Para tal trabalho, o professor deverá instruí-los a pesquisar em seus livros didáticos (de História e Filosofia) e na Internet. Como este tema poderá apresentar falta de fontes para a pesquisa, logo abaixo estão alguns sites que tratam do assunto.
Respostas: O professor não deverá esperar respostas elaboradas e profundas dos alunos, o mais importante será a compreensão correta das lutas de classes, a sistematização da ocorrência da revolução comunista por etapas e uma compreensão razoável do que viria a ser o Comunismo.
(1 - Símbolo do Comunismo. Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/upload/conteudo_legenda/ac781b460c2883fa0ce7f5bb417bbae4.jpg )
- Grupo 5: “Anarquismo”.
Perguntas:
1- Como ocorreria uma revolução aos moldes anarquistas?
2- Para os anarquistas, de onde vem a desigualdade social?
3- O que defendem os anarquistas?
4- Em sua sociedade utópica, como os anarquistas veem a estruturação da sociedade?
5- Qual a diferença do Anarquismo para o Comunismo?
Para tal trabalho, o professor deverá instruí-los a pesquisar em seus livros didáticos (de Históriae Filosofia) e na Internet. Como este tema poderá apresentar falta de fontes para a pesquisa, logo abaixo estão alguns sites que tratam do assunto.
Respostas: Assim como no Comunismo, não se espera respostas elaboradas e profundas dos alunos: espera-se a compreensão de uma revolução por ruptura, sem etapas, como no Comunismo; a compreensão de que, por meio da divisão da sociedade em hierarquias, impõe-se a desigualdade social; uma sistematização simples dos ideais anarquistas; a compreensão de que, em uma sociedade utópica anarquista, os homens deverão ter responsabilidade e governos próprios; e, enfim, que saibam diferenciar, minimamente, ideologia anarquista e comunista.
Sites:
(1 - Bandeira do Anarquismo. Fonte: http://images.quimas.multiply.com/image/2:anarquismo/photos/9/600x600/2/bandeira-anarquista-gr.jpg?et=dOwAyPNi5xX%2BKKY9JMh3wQ&nmid=119412005 )
Aula 2
A segunda aula será destinada a que o professor tire as dúvidas dos alunos sobre suas pesquisas, indicando lugares onde poderão pesquisar e discutindo a validade dos conteúdos pesquisados. Esta aula é importante para que as apresentações, que ocorrerão em aulas posteriores, não possuam erros; também, é válido lembrar que o propósito é que os alunos pesquisem e que eles estão sendo iniciados nesse procedimento.
Aula 3
Na terceira aula, o professor deverá mandar os três primeiros grupos apresentarem. Aconselho que os alunos tenham 15 minutos para cada apresentação. Nos minutos finais de aula, o professor deverá discutir com os alunos as apresentações, sempre explicitando a diferença de utopia para cada sociedade, assim como a validade e a necessidade de cada utopia.
Aula 4
A última aula será destinada à apresentação dos grupos restantes e para uma discussão final entre os alunos sobre os tópicos já levantados (diferença de Utopia para cada sociedade, validade e necessidade das utopias).
Como forma final de avaliação, o professor poderá propor uma Apresentação na escola ou em um Blog da escola, fica a cargo do professor ou dos alunos.