Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Voleibol: origem e evolução histórica

 

26/02/2015

Autor e Coautor(es)
Kátia Josiany Segheto
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer a história do voleibol desde seus primórdios, a partir de atividades que reproduzam os primeiros jogos deste esporte;

- Reconhecer como que ao longo dos anos, desde sua criação, o voleibol foi evoluindo até chegar à estrutura de jogo que temos hoje.

Duração das atividades
Para desenvolver o tema proposto recomendam-se, no mínimo, duas aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos, nos anos escolares anteriores, deverão ter tido contato com a modalidade voleibol, através de um formato mais recreativo de tal forma que tenham adquirido noções básicas para o desenvolvimento do jogo, tais como domínio de bola (para tocá-la dentro dos padrões estabelecidos, evitando que ela caia no chão); ocupação de todos os espaços da quadra para defesa; formas de ataque; número de toques e saque.

Estratégias e recursos da aula

As aulas deste nível terão um caráter teórico-prático. Serão apresentadas várias imagens, através de recursos áudio-visuais, com objetivo de situar os alunos sobre a criação e evolução do Voleibol. Além disso, serão propostas atividades práticas reproduzindo os jogos de Voleibol desde sua criação até o formato que temos atualmente.

A aula será estruturada em dois momentos. O primeiro constará de um relato sobre a origem do Voleibol, apontando os principais acontecimentos e curiosidades deste período. Já no segundo momento apresentaremos propostas de atividades práticas que refletem algumas passagens importantes da criação do Voleibol, tais como o jogo de Mintonette, o surgimento das primeiras regras, e por fim, o jogo tal como acontece hoje.

A origem do Voleibol - relato histórico

MATERIAL: Será necessário um aparelho de datashow e um computador para que as imagens possam ser reproduzidas para todos os alunos em sala de aula.

OBJETIVO: Contextualizar o surgimento deste esporte que, atualmente, é tão popular no Brasil e no mundo. Faremos uso de fotos e vídeos que auxiliarão na descrição da origem e desenvolvimento do Voleibol.


MOMENTO 1: Relato Histórico

O voleibol foi criado no ano de 1895, pelo então diretor da Associação Cristã de Moços da Educação Física, o americano Willian George Morgan em Massachusetts, nos Estados Unidos da América.

Mapa Massachusetts

Fonte - Google Maps (Acessado em 16/07/2012)

http://maps.google.com/maps?hl=en&tab=ll

 

 

Willian Morgan

Fonte: O Voleibol Brasileiro no Mundo -  Competições, Notícias e Regras

http://nipobrasileiro.wordpress.com/2008/11/11/historia-do-voleibol/ (Acessado em 20/05/2012)

O esporte da moda, naquele período, era o recém-criado Basquetebol. Porém, esta era considerada uma atividade de muito contato físico e que necessitava de grande vigor para ser praticada, sendo, portanto, inadequada para pessoas mais velhas. Percebendo a necessidade de criar um esporte que fosse acessível a este público, o então diretor da Associação Cristã de Moços (ACM), Sr. Willian G. Morgan teve a brilhante ideia de colocar uma rede de tênis a uma altura de 1,98m, em um espaço aberto, sobre a qual uma bola deveria ser rebatida. Para tanto, utilizou-se inicialmente a bola de basquetebol. Porém, este material foi considerado muito pesado e estaria, por este motivo, machucando os jogadores, inviabilizando o jogo e indo de encontro à proposta inicial de Morgan. A partir desta constatação passou-se a utilizar a câmera de ar da bola de Basquetebol, bem mais leve e adequada para a prática deste jogo. Criou-se assim, a primeira forma de se jogar o Voleibol denominado “Mintonette”.

 

Mintonette Masculino

Fonte: Aula Portal do Professor - MEC intitulada "Dos jogos populares aos esportes: Mintonette e Voleibol"

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26650 (Acessado em 20/05/2012)

 

A partir daí dois importantes momentos devem ser destacados: O primeiro deles ocorreu em Springfield, quando o Dr. A.T. Halstead sugeriu que o nome deste jogo fosse modificado de “Mintonette” para “Volley Ball”, tendo em vista que a ideia básica do jogo era passar a bola de um lado para outro, por sobre a rede, como um movimento de voleio, utilizando-se as mãos. E o segundo momento se refere à criação de uma bola adequada à prática do Voleibol, feito este delegado por Morgan e executado pelos irmãos Spalding.

A seguir temos uma sequência de bolas utilizadas na prática do Voleibol. A primeira imagem é a bola do "Mintonette", a câmera de ar da bola de basquetebol (Fonte: Portal do Professor - MEC intitulada Volei: Evolução da Bola http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20182). A segunda e a terceira já são bolas específicas para este esporte (bola de 12 gomos e bola de 18 gomos, respectivamente) (Fonte: Site PROCRIE - Bolas de Voleibol http://www.procrie.com.br/2010/04/08/bolas-de-voleibol-269). E por fim, uma bola oficial utilizada no Voleibol Moderno (Fonte: Site Sportland.net - Viciados em esporte http://www.sportland.net/produto/403/bola-penalty-volei-pro-6.0-oficial) (Acessado em 20/05/2012).

 

bola basquetebolbola volei 2bola volei 3volei oficial

 

O Voleibol foi pouco a pouco ganhando novas regras e estruturação, tornando-se mundialmente conhecido após a II Guerra Mundial.

Para finalizar esta aula vamos assistir ao vídeo: Voleibol: Histórico http://www.youtube.com/watch?v=EQfNNUdJer0 (Acessado em 20/05/2012).

 

MOMENTO II: Do “Mintonette” ao Voleibol Moderno.

MATERIAL: Esta aula deverá ser realizada num espaço aberto (quadra, área descampada, campo), sendo necessária a utilização de uma rede de tênis, uma bola de basquete, uma câmera de ar de bola de basquete, redes e bolas de voleibol convencionais.

OBJETIVO: Promover uma vivência dos jogos que deram origem ao voleibol desde sua origem até os dias atuais.

Inicialmente, dividiremos a turma em duas grandes equipes para vivenciar o jogo do “Mintonette”. Para tanto, deverão ser apresentadas aos alunos as regras deste jogo, que, de acordo com relatos históricos, eram bem simples. Assim, ao jogar o “Mintonette”, tinha-se como objetivo fazer com que a bola ultrapassasse a rede e caísse na quadra do adversário, sendo permitido, para tanto, dar tantos toques quantos fossem necessários. Não havia limites para o número de jogadores, porém, ambos os lados deveriam ter o mesmo número de participantes.

Expostas as regras os alunos deverão praticar o jogo em primeiro lugar com uma bola de basquete, e, posteriormente, com a câmera de ar de uma bola basquete.

Concluída esta etapa faremos uma análise com os alunos sobre esta forma pioneira de jogar o Voleibol, estimulando-os a relatar o que eles perceberam desta experiência.

Realizadas as discussões, daremos início à proposta de vivenciar a primeira tentativa de sistematização de regras para o Voleibol, que data de 1896, sendo realizada por J.Y.Cameron, de tal modo que o jogo se desenvolva da seguinte forma:

  • O jogo era constituído por nove innings, sendo que cada inning se referia à execução de três saques para cada equipe;
  • Cada equipe só poderia marcar o ponto se estivesse de posse do serviço;
  • Não era permitido tocar na rede;
  • Não era permitido agarrar a bola;
  • Ainda que a bola tocasse em qualquer objeto estranho ao jogo, se esta retornasse à área de jogo, este deveria prosseguir normalmente;
  • Era permitido que os jogadores tocassem na bola por duas vezes consecutivas;
  • Não havia limite no número de toques por equipe;
  • A área de jogo possuía as seguintes delimitações: 15,35m (50 pés) de comprimento e 7,625m (25 pés) de largura, com a rede a uma altura de 1,98m (6 pés).

 

Ao final desta atividade os alunos terão novamente uma oportunidade de analisar e comparar as diferentes formas de se jogar o voleibol criada ao longo de sua evolução, estabelecendo, inclusive, comparações entre os jogos que foram até então experimentados.

Para concluir esta aula, será proposto aos alunos que exponham as regras do Voleibol de que têm conhecimento. A partir destas colocações, viabilizaremos a realização uma partida de Vôlei, dentro dos moldes atuais, mas considerando-se somente as regras que forem citadas. Com esta dinâmica, além da realização do jogo propriamente dito, teremos um breve panorama do conhecimento dos alunos sobre o Voleibol.

Recursos Complementares

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:

  • A trajetória histórica do Voleibol apresenta histórias incríveis tais como jogos com um público de 80 mil pessoas, discussão de jogadores sobre a utilização da bola do jogo, dentre outras. Todas essas curiosidades podem ser conferidas no site PROCRIE - Bolas de Voleibol (www.procrie.com.br - Acessado em 20/05/2012).
  • Tal como acontece em outros esportes, também no voleibol são criadas formas adaptadas para sua prática. Uma destas formas, que se tornou muito popular no Brasil a partir da década de 80, é o vôlei de praia. Hoje somos uma das maiores potências mundiais neste esporte. Para saber as últimas notícias sobre estes esportes, basta acessar o site Oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (http://www.cbv.com.br/ - Acessado em 20/05/2012).
  • Acesse também os vídeos: Tv Escola - Série Atividade - Voleibol - Parte 1 (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37147); Tv Escola - Série Atividade - Voleibol - Parte 2 (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37151), pois estes irão auxliar no entendimento do processo evolutivo do Voleibol.
Avaliação

Como estratégia avaliativa solicitaremos aos alunos que façam uma redação, onde deverão ser apontados os momentos e/ou fatos históricos que considere importantes para a estruturação e consolidação do voleibol ao longo dos anos. Neste texto ele deverá sempre estabelecer uma comparação entre os fatos mencionados e o contexto histórico da época em questão.


Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 8/8 - 100%
  • Quatro estrelas 0/8 - 0%
  • Três estrelas 0/8 - 0%
  • Duas estrelas 0/8 - 0%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.