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Pop Art

 

15/08/2012

Autor e Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender como a arte agregou os elementos da cultura de massa;

Perceber como a reprodutibilidade das imagens é importante para os artistas da Pop Art;

Conhecer como o vídeo foi incorporado nas obras de arte;

Produzir “retratos filmados”;

Duração das atividades
De 5 a 6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Expressionismo Abstrato e o gesto do artista

Estratégias e recursos da aula

1a. Atividade:

Propor os alunos que montem um painel de imagens recortadas de revistas ou retiradas da internet com elementos que os influenciam em suas vidas. Podem ser coisas que eles gostam de assistir na televisão, ver na internet, jogar no computador ou nos vídeo games, que veem na rua etc.

Após formar o painel de imagens da turma, perguntar:

Os artistas podem se apropriar dos elementos da cultura para criar suas obras?

Como esses elementos destacados pelos alunos podem aparecer em obras de arte?

Deixe que os alunos debatam sobre as duas questões.

 

Introduza as questões centrais da Pop Art:

- Trata-se de um fazer artístico que surge de certa forma como uma contraposição à centralização no gesto do artista advindo do Expressionismo Abstrato

- agregam a cultura popular comercial: efêmera, descartável, barata, produzida e reproduzida em massa, jovem, espirituosa etc;

- surge primeiramente em Londres, sendo que muitos críticos relacionam o nome Pop Art à colagem de Richard Hamilton de 1966:

 

01 colagem

“O que torna os lares de hoje tão diferentes, tão atraentes?”

http://blogdocaia.files.wordpress.com/2011/09/richard-hamilton7.jpg

 

- Paralelamente, nos Estados Unidos, encontram-se muitos artistas de discurso afiado, como

 

02 pintura

Jasper Johns com suas bandeiras de 1958:

http://3.bp.blogspot.com/_HO3nOvbbS14/TL8ZzPLdS4I/AAAAAAAACP0/LiFEkAcYBQY/s1600/Three_Flags_(1958)_by_Jasper_Johns.jpg

 

03 colagem

Robert Rauschenberg com colagens:

http://sala17.files.wordpress.com/2011/01/29893-r_i_p_robert_rauschenberg_1925_2008_familiar_work.jpg

 

04 objeto

Robert Rauschenberg com combinados tridimensionais

http://www.artchive.com/artchive/r/rauschenberg/bed.jpg

 

05 escultura

Esculturas de Claes Oldenburg

http://3.bp.blogspot.com/-WdDQj1zokkY/TdP_N_aDErI/AAAAAAAACBg/sFXzukhCM34/s1600/9.+dropped+cone%252C+cologne+germany.jpg

 

 

06 escultura

http://2.bp.blogspot.com/_CXHi3L60cy8/Sz-kA0it3MI/AAAAAAAADFA/KvdlLVkP1kc/s400/claes+oldenburg5.jpg

 

Retomar as imagens dos alunos ouvindo o que eles  tem a dizer sobre a arte que agrega dados culturais depois de conhecer os elementos da Pop Art. Esse momento é importante para que o professor perceba onde os alunos progrediram em seus conhecimentos e reflexões...

 

2a. Atividade:

Destacar que dentre o grupo de artistas da Pop Art, um dos que teve mais destaque foi Andy Warhol, justamente por ter a capacidade de lidar com os elementos culturais próximos do grande público da época.

Apresentar aos alunos Andy Warhol e suas obras:

 

10 fotografia

Retrato de Andy Warhol

http://4.bp.blogspot.com/_h92F2a-n9aY/SnqTZhbReTI/AAAAAAAAGl4/ShDsXkG8M6s/s400/andy+warhol+foto.jpg

-       Artista norte americano (1928-1987)

-       Trabalhou como ilustrador antes de se envolver definitivamente com as artes visuais;

-       Tinha grande interesse pela reprodutibilidade de imagens além de gostar de agregar diferentes tecnologias. Além da serigrafia, utilizava também fotografia e vídeo em suas obras. Isso possibilitava que o objeto de arte não fosse mais único e sim reprodutível;

-       Se interessava imensamente por temas como morte, objetos de consumo, pessoas conhecidas etc.

 

Mostrar algumas imagens de suas obras:

 

07 serigrafia

Marylin Monroe – grupo de serigrafias que reproduzem em várias cores a imagem da atriz Marylin Monroe. A atriz fez muito sucesso nas décadas de 1940 e 1950.

http://fotografeumaideia.com.br/site/images/stories/autores/0_artigos_2012/andy_warhol/andy_warhol_2.jpg

 

08 serigrafia

Sopas Campbell’s – grupo de imagens que reproduzem sopas industrializadas vendidas em supermercados norte americanos

http://identidadesolida.files.wordpress.com/2010/05/campbells_soup_cans_moma-1964.jpg

 

09 serigrafia

Dólar – referência à moeda norte americana

http://www.artexpertswebsite.com/pages/artists/Warhol/dollarSign.jpg

 

Destacar a questão da reprodutibilidade das imagens nessas obras que repetem várias vezes a mesma imagem com algumas alterações.

Apresentar aos alunos a obra que servirá como base para os trabalhos acerca das produções de Andy Warhol: os vídeos experimentais.

Trata-se de filmes feitos em sua maioria informalmente, onde recorta a realidade através de retratos filmados de amigos, situações específicas ou locais:

 

http://www.youtube.com/watch?v=n8X-MhY8LmI&feature=related

Neste vídeo temos a compilação de alguns "screen tests", mas o professor deve informar aos alunos que no original os filmes são silenciosos.

 

http://www.youtube.com/watch?v=XoQcGAczNTE

Eat (Comer) é um vídeo de cerca de 40 minutos onde vemos um homem comendo. (O professor pode passar apenas um trecho do vídeo para seus alunos)

 

http://www.youtube.com/watch?v=O7VYWBoqrPI

Empire State Building, famoso arranha Céu de Nova York, foi filmado durante 8 horas à noite por Warhol. Nesse vídeo, temos um recorte da obra.

Nesses simples recortes, o artista redimensiona a realidade, causando afastamentos e reflexões nos observador.

 

Posta a forma de trabalhar com vídeos de Andy Warhol, proponha que os alunos em duplas criem alguns retratos filmados uns dos outros.

Cada dupla pode trabalhar em duas linhas diferentes:

1) Criar pequenas situações cotidianas;

2) Agir espontaneamente em frente à câmera;

O professor deve limitar o tempo de filmagem em até 3 minutos o que é suficiente para que eles experimentem as duas extremidades da produção: a de retratista e retratado.

Se não houver câmeras suficientes para o trabalho das duplas, sugiro que o professor marque momentos fora da aula de artes para fazer a filmagem. Outra possibilidade é o desenvolvimento de outras atividades paralelas sobre a Pop Art, como, por exemplo, colagem, interferência em imagens copiadas em máquinas de xérox enquanto as duplas fazem as pequenas filmagens fora de sala de aula.

Após a realização dos pequenos filmes, o professor deve promover uma sessão onde apresente os trabalhos para todos da turma e, ao final das apresentações, promova um debate sobre essa forma de abordar a realidade.

Recursos Complementares

http://www.warholfoundation.org/

Site oficial da Fundação Warhol

 

Entrevista com Claes Oldenburg (Vídeo em inglês)

http://www.youtube.com/watch?v=hx38g_IWdls

 

FARTHING, Stephen. Tudo Sobre Arte: os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos. Rio de Janeiro: Sextante, 2010.

Avaliação

Perceber se os alunos compreenderam como os elementos da cultura de massa podem ser agregados pelas manifestações artísticas;

Observar se os alunos entenderam a questão da reprodutibilidade de imagens em detrimento às obras de arte únicas.

Avaliar os trabalhos práticos dos alunos, observando a compreensão sobre os retratos filmados e a forma como cada dupla resolveu abordar o tema.

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