18/07/2012
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
- Identificar quais são os recursos (movimentos) utilizados no jogo de voleibol, além dos fundamentos básicos deste esporte, tais como rolamentos frontal, lateral e reverso associados à defesa baixa.
- Identificar em que situação serão utilizados os pés no jogo de Voleibol.
Para realização dos movimentos aqui propostos, é necessária a aquisição e conhecimento de alguns padrões motores, tais como o rolamentos frontal e lateral e até o mesmo o chute.
MOMENTO I: Defesas Baixas – “Peixinho”
MATERIAL: Para a prática desta aula serão necessários alguns colchonetes, uma rampa de madeira, rede e bolas de voleibol.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos a vivência de defesas baixas no voleibol. Fazer com que eles percebam a complexidade e importância deste gesto para o esporte.
CONTEXTUALIZANDO: Definimos aqui como recursos técnicos os movimentos utilizados durante um jogo de voleibol que não se enquadram nos fundamentos e que são muito utilizados para recuperação de bolas baixas, também comumente chamadas de quedas ou recursos de defesa baixa.
Atividade 1: Alongamentos
Para a realização de exercícios físicos - no nosso caso rolamentos - faz-se necessário a preparação articular e muscular de estruturas de membros superiores e inferiores, além da região da coluna cervical, torácica e lombar. A seguir apresentamos sugestão de uma sequência de exercícios de alongamentos.
(Fonte: DANTAS, 1999; ANDERSON, 1983)
Atividades 2: Rolamento frontal
Em uma sequência pedagógica de exercícios para a execução do rolamento frontal os alunos serão motivados a praticá-los primeiramente de uma superfície mais alta para outra mais baixa, como um degrau; em seguida em uma rampa inclinada e, por fim, no solo sem o apoio de nenhum aparato conforme as figuras abaixo.
Fonte: http://www.birafitness.com/ginastica_olimpica/solo.htm (Acesso em 20/05/2012)
Atividade 2: Rolamento Reverso
Para a prática deste tipo de rolamento seguiremos a mesma metodologia dos exercícios apresentados anteriormente, apenas realizando, obviamente, o rolamento para trás ou reverso.
Atividade 3: Rolamento Lateral
Este talvez seja o mais utilizado em uma partida de voleibol, com o objetivo de alcançar a bola para defendê-la. Sua execução tem a mesma sequência motora do rolamento frontal, porém, durante o movimento, o corpo ficará posicionado de lado conforme pode ser verificado na figura. No caso deste exercício é importante o treinamento da execução para ambos os lados (direita e esquerda).
Fonte: http://www.justvolleyball.com.br/vp_manchete_ti_art07_manchete_defesa_7.htm (Acesso em 20/05/2012)
Atividade 4: Associação do rolamento à defesa
O professor deverá dividir a turma em dois grupos, de tal modo que cada um ficará posicionado no fundo da quadra, em lados opostos. O professor ficará na rede e fará alternadamente ataque para ambos os lados. Os alunos, em duplas, ficarão posicionados para defender os ataques. A cada seis ataques - sendo três para cada lado - as duplas serão trocadas até que todos os alunos participem da atividade.
Momento II: A utilização dos pés no voleibol.
Atividade 5: Pesquisa
O aluno deverá pesquisar, para discussão em aula, sobre as últimas alterações das regras do Voleibol, dando-se ênfase, neste momento, à permissão da utilização dos pés como recurso de defesa. Os alunos deverão trazer algumas informações específicas, tais como: ano de alteração da regra, objetivo, aplicabilidade e eficácia da inserção deste recurso nos jogos de Voleibol.
Atividade 6: Jogando com os pés
Para que os alunos vivenciem a experiência de jogo utilizando-se os pés no Voleibol, serão realizados, em uma mesma aula, dois coletivos. No primeiro deles o aluno deverá realizar as defesas somente com as mãos, utilizando as técnicas e movimentos anteriormente ensinados. Já no segundo jogo coletivo, os alunos deverão realizar as defesas somente com os pés. É importante ressaltar aqui que os outros movimentos necessários para o desenvolvimento do jogo - por exemplo, o levantamento - poderão ser executados com as mãos para não descaracterizar o esporte. Ao final da aula, faremos uma discussão em grupo para analisar as dificuldades e particularidades de cada uma dessas alternativas, tais como: precisão, as situações de aplicabilidade de cada uma delas e as dificuldades encontradas na execução das mesmas. Antes do início da vivência prática, os alunos serão orientados a fazer uma autoavaliação da evolução dos fundamentos trabalhados na aula fazendo comparação de como agiam antes de conhecer e experimentar a técnica dos fundamentos trabalhados na aula com as habilidades agora adquiridas.
Apresentamos aqui as referências bibliográficas utilizadas nesta aula e algumas sugestões que podem ser fonte de consulta para a pesquisa solicitada.
ANDERSON, B. Alongue-se. 23ªed. São Paulo: Summus, 1983. 184p.
DANTAS, E.H.M. Flexibilidade - alongamento e flexionamento. 4ªed. Rio de Janeiro: Shape, 1999. 327p.
Site da Confederação Brasileira de Voleibol http://www.cbv.com.br/v1/ (Acesso em 20/05/2012).
Site TV Escola - Série ATIVIDADES - Voleibol http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=12113 (Acesso em 18/07/2012)
Serão avaliados os trabalhos escritos e a participação dos alunos nas discussões que serão conduzidas durante a aula, e como avaliação da prática, os alunos serão orientados a fazer uma autoavaliação constante da atividade 6.
Duas estrelas 1 classificações
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22/07/2012
Duas estrelasProfª Katia, boa noite! Uma aula de rolamento para alunos do EM, foge do contexto para alunos em sala de aula. Observo que serveria mais para um trabalho com Turmas de Treinamento especifico para Voleibol. A intenção da aula é boa, mas não indicada para aulas regulares. Se a intenção do estudo fosse analisar os movimentos realizados, os grupos musculares que são exigidos para a realização do rolamento, e fosse feita uma reflexão sobre a importância do movimento, a aula estaria dentro do contexto