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Investigando os biomas naturais: recursos inesgotáveis?

 

06/07/2012

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Selma Gonzaga Silva; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Ecologia e ciências ambientais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Dimensionar a relevância dos diferentes tipos de biomas para a vida no planeta.
  • Caracterizar os principais biomas brasileiros, dentre eles a floresta amazônica, a mata atlântica, a caatinga, o cerrado, os campos e o pantanal.
  • Discutir alternativas para preservação dos biomas brasileiros.
Duração das atividades
08 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimentos básicos sobre meio ambiente (biomas brasileiros e biodiversidade dos ecossistemas).
  • Noções básicas de Informática.
Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade – Problematização e roda de leitura

Nessa atividade, cabe ao/a professor/a, em um primeiro momento, conduzir uma problematização sobre o tema da aula. O problema a ser empregado possivelmente será mais instigante se for extraído da realidade dos/as alunos/as. Portanto, cabe ao/a professor/a iniciar a aula apresentando aos/as alunos/as as seguintes questões-problemas:

1)      Vocês sabem em qual bioma vocês vivem?

2)      Vocês sabem em que condições se encontra esse bioma?

3)      Vocês conhecem medidas para a preservação desse bioma?

Vale destacar que o/a professor/a deve estimular os alunos a formularem hipóteses com base em suas observações da realidade, e não apenas a responderem com base no conteúdo já estudado.

Em um segundo momento, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos. Esses grupos deverão posicionar as carteiras em forma de pequenos círculos, sendo um por grupo, facilitando, assim, a leitura e a discussão entre os membros dos grupos. Cada membro do grupo deve ler um parágrafo em voz alta, sucessivamente até o término do texto. Dessa forma todos/as poderão se manter atentos/as ao longo da leitura.

Os/as alunos/as utilizarão seus netbooks para essa atividade. Cada grupo ficará responsável pela leitura de um texto dentre aqueles disponíveis nos links a seguir.

Grupo 1: Revista Superinteressante - Caatinga

Disponível <  http://super.abril.com.br/ecologia/caatinga-445141.shtml  > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 2: Revista Superinteressante – As terras arejadas e cobiçadas

Disponível < http://super.abril.com.br/ecologia/terras-arejadas-cobicadas-480309.shtml    > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 3: Revista Veja – O tesouro escondido na selva

Disponível < http://veja.abril.com.br/especiais/amazonia/tesouro-escondido-na-selva-p-072.html  > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 4: Revista Veja – Mata Atlântica tem taxa de desmatamento próximo de zero

Disponível < http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/mata-atlantica-tem-taxa-de-desmate-proximo-de-zero  > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 5: Superinteressante: Pantanal

Disponível < http://super.abril.com.br/ecologia/pantanal-445137.shtml > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 6: Abril.com - Bioma Pampa já perdeu mais da metade da vegetação original

Disponível < http://www.abril.com.br/noticias/brasil/bioma-pampa-ja-perdeu-mais-metade-vegetacao-original-580873.shtml > acesso feito dia 15/05/2012

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a poderá executar previamente o download dos textos nos sites mencionados e providenciar uma cópia para os grupos.

Finalizada a leitura dos textos, cada grupo deverá apresentar para os/as demais colegas de classe uma síntese sobre o texto lido, destacando os aspectos que considerou mais importantes. Para tanto, os/as alunos/as deverão posicionar as carteiras em forma de um grande círculo, facilitando, assim, a comunicação entre a turma como um todo. As apresentações podem ter o tempo limitado a cinco minutos cada para que a atividade possa ser desenvolvida com mais dinamismo. Concluída essa apresentação, o/a professor/a deverá iniciar um debate sobre o assunto. As questões abaixo podem ser usadas para tanto:

1.      Qual a característica mais marcante de cada um dos biomas brasileiros?

2.      O texto lido pelo grupo 1 afirma que a caatinga é um bioma que está em constante metamorfose. Qual a opinião do grupo a respeito?

3.      O texto lido pelo grupo 2 afirma que o cerrado é constituído por terras cobiçadas. Qual a opinião do grupo a respeito?

4.      O texto lido pelo grupo 3 afirma que a Amazônia tem a maior biodiversidade do planeta e somente 10% dessa biodiversidade é conhecida pelos pesquisadores. Qual a opinião do grupo a respeito?

5.      O texto lido pelo grupo 4 afirma que a Mata Atlântica está com o desmatamento próximo a zero. Qual a opinião do grupo a respeito?

6.      O texto lido pelo grupo 5 aborda o ecoturismo no Pantanal. Qual a opinião do grupo a respeito?

7.      O texto lido pelo grupo 6 afirma que o pampa já perdeu mais da metade da vegetação original. Qual a opinião do grupo a respeito?

Durante o debate, cabe ao/a professor/a confrontar as hipóteses formuladas pelos/as alunos/as durante a problematização com o conteúdo dos textos, de modo a viabilizar a reorganização e consolidação do conhecimento.

2ª Atividade: Ampliando o conhecimento

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos para acessar a  internet  com o intuito de realizar uma coleta de dados sobre diferentes tipos de biomas brasileiros. Os/as alunos/as utilizarão seus netbooks para essa atividade.

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por consultar  sites  específicos.

Grupo 1: Bioma Caatinga

Disponível < http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/caatinga.htm   > acesso feito dia 1505/2012

Disponível < http://www.brasilescola.com/brasil/caatinga.htm > acesso feito dia 15/05/2012

Disponível <  http://www.caatinga.org.br/ > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 2: Bioma Cerrado

Disponível < http://www.portalbrasil.net/cerrado.htm   > acesso feito dia 15/05/2012

Disponível < http://www.brasilescola.com/brasil/cerrado.htm     > acesso feito dia 15/05/2012

Disponível < http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/cerrado.htm   > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 3: Bioma Pantanal

Disponível <  http://www.suapesquisa.com/geografia/pantanal.htm > acesso feito dia 15/05/2012

Disponível < http://www.riosvivos.org.br/Canal/Pantanal/260  > acesso feito dia 15/05/2012

Disponível < http://www.portalpantanal.com.br/  > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 4: Bioma Amazônia

Disponível <  http://amazonia.org.br/  > acesso feito dia 15/05/2012

Disponível < http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Amazonia/ > acesso feito dia 15/05/2012

Disponível < http://www.portalamazonia.com.br/ > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 5: Bioma Mata Atlântica

Disponível <  http://www.suapesquisa.com/geografia/vegetacao/mata_atlantica.htm  > acesso feito dia 15/05/2012

Disponível <  http://www.ibflorestas.org.br/pt/bioma-mata-atlantica.html  > acesso feito dia 15/05/2012

Disponível < http://www.brasilescola.com/brasil/mata-atlantica1.htm   > acesso feito dia 15/05/2012

Grupo 6: Bioma Pampas

Disponível < http://www.ibflorestas.org.br/pt/bioma-pampa.html  > acesso feito dia 15/05/2012

Disponível < http://www.pampabrasil.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=50&Itemid=57  > acesso feito dia 15/05/2012

Disponível < http://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/pampas     > acesso feito dia 15/05/2012

O/a professor/a deve orientar os/as alunos/as, mais especificamente, a coletar dados e imagens sobre:

  • Características do bioma
  • Região no Brasil onde se localiza o bioma
  • Clima do bioma
  • Fauna e flora do bioma
  • Principais problemas de degradação do bioma

 

Finalizada a coleta de dados e imagens, os/as alunos/as deverão arquivar o conjunto do material selecionado em um documento do software Microsoft Word. Esse documento deverá ser enviado ao/a professor/a via e-mail para que o/a mesmo/a possa avaliar se o mesmo é apropriado para os fins da terceira atividade da aula.

OBSERVAÇÃO: o/a professor/a deverá orientar os grupos a não esquecerem de registrar quais sites foram consultados, pois as fontes deverão ser citadas na terceira atividade da aula.

3ª Atividade: Organizando um seminário de pesquisa

Nessa atividade da aula, serão utilizadas as informações e imagens selecionadas e arquivadas pelos grupos na atividade anterior da aula. Nesse sentido, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se manterem os mesmos grupos.

O seminário de pesquisa nada mais é do que um procedimento metodológico que envolve o estudo em grupo sobre um determinado assunto e consiste da apresentação, análise e interpretação de dados sobre o assunto em questão.

No caso, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter para elaborar uma apresentação de slides com as informações e imagens selecionadas. Os/as alunos/as, portanto, utilizarão seus netbooks para essa atividade.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Se preferir, o/a professor/a poderá organizar essa atividade da aula de outras maneiras, sendo que, para tanto, poderá encontrar no link  abaixo uma série de sugestões para tanto.

Disponível < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14277 > acesso feito dia 28/06/2012

Cabe ao/a professor/a fazer uma avaliação sobre a apresentação dos grupos, bem como uma síntese das conclusões.

Com a finalização do seminário, os grupos deverão arquivar os dados para serem utilizados na quarta atividade da aula.

Disponível < http://www.coladaweb.com/como-fazer/seminario >acesso feito dia 14/05/2012

4ª Atividade: Conhecendo e criando um webquest da turma

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as para a criação de webquests, os quais serão importantes meios de comunicação, interação e exploração do conteúdo da aula.

O/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a assistirem o Vídeo 1, no qual são apresentados o passo a passo da criação de webquests.O Vídeo 1 encontra-se disponível no  site  abaixo:

Vídeo 1 - Tutorial: Webquest Seminário Virtual (Motivação)

6  Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=tBzzQoUvwJc  > acesso feito dia 12/05/2012

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Finalizada a exibição do Vídeo 1, os/as alunos/as devem retomar os grupos organizados previamente, uma vez que o conteúdo dos webquest será constituído pelos dados coletados na segunda e apresentados durante a terceira atividade da aula.

O/a professor/a deve então orientar os/as alunos/as a acessarem o  site  abaixo, por meio do qual poderão criar gratuitamente os webquests. Inicialmente, cada grupo deverá fazer a inscrição do seu webquest com uma senha.

Webquest 

7  Disponível < http://phpwebquest.org/newphp/index.php > acesso feito dia 12/05/2012

Finalizada a inscrição, os grupos deverão iniciar a inclusão nos webquests das informações e imagens selecionadas. O/a professor/a deve acompanhar atentamente esse processo.

Passo a passo – 1ª etapa

8

Disponível < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3986&id_pagina=1 > acesso feito dia 12/05/2012

Passo a passo – 2ª etapa

9

Disponível < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3986&id_pagina=2 > acesso feito dia 12/05/2012

Passo a passo – 3ª etapa

10

Disponível < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3986&id_pagina=3 > acesso feito dia 12/05/2012

Passo a passo – 4ª etapa

11

Disponível < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3986&id_pagina=4 > acesso feito dia 12/05/2012

Passo a passo – 5ªetapa

12

Disponível < http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=3986&id_pagina=5  > acesso feito dia 12/05/2012

Depois que todos os webquests tiverem sido criados, o/a professor/a deverá orientar cada um dos grupos a inserir em seus webquests os links dos demais. Desse modo, os grupos poderão ter acesso aos webquests uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.

Os/as alunos/as deverão ser orientados pelo/a professor/a a navegarem nos webquests  dos/as colegas. Em casa, os/as alunos/as deverão ainda convidar seus familiares para navegarem em seus webquests para explorar mais esse recurso digital.

OSERVAÇÃO: A criação dos webquests poderá ser utilizada pelo/a professor/a em outras atividades da disciplina, fomentando, assim, o interesse dos/as alunos/as nas atividades escolares.

5ª Atividade – Sensibilização

Cabe ao/a professor/a propor aos/as alunos/as a realização de uma campanha para sensibilização da comunidade escolar quanto à necessidade de preservação dos biomas brasileiros. Essa campanha deverá envolver uma apresentação artística por meio de um conjunto de esquetes, ou seja, peças de curta duração e poucos atores.

Para o desenvolvimento dos esquetes, os seguintes materiais podem ser usados:

  • Maquiagem
  • Perucas
  • Roupas para caracterização dos personagens
  • Objetos diversos para uso nas improvisações
  • Um CD-player e CDs diversos (com músicas relacionadas à natureza)
  • Máquina fotográfica ou câmeras de celular

 

Tais materiais devem ser providenciados pelos/as alunos/as.

O planejamento dos esquetes poderá ser realizado durante as aulas de Biologia ou em momentos extra-sala de aula. Além disso, exercícios de aquecimentos podem ser empregados para desinibir os/as alunos/as e, assim, potencializar o planejamento dos esquetes.

Afinal, os exercícios de aquecimento são importantes para despertar a conscientização corporal, estimular a criatividade e desenvolver a concentração, a agilidade e a destreza dos/as alunos/as. Se necessário, o/a professor/a pode solicitar a consultoria do/a professor/a de Educação Física para selecionar os exercícios de aquecimento a serem utilizados.

Sugestões de exercícios de aquecimento: siga-o-mestre, pular corda e dança das cadeiras.

OBSERVAÇÃO: recomenda-se a utilização de músicas durante os exercícios de aquecimento.

No planejamento dos esquetes, os/as alunos/as deverão, com o auxilio do/a professor/a, refletir sobre a melhor forma de realizar as apresentações, possibilitando que a audiência tenha uma boa visualização.

Os esquetes deverão, preferencialmente, ser voltados para a comunidade escolar em seu sentido mais amplo, de modo que todos/as – alunos/as, funcionários/as, professores/as e pais – possam prestigiá-la e aprender mais sobre o assunto.

Depois de devidamente planejados os esquetes, será necessário planejar como os mesmos serão gravados.

Os esquetes deverão ser gravados em vídeo mediante a utilização de uma filmadora digital (se a escola possuir) ou da câmera dos telefones celulares dos/as próprios/as alunos/as. A gravação será utilizada no momento posterior da aula.

Se a gravação for feita mediante a utilização de telefones celulares, será necessário definir, por meio de testes de gravação, quanto serão necessários para que a gravação tenha uma boa diversidade de ângulos.

Disponível < http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/vivencias-teatrais-511434.shtml > acesso feito dia 28/06/2012

6ª Atividade – Trabalhando o audiovisual

Nessa atividade da aula, cabe o/a professor/a orientar os grupos para o trabalho de editoração das gravações.

O/a professor/a deverá orientar os grupos inicialmente a transferirem as gravações para os netbooks  com os quais irão trabalhar. Para tanto, os grupos deverão instalar nos netbooks  o software que acompanha o telefone celular e, depois, conectar o cabo de sincronização ou fazer a transferência via Bluetooth. Outra alternativa é enviar as gravações para o e-mail pessoal de um/a dos/as integrantes dos grupos por meio de mensagem multimídia.

Concluída a transferência das gravações, o/a professor/a deverá orientar os grupos a editá-las a partir da utilização do software Windows Movie Maker, que vem instalado gratuitamente no Windows XP e Windows Vista. Para editar o vídeo, será necessário converter o arquivo produzido pelo celular, já que o Windows Movie Maker só edita arquivos no formato Windows Media Vídeo (WMV). Por outro lado, a maioria dos celulares grava arquivos de vídeo em formatos como 3GP. Caso os vídeos sejam gravados nesse último formato, será necessário instalar os softwares especializados em converter o vídeo de um formato para o outro.

A edição deve ser feita de modo a viabilizar a escolha dos melhores ângulos e o descarte dos ângulos pouco favoráveis, tomando-se, assim, o cuidado de valorizar a apresentação artística. Se necessário, os grupos podem solicitar a consultoria do/a professor/a de Artes, de modo a exercitar a interdisciplinaridade.

Disponível < http://hiperconectado.com.br/como-editar-videos-produzidos-no-celular/  > acesso feito dia 15/05/2012

7ª Atividade – Conhecendo o Youtube

Nessa atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a publicarem no  Youtube  a gravação da apresentação artística. O  Youtube  poderá desempenhar um papel importante na socialização da apresentação e, assim, contribuir para a sensibilização quanto à necessidade de preservação dos biomas brasileiros.

O/a professor/a deverá orientar os/as alunos/as a assistirem o Vídeo 2, no qual é apresentado o passo a passo para a publicação no  Youtube. O Vídeo 2 encontra-se

Vídeo 2 - Tutorial – Aprendendo a enviar vídeo para o  Youtube  (Motivação)

1  Disponível < http://www.youtube.com/watch?v=LkM6KbmODOY&feature=fvwrel  > acesso feito dia 15/05/2012

 

Finalizada a exibição do Vídeo 2, os/as alunos/as devem retomar os grupos organizados previamente. Cabe então ao/a professor/a orientá-los/as para a criação de uma conta no Youtube, o que é um pré-requisito para a publicação. Desse modo, o/a professor/a deve orientar os/as alunos/as a acessar o  site  abaixo, por meio do qual poderão criar gratuitamente uma conta no Youtube. Inicialmente, cada grupo deverá fazer a inscrição no Youtube com uma senha.

2

Disponível < https://accounts.google.com/SignUp?followup=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Femail_confirm&continue=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fsignin%3Faction_handle_signin%3Dtrue%26nomobiletemp%3D1%26feature%3Dheader%26next%3D%252F%26hl%3Dpt_BR%26new%3Dtrue&ltmpl=sso&service=youtube&hl=pt_BR > acesso feito dia 15/05/2012

Finalizada a inscrição, os grupos deverão iniciar a postagem das gravações. O/a professor/a deve acompanhar atentamente esse processo.

Quando todas as gravações tiverem sido postadas, o/a professor/a deverá orientar cada um dos grupos a inserir em suas páginas do Youtube  os  links  das demais gravações. Desse modo, os grupos poderão ter acesso às gravações uns dos outros, o que contribuirá para a socialização do conhecimento referente ao tema da aula.

Os/as alunos/as deverão ser orientados pelo/a professor/a a navegarem nas gravações dos/as colegas. Em casa, os/as alunos/as deverão ainda convidar seus familiares para navegarem e conhecerem os materiais produzidos na aula, explorando assim os diferentes tipos de recursos digitais.

Recursos Complementares

Sugestões de links para/a alunos/as:

Sugestão de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://www.cliquesemiarido.org.br/not_0110.htm > acesso feito dia 15/05/2012  

Sugestão de pesquisa e leitura para o/a aluno/a < http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/biomas-brasileiros.htm  > acesso feito dia 15/05/2012  

Sugestões de links para professores/as:

Sugestão de pesquisa e leitura para o/a professor/a < http://webquest.sp.senac.br/textos/como > acesso feito dia 15/05/2012  

Sugestão de pesquisa e leitura parao/a professor/a   < http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/09/08/idgnoticia.2006-09-08.4769809177/  > acesso feito dia 15/05/2012 

Sugestões de link do Portal do Professor:

Sugestão de pesquisa e leitura para o/a professor/a< http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18642> acesso feito dia 28/06/2012

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as mesmos/as nas atividades solicitadas.

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