Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A guerra na Idade Média

 

18/01/2013

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- As várias etapas da guerra no medievo.

- A evolução do modo e da técnica de combate.

- A formação de uma elite guerreira: a cavalaria.

- A concepção de guerra na Idade Média.

- A Igreja e a formação de uma ética guerreira e cavalheiresca.

- As formas de combate medieval e suas evoluções.

- As mais importantes batalhas do período.

Duração das atividades
Seis aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- O conceito de guerra.

- A formação estrutural da sociedade durante toda a Idade Média (séculos V-XV), da queda do Império Romano à crise do Feudalismo.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

A guerra na Idade Média foi uma constante. Por meio das aulas propostas, os alunos poderão compreender o porquê dessa constância e, principalmente, entender a mentalidade guerreira e a compreensão de guerra do período medieval. Procuraremos proporcionar aos estudantes o conhecimento da evolução da guerra ao longo da Idade Média, tanto técnica quanto conceitualmente. Assim, buscaremos depreender, por meio de textos e artigos históricos, como os medievais percebiam e concebiam a guerra e a atividade guerreira.

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

Iniciando a primeira aula, como forma de despertar a curiosidade dos estudantes para o tema, o professor deverá perguntar a seus alunos o que sabem a respeito de alguns personagens medievais, míticos ou reais:

- Já ouviram falar em Átila? Em Rolando? Em El Cid? No rei Artur e seus cavaleiros da Távola Redonda? No rei Ricardo Coração de Leão? Em Godofredo de Bulhões? Entre outros.

- O que fizeram? Qual a importância deles na história?

Para ilustrar melhor, o professor poderá apresentar as imagens abaixo durante o transcorrer do debate.

1 – Átila, rei dos hunos. Disponível em:

http://4.bp.blogspot.com/-NXZL_SpMYcs/TmDKOAUJkaI/AAAAAAAACfk/tU6uWQpzgnw/s1600/atila.jpg

Átila

2 – A morte de Rolando. Disponível em:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/18/Mort_de_Roland.jpg/350px-Mort_de_Roland.jpg

Rolando 2

3 – El Cid. Disponível em:

http://badassoftheweek.com/elcid3.gif

El Cid 2

4 – Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda. Disponível em:

http://metiredesteocio.com/wp-content/uploads/2010/07/Rei-Arthur.jpg

Rei Artur

5 – Ricardo Coração de Leão. Disponível em:

http://www.algosobre.com.br/images/stories/assuntos/biografias/Ricardo%20Coracao%20de%20Leao.jpg

Ricardo Coração de Leão

6 – Godofredo de Bulhões. Disponível em:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/9a/Gottfrid_af_Bouillon.jpg/200px-Gottfrid_af_Bouillon.jpg

Godofredo de Bulhõs

Discorrendo sobre o assunto, o professor deverá levar a discussão para o caráter bélico destes personagens, citando, caso seja possível, os seus principais feitos. A seguir, o professor pedirá aos seus alunos, ainda durante o debate, que tentem contextualizar cada um dos personagens, utilizando apenas seus conhecimentos. Caso isso se mostre difícil, o professor deverá contar aos seus alunos a história ou lenda relacionada a cada um dos personagens, enfatizando o papel guerreiro por eles exercido em suas vidas.

Aula 2

Uma vez contextualizados alguns dos maiores guerreiros da Idade Média, fossem eles reais ou míticos, o professor deverá iniciar a segunda aula com a seguinte argumentação:

- Vocês perceberam que, mesmo apesar da diferença contextual, temporal e geográfica entre os personagens, a maioria deles, senão todos, foi e é representada da mesma maneira?

Uma vez feita essa observação, o professor deverá abrir a aula para uma discussão, na qual os alunos deverão tentar descobrir:

- Por que são os personagens representados como cavaleiros?

- Será que durante toda a Idade Média, dez séculos, os guerreiros sempre foram cavaleiros?

Aula 3

O professor, retomando a discussão da aula anterior, deverá mostrar aos seus alunos as seguintes imagens:

- Legião Romana. Disponível em:

http://api.ning.com/files/nWDzY34pvkeQaN3Nm0MAGqJ5gPGf5HvPsqDdUWOzob8rHuurUTqBtGWa3kGpOUWqWkJeNq9LVzrWuybmuwAVHHTCDxObOsJh/legioes.jpg

Legião - Tartaruga

- Hunos. Disponível em:

http://www.brasilescola.com/upload/e/barbaros.jpg

Hunos

- Vikings. Disponível em:

Guerreiro Viking

 

- Cavalaria, século XI-XII. Disponível em:

http://2.bp.blogspot.com/_3vhyI7u16Ko/SX2NhciNpFI/AAAAAAAABhg/3kLdrZFZv0w/s400/gall_mike_g_11+Barbaros.jpg

Cavalaria Século XII

- Armaduras da cavalaria medieval, séculos XIII-XV. Disponível em:

http://2.bp.blogspot.com/_g4vmA9mI9lA/TDymqA6jOHI/AAAAAAAAAdM/hXWgm8APr4E/s1600/ArmorsMetM.jpg

Armadura

Será necessário que o professor chame a atenção deles para os seguintes aspectos:

- equipamento utilizado;

- armas utilizadas;

- se usavam cavalos de guerra ou não.

- alguns desses guerreiros coexistiram, ou seja, viveram durante a mesma época.

O objetivo dessas figuras é mostrar não só a diversidade do guerreiro e do seu equipamento durante toda a Idade Média, mas também a evolução do seu armamento, que se torna cada vez mais defensivo, até chegarmos ao cavaleiro medieval.

Aula 4

Esta aula será dedicada à formação de uma elite guerreira: a cavalaria. Buscaremos compreendê-la tanto como arma de guerra, quanto como elite social. Sua supremacia durante grande parte do período medieval, apogeu e decadência, será estudada juntamente com a formação de um ideal de comportamento guerreiro, a ética cavaleiresca, que foi em grande parte concebida pela Igreja.

Assim sendo, o professor deverá sugerir aos alunos a leitura dos textos que estão disponíveis nos sites abaixo:

- http://www.brasilescola.com/historiag/cavalaria-medieval.htm

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalaria_medieval

Em seguida, o professor deverá pedir aos seus alunos que componham uma redação de 25 linhas, tendo em vista os seguintes elementos:

- Por que a supremacia da cavalaria no âmbito guerreiro? Como se deu o processo dessa supremacia?

- Quem eram os cavaleiros?

- Quais as suas táticas e técnicas de combate?

- Que elementos eram valorizados pelos cavaleiros?

- Esses cavaleiros tinham algum padrão de comportamento, mesmo que este ficasse apenas no espaço do idealismo?

- O que os levou à decadência, tanto militar quanto social, econômica e política?

O texto deverá ser entregue ao professor ao fim da aula.

Aula 5

Para a quinta aula, o professor deverá conduzir seus alunos à Sala de Informática, onde farão uma pesquisa de textos e imagens a respeito das principais batalhas da Idade Média. Os alunos deverão ser divididos em grupos para um melhor desenvolvimento do programa da aula e para uma futura apresentação em sala de aula. Todos os grupos deverão ficar atentos aos seguintes elementos:

- Entre quem se deu a batalha;

- Que “tipo” de guerreiros dela participou;

- As condições “lendárias” de algumas delas e a importância da criação de uma mentalidade em seu entorno; e

- Seu contexto e importância histórica.

Os alunos deverão ser, assim, divididos:

- Grupo 1: “Batalha dos Campos Catalaúnicos (451 d.C)”.

Sites para pesquisa:

·        http://virgiliocamposhistoriaantiga.blogspot.com.br/2011/01/batalha-dos-campos-catalunicos.html

·        http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_dos_Campos_Catal%C3%A1unicos

- Grupo 2: “Batalha de Poitiers (732)”.

Sites para pesquisa:

·        http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Poitiers_%28732%29

·        http://www2.uol.com.br/historiaviva/artigos/a_batalha_de_poitiers_barrou_uma_invasao_arabe__falso_.html

- Grupo 3: “Batalha de Hastings (1066)”.

Sites para pesquisa:

·        http://www.ahistoria.com.br/batalha-de-hastings-guerra/

·        http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Hastings

- Grupo 4: “Batalha de Las Navas de Tolosa (1212)”.

Sites para pesquisa:

·        http://www.infopedia.pt/$batalha-de-navas-de-tolosa

·        http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Navas_de_Tolosa

- Grupo 5: “Batalha de Agincourt (1415)”.

Sites para pesquisa:

·        http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/agincourt-triunfo-ingles-434417.shtml

·        http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Azincourt

·        http://guerras.brasilescola.com/idade-media/a-batalha-azincourt.htm

Os alunos deverão, ao longo da pesquisa, preparar uma apresentação com textos e imagens para mostrar aos colegas na aula seguinte.

Aula 6

Esta aula será reservada às apresentações dos grupos. Elas deverão seguir a ordem cronológica, ou seja, crescente, de acordo com o número dos grupos: primeiro, apresenta-se o Grupo 1; em seguida, o Grupo 2; e assim por diante, até finalizarmos com o Grupo 5. Para realizar a atividade, os alunos:

1 - poderão utilizar recursos como data show, apresentação de slides, cartolinas ou qualquer outro material que a escola possa fornecer.

2 - devem abordar seus temas tendo em vista a contextualização, a mentalidade e valores da época, táticas e tecnologias então disponíveis, etc.

3 - levantar questões e problemas a respeito da temática estudada, despertando discussões e debates.

4 - para complementar, seria interessante que cada um dos grupos sugerisse uma bibliografia especializada.  

É importante que todos os estudantes do grupo participem da apresentação, quer dizer, cada um de seus integrantes deve relatar aos que assistem uma parte do que aprendeu com a pesquisa. 

Conclusão

Os alunos compreenderão, com o fim das aulas, que na Idade Média o conceito de guerra foi dominado pelas elites, que reservavam, para si, o direito de praticá-la. Saberão que houve diversos momentos em que vários tipos de guerreiros coexistiram, culminando na supremacia da cavalaria ao longo da maior parte da Idade Média. 

Recursos Complementares

1- Sugestão de link a ser consultado pelos alunos e professores:

Vídeo youtube “The Bayeux Tapestry”, sobre a Batalha de Hastings, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bDaB-NNyM8o&feature=fvst. Acesso em: 10-5-2012.

2- Sugestão de livros a serem consultados pelo professor:

- Livro O domingo de Bouvines: 27 de julho de 1214, de Georges Duby.

- Livro Agincourt: o rei, a campanha, a batalha, de Juliet Barker.

3 - Sugestão de filmes a serem consultados pelos alunos e professores:

- Filme El Cid , de Anthony Mann.

- Filme Joana d'Arc, de Luc Besson.

- Filme Excalibur, de John Boorman.

Avaliação

O professor deverá tomar como base de avaliação a compreensão dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das aulas. Baseará sua análise na participação dos alunos nas pesquisas e nos debates sugeridos. Os textos produzidos deverão ser avaliados em sua consistência, redação e conteúdo. Quanto às apresentações, o professor deverá atentar para a participação de cada um dos integrantes do grupo, desde a fase inicial até a final, bem como observar o seu conhecimento e sua familiaridade com o tema.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.