18/01/2013
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
- As várias etapas da guerra no medievo.
- A evolução do modo e da técnica de combate.
- A formação de uma elite guerreira: a cavalaria.
- A concepção de guerra na Idade Média.
- A Igreja e a formação de uma ética guerreira e cavalheiresca.
- As formas de combate medieval e suas evoluções.
- As mais importantes batalhas do período.
- O conceito de guerra.
- A formação estrutural da sociedade durante toda a Idade Média (séculos V-XV), da queda do Império Romano à crise do Feudalismo.
INTRODUÇÃO
A guerra na Idade Média foi uma constante. Por meio das aulas propostas, os alunos poderão compreender o porquê dessa constância e, principalmente, entender a mentalidade guerreira e a compreensão de guerra do período medieval. Procuraremos proporcionar aos estudantes o conhecimento da evolução da guerra ao longo da Idade Média, tanto técnica quanto conceitualmente. Assim, buscaremos depreender, por meio de textos e artigos históricos, como os medievais percebiam e concebiam a guerra e a atividade guerreira.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
Iniciando a primeira aula, como forma de despertar a curiosidade dos estudantes para o tema, o professor deverá perguntar a seus alunos o que sabem a respeito de alguns personagens medievais, míticos ou reais:
- Já ouviram falar em Átila? Em Rolando? Em El Cid? No rei Artur e seus cavaleiros da Távola Redonda? No rei Ricardo Coração de Leão? Em Godofredo de Bulhões? Entre outros.
- O que fizeram? Qual a importância deles na história?
Para ilustrar melhor, o professor poderá apresentar as imagens abaixo durante o transcorrer do debate.
1 – Átila, rei dos hunos. Disponível em:
http://4.bp.blogspot.com/-NXZL_SpMYcs/TmDKOAUJkaI/AAAAAAAACfk/tU6uWQpzgnw/s1600/atila.jpg
2 – A morte de Rolando. Disponível em:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/18/Mort_de_Roland.jpg/350px-Mort_de_Roland.jpg
3 – El Cid. Disponível em:
http://badassoftheweek.com/elcid3.gif
4 – Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda. Disponível em:
http://metiredesteocio.com/wp-content/uploads/2010/07/Rei-Arthur.jpg
5 – Ricardo Coração de Leão. Disponível em:
http://www.algosobre.com.br/images/stories/assuntos/biografias/Ricardo%20Coracao%20de%20Leao.jpg
6 – Godofredo de Bulhões. Disponível em:
Discorrendo sobre o assunto, o professor deverá levar a discussão para o caráter bélico destes personagens, citando, caso seja possível, os seus principais feitos. A seguir, o professor pedirá aos seus alunos, ainda durante o debate, que tentem contextualizar cada um dos personagens, utilizando apenas seus conhecimentos. Caso isso se mostre difícil, o professor deverá contar aos seus alunos a história ou lenda relacionada a cada um dos personagens, enfatizando o papel guerreiro por eles exercido em suas vidas.
Aula 2
Uma vez contextualizados alguns dos maiores guerreiros da Idade Média, fossem eles reais ou míticos, o professor deverá iniciar a segunda aula com a seguinte argumentação:
- Vocês perceberam que, mesmo apesar da diferença contextual, temporal e geográfica entre os personagens, a maioria deles, senão todos, foi e é representada da mesma maneira?
Uma vez feita essa observação, o professor deverá abrir a aula para uma discussão, na qual os alunos deverão tentar descobrir:
- Por que são os personagens representados como cavaleiros?
- Será que durante toda a Idade Média, dez séculos, os guerreiros sempre foram cavaleiros?
Aula 3
O professor, retomando a discussão da aula anterior, deverá mostrar aos seus alunos as seguintes imagens:
- Legião Romana. Disponível em:
- Hunos. Disponível em:
http://www.brasilescola.com/upload/e/barbaros.jpg
- Vikings. Disponível em:
- Cavalaria, século XI-XII. Disponível em:
- Armaduras da cavalaria medieval, séculos XIII-XV. Disponível em:
http://2.bp.blogspot.com/_g4vmA9mI9lA/TDymqA6jOHI/AAAAAAAAAdM/hXWgm8APr4E/s1600/ArmorsMetM.jpg
Será necessário que o professor chame a atenção deles para os seguintes aspectos:
- equipamento utilizado;
- armas utilizadas;
- se usavam cavalos de guerra ou não.
- alguns desses guerreiros coexistiram, ou seja, viveram durante a mesma época.
O objetivo dessas figuras é mostrar não só a diversidade do guerreiro e do seu equipamento durante toda a Idade Média, mas também a evolução do seu armamento, que se torna cada vez mais defensivo, até chegarmos ao cavaleiro medieval.
Aula 4
Esta aula será dedicada à formação de uma elite guerreira: a cavalaria. Buscaremos compreendê-la tanto como arma de guerra, quanto como elite social. Sua supremacia durante grande parte do período medieval, apogeu e decadência, será estudada juntamente com a formação de um ideal de comportamento guerreiro, a ética cavaleiresca, que foi em grande parte concebida pela Igreja.
Assim sendo, o professor deverá sugerir aos alunos a leitura dos textos que estão disponíveis nos sites abaixo:
- http://www.brasilescola.com/historiag/cavalaria-medieval.htm
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalaria_medieval
Em seguida, o professor deverá pedir aos seus alunos que componham uma redação de 25 linhas, tendo em vista os seguintes elementos:
- Por que a supremacia da cavalaria no âmbito guerreiro? Como se deu o processo dessa supremacia?
- Quem eram os cavaleiros?
- Quais as suas táticas e técnicas de combate?
- Que elementos eram valorizados pelos cavaleiros?
- Esses cavaleiros tinham algum padrão de comportamento, mesmo que este ficasse apenas no espaço do idealismo?
- O que os levou à decadência, tanto militar quanto social, econômica e política?
O texto deverá ser entregue ao professor ao fim da aula.
Aula 5
Para a quinta aula, o professor deverá conduzir seus alunos à Sala de Informática, onde farão uma pesquisa de textos e imagens a respeito das principais batalhas da Idade Média. Os alunos deverão ser divididos em grupos para um melhor desenvolvimento do programa da aula e para uma futura apresentação em sala de aula. Todos os grupos deverão ficar atentos aos seguintes elementos:
- Entre quem se deu a batalha;
- Que “tipo” de guerreiros dela participou;
- As condições “lendárias” de algumas delas e a importância da criação de uma mentalidade em seu entorno; e
- Seu contexto e importância histórica.
Os alunos deverão ser, assim, divididos:
- Grupo 1: “Batalha dos Campos Catalaúnicos (451 d.C)”.
Sites para pesquisa:
· http://virgiliocamposhistoriaantiga.blogspot.com.br/2011/01/batalha-dos-campos-catalunicos.html
· http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_dos_Campos_Catal%C3%A1unicos
- Grupo 2: “Batalha de Poitiers (732)”.
Sites para pesquisa:
· http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Poitiers_%28732%29
- Grupo 3: “Batalha de Hastings (1066)”.
Sites para pesquisa:
· http://www.ahistoria.com.br/batalha-de-hastings-guerra/
· http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Hastings
- Grupo 4: “Batalha de Las Navas de Tolosa (1212)”.
Sites para pesquisa:
· http://www.infopedia.pt/$batalha-de-navas-de-tolosa
· http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Navas_de_Tolosa
- Grupo 5: “Batalha de Agincourt (1415)”.
Sites para pesquisa:
· http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/agincourt-triunfo-ingles-434417.shtml
· http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Azincourt
· http://guerras.brasilescola.com/idade-media/a-batalha-azincourt.htm
Os alunos deverão, ao longo da pesquisa, preparar uma apresentação com textos e imagens para mostrar aos colegas na aula seguinte.
Aula 6
Esta aula será reservada às apresentações dos grupos. Elas deverão seguir a ordem cronológica, ou seja, crescente, de acordo com o número dos grupos: primeiro, apresenta-se o Grupo 1; em seguida, o Grupo 2; e assim por diante, até finalizarmos com o Grupo 5. Para realizar a atividade, os alunos:
1 - poderão utilizar recursos como data show, apresentação de slides, cartolinas ou qualquer outro material que a escola possa fornecer.
2 - devem abordar seus temas tendo em vista a contextualização, a mentalidade e valores da época, táticas e tecnologias então disponíveis, etc.
3 - levantar questões e problemas a respeito da temática estudada, despertando discussões e debates.
4 - para complementar, seria interessante que cada um dos grupos sugerisse uma bibliografia especializada.
É importante que todos os estudantes do grupo participem da apresentação, quer dizer, cada um de seus integrantes deve relatar aos que assistem uma parte do que aprendeu com a pesquisa.
Conclusão
Os alunos compreenderão, com o fim das aulas, que na Idade Média o conceito de guerra foi dominado pelas elites, que reservavam, para si, o direito de praticá-la. Saberão que houve diversos momentos em que vários tipos de guerreiros coexistiram, culminando na supremacia da cavalaria ao longo da maior parte da Idade Média.
1- Sugestão de link a ser consultado pelos alunos e professores:
Vídeo youtube “The Bayeux Tapestry”, sobre a Batalha de Hastings, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bDaB-NNyM8o&feature=fvst. Acesso em: 10-5-2012.
2- Sugestão de livros a serem consultados pelo professor:
- Livro O domingo de Bouvines: 27 de julho de 1214, de Georges Duby.
- Livro Agincourt: o rei, a campanha, a batalha, de Juliet Barker.
3 - Sugestão de filmes a serem consultados pelos alunos e professores:
- Filme El Cid , de Anthony Mann.
- Filme Joana d'Arc, de Luc Besson.
- Filme Excalibur, de John Boorman.
O professor deverá tomar como base de avaliação a compreensão dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das aulas. Baseará sua análise na participação dos alunos nas pesquisas e nos debates sugeridos. Os textos produzidos deverão ser avaliados em sua consistência, redação e conteúdo. Quanto às apresentações, o professor deverá atentar para a participação de cada um dos integrantes do grupo, desde a fase inicial até a final, bem como observar o seu conhecimento e sua familiaridade com o tema.
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25/02/2013
Quatro estrelasComo costumamos dizer aqui na Bahia: "Massa!"