03/07/2012
Dalânea Cristina Flôr
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
• Fazer um bolo de cenoura;
• auxiliar a criança a compreender a ação dos objetos tendo a linguagem oral como campo mediador;
• trabalhar nas bases do pensamento matemático;
• desenvolver a curiosidade e capacidade de expressão;
• proporcionar a ampliação de vivências por meio da experimentação de novos sabores;
• confraternizar com as famílias servindo o bolo feito em parceria com os bebês;
• promover o desenvolvimento da autonomia.
A aula de culinária aqui explicitada criará condições para o desenvolvimento da autonomia e ampliará a experimentação de novos sabores. Além disso, possibilitará que os vínculos com as famílias sejam estreitados, visto que, o bolo será servido aos pais no momento em que esses vierem buscar os filhos. As crianças ajudarão a professora a fazer um bolo simples de cenoura de forma lúdica, estreitando os vínculos de confiança, amizade e cumplicidade entre elas.
• Autonomia no momento da alimentação;
• vivencias em “contação” de história;
Para que a atividade de culinária seja um sucesso. É importante verificar as condições objetivas da instituição, por exemplo, se existe forno disponível; se o teor nutricional do bolo é permitido para o grupo de crianças, entre outros. Caso não seja possível executar o bolo, outra opção é fazer receitas menos elaboradas como gelatinas, salada de frutas; sucos...
O importante é que as crianças experimentem sabores e participem do processo de transformação de alimentos em pratos (por exemplo: cenoura, ovo e trigo misturados dão forma a um bolo). Posto que o adulto (nesse caso o professor) é o responsável por apresentar o mundo para as crianças, num sentido de desenvolver todas as suas potencialidades.
1º. MOMENTO
Contação de história – Mobilização do grupo
Em um ambiente acolhedor a professora contará a história “A galinha ruiva”, na qual os ingredientes do bolo serão apresentados às crianças, incluindo a cenoura e retirando o milho. A professora poderá usar o tapete da sala e também recursos concretos, como livro, uma caixa de histórias, um avental lúdico, fantoches... Sugerimos que as crianças experimentem e manipulem os ingredientes que serão utilizados na receita: cenoura; açúcar; farinha; ovos; fermento; azeite.
Acervo institucional - NDI-CED-UFSC/2012.
Fotografia: Thaisa Neiverth
2º. MOMENTO
Fazendo o bolo
No segundo momento da atividade é hora de fazer o bolo!
Na mesa da sala, ou na cozinha da creche o bolo começará a ser preparado.
A professora apresenta os ingredientes e enfoca as quantidades. É interessante que as crianças ajudem a colocar os ingredientes na massa... Primeiro o azeite, os ovos e a cenoura, depois o açúcar, o trigo e por último o fermento.
Vale destacar que quanto mais perto do processo as crianças estiverem e mais elementos forem mediados intencionalmente pela professora, mais conhecimentos será por elas apropriados. Vejam, se a professora leva para a sala uma dúzia de ovos, mas coloca apenas quatro na receita, as noções de quantidade estarão ali estimuladas, assim como a criação de situações que ajudem os pequenos a elaborar as bases do pensamento lógico-matemático.
Assim como o trabalho de ensinar aos pequenos a noção de tempo pode ser plenamente planejado, à medida que as crianças vão com a professora e colocam o bolo no forno. Se, a professora mediar as situações usando conceitos que remetam a noção de tempo e espaço, de física e química, o repertório de bebês de 1 ano e meio será ampliado. Por exemplo, o adulto responsável diz: - O bolo vai ficar pronto depois do lanche... e, retoma: - O lanche acabou! O bolo já está pronto! Vejam! Ele está macio, mas, cuidado, ainda está quente!
Acervo institucional - NDI-CED-UFSC/2012.
Fotografia: Thaisa Neiverth
Acervo institucional - NDI-CED-UFSC/2012.
Fotografia: Thaisa Neiverth
3º MOMENTO
Confraternização com as famílias
A confraternização com as famílias pode ser organizada pelo professor juntamente com as crianças. Essas podem ajudar a professora a organizar as mesas, e também podem preparar desenhos para decorar o espaço. O espaço pode ser aberto ou fechado, dependendo das condições objetivas do espaço objetivo. É interessante que uma toalha seja colocada na mesa
Sugere-se o horário de saída para a confraternização. Ou seja, à medida que os pais chegam para buscarem os filhos, o bolo é servido e a experiência comentada. Os pais devem ser ouvidos, esse movimento é fundamental para que os vínculos com as famílias indispensáveis ao trabalho pedagógico com a faixa-etária de zero a três anos se efetive com qualidade.
Acervo institucional - NDI-CED-UFSC/2012.
Fotografia: Thaisa Neiverth
http://www.youtube.com/watch?v=UXDbwUJtz4s
http://tudogostoso.uol.com.br/receita/23-bolo-de-cenoura.html
A avaliação de uma atividade na Educação Infantil é parte do trabalho intencional do professor que está em planejar, executar e avaliar. Assim, o registro dessa experiência pode ser uma estratégia interessante. Dessa maneira, o professor deve registrar se as crianças participaram ativamente dos diferentes momentos compartilhados, fazendo anotações reflexivas sobre o processo levando em conta suas impressões, mas também as sensações e falas explicitadas pelas crianças. Além disso, o professor deve avaliar a repercussão que atividade teve com as famílias.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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04/07/2012
Cinco estrelasA aula é muito interessante porque usa muito o concreto com as crianças e acredito que fica mais fácil da criança apreender aquilo que ela necessita saber.