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Imaginário das Sociedades Utópicas ao Longo da História.

 

27/07/2012

Autor e Coautor(es)
Augusto Carvalho Borges
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Pedro Henrique Barbosa Montandon de Araújo, Lígia Beatriz de Paula Germano.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender nesta aula algumas das mais importantes teorizações sobre uma sociedade perfeita. Por meio de clássicos antigos, modernos e contemporâneos, os alunos serão poderão discernir a utopia de cada época, assim como perceber a necessidade de se pensar uma sociedade perfeita.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão, previamente, ter noção de filosofia e histórias antiga, moderna e contemporânea.

Estratégias e recursos da aula

Introdução

 
Por toda a história da humanidade, certas discussões estão sempre presentes, uma delas é a validade e a necessidade de se pensar uma sociedade utópica. Esta aula partirá de uma discussão sobre utopia nos dias de hoje e apresentará a utopia de algumas sociedades ao longo do tempo. A participação dos alunos nos debates é essencial.
 
Aula 1
 
A primeira aula consistirá em dois momentos: o primeiro, de discussão, e o segundo, de organização de grupos para as próximas aulas. O professor deverá, então, começar a aula com a seguinte frase exposta no quadro: “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.” (Eduardo Galeano).
 
Exposta a frase, o professor deverá iniciar o debate com algumas perguntas provocadoras, como:
 
- Quais os significados que estão por trás desta frase?
- É possível pensar em uma sociedade utópica nos dias de hoje?
- Quais os maiores problemas a serem resolvidos por nossa sociedade atualmente?
- As sociedades mais antigas, também, projetavam sociedades utópicas?
- Se sim, suas projeções eram parecidas ou diferentes das nossas?
 
Terminada a discussão, o professor deverá dividir a turma em cinco grupos, de modo que cada grupo pesquise sobre sociedades utópicas diferentes. Para cada grupo, o professor proverá perguntas específicas, a fim de conduzir as pesquisas para que obtenham melhores resultados.
 
- Grupo 1: “República dos Filósofos (Platão)”.
 
Perguntas:
 
1- Para Platão, qual o valor que deve guiar a sociedade?
2- O que é um Rei Filósofo?
3- Qual o papel do conhecimento e da razão no governo ideal?
 
Respostas: Deverão explicitar a “Justiça” como o guia da sociedade, discutir a sabedoria do Rei Filósofo e dos cidadãos e explicar o papel do uso da razão, para a garantia de um governo justo, ante os desejos individuais.
 
Para tal trabalho, o professor deverá instruí-los para conversar com o professor de Filosofia sobre a obra de Platão, ler os capítulos II, III e IV para responder sobre a justiça, e o capítulo VII para responder às perguntas 2 e 3. Se acharem válido, poderão procurar em seus livros didáticos ou na Internet.
 
Platão.
 
- Grupo 2: “A Ilha de Utopia (Thomas Morus)”.
 
Perguntas:
1- Qual a causa da pobreza?
2- O que deve ser feito para erradicar a pobreza?
3- Descreva a Ilha de Utopia.
 
Respostas: Os alunos deverão apontar para a propriedade privada como a principal causa da desigualdade social e, em última instância, da pobreza. A descrição da Ilha deverá envolver compreensões básicas do livro.
 
Para tal trabalho, o professor deverá indicar aos alunos o livro A Utopia, além de instruí-los a pesquisar em seus livros didáticos e na Internet.
 
Utopia (xilogravura) Thomas Morus
 
(1- Xilogravura por Ambrosius Holbein, 1508. Fonte:  http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/34/Utopia.jpg )
(2- Thomas Morus por Hans Holbein, 1527. Fonte:  http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f0/Hans_Holbein_d._J._065.jpg )
 
- Grupo 3: “Socialismo Utópico (Falanstério e Saint Simon)”.
 
Perguntas:
 
1- O que é Socialismo Utópico? Qual a diferença entre o Socialismo Utópico e o Científico?
2- O que é um Falanstério?
3- Segundo Saint Simon (um dos socialistas utópicos), qual o maior auxílio que o homem teria para chegar ao socialismo? Por quê?
 
Resposta: Os alunos deverão explicar a diferença entre socialismo utópico e científico, assim como descrever, sucintamente, o falanstério e explicitar a ciência e os avanços tecnológicos, como a aposta de Saint Simon para uma sociedade igualitária.
 
Para tal trabalho, o professor deverá instruí-los a pesquisar em seus livros didáticos e na Internet. Como este tema poderá apresentar falta de fontes para pesquisa, logo abaixo estão alguns sites que tratam do assunto.
 
Sites:
 
Falanstério Charles Fourier Saint Simon
 
(2 - Foto de Charles Fourier. Fonte:  http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c2/Fourier.gif )
 
- Grupo 4: “Comunismo”.
 
Perguntas:
 
1- O que é Luta de Classes?
 
2- Quais são as etapas do Capitalismo até o Comunismo?
 
3- O que é Comunismo?
 
Para tal trabalho, o professor deverá instruí-los a pesquisar em seus livros didáticos (de História e Filosofia) e na Internet. Como este tema poderá apresentar falta de fontes para a pesquisa, logo abaixo estão alguns sites que tratam do assunto.
 
Respostas: O professor não deverá esperar respostas elaboradas e profundas dos alunos, o mais importante será a compreensão correta das lutas de classes, a sistematização da ocorrência da revolução comunista por etapas e uma compreensão razoável do que viria a ser o Comunismo.
 
Sites:
 
Comunismo Retrato Marx
 
(1 - Símbolo do Comunismo. Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/upload/conteudo_legenda/ac781b460c2883fa0ce7f5bb417bbae4.jpg )
 
- Grupo 5: “Anarquismo”.
 
Perguntas:
 
1- Como ocorreria uma revolução aos moldes anarquistas?
2- Para os anarquistas, de onde vem a desigualdade social?
3- O que defendem os anarquistas?
4- Em sua sociedade utópica, como os anarquistas veem a estruturação da sociedade?
5- Qual a diferença do Anarquismo para o Comunismo?
 
Para tal trabalho, o professor deverá instruí-los a pesquisar em seus livros didáticos (de Históriae Filosofia) e na Internet. Como este tema poderá apresentar falta de fontes para a pesquisa, logo abaixo estão alguns sites que tratam do assunto.
 
Respostas: Assim como no Comunismo, não se espera respostas elaboradas e profundas dos alunos: espera-se a compreensão de uma revolução por ruptura, sem etapas, como no Comunismo; a compreensão de que, por meio da divisão da sociedade em hierarquias, impõe-se a desigualdade social; uma sistematização simples dos ideais anarquistas; a compreensão de que, em uma sociedade utópica anarquista, os homens deverão ter responsabilidade e governos próprios; e, enfim, que saibam diferenciar, minimamente, ideologia anarquista e comunista.
 
Sites:
 
 
anarquismo bakunin
 
(1 - Bandeira do Anarquismo. Fonte: http://images.quimas.multiply.com/image/2:anarquismo/photos/9/600x600/2/bandeira-anarquista-gr.jpg?et=dOwAyPNi5xX%2BKKY9JMh3wQ&nmid=119412005 )
 
Aula 2
 
A segunda aula será destinada a que o professor tire as dúvidas dos alunos sobre suas pesquisas, indicando lugares onde poderão pesquisar e discutindo a validade dos conteúdos pesquisados. Esta aula é importante para que as apresentações, que ocorrerão em aulas posteriores, não possuam erros; também, é válido lembrar que o propósito é que os alunos pesquisem e que eles estão sendo iniciados nesse procedimento.
 
Aula 3
 
Na terceira aula, o professor deverá mandar os três primeiros grupos apresentarem. Aconselho que os alunos tenham 15 minutos para cada apresentação. Nos minutos finais de aula, o professor deverá discutir com os alunos as apresentações, sempre explicitando a diferença de utopia para cada sociedade, assim como a validade e a necessidade de cada utopia.
 
Aula 4
 
A última aula será destinada à apresentação dos grupos restantes e para uma discussão final entre os alunos sobre os tópicos já levantados (diferença de Utopia para cada sociedade, validade e necessidade das utopias).
 
Como forma final de avaliação, o professor poderá propor uma Apresentação na escola ou em um Blog da escola, fica a cargo do professor ou dos alunos.
 
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser feita em três etapas: na primeira, o professor deverá avaliar a capacidade dos alunos de pesquisar e seus respectivos interesses na pesquisa; na segunda, o professor deverá avaliar a apresentação dos alunos nos quesitos de participação coerência e consistência; e na terceira, o professor deverá avaliar a atividade do Mural ou Blog dos alunos, se houver.

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