sugestões fontes midiáticas:
Fonte 1: Artigo Digital
Clique aqui para acessar link da imagem
http://adolescencia.org.br/portal_2005/secoes/saiba/textos/sexo_genero.pdf, acesso em 23/05/2012
Fonte 2: Charge sobre Gênero Masculino/Feminino
Clique nas Imagens para ampliá-las
Fonte Google Imagens, clique aqui para acessar link, acesso em 23/05/2012 Fonte Google Imagens, clique aqui para acessar link, acesso em 23/05/2012
Fonte 3: Desenho/ Animação Sonho Impossível
Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=kNorbiNPaNc&feature=relmfu, acesso em 23/05/2012
Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=v4i34D6Tp1k&feature=relmfu, acesso em 23/05/2012
Fonte 4: Documentário
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=QRjv45NH5Iw, acesso em 23/05/2012
Fonte 5: Filme "Acorda Raimundo... Acorda!"
http://www.youtube.com/watch?v=HvQaqcYQyxU, acesso em 23/05/2012
Sugestão de estrutura para organizar as ações dos grupos, supondo que se constituíram cinco grupos de cinco alunos (as):
Grupo 1: Leitura e análise da fonte 1
Grupo 2: Leitura e análise da fonte 2
Grupo 3: Leitura e análise da fonte 3
Grupo 4: Leitura e análise da fonte 4
Grupo 5: Leitura e análise da fonte 5
2. O (a) professor (a) deve oferecer para os grupos, um instrumento de registro de suas análises das fontes.
Sugestão de Quadro de Análise das Fontes Midiáticas
Grupo | Fonte | Descrição | Análise |
Grupo 1 | |||
Grupo 2 | |||
Grupo 3 | |||
Grupo 4 | |||
Grupo 5 |
1. O (a) professor (a) deve convidar os (as) alunos (as) a pensar sobre qual recreio deverão registrar, caso a escola tenha mais de um horário de recreio. Nessa proposta, consideraremos que eles escolherão os (as) colegas do mesmo ciclo de ensino (ou das séries finais).
O (a) professor (a) deverá orientar que os grupos registrem com imagens e vídeos alguns espaços da escola durante o "recreio". Ex: Pátio, "rodinhas de conversa", cantina, etc.
Obs.: Nessa proposta, consideraremos apenas o espaço temporal de um recreio, para viabilizar que os grupos, utilizem o tempo de seu próprio recreio para os registros.
2. Para este trabalho, é importante conversar com os (as) alunos (as) sobre Ética na pesquisa. Uma conversa sobre ética, jamais pode se limitar aos aspectos pragmáticos, por isso recomendamos uma parceria com o (a) professor (a) de Filosofia para que ele contribua com esta discussão. Caso não seja possível o professor (a) deverá falar sobre esta temática, focando no comportamento do pesquisador diante do sujeito/instituição pesquisada.
Em seguida, deve ser feito um Termo de Compromisso e Livre Esclarecimento, para pais e alunos (as) assinarem, com intuito de dar ciência aos mesmos, de que as imagens são de uso restrito do grupo de pesquisa e que não serão divulgadas sem prévia autorização dos pais ou responsáveis.
3. Em seguida, o (a) professor (a) dialogará com a turma sobre quais os espaços prioritários para se fotografar e/ou filmar durante os recreios, e como se dará a organização (escala) dos grupos em função dos dias da semana.
Sugestão de escala:
Segunda-feira: Grupo 1
Terça-feira: Grupo 2
Quarta-feira: Grupo 3
Quinta- feira: Grupo 4
Sexta-feira: Grupo 5
Dica: Não permita que todos os grupos filmem/fotografem, no mesmo dia. Pois, caso isto ocorra, ficará muito evidente para os (as) alunos (as) observados que eles são foco das filmagens, o que poderá prejudicar, ainda mais, a naturalidade dos nossos sujeitos observados.
4. Posteriormente o professor deverá elaborar um roteiro, juntamente com os alunos, para criar um instrumento de análise das imagens.
Exemplo de Instrumento:
Roteiro de Registros das Observações dos Espaços da Escola | ||
Grupo | Local | O que as imagens demonstraram? |
Grupo 1
|
Pátio (setor 1) | Sobre as relações interpessoais: Sobre as ocupações dos espaços:
|
Grupo 2 | Pátio (setor 2)
|
Sobre as relações interpessoais: Sobre as ocupações dos espaços:
|
Grupo 3 | Quadra 1 | Sobre as relações interpessoais: Sobre as ocupações dos espaços:
|
Grupo 4 | Quadra 2 | Sobre as relações interpessoais: Sobre as ocupações dos espaços:
|
Grupo 5 | Refeitório | Sobre as relações interpessoais: |
O quadro acima deve ser preenchido com os registros dos grupos nos locais da pesquisa, para que, na aula seguinte, o professor oriente sua análise.
5. O professor informará os grupos e sobre as próximas etapas da realização da pesquisa. Consistirá na leitura dos dados obtidos na pesquisa na escola, debate dentro dos grupos de pesquisa e seleção e análises dos dados que são cientificamente relevantes para a pesquisa. Deve-se deixar claro também de que forma essas análises serão socializadas aos colegas.
6. Para tanto, na presente estratégia ocorrerá a elaboração de textos que sintetize as principais ideias pesquisadas. Os textos elaborados pelos alunos poderão ser digitados no editor de texto presente no computador da escola, ou mesmo nos netbooks deles, no caso de escolas contempladas pelo programa "Um Computador por Aluno - UCA" . Consequentemente esses textos servirão de base para as atividades a seguir.
1. O professor solicitará que os grupos, iniciando nesta aula e concluindo na seguinte, farão um texto, com base nas análises das fontes feitas nas aulas anteriores, a partir do instrumento acima.
2. Os grupos deverão fazer suas análises direcionadas pelas seguintes perguntas:
Obs: Os alunos serão informados que, no contexto de suas análises, os grupos deverão tentar responder as perguntas acima, mas poderão ir além delas. Nesse sentido, para a referida análise das fontes, eles poderão explorar outros aspectos que surgiram durante a pesquisa que eventualmente não estão contemplados nessas perguntas direcionadoras.
3. Nessa etapa, o professor deve conduzir o processo de registro dessas análises das fontes possibilitando a documentação da informação obtida pelos alunos, bem como fomentando a leitura crítica no tocante as fontes selecionadas. A leitura crítica ocorre quando os alunos organizam a informação obtida na pesquisa, fazem a leitura sobre a pertinência (relevância científica) do que está escrito, seja nas fontes bibliográficas, artigos de sites ou mesmo nos vídeos e documentários que conheceram. O processo de leitura crítica se complementa quando os alunos relacionam e comparam diversas referências sobre o mesmo tema.
4. Deve-se preocupar também com a dimensão formal desses registros nessa fase da pesquisa. Assim, é fundamental documentar os trechos da pesquisa com as "origens das informações", ou seja, as referências corretas dos livros, revistas, artigos e sites da internet.
1. O professor deverá conversar com os alunos sobre o vídeo "Era uma vez Maria", e pedir que com base em todas as reflexões que fizeram, respondam a seguinte pergunta:
2. Ao responderem esta pergunta os alunos não precisarão se restringir às informações obtidas com as fontes de pesquisa, mas, também, poderão emitir sua visão sobre o tema.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000015510.pdf, acesso em 25/05/201
Indicação de Leitura:
http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n48/v1948a04.pdf, acesso em 25/05/201
Avaliar a dedicação dos alunos durante as etapas da pesquisa.
Deve-se observar como estão assimilando as fases da pesquisa, assim como as iniciativas dos alunos em cada uma delas.
Avaliar a contribuição da pesquisa para o melhor entendimento dos meninos e meninas sobre as diferenças de gênero a partir do contexto escolar;
Cinco estrelas 1 classificações
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30/06/2012
Cinco estrelasa aula está muito bem planejada e com um ótimo foco na aprendizagem ,as crianças que forem trabalhadas dessa forma o resultado com certeza será positivo e assim causará prazer e satisfação em ambas as partes para prosseguir com sucesso o professor precisa ter contatos diferenciados e bastante apoio pedagógico para continuar buscar o melhor para seus alunos com intuito de promover a coletividade pois sem a mesma é difícil funcionar um andamento escolar eficiente é necessário a integração d