Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


CONSTRUIR VÍNCULOS NO BERÇÁRIO, VAMOS COZINHAR?

 

03/07/2012

Autor y Coautor(es)
Thaisa Neiverth
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Fazer um bolo de cenoura;
• auxiliar a criança a compreender a ação dos objetos tendo a linguagem oral como campo mediador;
• trabalhar nas bases do pensamento matemático;
• desenvolver a curiosidade e capacidade de expressão;
• proporcionar a ampliação de vivências por meio da experimentação de novos sabores;
• confraternizar com as famílias servindo o bolo feito em parceria com os bebês;
• promover o desenvolvimento da autonomia.

A aula de culinária aqui explicitada criará condições para o desenvolvimento da autonomia e ampliará a experimentação de novos sabores. Além disso, possibilitará que os vínculos com as famílias sejam estreitados, visto que, o bolo será servido aos pais no momento em que esses vierem buscar os filhos. As crianças ajudarão a professora a fazer um bolo simples de cenoura de forma lúdica, estreitando os vínculos de confiança, amizade e cumplicidade entre elas.

Duração das atividades
As atividades deverão ser desenvolvidas em um dia, mas em diferentes momentos, cada um com duração aproximada de meia hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Autonomia no momento da alimentação;
• vivencias em “contação” de história;
 

Estratégias e recursos da aula

Para que a atividade de culinária seja um sucesso. É importante verificar as condições objetivas da instituição, por exemplo, se existe forno disponível; se o teor nutricional do bolo é permitido para o grupo de crianças, entre outros. Caso não seja possível executar o bolo, outra opção é fazer receitas menos elaboradas como gelatinas, salada de frutas; sucos...
O importante é que as crianças experimentem sabores e participem do processo de transformação de alimentos em pratos (por exemplo: cenoura, ovo e trigo misturados dão forma a um bolo). Posto que o adulto (nesse caso o professor) é o responsável por apresentar o mundo para as crianças, num sentido de desenvolver todas as suas potencialidades.


1º. MOMENTO

Contação de história – Mobilização do grupo


Em um ambiente acolhedor a professora contará a história “A galinha ruiva”, na qual os ingredientes do bolo serão apresentados às crianças, incluindo a cenoura e retirando o milho. A professora poderá usar o tapete da sala e também recursos concretos, como livro, uma caixa de histórias, um avental lúdico, fantoches... Sugerimos que as crianças experimentem e manipulem os ingredientes que serão utilizados na receita: cenoura; açúcar; farinha; ovos; fermento; azeite.

culinária

Acervo institucional - NDI-CED-UFSC/2012.

Fotografia: Thaisa Neiverth

2º. MOMENTO
Fazendo o bolo


No segundo momento da atividade é hora de fazer o bolo!
Na mesa da sala, ou na cozinha da creche o bolo começará a ser preparado.
A professora apresenta os ingredientes e enfoca as quantidades. É interessante que as crianças ajudem a colocar os ingredientes na massa... Primeiro o azeite, os ovos e a cenoura, depois o açúcar, o trigo e por último o fermento.
Vale destacar que quanto mais perto do processo as crianças estiverem e mais elementos forem mediados intencionalmente pela professora, mais conhecimentos será por elas apropriados. Vejam, se a professora leva para a sala uma dúzia de ovos, mas coloca apenas quatro na receita, as noções de quantidade estarão ali estimuladas, assim como a criação de situações que ajudem os pequenos a elaborar as bases do pensamento lógico-matemático.
Assim como o trabalho de ensinar aos pequenos a noção de tempo pode ser plenamente planejado, à medida que as crianças vão com a professora e colocam o bolo no forno. Se, a professora mediar as situações usando conceitos que remetam a noção de tempo e espaço, de física e química, o repertório de bebês de 1 ano e meio será ampliado. Por exemplo, o adulto responsável diz: - O bolo vai ficar pronto depois do lanche... e, retoma: - O lanche acabou! O bolo já está pronto! Vejam! Ele está macio, mas, cuidado, ainda está quente!

culinária 2

Acervo institucional - NDI-CED-UFSC/2012.

Fotografia: Thaisa Neiverth

 

gustavo

Acervo institucional - NDI-CED-UFSC/2012.

Fotografia: Thaisa Neiverth

3º MOMENTO
Confraternização com as famílias


A confraternização com as famílias pode ser organizada pelo professor juntamente com as crianças. Essas podem ajudar a professora a organizar as mesas, e também podem preparar desenhos para decorar o espaço. O espaço pode ser aberto ou fechado, dependendo das condições objetivas do espaço objetivo. É interessante que uma toalha seja colocada na mesa
Sugere-se o horário de saída para a confraternização. Ou seja, à medida que os pais chegam para buscarem os filhos, o bolo é servido e a experiência comentada. Os pais devem ser ouvidos, esse movimento é fundamental para que os vínculos com as famílias indispensáveis ao trabalho pedagógico com a faixa-etária de zero a três anos se efetive com qualidade.

culinária 3

Acervo institucional - NDI-CED-UFSC/2012.

Fotografia: Thaisa Neiverth

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação de uma atividade na Educação Infantil é parte do trabalho intencional do professor que está em planejar, executar e avaliar. Assim, o registro dessa experiência pode ser uma estratégia interessante. Dessa maneira, o professor deve registrar se as crianças participaram ativamente dos diferentes momentos compartilhados, fazendo anotações reflexivas sobre o processo levando em conta suas impressões, mas também as sensações e falas explicitadas pelas crianças. Além disso, o professor deve avaliar a repercussão que atividade teve com as famílias.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Ingridi, Feliciano Sodré. , Rio de Janeiro - dijo:
    ingryd_pop@hotmail.com

    04/07/2012

    Cinco estrelas

    A aula é muito interessante porque usa muito o concreto com as crianças e acredito que fica mais fácil da criança apreender aquilo que ela necessita saber.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.