06/07/2012
Selma Gonzaga Silva; Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Nessa atividade, cabe ao/a professor/a, em um primeiro momento, conduzir uma problematização sobre o tema da aula. O problema a ser empregado possivelmente será mais instigante se for extraído da realidade dos/as alunos/as. Portanto, cabe ao/a professor/a iniciar a aula apresentando aos/as alunos/as as seguintes questões-problemas:
1) Vocês sabem em qual bioma vocês vivem?
2) Vocês sabem em que condições se encontra esse bioma?
3) Vocês conhecem medidas para a preservação desse bioma?
Vale destacar que o/a professor/a deve estimular os alunos a formularem hipóteses com base em suas observações da realidade, e não apenas a responderem com base no conteúdo já estudado.
Em um segundo momento, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos, sendo um por grupo, facilitando, assim, a leitura e a discussão entre os membros dos grupos. Cada membro do grupo deve ler um parágrafo em voz alta, sucessivamente até o término do texto. Dessa forma todos/as poderão se manter atentos/as ao longo da leitura.
Os/as alunos/as utilizarão seus netbooks para essa atividade. Cada grupo ficará responsável pela leitura de um texto dentre aqueles disponíveis nos links a seguir.
Grupo 1: Revista Superinteressante - Caatinga
Disponível < http://super.abril.com.br/ecologia/caatinga-445141.shtml > acesso feito dia 15/05/2012
Grupo 2: Revista Superinteressante – As terras arejadas e cobiçadas
Disponível < http://super.abril.com.br/ecologia/terras-arejadas-cobicadas-480309.shtml > acesso feito dia 15/05/2012
Grupo 3: Revista Veja – O tesouro escondido na selva
Disponível < http://veja.abril.com.br/especiais/amazonia/tesouro-escondido-na-selva-p-072.html > acesso feito dia 15/05/2012
Grupo 4: Revista Veja – Mata Atlântica tem taxa de desmatamento próximo de zero
Disponível < http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/mata-atlantica-tem-taxa-de-desmate-proximo-de-zero > acesso feito dia 15/05/2012
Grupo 5: Superinteressante: Pantanal
Disponível < http://super.abril.com.br/ecologia/pantanal-445137.shtml > acesso feito dia 15/05/2012
Grupo 6: Abril.com - Bioma Pampa já perdeu mais da metade da vegetação original
Disponível < http://www.abril.com.br/noticias/brasil/bioma-pampa-ja-perdeu-mais-metade-vegetacao-original-580873.shtml > acesso feito dia 15/05/2012
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.
Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar para os/as demais colegas de classe uma síntese sobre o texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importantes. Para tanto, os/as alunos/as deverão posicionar as carteiras em forma de um grande círculo, facilitando, assim, a comunicação entre a turma como um todo. As apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo. Concluída essa apresentação, o/a professor/a deverá iniciar um debate sobre o assunto. As questões abaixo podem ser usadas para tanto:
1. Qual a característica mais marcante de cada um dos biomas brasileiros?
2. O texto lido pelo grupo 1 afirma que a caatinga é um bioma que está em constante metamorfose. Qual a opinião do grupo a respeito?
3. O texto lido pelo grupo 2 afirma que o cerrado é constituído por terras cobiçadas. Qual a opinião do grupo a respeito?
4. O texto lido pelo grupo 3 afirma que a Amazônia tem a maior biodiversidade do planeta e somente 10% dessa biodiversidade é conhecida pelos pesquisadores. Qual a opinião do grupo a respeito?
5. O texto lido pelo grupo 4 afirma que a Mata Atlântica está com o desmatamento próximo a zero. Qual a opinião do grupo a respeito?
6. O texto lido pelo grupo 5 aborda o ecoturismo no Pantanal. Qual a opinião do grupo a respeito?
7. O texto lido pelo grupo 6 afirma que o pampa já perdeu mais da metade da vegetação original. Qual a opinião do grupo a respeito?
Durante o debate, cabe ao/a professor/a confrontar as hipóteses formuladas pelos/as alunos/as durante a problematização com o conteúdo dos textos, de modo a viabilizar a reorganização e consolidação do conhecimento.
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos para acessar a internet com o intuito de realizar uma coleta de dados sobre diferentes tipos de biomas brasileiros. Os/as alunos/as utilizarão seus netbooks para essa atividade.
Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por consultar sites específicos.
Grupo 1: Bioma Caatinga
Disponível < http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/caatinga.htm > acesso feito dia 1505/2012
Disponível < http://www.brasilescola.com/brasil/caatinga.htm > acesso feito dia 15/05/2012
Disponível < http://www.caatinga.org.br/ > acesso feito dia 15/05/2012
Grupo 2: Bioma Cerrado
Disponível < http://www.portalbrasil.net/cerrado.htm > acesso feito dia 15/05/2012
Disponível < http://www.brasilescola.com/brasil/cerrado.htm > acesso feito dia 15/05/2012
Disponível < http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/cerrado.htm > acesso feito dia 15/05/2012
Grupo 3: Bioma Pantanal
Disponível < http://www.suapesquisa.com/geografia/pantanal.htm > acesso feito dia 15/05/2012
Disponível < http://www.riosvivos.org.br/Canal/Pantanal/260 > acesso feito dia 15/05/2012
Disponível < http://www.portalpantanal.com.br/ > acesso feito dia 15/05/2012
Grupo 4: Bioma Amazônia
Disponível < http://amazonia.org.br/ > acesso feito dia 15/05/2012
Disponível < http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Amazonia/ > acesso feito dia 15/05/2012
Disponível < http://www.portalamazonia.com.br/ > acesso feito dia 15/05/2012
Grupo 5: Bioma Mata Atlântica
Disponível < http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/mata_atlantica.htm > acesso feito dia 15/05/2012
Disponível < http://www.ibflorestas.org.br/pt/bioma-mata-atlantica.html > acesso feito dia 15/05/2012
Disponível < http://www.brasilescola.com/brasil/mata-atlantica1.htm > acesso feito dia 15/05/2012
Grupo 6: Bioma Pampas
Disponível < http://www.ibflorestas.org.br/pt/bioma-pampa.html > acesso feito dia 15/05/2012
Disponível < http://www.pampabrasil.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=50&Itemid=57 > acesso feito dia 15/05/2012
Disponível < http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/pampas > acesso feito dia 15/05/2012
O/a professor/a deve orientar os/as alunos/as, mais especificamente, a coletar dados e imagens sobre:
Finalizada a coleta de dados e imagens, os/as alunos/as deverão arquivar o conjunto do material selecionado em um documento do software Microsoft Word. Esse documento deverá ser enviado ao/a professor/a via e-mail para que o/a mesmo/a possa avaliar se o mesmo é apropriado para os fins da terceira atividade da aula.
OBSERVAÇÃO: o/a professor/a deverá orientar os grupos a não esquecerem de registrar quais sites foram consultados, pois as fontes deverão ser citadas na terceira atividade da aula.
Nessa atividade da aula, serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos na atividade anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se manterem os mesmos grupos.
O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo em grupo sobre um determinado assunto e consiste da apresentação, análise e interpretação de dados sobre o assunto em questão.
No caso, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter para elaborar uma apresentação de slides com as informações e imagens selecionadas. Os/as alunos/as, portanto, utilizarão seus netbooks para essa atividade.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Se preferir, o/a professor/a poderá organizar essa atividade da aula de outras maneiras, sendo que, para tanto, poderá encontrar no link abaixo uma série de sugestões para tanto.
Disponível < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14277 > acesso feito dia 28/06/2012
Cabe ao/a professor/a fazer uma avaliação sobre a apresentação dos grupos, bem como uma síntese das conclusões.
Com a finalização do seminário, os grupos deverão arquivar os dados para serem utilizados na quarta atividade da aula.
Disponível < http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario >acesso feito dia 14/05/2012
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as para a criação de webquests, os quais serão importantes meios de comunicação, interação e exploração do conteúdo da aula.
O/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a assistirem o Vídeo 1, no qual são apresentados o passo a passo da criação de webquests.O Vídeo 1 encontra-se disponível no site abaixo:
Vídeo 1 - Tutorial: Webquest Seminário Virtual (Motivação)
Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=tBzzQoUvwJc > acesso feito dia 12/05/2012
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Finalizada a exibição do Vídeo 1, os/as alunos/as devem retomar os grupos organizados previamente, uma vez que o conteúdo dos webquest será constituído pelos dados coletados na segunda e apresentados durante a terceira atividade da aula.
O/a professor/a deve então orientar os/as alunos/as a acessarem o site abaixo, por meio do qual poderão criar gratuitamente os webquests. Inicialmente, cada grupo deverá fazer a inscrição do seu webquest com uma senha.
Webquest
Disponível < http://phpwebquest.org/newphp/index.php > acesso feito dia 12/05/2012
Finalizada a inscrição, os grupos deverão iniciar a inclusão nos webquests das informações e imagens selecionadas. O/a professor/a deve acompanhar atentamente esse processo.
Passo a passo – 1ª etapa
Disponível < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3986&id_pagina=1 > acesso feito dia 12/05/2012
Passo a passo – 2ª etapa
Disponível < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3986&id_pagina=2 > acesso feito dia 12/05/2012
Passo a passo – 3ª etapa
Disponível < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3986&id_pagina=3 > acesso feito dia 12/05/2012
Passo a passo – 4ª etapa
Disponível < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3986&id_pagina=4 > acesso feito dia 12/05/2012
Passo a passo – 5ªetapa
Disponível < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3986&id_pagina=5 > acesso feito dia 12/05/2012
Depois que todos os webquests tiverem sido criados, o/a professor/a deverá orientar cada um dos grupos a inserir em seus webquests os links dos demais. Desse modo, os grupos poderão ter acesso aos webquests uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.
Os/as alunos/as deverão ser orientados pelo/a professor/a a navegarem nos webquests dos/as colegas. Em casa, os/as alunos/as deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus webquests para explorar mais esse recurso digital.
OSERVAÇÃO: A criação dos webquests poderá ser utilizada pelo/a professor/a em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos/as alunos/as nas atividades escolares.
Cabe ao/a professor/a propor aos/as alunos/as a realização de uma campanha para sensibilização da comunidade escolar quanto à necessidade de preservação dos biomas brasileiros. Essa campanha deverá envolver uma apresentação artística por meio de um conjunto de esquetes, ou seja, peças de curta duração e poucos atores.
Para o desenvolvimento dos esquetes, os seguintes materiais podem ser usados:
Tais materiais devem ser providenciados pelos/as alunos/as.
O planejamento dos esquetes poderá ser realizado durante as aulas de Biologia ou em momentos extra-sala de aula. Além disso, exercícios de aquecimentos podem ser empregados para desinibir os/as alunos/as e, assim, potencializar o planejamento dos esquetes.
Afinal, os exercícios de aquecimento são importantes para despertar a conscientização corporal, estimular a criatividade e desenvolver a concentração, a agilidade e a destreza dos/as alunos/as. Se necessário, o/a professor/a pode solicitar a consultoria do/a professor/a de Educação Física para selecionar os exercícios de aquecimento a serem utilizados.
Sugestões de exercícios de aquecimento: siga-o-mestre, pular corda e dança das cadeiras.
OBSERVAÇÃO: recomenda-se a utilização de músicas durante os exercícios de aquecimento.
No planejamento dos esquetes, os/as alunos/as deverão, com o auxilio do/a professor/a, refletir sobre a melhor forma de realizar as apresentações, possibilitando que a audiência tenha uma boa visualização.
Os esquetes deverão, preferencialmente, ser voltados para a comunidade escolar em seu sentido mais amplo, de modo que todos/as – alunos/as, funcionários/as, professores/as e pais – possam prestigiá-la e aprender mais sobre o assunto.
Depois de devidamente planejados os esquetes, será necessário planejar como os mesmos serão gravados.
Os esquetes deverão ser gravados em vídeo mediante a utilização de uma filmadora digital (se a escola possuir) ou da câmera dos telefones celulares dos/as próprios/as alunos/as. A gravação será utilizada no momento posterior da aula.
Se a gravação for feita mediante a utilização de telefones celulares, será necessário definir, por meio de testes de gravação, quanto serão necessários para que a gravação tenha uma boa diversidade de ângulos.
Disponível < http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/vivencias-teatrais-511434.shtml > acesso feito dia 28/06/2012
Nessa atividade da aula, cabe o/a professor/a orientar os grupos para o trabalho de editoração das gravações.
O/a professor/a deverá orientar os grupos inicialmente a transferirem as gravações para os netbooks com os quais irão trabalhar. Para tanto, os grupos deverão instalar nos netbooks o software que acompanha o telefone celular e, depois, conectar o cabo de sincronização ou fazer a transferência via Bluetooth. Outra alternativa é enviar as gravações para o e-mail pessoal de um/a dos/as integrantes dos grupos por meio de mensagem multimídia.
Concluída a transferência das gravações, o/a professor/a deverá orientar os grupos a editá-las a partir da utilização do software Windows Movie Maker, que vem instalado gratuitamente no Windows XP e Windows Vista. Para editar o vídeo, será necessário converter o arquivo produzido pelo celular, já que o Windows Movie Maker só edita arquivos no formato Windows Media Vídeo (WMV). Por outro lado, a maioria dos celulares grava arquivos de vídeo em formatos como 3GP. Caso os vídeos sejam gravados nesse último formato, será necessário instalar os softwares especializados em converter o vídeo de um formato para o outro.
A edição deve ser feita de modo a viabilizar a escolha dos melhores ângulos e o descarte dos ângulos pouco favoráveis, tomando-se, assim, o cuidado de valorizar a apresentação artística. Se necessário, os grupos podem solicitar a consultoria do/a professor/a de Artes, de modo a exercitar a interdisciplinaridade.
Disponível < http://hiperconectado.com.br/como-editar-videos-produzidos-no-celular/ > acesso feito dia 15/05/2012
Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a publicarem no Youtube a gravação da apresentação artística. O Youtube poderá desempenhar um papel importante na socialização da apresentação e, assim, contribuir para a sensibilização quanto à necessidade de preservação dos biomas brasileiros.
O/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a assistirem o Vídeo 2, no qual é apresentado o passo a passo para a publicação no Youtube. O Vídeo 2 encontra-se
Vídeo 2 - Tutorial – Aprendendo a enviar vídeo para o Youtube (Motivação)
Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=LkM6KbmODOY&feature=fvwrel > acesso feito dia 15/05/2012
Finalizada a exibição do Vídeo 2, os/as alunos/as devem retomar os grupos organizados previamente. Cabe então ao/a professor/a orientá-los/as para a criação de uma conta no Youtube, o que é um pré-requisito para a publicação. Desse modo, o/a professor/a deve orientar os/as alunos/as a acessar o site abaixo, por meio do qual poderão criar gratuitamente uma conta no Youtube. Inicialmente, cada grupo deverá fazer a inscrição no Youtube com uma senha.
Disponível < https://accounts.google.com/SignUp?followup=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Femail_confirm&continue=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fsignin%3Faction_handle_signin%3Dtrue%26nomobiletemp%3D1%26feature%3Dheader%26next%3D%252F%26hl%3Dpt_BR%26new%3Dtrue<mpl=sso&service=youtube&hl=pt_BR > acesso feito dia 15/05/2012
Finalizada a inscrição, os grupos deverão iniciar a postagem das gravações. O/a professor/a deve acompanhar atentamente esse processo.
Quando todas as gravações tiverem sido postadas, o/a professor/a deverá orientar cada um dos grupos a inserir em suas páginas do Youtube os links das demais gravações. Desse modo, os grupos poderão ter acesso às gravações uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.
Os/as alunos/as deverão ser orientados pelo/a professor/a a navegarem nas gravações dos/as colegas. Em casa, os/as alunos/as deverão ainda convidar seus familiares para navegarem e conhecerem os materiais produzidos na aula, explorando assim os diferentes tipos de recursos digitais.
Sugestões de links para/a alunos/as:
Sugestão de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://www.cliquesemiarido.org.br/not_0110.htm > acesso feito dia 15/05/2012
Sugestão de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/biomas-brasileiros.htm > acesso feito dia 15/05/2012
Sugestões de links para professores/as:
Sugestão de pesquisa e leitura para o/a professor/a < http://webquest.sp.senac.br/textos/como > acesso feito dia 15/05/2012
Sugestão de pesquisa e leitura parao/a professor/a < http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/09/08/idgnoticia.2006-09-08.4769809177/ > acesso feito dia 15/05/2012
Sugestões de link do Portal do Professor:
Sugestão de pesquisa e leitura para o/a professor/a< http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18642> acesso feito dia 28/06/2012
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.
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16/10/2012
Cinco estrelasExcelente aula.