02/06/2012
Co-autor(es) Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Deslocamentos populacionais |
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA é necessário que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, a Webcam e o Tux Paint. Estar inserido no processo de alfabetização.
Você também poderá utilizar o TABLET, caso sua escola disponha desse recurso. Para saber mais sobre a utilização do tablet em sala de aula, consulte matéria publicada na Folha de S. Paulo – 01/02/2012 por Breno Costa e Renato Machado, “Sem saber como usar”, divulgada no sitio: http://www.revistapontocom.org.br/ultima-materia-3/mec-quer-tablets-sem-saber-como-usar, acesso em 08/04/2012.
1) Instigue seus alunos a pensarem sobre o que querem pesquisar ao longo da semana, oriente-os a conversarem com seus pais também para saber o que eles pensam a respeito. Mas, caso já tenha o tema em mente, leve para sala de aula materiais como: filmes, livros, revistas, vídeos ou outros, que despertem o interesse dos alunos por aquele tema.
2) No dia da escolha do tema, organize sua turma em rodinha, e peça que deem sua opinião sobre o que querem pesquisar. Em seguida, faça a votação por escrito, por meio de cédulas, isto poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com a Matemática, para fazer a tabulação dos votos, com a Língua Portuguesa, para fazer o relatório e com a ética e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidadão, dentre outras. Portanto, estas duas aulas poderão se desdobrar em várias outras dependendo o caminho que a turma apontar.
- O tema sugerido para ser abordado com os alunos, no presente projeto é a “Origem da população da região Sudeste do país”. Delimitamos com eles essa região por ser onde habitam.
- Para desenvolver a pesquisa sobre a Origem da população da região Sudeste com seus alunos, você poderá instigá-los sobre o tema da seguinte forma:
- Separe imagens e fotografias que evidenciem a diversidade da população brasileira. Separe também, imagens e fotos de pessoas de outros países que imigraram para o Brasil, por exemplo, europeus, asiáticos, africanos, etc. Coloque as imagens em uma caixa surpresa, que você poderá nomear de “Caixa da Diversidade” e apresente-as para as crianças na rodinha.
Veja abaixo algumas sugestões de imagens:
Imagem 1 – Fonte: http://www.funai.gov.br/indios/jogos/etnias/etnias.htm
Imagem 2 – Fonte: http://www.ortodontiacontemporanea.com/2010/07/raca-versus-etnia-diferenciar-para.html
Imagem 3 – Fonte: http://wwwvoceeobrasil.blogspot.com.br/2011/09/composicao-etnica-da-populacao.html
Imagem 4 – Fonte: http://bibliotecaziraldo.zip.net/
Imagem 5 – Fonte: http://truelovegirls.blogspot.com.br/2010/12/historia-de-8-japoneses.html
- Inicie o tema perguntando o que eles conseguem observar nas imagens mostradas.
- Analise se eles percebem as diferenças entre as pessoas e a pluralidade existente no Brasil.
- Em seguida, converse com eles sobre o fato do Brasil ser um país com pessoas muito diferentes e explique que isso se deve a forma como ocorreu a formação do nosso povo.
- Aproveite então, para introduzir questões históricas sobre essa formação, abordando a chegada de portugueses, espanhóis, africanos e outros se misturando com os indígenas que já habitavam o nosso país. Conte um pouco da história, relatando fatos como descobrimento, escravidão, catequização, dentre outros que marcaram o processo de colonização.
- Posteriormente, solicite que os alunos olhem uns para os outros e observem se são parecidos, o que eles têm de diferente, no que são parecidos. O objetivo aqui, é que os alunos percebam as diferenças e semelhanças entre eles, observando a miscigenação presente em nosso país.
- Depois proponha aos alunos recortarem imagens de revistas, jornais ou livros usados de povos que habitam na região Sudeste, como por exemplo: brancos, negros, japoneses, portugueses, italianos, índios, dentre outros, façam uma colagem e montem um mapa da diversidade.
- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, e fotografem os rostinhos uns dos outros, utilizando a Webcam de seus computadores. Em seguida eles poderão imprimir as fotos que tiraram e construir o mapa da diversidade da turma, colando as fotos sobre o mapa do Brasil. Mas, se não fazem parte deste projeto, utilizem uma máquina digital.
Escola de Educação Básica da UFU Projeto de Iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – Origem da população da região Sudeste do país – UCA Mapa da diversidade Turma: 3º ano C |
Objetivo: identificar em nosso meio as diferenças raciais existentes.
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- Outra sugestão, para detonar o tema com os alunos, é contar uma história inventada por você, abordando o tema diversidade e pluralidade. Dessa forma, você poderá construir fantoches de diversas etnias que compõe a população do Brasil, e especialmente da região Sudeste, como por exemplo: portugueses, índios, japoneses, africanos, italianos, dentre outros.
- Você poderá representar a história de forma teatral, convidando outros professores para representarem os personagens que aparecem na história, dessa forma a contação se tornará um momento ainda mais lúdico e rico.
- Depois de contar a história dialogue com seus alunos sobre:
- Leve o globo terrestre para a sala de aula ou um mapa e trabalhe com eles a localização geográfica da região Sudeste, e do estado onde eles moram. Em seguida, explique que na pesquisa, vocês irão enfocar o estudo sobre a população do Sudeste, por ser onde eles moram.
1) Proponha que eles representem por meio de colagens ou desenhos o tema que eles irão pesquisar. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.
2) Faça uma lista na lousa com os nomes dos povos que apareceram na história e exponha na sala.
3) Trabalhe a quantidade de letras, vogais e consoantes dos nomes dos povos listados no quadro, por exemplo:
POVOS |
QUANTIDADE DE LETRAS |
QUANTIDADE DE CONSOANTES |
QUANTIDADE DE VOGAIS |
PORTUGUESES |
11 |
5 |
3 |
ÍNDIOS |
6 |
3 |
2 |
AFRICANOS |
9 |
5 |
3 |
4) Resolução de situações-problema a partir da história contada:
Professor, as atividades podem ser adaptadas de acordo com o conteúdo trabalhado com sua turma e o nível de escrita que estejam, ou seja, se for turma de 3º ano, você poderá trabalhar com situações-problema que envolvam multiplicação e divisão.
- Questione os alunos sobre a importância em pesquisar sobre o tema escolhido e peça que registrem.
Eu quero estudar sobre a população do Sudeste porque... |
- Após a realização da atividade solicite que socializem suas justificativas. Posteriormente, solicite que colem no caderno de projetos ou no Portfólio. Se preferir, faça um consolidado ou um texto coletivo a partir das justificativas dos alunos. Se a sua turma for de 1º ano, faça a atividade oral, caso ainda não escrevam de forma autônoma.
Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e discuta com eles sobre a importância desta etapa da pesquisa. Diga-lhes que são as perguntas que eles querem saber que irão conduzir nosso projeto de pesquisa, pois vamos tentar descobrir as respostas para elas.
- Nesse momento do projeto os alunos irão levantar dúvidas e curiosidades que eles querem descobrir sobre o tema em pesquisa.
- Organize uma rodinha para que, cada um, exponha a sua curiosidade.
- Anote o nome de cada aluno e na frente seu questionamento. As perguntas dos alunos servirão para nortear o percurso do projeto.
Veja a seguir um exemplo, de alguns questionamentos:
Aluno |
O quero saber sobre o tema? |
Alex |
Como a população do Sudeste se originou? |
Evellyn |
Tinha índios na região Sudeste? |
Gabrielle |
Quais povos habitam nessa região? |
Isabella |
Existem pessoas de outros estados que vieram morar nessa região? |
1) Represente sua curiosidade por meio de desenho e escrita:
O que eu quero saber sobre a população do Sudeste é...
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Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão na ficha sugerida anteriormente.
Eles também poderão utilizar as ferramentas do tablet para fazer o desenho.
Professor, explore com seus alunos o que são hipóteses. Se necessário, explique-lhes que as hipóteses representam o que pensamos ou sabemos sobre determinado assunto, que pode ser verdadeiro ou não, por isso temos que estudar, pesquisar, para comprovar ou não a nossa hipótese.
- Nessa fase, os alunos devem descrever o que pensam sobre suas curiosidades e anotarem, pois ao final da pesquisa, eles irão comparar suas hipóteses iniciais sobre suas curiosidades com as conclusões que alcançaram por meio de suas pesquisas.
Veja um exemplo a seguir:
Questionamento da criança - problema
Evellyn |
Tinha índios na região Sudeste? |
Hipótese da criança sobre seu questionamento?
Evellyn |
Eu acho que tinha e eles moravam na floresta. |
Pesquise em revistas, jornais ou livros usados figuras ou frases que ilustrem a sua hipótese.
1) Represente sua hipótese por meio de uma colagem e escrita.
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Professor, nesta etapa nós vamos juntamente com os alunos elencar os objetivos da pesquisa. Questione-os sobre o que vamos aprender ao estudar este tema, ao realizar esta pesquisa. Conduza a discussão para que digam sobre os objetivos. Registre na lousa e utilize a linguagem adequada. Veja uma sugestão:
Os objetivos de estudar a Origem da população da região Sudeste do país é para:
·Descobrir como a população começou;
·Identificar quem eram os povos que estavam aqui no início do Brasil;
·Aprender sobre os povos da região Sudeste;
·Descobrir quem são os povos que vieram morar no Sudeste.
- Para realizar a pesquisa é fundamental definir com os alunos em que meios poderão procurar informações sobre o tema pesquisado. É importante ressaltar que, apesar de a internet ser um dos meios mais utilizados atualmente para realizar pesquisas, deve-se ter o cuidado de checar se as fontes são seguras e verdadeiras. Também é preciso utilizar outras fontes de pesquisa.
- Solicite que os alunos realizem uma pesquisa em casa com seus familiares e tragam para a escola materiais falando sobre o tema em estudo, para que possam ir construindo um banco de fontes de pesquisa.
Questione com eles, onde poderemos pesquisar e descobrir se nossas hipóteses são verdadeiras ou não. Deixe que falem, mas se esquecerem de alguma fonte importante, conduza os questionamentos para que façam a descoberta. Vejam uma sugestão:
2) Agora responda: qual fonte de pesquisa você mais utiliza?
- Explique para seus alunos que, é importante registrar as fontes e a bibliografia consultada durante a realização de toda a pesquisa, para que ao fim do projeto, conste no “Dossiê” ou “Portfólio do Projeto” dos alunos e professor, o referencial bibliográfico consultado para a pesquisa.
- Explique-lhes sobre a importância em respeitar a autoria da pesquisa, e que ao citar algum trecho escrito por outra pessoa é imprescindível que se coloque a fonte da qual ele foi retirado. Aproveite esse momento para ensinar seus alunos a colocarem referência bibliográfica em seus trabalhos, veja um exemplo:
MORAES, Vinicius de. A arca de Noé. Ilustrações de Nelson Cruz. São Paulo: Companhia das letrinhas, 2004.
A referência segue as seguintes orientações:
Sobrenome do autor em letra maiúscula, seguidos dos prenomes e outros sobrenomes do autor. Título da obra destacado em negrito ou itálico. Local de publicação, seguido de dois pontos, nome da editora, e ano de publicação.
- Dependendo da faixa etária de seus alunos você poderá aprofundar esse assunto, para tanto sugerimos como leitura complementar para esse trabalho a seguinte bibliografia:
SILVA, Ângela Maria; PINHEIRO, Maria Salete de Freitas; FRANÇA, Maira Nani. Guia para normalização de trabalhos técnico-científicos: projetos de pesquisa, trabalhos acadêmicos, dissertações e teses. 5ª ed. Uberlândia: UFU, 2006.
Professor, outra fonte importante é o sitio da ABNT http://www.abnt.org.br/ no qual você se informa sobre as normas para todo tipo de trabalho acadêmico.
Como iniciar a pesquisa?
- No projeto em questão, iniciamos explorando com os alunos a localização da região Sudeste e seus conhecimentos prévios sobre a população dessa região. Depois, partimos para as pesquisas buscando responder as questões que eles trouxeram. Lembre-se, que nessa etapa busca-se resolver e responder as curiosidades dos alunos.
1) Localização da região Sudeste: Inicie a aula com um jogo para verificar se os alunos conseguem identificar as regiões do Brasil, especialmente a Sudeste. Há um jogo interessante no site do IBGE. - Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem o sítio http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/quebra_cabeca_mapas/default.htm (acesso em 03/05/2012) do jogo por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática. Veja a seguir:
Fonte: http://www.ibge.gov.br/7a12/brincadeiras/quebra_cabeca_mapas/default.htm
Aborde também com os alunos, o Jogo dos mapas, disponível no Portal do Professor e verifique se conhecem a localização dos estados brasileiros e se sabem nomeá-los. Como o foco desta aula é a região Sudeste, verifique se eles compreendem onde estão localizados os Estados que compõem essa região e sua localização geográfica.
2) Produção artística: No sítio http://www.brasilescola.com/brasil/regiao-sudeste.htm (Acesso em 02/05/2012), você encontra a imagem das bandeiras do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.
Mostre as imagens das bandeiras para seus alunos, e em seguida, divida-os em 4 grupos, para que cada um desenhe a bandeira de um dos Estados do Sudeste. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.
3) Trabalhando a história - a chegada dos portugueses/brancos: para iniciar o resgate da origem da população da região Sudeste com os alunos, utilize um vídeo que ilustra um pouco do que foi a chegada dos portugueses, primeiros imigrantes ao Brasil e seu contato com os índios. A sugestão é a música Pindorama, do grupo Palavra Cantada. Os alunos poderão utilizar seus laptops por meio do Mozilla Firefox (Metasys>Favoritos>Navegador de Internet) para assistirem ao vídeo que está disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=s7nhcOShzYM&feature=related (Acesso em 03/05/2012).
- Veja abaixo a letra da música:
Pindorama (Terra à vista!)
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Pindorama, Pindorama Vera Cruz, Vera Cruz Pindorama, Pindorama Pero Vaz, Pero Vaz |
Para as índias, para as índias Ao Álvares Cabral Ao Álvares Cabral Fonte: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/286863/ (Acesso em 04/05/2012) |
Observação: a palavra “Pindorama” significa: (em tupi-guarani pindó-rama ou pindó-retama, "terra/lugar/região das palmeiras") é uma designação pré-cabralina dada a regiões que mais tarde, formariam o Brasil. Por extensão de significado, é o nome indígena por excelência desse país sul-americano.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pindorama (Acesso em 03/04/2012)
- Proponha uma interpretação de texto a partir da letra da música. Se a sua turma ainda não escreve de forma autônoma, faça a interpretação oral. Veja uma sugestão:
- Converse com seus alunos na rodinha, explicando-lhes que quando os portugueses chegaram ao Brasil, eles chegaram à região Nordeste, e depois foram explorando outras regiões do Brasil, e ampliando sua população, inclusive a região do Sudeste. Converse com eles que além dos portugueses, outros imigrantes vieram para o Brasil, como os africanos que inicialmente, eram escravos, dentre outros.
4) Trabalhando a história - a chegada dos africanos/negros: Para ilustrar a chegada dos africanos ao Brasil, que vieram como escravos, apresente a história “Jeremim em: o príncipe que veio da África”. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/31165550/O-negro-na-Historia-do-Brasil-visto-pelos-quadrinhos (Acesso em 04/05/2012).
- Você poderá utilizar um projetor multimídia e projetar a história em quadrinhos para seus alunos. Em seguida solicite que realizem a leitura coletiva da história, você também poderá dividir um quadrinho para os meninos e outro para as meninas. Essas estratégias de leitura ajudam as crianças a se concentrar mais no que estão fazendo, além de ser divertido.
- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem a história em quadrinhos no sítio indicado acima, por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), mas se não participam deste projeto, leve-os até o laboratório de informática.
Após a leitura da história, proponha uma interpretação oral sobre a mesma. Em seguida, solicite que eles desenhem o personagem principal da história, representando suas características físicas.
Se a sua escola faz parte do projeto UCA, eles poderão fazer os desenhos utilizando a ferramentas do Tux Paint (metasys/edusyst/arte e música/ pintura digital). Mas, se não participam deste projeto, poderão fazer o desenho a mão em uma folha A4 ou no caderno de projetos.
- Se sua turma já escreve de forma autônoma, ou seja, está na fase alfabética ou ortográfica da escrita você poderá trabalhar uma produção de texto. Uma boa opção é uma reescrita da história, assim, eles fazem uma releitura, mas alterando o final ou mesmo mudando os personagens.
5) Pesquisa em sala: oriente seus alunos a pesquisarem no material que eles trouxeram para compor o acervo de fontes de pesquisa, ou então na internet, informações sobre a origem da população do Sudeste. Veja abaixo uma sugestão texto expositivo que pode ser abordo com seus alunos:
A população da região Sudeste
O Sudeste é uma das cinco macrorregiões do Brasil, sendo formado pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Sua extensão territorial é de 924.511,3 quilômetros quadrados. É o complexo regional mais populoso e povoado do país, pois de acordo com dados do Censo Demográfico realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), totaliza 80.364.410 habitantes. Sua densidade demográfica é de aproximadamente 87 habitantes por quilômetro quadrado.
A distribuição da população da região Sudeste por estado, ocorre da seguinte forma:
São Paulo – 41.262.199 habitantes.
Minas Gerais – 19.597.330 habitantes.
Rio de Janeiro– 15.989.929 habitantes.
Espírito Santo – 3.514.952 habitantes.
A Região era habitada por tribos indígenas quando ocorreu a ocupação portuguesa. A miscigenação do português com o índio teve início no século XVI, época em que se formaram as primeiras cidades, como São Vicente, São Paulo e Rio de Janeiro. O negro foi trazido à região para a realização do trabalho escravo e, consequentemente, contribuiu para a diversidade étnica e cultural do Sudeste.
Porém, foi com a expansão cafeeira no fim do século XIX e início do século XX, que o Sudeste recebeu imigrantes de diferentes lugares do mundo, principalmente italianos, japoneses, alemães, sírios e libaneses para trabalharem nas lavouras de café. Os fluxos migratórios com destino à Região não cessaram. Posteriormente, vieram espanhóis, coreanos, poloneses, suíços, holandeses, franceses, entre tantos outros. Estima-se que são mais de 70 nacionalidades distintas, presentes na população do Sudeste.
Além dos imigrantes estrangeiros, os estados do Sudeste, em especial São Paulo, atraiu – e ainda atrai – centenas de milhares de migrantes do território nacional, oriundos principalmente dos estados do Nordeste.
Os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) estão entre os melhores do Brasil: São Paulo, 0,833; Rio de Janeiro, 0,832; Espírito Santo, 0,802 e Minas Gerais, 0,800. A maioria da população reside em áreas urbanas (aproximadamente 93%), e as taxas de alfabetização, são consideradas elevadas. No entanto, os estados sofrem com vários problemas urbanos, como engarrafamentos, déficit de moradia, violência, poluição, etc.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/a-populacao-regiao-sudeste.htm
- Veja abaixo outras sugestões de sítios nos quais, você poderá pesquisar com seus alunos sobre a origem da população do Sudeste, desde o período da colonização, até os dias atuais, retratando também a imigração de povos de outros países, bem como a migração de povos de outras regiões do Brasil, para o Sudeste, visando aspectos como emprego, melhoria de condições de vida, educação, dentre outros. Por meio dessa pesquisa, também será possível detectar com seus alunos, que povos vivem em cada Estado do Sudeste, especificamente.
Texto 1: Região Sudeste – população - Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-populacao-brasileira/historia-da-populacao-brasileira.php
Texto 2: População e etnias de São Paulo – Fonte: http://www.brasilescola.com/brasil/populacao-etnias-sao-paulo.htm
Texto 3: Aspectos da população de Minas Gerais - Fonte: http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-populacao-minas-gerais.htm
Texto 4: Aspectos da população do Estado do Rio de Janeiro – Fonte: http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-populacao-estado-rio-janeiro.htm
Texto 5: Aspectos da população o Espírito Santo - Fonte: http://www.brasilescola.com/brasil/aspectos-populacao-espirito-santo.htm
- Leia os textos com seus alunos, caso eles já leiam de forma autônoma, deixe que leiam na rodinha uns para os outros, e discutam sobre as informações que encontraram.
- Em seguida, solicite que cada um escreva um relatório, descrevendo as descobertas que fizeram com a pesquisa sobre a população do Sudeste.
6) Montando um painel: depois de realizar e socializar as pesquisas, imprima as informações encontradas e monte um painel com seus alunos, para afixar no corredor da sala e aula. Dessa forma, outros alunos da escola, poderão ler e adquirir conhecimentos sobre a pesquisa realizada. Solicite que marquem com canetas coloridas, as partes mais importantes nos textos pesquisados, dessa forma, ficará mais fácil para quem passar no corredor realizar uma leitura dinâmica, encontrando tais informações. Lembre-os de registrarem as fontes consultadas, ou seja, as referências bibliográficas.
7) Palestra com profissional da História: convide um professor da área de História para realizar uma palestra para seus alunos sobre o tema “A origem, as características da população, bem como os motivos de migração para o Sudeste”. Nesse sentido, o professor poderá explorar questões das curiosidades dos alunos, e até mesmo, curiosidades que surgirem no dia da palestra. Aproveite esse momento, para confeccionar um convite para esse professor, assim você também poderá abordar esse portador de texto e suas características com seus alunos. No sítio http://www.criarfazergratis.com/modelos-de-convites/, você encontra modelos de convites que podem ser trabalhados com seus alunos.
Envie para o professor a problematização, assim ele focará as questões dos alunos e a palestra será mais produtiva. Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops, e fotografem ou filmem a palestra, utilizando a Webcam de seus computadores. Mas, se não fazem parte deste projeto, utilizem uma máquina digital.
- Depois da palestra, solicite que seus alunos produzam um texto contando o que descobriram.
8) Construção da árvore genealógica - qual é a sua descendência? Para explorar a descendência de seus alunos, e de seus familiares, proponha que eles construam em casa a árvore genealógica da família. Para tanto, explique-lhes que ela representa como nossa família está estruturada, as nossas origens, e cada membro pertencente a essa família. Depois de construírem a árvore genealógica, peça para eles perguntarem para seus familiares qual é a origem de sua família e escrevam na tarefa, por exemplo: índios, portugueses, africanos, italianos, etc.
9) Socialização da tarefa de casa: Nesse momento, os alunos deverão socializar suas descobertas, sobre a origem da descendência de sua família. Anote no quadro o nome do aluno e o nome do povo do qual ele é descendente. Em seguida, faça uma lista os nomes dos povos citados, e anote na frente dos nomes a quantidade de alunos que relataram ser descendentes deles. Posteriormente, proponha a construção de um gráfico com as informações adquiridas.
10) Construindo gráficos – a descendência dos alunos
Professor, o gráfico é um importante recurso para tratar as informações e possibilita aos alunos desenvolver habilidades de organização e classificação, por meio da comparação. Mas, se os seus alunos ainda não têm vivência com gráficos, leve para sala alguns modelos ou solicite que acessem o sítio: http://blogueigoo.blogspot.com/2009/11/sites-para-fazer-graficos-sem-usar.html - consulta realizada em 09/04/2012- para que conheçam. Você poderá utilizar o laptop UCA, mas caso sua escola não faça parte deste projeto, leve revistas, jornais ou leve-os ao laboratório de informática.
Para facilitar a construção do gráfico você poderá fazer uma tabela com o número de colunas necessárias para a quantidade de povos elencados ou utilizar folhas quadriculadas.
NÚMERO DE ALUNOS DESCENDENTES |
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X |
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ÍNDIOS |
JAPONESES |
AFRICANOS |
ITALIANOS |
PORTUGUESES |
SÍRIOS |
2) Resolução de situações-problema: agora responda as questões observando o gráfico:
a) Qual é o povo do qual descende a maioria dos alunos?
b) Quantos votos ele recebeu?
c) Qual foi o povo que menos apareceu?
d) Quais povos tem a mesma quantidade de alunos descendentes?
e) E você, de qual desses povos é descendente? O que você pensa sobre isso?
11) MALA DA DIVERSIDADE - confecção dos bonecos: proponha para os alunos, agora que já descobriram suas origens e perceberam o quanto são diferentes, e semelhantes também, que construam em casa com seus familiares um boneco, representando suas características físicas (cor do cabelo, pele, olhos, formato do nariz, boca, dentre outros). Eles também poderão registrar como foi essa experiência, produzindo um texto. E ainda, construírem um texto apresentando esse boneco (que no caso é o aluno), seu nome, sua descendência, o que ele mais gosta de fazer, o que não gosta, dentre outros, para levarem e socializarem com seus amigos em sala.
- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops para produzirem seus textos utilizando o Kword (metasys>aplicativos >ferramentas de produtividade>suíte de escritório>processador de textos), mas se não participam deste projeto, eles poderão produzir escrevendo.
- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que levem seus laptops para casa e utilizem a Webcam localizada na área de trabalho para fotografarem a construção dos bonecos e socializarem com os colegas na sala.
- Professor, é importante que você reserve um período mais longo para a realização dessa tarefa de casa, pois ela demanda mais tempo do que as outras, sugerimos uma semana para a realização da mesma.
Observação: No sítio http://aprendiz.uol.com.br/content/swivunogec.mmp você encontra uma reportagem sobre a mala da diversidade. E no sítio http://www.ceert.org.br/premio4/categ_prof_inf_171_villa.htm, você também encontra os princípios dessa proposta pedagógica.
Para conhecer uma experiência com a Mala da Diversidade consulte a aula postada no Portal do Professor: “Ensinando dentro do princípio da igualdade racial”- http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19269
12) Socialização: Nesse momento, os alunos irão socializar seus bonecos, ler suas cartas apresentando-os, contar como foi o processo de construção, o que utilizaram e qual sua opinião sobre essa atividade, bem como a opinião dos familiares que o auxiliaram. Aproveite esse momento, para valorizar as características e a pluralidade cultural e racial existentes na turma, ressaltando a importância de se respeitar as diferenças e o jeito das pessoas.
- Se a sua escola faz parte do projeto UCA, solicite utilizem a Webcam localizada na área de trabalho dos laptops para fotografar esse momento. Ou então, utilize a máquina fotográfica.
13) Confecção de música: convide um professor de música para compor uma canção com você e seus alunos, retratando o tema estudado. Para tanto, você deverá confeccionar primeiramente com eles a letra da música. Para isso, retome as questões estudadas, as descobertas realizadas até então e decidam um tema para a música, escrevam sua letra, construindo rimas e em seguida, apresentem-na para o professor de música ajuda-los na composição da melodia. Depois de pronta, vocês poderão apresentá-la em sua escola e para os familiares, e se tiver a possibilidade, grava-la em um estúdio. Eles irão se envolver e adorar essa proposta!
14) Confecção de poesia: Você também poderá confeccionar com seus alunos uma poesia sobre o tema em estudo. Para tanto, oriente-os sobre a construção de rimas explorando o conteúdo que foi trabalhado até o momento.
15) Preparando para a socialização: Decida com seus alunos como é que vocês irão expor aos familiares e comunidade o que descobriram com a pesquisa sobre a origem da população da região Sudeste.
- Uma sugestão é preparar com seus alunos uma peça teatral, explorando questões como por exemplo: chegada dos povos ao Brasil, chegada da população a região Sudeste, migração de pessoas para a região, ou ainda uma peça relatando as diferenças de etnias e culturas nessa região e o respeito a elas.
- Para tanto, produza a escrita de um roteiro para a peça teatral, abordando esse portador de texto e suas características com os alunos. No roteiro devem conter aspectos como:
·Personagens;
·Uma história com início, meio e fim;
·Organização das falas e dos acontecimentos em ordem cronológica;
- Nesse momento do projeto, os alunos deverão voltar em suas perguntas e hipóteses iniciais e compararem com o resultado de suas pesquisas, e então verificar se sua hipótese estava correta ou não. Em seguida, deverão sistematizar as respostas das perguntas iniciais para compor a conclusão em seu relatório. Veja um exemplo:
Aluno |
Problema |
Hipótese |
Conclusão |
Isabella |
Existem pessoas de outros estados que vieram morar nessa região? |
Eu acho que sim. |
Sim, essas pessoas vêm a procura de melhores ofertas de emprego, educação, saúde, dentre outros aspectos. |
- Nessa fase você irá organizar com seus alunos uma forma de socializar suas descobertas sobre os temas trabalhados na pesquisa. Pode ser uma apresentação cultural, uma feira expositiva com cartazes, maquetes, materiais característicos do tema em pesquisa, dentre outros, o que importa é socializar com os familiares e outras turmas da escola, o que eles aprenderam durante a pesquisa.
- Nesse projeto, sugerimos como forma de socializar os resultados, uma exposição e também a realização de uma peça teatral abordando o tema “A população do Sudeste”.
Organize com seus alunos a peça teatral e também a exposição, convide os pais e familiares para participarem. Para tanto, planeje com eles todas as ações:
Se o Dossiê ou portfólio do projeto já estiver concluído, deixe-o exposto para que os visitantes possam analisá-los e dar sua opinião, para isso mantenha ao lado um bloco ou folhas e lápis para o registro.
Links no portal:
Região Sudeste e seu povo: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23562
Sítios:
Banco de atividades: http://bancodeatividades.blogspot.com/2010/04/descobrimento-do-brasil-para-criancas.html
Povo brasileiro: http://chimeni.blogspot.com/2010/01/o-povo-brasileiro.html
Brasil colônia: http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/educacao-brasil-colonia-475875.shtml
Descobrimento do Brasil: http://www.historiadobrasil.net/descobrimento/
Vídeos
Igualdade: http://www.youtube.com/watch?v=mVJGqhc4ixU
Descobrimento do Brasil: http://www.colegioweb.com.br/datas/o-descobrimento-do-brasil22-de-abril.html
Índios no Brasil: http://www.youtube.com/watch?v=jY47_GjdMw4&feature=fvsr
Região Sudeste: http://www.youtube.com/watch?v=CnLGVkp4Gu0
Passatempos:
Smart kids: http://www.smartkids.com.br/passatempos/descobrimento-brasil.html
http://www.smartkids.com.br/desenhos-para-colorir/descobrimento-brasil.html
Professor, a avaliação deverá ser um processo contínuo de reflexão, em todas as atividades propostas durante o projeto de pesquisa. Observe a participação e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles compreenderam como se realiza uma pesquisa, se fizeram suas pesquisas de forma autônoma e participaram das situações propostas. Se realizaram leituras interpretando as informações do texto; resolveram situações-problema; reconheceram a estrutura de gêneros textuais como músicas, textos expositivos, convites e relatórios; se souberam organizar dados em gráficos; e exploraram a temática da pesquisa conhecendo a origem do povo da região Sudeste; se compreenderam a pluralidade de raças existentes em nosso país e aprenderam sobre a importância de se valorizar e respeitar cada uma delas; se participaram da peça teatral se envolvendo desde a construção do roteiro, até a apresentação.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/06/2012
Cinco estrelasO presente trabalho é de uma grandeza inenarrável!!! Parabéns aos organizadores...