03/07/2012
Selma Gonzaga Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Interação entre os seres vivos |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Para iniciar a atividade é necessário que o professor estabeleça um diálogo com a turma, chamando a atenção para a predominância do verde nos ecossistemas terrestres. O professor poderá, por exemplo, perguntar aos alunos qual a cor eles mais enxergam quando entram em um parque, floresta ou chácara. É importante que neste momento da aula o professor permita que os alunos se manifestem e que ao compartilharem ideias, cheguem a uma conclusão.
Realizado esse diálogo inicial, o professor deverá apresentar para a turma a seguinte questão: “Por que o mundo é verde?” e, em seguida, solicitar aos alunos que formulem hipóteses para essa questão e que façam o registro em seu material (computador/caderno).
Fonte da Imagem: http://cadriane.files.wordpress.com/2010/02/mundo_verde.jpg. Acesso em 18/05/2012.
Utilizando computadores, tabletes ou notebooks que possuam acesso à internet, o professor deverá solicitar aos alunos que acessem o endereço eletrônico http://scienceblogs.com.br/discutindoecologia/2009/01/por-que-o-mundo-e-verde/ (acesso em 12/05/2012) e que façam uma leitura do texto. Em seguida, o professor deverá conduzir os alunos em uma leitura orientada, momento em que as principais questões trazidas pelo texto deverão ser colocadas em debate. Os alunos deverão fazer um registro dos principais pontos discutidos durante a leitura orientada e formular uma nova hipótese para a questão levantada no início da atividade.
Após a leitura e discussão, o professor solicitará aos alunos que façam um confronto das hipóteses que levantaram durante a aula e que construam coletivamente uma resposta para a questão: “Por que o mundo é verde?”. A conclusão coletiva deverá ser registrada no material do aluno.
Para realizar esta etapa da aula serão necessários os seguintes materiais/equipamentos:
-pilão de louça/macerador
-folhas de plantas (caso a escola possua alguma área verde, o professor poderá fazer sua coleta na própria escola)
-álcool ou acetona
-papel filtro
-computadores, tabletes ou notebooks com acesso à internet
Observação: O experimento conduzido nesta atividade é bastante simples e não demanda a utilização de grandes espaços e materiais, neste sentido, caso a escola não possua um laboratório, o professor poderá conduzir a atividade na própria sala de aula.
1ª ETAPA: Formulando hipóteses
Após a discussão realizada na atividade anterior, onde os alunos foram estimulados a investigar a predominância da coloração verde nos ecossistemas terrestres, o professor deverá estabelecer o seguinte diálogo com a turma: “Chegamos à conclusão que a predominância do verde em nosso planeta deve-se a pressão exercida por alguns predadores de topo de cadeia à população de herbívoros. A pressão exercita pelos predadores reduz o número de herbívoros aumentando, consequentemente, a quantidade de seres produtores, ou seja, plantas, no ambiente. Em síntese, o mundo é verde porque tem muitas plantas verdes. Mas afinal, por que as plantas são verdes?”.
O professor deverá solicitar aos alunos que formulem hipóteses para a essa questão e que façam o registro em seu material.
2ª ETAPA: Folhas e cores – extraindo pigmentos das folhas
O professor deverá organizar a turma em grupos de quatro alunos e fornecer para cada grupo um pilão de louça, folhas verdes, 50 mL de álcool e um pedaço de papel filtro. Em seguida, os alunos deverão receber as seguintes instruções:
“Rasgue as folhas em pequenos pedaços e coloque-as no pilão de louça, junte o álcool e amasse utilizando o macerador. Pegue o pedaço de papel filtro e introduza uma de suas extremidades na solução formada pelo álcool e extrato das folhas. Deixe por alguns minutos e observe. Faça um registro de suas observações.”
Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-nlrmOHWw3Ec/TZnmHGHU6_I/AAAAAAAAAGE/bCekTT9qE48/s1600/189188_150641131665137_100001577544624_324016_5775789_n.jpg. (Acesso em 19/05/2012).
3ª ETAPA: Cloroplastos e clorofila – animação
Enquanto o experimento conduzido na etapa anterior permanece em repouso para permitir que o papel filtro absorva a solução formada pelo extrato vegetal e o álcool/acetona, o professor deverá solicitar aos alunos que acessem os links abaixo onde estão disponíveis duas animações. Na animação, os alunos terão a oportunidade de observar os cloroplastos e a clorofila no interior dos mesmos.
Fonte da Imagem: http://4.bp.blogspot.com/-Ayc7qBbmAlc/T7eFv8GFNeI/AAAAAAAAAEs/0YpgF2Cm614/s1600/Cloroplastos.jpg.Acesso em 19/05/2012.
Após assistirem as animações, o professor deverá solicitar aos alunos que acessem o link abaixo onde está disponível um exercício sobre os componentes dos cloroplastos.
Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-U8jWbwft6cY/T7eF5wNQAwI/AAAAAAAAAE0/0jzl-UZXDO0/s1600/Exerc%C3%ADcio+cloroplasto.jpg. Acesso em 19/05/2012.
4ª ETAPA: Folhas e cores – pesquisando
Após assistir as animações e resolver as atividades propostas, os alunos deverão retirar o papel filtro da solução de extrato vegetal e álcool/acetona em que estava embebido e registrar suas observações. Antes de estabelecer um diálogo com a turma sobre o que aconteceu durante o experimento, o professor deverá solicitar aos alunos que acessem o endereço eletrônico http://www.todabiologia.com/botanica/clorofila.htm (acesso em 12/05/2012) e façam uma leitura/análise do texto. Em seguida, o professor deverá solicitar aos alunos que resolvam as questões propostas no questionário abaixo. Os registros produzidos pelos alunos deverão ser salvos e enviados ao professor para avaliação.
Questões para análise
a) O que as cores presentes no papel filtro representam? Explique.
b) Explique a origem da coloração verde da clorofila.
c) Qual a importância da clorofila para as plantas?
d) Que relação pode ser estabelecida entre a clorofila e o equilíbrio das cadeias alimentares.
Ao término da resolução das questões propostas, o professor deverá solicitar a cada grupo que faça uma explicação de uma das questões levantadas. Para exemplificar: caso na sala de aula sejam formados 08 grupos, o professor poderá proceder da seguinte forma: os grupos 1 e 2 deverão explicar a resposta da questão a; os grupos 3 e 4 deverão explicar a resposta da questão b; os grupos 5 e 6 deverão explicar a resposta da questão c; os grupos 7 e 8 deverão explicar a resposta da questão d. Para proceder à explicação, os alunos poderão fazer uma exposição oral, utilizar cartazes ou slides. Qualquer que seja a estratégia adotada pelo grupo, vale ressaltar que o objetivo maior deste momento da aula é que os alunos socializem as questões, que troquem ideias e que façam correções no texto que eles mesmos produziram.
Fonte da Imagem: http://4.bp.blogspot.com/_HM3m8MWrOFY/R8bfKztwsUI/AAAAAAAAAIo/vODW2TAPPyk/s400/dialogo.jpg. Acesso em 19/05/2012.
Ao chegar neste ponto da aula, os alunos deverão ter adquirido uma ideia do que é a clorofila e de sua importância para o equilíbrio do planeta. Com o intuito de aprofundar a pesquisa, propomos uma investigação dos diferentes tipos de clorofila. Para proceder esta etapa da aula o professor deverá, previamente, acessar o endereço eletrônico da webquest – Clorofila disponível em http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=11607&id_pagina=5 (Acesso em 18/05/2012) e realizar uma leitura prévia para identificar as estratégias propostas para melhor orientar seus alunos. Todas as informações necessárias para o desenvolvimento da atividade encontram-se na webquest, portanto, não é necessário mencioná-las novamente neste espaço.
Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-WI5dRSl4Zw4/T7eFpVeqz3I/AAAAAAAAAEk/YCYZR3OabF8/s1600/clorofila_webquest.jpg. Acesso em 19/05/2012.
Nome | Tipo |
---|---|
Exercício - Cloroplasto | Animação/simulação |
Cloroplasto | Animação/simulação |
Sugestões de links para alunos:
Sugestões de links para professores:
A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas. Os registros produzidos pelos alunos durante as atividades deverão ser utilizados pelo professor como instrumento de avaliação. Além disso, os critérios para avaliação apresentados na webquest Clorofila também deverão ser considerados pelo professor.
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