03/07/2012
Selma Gonzaga Silva; Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as Imagens 1, 2 , 3 e 4 ,utilizando, para tanto, um data show.
Imagem 1
Disponível < http://www.portaldoagronegocio.com.br/conteudo.php?id=40460 > acesso feito dia 14/05/2012
Imagem 2
Disponível < http://www.rainhasdolar.com/index.php?itemid=1884> acesso feito dia 14/05/2012
Imagem 3
Disponível < http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=39312&op=all > acesso feito dia 14/05/2012
Imagem 4
Disponível < http://br.freepik.com/fotos-gratis/tomate-organico_537481.htm> acesso feito dia 14/05/2012
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download das Imagens 1, 2, 3 e 4 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-las durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Finalizada a apresentação das Imagens 1, 2, 3 e 4, cabe ao/a professor/a ser o mediador de uma problematização. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular essa problematização:
Sugestão de problematização:
1. O que as imagens apresentadas representam para vocês?
2. Existem semelhanças entre as imagens? Se sim, quais?
3. Existem diferenças entre as imagens? Se sim, quais?
4. Observando as imagens, vocês conseguem distinguir quais alimentos são transgênicos e quais alimentos são orgânicos?
5. O que são alimentos transgênicos? Explique.
6. O que são alimentos orgânicos? Explique.
7. Na sua opinião, os alimentos transgênicos fazem bem ou mal para a saúde da população? Explique.
8. Qual a sua opinião a respeito da produção de alimentos em larga e rápida escala? Explique.
Finalizada a problematização referente às imagens apresentadas, os/as alunos/as serão convidados a assistirem em seus netbooks os Vídeos 1 e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a acessarem os sites abaixo, nos quais os Vídeos 1 e 2 se encontram disponíveis.
Cidade e Soluções Especial: Alimentos transgênicos 1º Programa (parte 1)
Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=sm681dom3DA&feature=player_embedded#!> acesso feito dia 14/05/2012
Cidade e Soluções Especial: Alimentos transgênicos 1º Programa (parte 2)
Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=sd7tU_VAJYM&feature=results_video&playnext=1&list=PLA3396058718159B5> acesso feito dia 14/05/2012
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Finalizada a exibição dos Vídeos 1 e 2, cabe ao/a professor/a retomar as questões utilizadas anteriormente na problematização no sentido de confrontar as respostas apresentadas pelos/as alunos/as naquele momento com o conteúdo dos Vídeos 1 e 2.
A atividade 1 é de extrema importância para o início da aula, pois a partir da mesma os/as alunos/as terão mais subsídios para desenvolver as atividades seguintes.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em quatro grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de círculo, facilitando, assim, a leitura e a discussão entre os membros dos grupos.
Os/as alunos/as utilizarão seus netbooks para essa atividade. Cada grupo ficará responsável pela leitura de um texto dentre aqueles disponíveis nos links a seguir.
Grupo 1: Revista Istoé – Sim aos transgênicos
Disponível < http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/27578_SIM+AOS+TRANSGENICOS?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage > acesso feito dia 14/05/2012
Grupo 2: Revista Veja - O gene contra o veneno
Disponível < http://veja.abril.com.br/081003/p_106.html > acesso feito dia 14/05/2012
Grupo 3: Folha.com - Críticos aos transgênicos estão mal informados, diz pesquisador
Disponível < http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/981533-criticos-aos-transgenicos-estao-mal-informados-diz-pesquisador.shtml > acesso feito dia 14/05/2012
Grupo 4: Estadão.com - Decisões para o amianto e para os transgênicos
Disponível < http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,decisoes-para-o-amianto-e-para-os-transgenicos--,819179,0.htm > acesso feito dia 14/05/2012
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.
Finalizada a leitura dos textos pelos grupos, cabe ao/a professor/a ser o mediador de uma problematização. Cada grupo deverá apresentar para os/as demais colegas de classe uma síntese sobre o texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importantes. Concluída essa apresentação, o/a professor/a deverá iniciar a problematização propriamente dita a partir do recurso às questões a seguir.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em dez grupos para acessar a internet com o intuito de realizar uma coleta de dados sobre alimentos transgênicos.
Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre alimentos transgênicos, consultando, para tanto, sites específicos.
Grupo 1 - Disponível < http://transgenicosnao.blogspot.com.br/ > acesso feito dia 12/05/2012
Grupo 2 - Disponível < http://blogs.funiber.org/nutricao/2011/03/18/riscos-dos-transgenicos-para-a-saude-humana/comment-page-1/ > acesso feito dia 12/05/2012
Grupo 3 - Disponível < http://www.algosobre.com.br/biologia/alimentos-transgenicos.html > acesso feito dia 12/05/2012
Grupo 4 - Disponível < http://www.clickescolar.com.br/o-espaco-agrario-dos-paises-ricos.htm > acesso feito dia 12/05/2012
Grupo 5 - Disponível < http://www.provafinal.net/saude/alimentos-transgenicos/ > acesso feito dia 12/05/2012
Grupo 6 - Disponível < http://alimentostransgenicos.pbworks.com/w/page/12097761/Pa%C3%ADses%20produtores > acesso feito dia 12/05/2012
Grupo 7 - Disponível < http://dicasgratisnanet.blogspot.com.br/2012/01/alimentos-transgenicos-exemplos.html > acesso feito dia 12/05/2012
Grupo 8 - Disponível < http://transgenicosnao.blogspot.com.br/ > acesso feito dia 12/05/2012
Grupo 9 - Disponível < http://www.greenpeace.org.br/transgenicos/pdf/guia_consumidor.pdf > acesso feito dia 12/05/2012
Grupo 10 - Disponível < http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Transgenicos/ > acesso feito dia 12/05/2012
Cada um dos grupos deverá selecionar e arquivar as informações e as imagens que considerar mais importantes nos sites pesquisados, as quais serão utilizadas na atividade seguinte.
Nessa atividade da aula, serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos na atividade anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se manterem nos mesmos grupos.
Com os dados coletados na pesquisa na internet, os grupos deverão organizar um seminário de pesquisa.
O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo em grupo sobre um determinado assunto.
O seminário de pesquisa pode assumir diversas formas, mas deverá consistir da apresentação, análise e interpretação de dados sobre o assunto em questão.
A apresentação dos grupos poderá ser feita por meio de exposição oral, utilização do quadro-negro, flip-chart ou cartazes, exibição de filmes ou documentários, etc.
Cabe ao/a professor/a fazer uma avaliação sobre a apresentação dos grupos, bem como uma síntese das conclusões.
Com a finalização do seminário, os grupos deverão arquivar os dados para serem utilizados na quarta atividade da aula.
Disponível < http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario >acesso feito dia 14/05/2012
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as para a criação de blogs, os quais serão importantes meios de comunicação, interação e exploração do conteúdo da aula.
O/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a assistirem os Vídeos 3 e 4, nos quais são apresentados o passo a passo da criação de blogs. Os Vídeos 3 e 4 se encontram disponíveis nos sites abaixo:
Vídeo 3 - Tutorial: Criando um blog (Motivação)
Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0 > acesso feito dia 15/04/2012
Vídeo 4 - Tutorial: Como criar um blog (Passo a passo)
Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A&feature=related > acesso feito dia 12/05/2012
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 3 e 4 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar e acompanhar a criação dos blogs. Os/as alunos/as devem retomar os grupos organizados previamente, uma vez que o conteúdo dos blogs será constituído pelos dados coletados e organizados nas atividades prévias.
O/a professor/a deve orientar os/as alunos/as a acessarem o site abaixo, por meio do qual poderão criar gratuitamente os blogs. Inicialmente, cada grupo deverá fazer a inscrição do seu blog com uma senha.
Blogger
Disponível < https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 > acesso feito dia 12/05/2012
Finalizada a inscrição, os grupos deverão iniciar a inclusão nos blogs das informações e imagens selecionadas. O/a professor/a deve acompanhar atentamente esse processo.
O/a professor/a deverá orientar cada um dos grupos a inserir em seus blogs os links dos demais. Desse modo, os grupos poderão ter acesso aos blogs uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.
Os/as alunos/as deverão ser orientados pelo/a professor/a a navegar nos blogs dos/as colegas e comentá-los por meio de posts. Em casa, os/as alunos/as deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus blogs para explorar mais esse recurso digital.
OSERVAÇÃO: A criação dos blogs poderá ser utilizada pelo/a professor/a em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos/as alunos/as nas atividades escolares.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a criarem um programa de rádio na escola, no qual os/as mesmos/as serão responsáveis por todo o conteúdo apresentado.
Se a escola não tiver uma rádio, é possível criar uma. Inicialmente será necessário escolher um nome para a rádio, o que poderá ser feito por meio de uma gincana ou de uma eleição. Dessa forma, toda a comunidade escolar poderá participar.
Além disso, os materiais necessários para a criação de uma rádio na escola são os seguintes:
1. Aparelho de som com CD player, rádio, toca-fitas e entrada para microfone. Será utilizado para reproduzir sons e gravar aquilo que não entrará ao vivo, como vinhetas e comerciais;
2. Fone de ouvido. Será utilizado para prover o retorno do som em execução para a pessoa que está no comando do som;
3. Sistema de alto-falantes. Será utilizado para reproduzir o que está sendo veiculado pela rádio da escola.
4. Microfone. Será utilizado para captar a voz do responsável pela locução;
5. Mesa de som e potência. Será utilizada para conectar o microsystem, o microfone e os fones de ouvido. Além disso, da mesa de som é que sairá a fiação para as caixas de som.
Será necessário construir um projeto para o programa, o qual deverá estar vinculado ao projeto pedagógico da escola. Os/as alunos/as poderão buscar o apoio e a orientação de professores de diferentes áreas, exercitando, assim, a interdisciplinaridade na escola.
O programa poderá funcionar uma vez por semana, por exemplo, às sextas-feiras durante o intervalo. O programa poderá ter duas partes. Na primeira, podem ser destinados quatro minutos para as notícias, cinco para músicas e um para o intervalo comercial. Na segunda parte, pode haver uma entrevista de três minutos, dois minutos para prestação de serviços (avisos, recados, divulgação de eventos, achados e perdidos, etc) e mais cinco minutos para músicas. Tanto no quadro de notícias quanto no quadro de prestação de serviços e nas entrevistas o tema “transgênicos” poderá ser abordado, de modo a sensibilizar e informar a todos acerca do assunto.
Disponível <http://www.infoescola.com/comunicacao/radio-escolar/ > acesso feito dia 12/05/2012
Sugestões de link para aluno/a:
Sugestão de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://www.infoescola.com/genetica/alimentos-transgenicos/ > acesso feito dia 14/05/2012
Sugestão de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://www.infoescola.com/biologia/engenharia-genetica/ > acesso feito dia 14/05/2012
Sugestões de link para professor/a:
Sugestão de leitura para o/a professor/a < http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/transgenicos/01.html > acesso feito dia 14/05/2012
Sugestão de leitura para o/a professor/a < http://veja.abril.com.br/noticia/economia/area-com-transgenicos-cresce-20-no-brasil-em-2011-isaaa > acesso feito dia 14/05/2012
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!