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Projeto de Iniciação Científica: Meteorologia: hoje tem chuva? – UCA/Metodologia Científica

 

08/06/2012

Autor e Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Ética Justiça
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Ética Solidariedade
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Ciclos da natureza
Ensino Fundamental Inicial História Ritmos de tempo
Ensino Fundamental Inicial Matemática Tratamento da informação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a formação da chuva;
  • Identificar a importância da chuva para o meio ambiente;
  • Descobrir os elementos presentes na chuva tais como os raios, relâmpagos e trovão;
  • Desenvolver o hábito de colaboração e de construção coletiva do aprendizado;
  • Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
  • Compreender e vivenciar um trabalho de Iniciação Científica pautado no diálogo e na investigação, com ênfase na observação e na experimentação;
  • Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, realizar atividades com autonomia, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 4 atividades de 120 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o conhecimento sobre questões relacionadas ao “Universo e seus mistérios”. Consideramos importante que o aluno já possua noções básicas sobre  a utilização do tablet e dos programas KolourPain e Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA

Estratégias e recursos da aula

Investigar para aprender: um caminho consolidado na parceria

Professor, o trabalho pautado na Iniciação Científica com alunos do Ensino Fundamental, requer o conhecimento de algumas características básicas que constituem a base de uma Pesquisa. Sendo assim, destacamos o diálogo e os processos de comunicação em geral, como princípios norteadores das ações científicas, pois possibilitam a expressão autêntica do aluno, em suas curiosidades, dúvidas e necessidades.  Sendo assim, um Projeto pode ser organizado das mais variadas formas, porém, necessita abarcar os seguintes momentos:

  1. Definição do tema;
  2. Justificativa da escolha do tema;
  3. Definição dos objetivos;
  4. Elaboração das perguntas que serão pesquisadas;
  5. Levantamento das hipóteses, ou seja, ter clareza do que os alunos já conhecem e desconhecem sobre o assunto;
  6. Definição das fontes de pesquisas;
  7. Construção de um cronograma para realização das atividades;
  8. Execução das atividades previamente planejadas;
  9. Confrontação das hipóteses e das informações pesquisadas;
  10. Divulgação dos resultados/culminância do Projeto.

A flexibilidade e a dinamicidade são características essenciais de um Projeto, não sendo constituído por etapas rígidas e definidas a priori. Mas é organizado pelos sujeitos envolvidos no processo de investigação, sendo que todas as etapas são interdependentes e contam com a voz de todos que participam do Projeto. Neste sentido, o tempo para a realização de um Projeto dependerá do envolvimento da turma com o tema e da sua complexidade, podendo ser finalizado no final de um ano letivo, bem como em um tempo relativamente menor. A criatividade dos participantes necessita ser valorizada, pois a realização de uma Pesquisa demanda estar imbricado, a partir das constantes reflexões e dúvidas sobre o tema em estudo. Destacamos que o tema do Projeto aqui proposto é “O universo e seus mistérios” o qual conta com um Subprojeto denominado “Meteorologia: hoje tem chuva?” que será desenvolvido nesta aula.

 Professor, para obter mais informações sobre como trabalhar com a Pesquisa Científica na sala de aula, acesse os sítios:

 http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quero-ver-mundo-427356.shtml. Acesso em 06/05/2012. O texto aborda a Pesquisa como uma ferramenta que possibilita aos alunos aprenderem “Observar, registrar e comprovar hipóteses sem simplificar a linguagem nem infantilizar”.

http://www.slideshare.net/projetocaramujoafricano/como-elaborar-um-projeto-de-pesquisa-3514176?src=related_normal&rel=3513383. Acesso em 06/05/2012. O texto apresenta o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho para a sala de aula e os passos que o professor deve seguir na orientação do aluno, compreendendo as sucessivas etapas do Projeto de Iniciação Científica até o relatório.

1ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Definição do tema: a vez e a voz dos alunos

Professor, a Definição do Tema do Projeto consiste em um primeiro momento de organização do Projeto de Iniciação Científica. O tema pode ser escolhido de variadas formas, podendo partir de uma sugestão do próprio professor, ou mesmo dos alunos. O que irá concretizar a escolha do tema são realmente o envolvimento e o interesse da turma como um todo com o mesmo.

Sugerimos que você organize a turma para uma roda de conversa e instigue a participação dos alunos dando suas opiniões sobre o que é um Projeto de Iniciação Científica. É importante que todos os alunos participem e se envolvam na atividade. Depois, explique para a turma que terá como desafio elaborar um Projeto para ser pesquisado e que terá oportunidade de vivenciar um trabalho com experimentação e observação. Para instigar os alunos a participarem do Projeto aqui proposto é necessário promover um momento de sensibilização, utilizando para isso recursos diversos que possam despertar nos alunos, o desejo de estudar tal temática.

Iniciando nossas atividades de Pesquisa

Os alunos, de forma geral, já ouviram falar sobre meteorologia e de certa forma, já conhecem um pouco sobre o assunto. Por isso, faça uma atividade inicial de experienciação, levando os alunos até o pátio da escola para que possam levantar hipóteses sobre como está o clima no momento vivenciado, tentando responder as duas questões:

  • Qual a temperatura agora?
  • Como está o tempo agora?

Professor, registre este momento por meio de foto e/ou filmagem. Após a atividade de observação e de sentir a temperatura, forme com a turma uma roda de conversa neste mesmo ambiente e volte às questões anteriores para ouvir as hipóteses de cada aluno. Você poderá registrar cada fala em uma cartolina e depois afixá-la na parede da escola para observar o que irá mudar com as novas descobertas. Para isso, instigue o grupo a pensar sobre a possibilidade de realizar um Projeto de Iniciação Científica para descobrirem mais sobre o clima.

Após todos participarem, é importante conversar com a turma sobre a importância de um estudo aprofundado sobre a meteorologia. Professor, observe atentamente as expressões orais e gestuais dos alunos, que se referem ao interesse ou não de estudar o tema.

Agora, elabore com a turma um Título para o Projeto. Você já deve ter percebido que um Projeto de Iniciação Científica está pautado no diálogo e na participação efetiva de todos os envolvidos no processo. Por isso, mobilize os alunos a proporem algumas sugestões de títulos e faça a escolha, seja por votação, ou mesmo por um momento de diálogo.

Professor, juntamente com a turma, decida a melhor forma de organizar os registros do Projeto. Podendo o mesmo ficar registrado em um caderno específico para o Projeto, ou mesmo, ser estruturado em uma pasta catálogo, onde se guardariam cada folha do Projeto.

Optando pelo caderno, solicite que os alunos construam uma capa que contenha os dados pessoais do aluno e os dados da escola e insiram o título escolhido. Eles poderão fazer um desenho inicial de como estava o tempo no momento da observação, utilizando para isso o laptop Classmate, a partir do programa KolourPaint que poderá ser acessado pelo caminho: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > KolourPaint) ou o próprio tablet. Depois, é só imprimir cada desenho para que colem no local apropriado. Também poderão recorrer ao desenho à mão livre. Faça a escolha da melhor forma com a turma. Após terminarem a atividade, os alunos poderão apresentar a capa com o seu desenho e explicá-lo para o grupo.

Criando um canal de comunicação

Professor, atualmente os alunos contam com inúmeras possibilidades de comunicação, que são viabilizadas pelos recursos tecnológicos. Por isso, trazemos uma ideia inovadora de se construir um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e até registrar as principais atividades, selecionadas pelos participantes, a toda comunidade escolar e também para outras pessoas que se interessarem pelo tema.

Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socialização e os alunos poderão interagir com outros pesquisadores que também estão envolvidos com o estudo da temática “Meteorologia”. Sendo assim convide a turma a criar um Blog, utilizando para isso, a atividade “Vamos criar um Blog da turma?”, acessada no sítio do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391. Acesso 08/05/2012.

Com a aula proposta acima, os alunos terão oportunidade de realizar passo a passo uma sequência de atividades que culminarão com a construção de um Blog. O mais importante é que percebam a função do Blog e a sua importância para o registro e divulgação do conhecimento. É importante também ressaltar, que os alunos deverão acompanhar as postagens no Blog de possíveis usuários, bem como responder e interagir com outras pessoas, com o acompanhamento e orientação do professor.

Escolhida a temática e o título do Projeto, elabore com a turma uma Justificativa para o estudo da meteorologia. Neste momento os alunos deverão expor os motivos que os levaram a optar pela temática escolhida, bem como o porquê é importante e necessário o seu estudo.  O registro desta atividade poderá ser feito no caderno de Projeto. Para isso, auxilie os alunos a participarem da construção coletiva de um texto, expondo as suas ideias.

Professores, as etapas descritas acima, poderão compor o rol de publicações do Blog dos alunos. Para isso, auxilie os alunos a organizarem estas postagens, observando os possíveis erros na digitação, para garantir a qualidade da produção.

2ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, o Projeto de Iniciação Científica deve ser conduzido, por objetivos claros e definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Por isso, organize a turma para uma roda de conversa e proponha um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo da meteorologia. É importante explicar o que são objetivos, recorrendo a exemplos próximos ao cotidiano dos alunos. Depois, inicie o processo de construção dos objetivos com os alunos. Registre em uma cartolina em branco, os objetivos expressos pelos alunos e depois afixe em um mural da sala de aula. Os alunos deverão registrar no caderno do Projeto os objetivos construídos. Veja alguns exemplos abaixo:

Objetivos:

  • Descobrir o que é meteorologia;
  • Conhecer as formas de medir a chuva;
  • Aprender a realizar uma Pesquisa;
  • Desenvolver o hábito do diálogo e da troca de ideias.

Após a elaboração dos objetivos, é chegado o momento de construir com a turma as Problematizações que conduzirão o Projeto. Para isso, explique para os alunos que para fazermos uma Pesquisa, necessitamos de perguntas, dúvidas, a serem investigadas. Sendo assim, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e instigue os alunos a descobrirem o que gostariam de saber sobre meteorologia. Para este momento, você poderá possibilitar que os alunos busquem informações na internet, revistas ou outras fontes de informação, ou mesmo incitá-los a fazerem uma pergunta de cunho próprio, ou seja, partir da curiosidade que cada aluno já possua sobre o tema. É importante que os alunos compreendam que outras questões poderão surgir durante a realização do Projeto e que poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e dinamicidade que envolve a Pesquisa.

Exemplos:

  • O que é meteorologia?
  • Como se mede a quantidade de chuva?
  • O que são raios?

Solicite que registrem no papel a dúvida e posteriormente leiam para a turma. É importante que cada aluno elabore pelo menos uma questão. Você poderá agrupar as questões que tenham o mesmo teor de conteúdo. Depois, registre na lousa cada pergunta e o nome do aluno que a elaborou. Os alunos deverão copiar no caderno de Projeto esta etapa construída individualmente.

Professor, diante de cada pergunta elaborada pelos alunos, é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses que já possuem sobre a sua própria dúvida. Este movimento é fundamental para valorizar o conhecimento prévio do aluno sobre o tema. Por isso, solicite que cada um busque responder à questão elaborada por ele anteriormente, levantando uma hipótese, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. Como registro, sugerimos que os alunos anotem no caderno de Projeto a sua própria pergunta e a hipótese para a mesma. Faça um momento de socialização das ideias, em que cada aluno possa relatar para a turma a sua produção. Veja alguns exemplos a seguir:

O que é meteorologia?

Hipótese: É a parte da ciência que mede a temperatura do lugar.

Como se mede a quantidade de chuva?

Hipótese: Utilizando uma garrafa.

O que são raios?

Hipótese: Faíscas no céu.

Após este momento de construção e registro das hipóteses, incite os alunos a pensarem sobre as diferentes Fontes em que podem buscar informações sobre o tema. Para isso, faça uma sondagem com a turma dos locais e dos materiais que já utilizam ou que gostariam de utilizar para buscar informações no dia a dia. Após este momento, solicite que cada aluno registre no caderno de Projeto as fontes sugeridas pelo grupo.

É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Iniciação Científica, torna-se condição primordial à busca de informações em diversas fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, comporem uma lista de Referências Bibliográficas, para facilitar a busca de materiais contidos no Projeto, que possam interessar a outras pessoas. Para a presente investigação, sugerimos as seguintes fontes de Pesquisa:

  • Jornais
  • Revistas
  • Internet
  • Imagens
  • Livros
  • Vídeos
  • Dicionário

 

Também ressaltamos algumas estratégias metodológicas que podem enriquecer o trabalho com a turma como:

 

  • Trabalho de campo
  • Entrevista
  • Palestras
  • Trabalhos individuais e em grupos
  • Experiências
  • Observações

Professor, um trabalho com uma proposta de Iniciação Científica, requer total envolvimento dos participantes, tanto na sua execução quanto na sua elaboração. Por isso, recorra às sugestões dos alunos para elaborar uma proposta de trabalho interdisciplinar a partir do Projeto. Para o presente tema “Meteorologia”, sugerimos as seguintes possibilidades a serem exploradas nas mais diversificadas atividades que perpassam o Projeto:

Matemática: Explorar o tratamento da informação, recorrendo à organização de dados obtidos na investigação.

Português: Desenvolver um trabalho pautado na alfabetização dos alunos, com foco na escrita e na leitura, visando intervir nos momentos de trabalho de escrita espontânea e coletiva com a turma.

Geografia: Possibilitar uma gama de informações e o seu entendimento pelos alunos que envolvam, dentre outros aspectos, o estudo do clima e do tempo.

Ciências Naturais: Facilitar a compreensão de como o conhecimento sobre o clima nos auxilia em nossa vida.

Ética: Viabilizar metodologias de trabalho que concretizem vivências individuais e coletivas na construção do conhecimento, visando observar e trabalhar com as possíveis contradições e dificuldades de relações interpessoais.

Professor, agora, construa com a turma um Cronograma para a realização das atividades que permearão todo o Projeto. Este cronograma não consiste em algo estático e rígido, mas sim, participa de um processo flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do próprio Projeto. A turma poderá propor entrevistas com diversos profissionais, trabalhos de campo que sejam possíveis de serem realizados, bem como outros momentos de trabalho. Acreditamos que a organização de um cronograma conjunto com a turma facilita a vivência do aluno com o conhecimento da Pesquisa como um todo e facilita o envolvimento do educando na execução das atividades, as quais foram previamente planejadas com a sua participação. O cronograma também poderá ser registrado no caderno de Projeto, para que assim, os alunos possam acompanhar o desenvolvimento das atividades, assumindo uma responsabilidade de tornar exequível o curso da investigação.

3ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, uma ação fundamental a ser realizada em um trabalho científico, consiste em retomar com os alunos as atividades já desenvolvidas anteriormente com o intuito de que todos possam relembrar as etapas e a própria construção do Projeto. Por isso, sugerimos que você retome com a turma os processos consolidados até o presente momento: definição do tema, construção da justificativa e dos objetivos, bem como as fontes em que poderão buscar aprender mais sobre a temática e o cronograma organizado. Assim, você poderá ter uma noção de como começar o processo de Pesquisa e os recursos materiais necessários para realização da atividade.

Para iniciar a Pesquisa, propomos que os alunos investiguem, a partir do sítio abaixo, o que é meteorologia. Para isso, proponha aos alunos que utilizem o programa Mozilla Firefox do laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou o próprio tablet, e acessem o sítio a seguir:

Meteorologia1

Fonte: http://www.infoescola.com/geografia/meteorologia/. Acesso 09/05/2012.

Após a leitura do texto online, possibilite um momento de diálogo com a turma sobre o que descobriu. Para complementar a descoberta, sugerimos que os alunos façam uma Pesquisa no dicionário da Língua Portuguesa, com o intuito de descobrirem o significado da palavra meteorologia. Veja o exemplo de registro abaixo, que poderá ser realizado no caderno de Projeto.

Hoje procuramos o significado da palavra “meteorologia” no dicionário da Língua Portuguesa. Descobrimos que meteorologia é:

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Fonte:________________________________________________________________________________________________

Depois que todos encontrarem o significado da palavra meteorologia e compreendê-la, instigue os alunos a pensarem sobre a seguinte questão:

“O que é sensação térmica?”

Após o diálogo, descubra mais sobre a sensação térmica e como calculá-la, utilizando como recurso as informações contidas nos sítios abaixo:

Meteorologia3  

Fonte: http://www.brasilescola.com/fisica/sensacao-termica.htm. Acesso 08/05/2012.

Meteorologia4

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-calculada-a-sensacao-termica. Acesso 08/05/2012.

Professor, após a leitura dos textos, promova um diálogo com a turma sobre o que os alunos descobriram. Providencie uma cartolina para que seja organizado, de forma coletiva, um cartaz, contendo o que significa sensação térmica e como podemos fazer para calculá-la. O cartaz poderá ser afixado no mural de escola, para socializar as informações.

Agora, possibilite que a turma explore um importante sítio do Instituto Nacional de Meteorologia. Nele, os alunos poderão descobrir, dentre outras coisas, sobre o clima e a previsão do tempo.

Meteorologia2

Fonte: http://www.inmet.gov.br/. Acesso 09/05/2012.

Após a exploração do sítio, promova um diálogo com a turma sobre as descobertas feitas e elabore, de forma coletiva, um resumo para divulgar o sítio para a comunidade escolar. Para isso, é importante que os alunos compreendam as características de um resumo, o qual consiste em um pequeno texto, contendo informações básicas e essenciais sobre algo. Após a construção do resumo, providencie cópias para serem distribuídas pela escola.

Auxilie os alunos a descobrirem mais sobre como é feita a previsão do tempo. Para isso, sugerimos a exploração do sítio abaixo:

Como é feita a previsão do tempo?

Meteorologia5

Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-e-feita-a-previsao-do-tempo. Acesso 09/05/2012.

Depois da exploração, construa com a turma uma lista das mais variadas formas utilizadas pelo homem para fazer a previsão do tempo. A lista poderá ser feita no caderno de Projeto.

Professor, organize os alunos em duplas e aproveite para trabalhar com a turma  Regiões, Estados, Capitais e Municípios que compõem o Brasil. Para isso, os alunos poderão utilizar o programa Mozilla Firefox do laptop Classmate, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox) ou o próprio tablet, e acessar o sítio do Google Maps para fazerem as descobertas:

Meteorologia6

Fonte: http://maps.google.com.br/. Acesso 09/05/2012.

Após a observação e conhecimento das diferentes regiões do Brasil, providencie para cada aluno, uma cópia da imagem do mapa do Brasil, disponibilizada abaixo. Solicite que registrem os nomes das regiões do Brasil e das capitais. Veja um exemplo de registro a ser realizado no caderno de Projeto:

Que interessante! Hoje descobrimos as Regiões do Brasil e as Capitais que compõem o Brasil. Agora vamos escrever o nome de cada uma na imagem do mapa do Brasil abaixo.

Caatinga 14

Fonte: http://colorir-desenho.com/mapa-do-brasil-para-colorir. Acesso 09/05/2012.

Depois, que todos terminarem, auxilie cada dupla a acessar o sítio abaixo e descobrir a previsão do tempo do seu próprio Estado, Região, Capital ou mesmo do seu Município.

Qual a previsão do tempo hoje?

Meteorologia7

Fonte: http://www.inmet.gov.br/html/prev_tempo.php?lnk=../prev_clima_tempo/prev_UF_P.html. Acesso 09/05/2012.

Professor, possibilite que a turma investigue as formas mais comuns de representar as várias formas como o clima se encontra, tendo em vista as imagens utilizadas e a própria descrição do tempo. Para esta investigação sugerimos a exploração pelos alunos do sítio abaixo:

Meteorologia8

Fonte: http://tempo.cptec.inpe.br/~rtempo/legenda.shtml. Acesso 09/05/2012.

Após as várias descobertas, organize os alunos em duplas e solicite que construam sua própria tabela climática. Para isso, os alunos deverão recorrer, sempre que necessário, à tabela acima para consultarem os seus dados. É importante que criem sua própria forma de representação. Depois de todos terminarem, possibilite um momento de troca de ideias e de apresentação dos trabalhos para a turma como um todo.

Expandindo nossos saberes...

Propomos que a turma crie um painel para ser afixado no mural da escola, contendo as informações sobre a meteorologia da região da escola. Este painel deverá ser diariamente atualizado pela turma, mediante Pesquisa sobre o clima e a temperatura, de forma que toda a comunidade escolar tenha acesso. Veja abaixo algumas informações que poderão compor o painel:

Título: Como está o tempo hoje?

Temperatura: Mínima__________ Máxima_____________

Tempo está: chuvoso ou ensolarado

Texto sobre a meteorologia: Ex.: Céu totalmente encoberto com chuvas sem abertura de sol.

 

Desenho ou gravura

 

 

Fonte: Acervo da Autora. 

 

Para ampliar os conhecimentos da turma sobre a forma como podem organizar as informações sobre a meteorologia, solicite que acessem o sítio abaixo e assistam a alguns vídeos sobre meteorologia, bem como observem como apresentam os dados referentes ao clima.

Meteorologia9

Fonte: http://www.cptec.inpe.br/. Acesso 09/05/2012.

Professor, um importante recurso pode ser utilizado como proposta metodológica, o qual consiste em produzir um vídeo com os alunos de um momento de apresentação do clima, similar ao que assistiram nos vídeos sugeridos anteriormente. Para isso, os alunos poderão ser organizados em duplas e organizarem da melhor forma possível à apresentação. O mesmo poderá ser disponibilizado na Web por meio do http://www.youtube.com/portaldoprofessor. Veja como proceder à publicação do vídeo diretamente pelo sítio.

Como medir a chuva?

Proponha que a turma assista aos vídeos sugeridos abaixo e descubram, dentre outras coisas, instrumentos utilizados para medir a chuva e os profissionais que fazem essa medição.

Como medir a chuva? Pluviômetro

 

Nossas experiências...

Após assistirem aos vídeos, proponha a seguinte experiência para a turma, a partir das instruções contidas no sítio abaixo:

Meteorologia10

Fonte: http://www.clubedonossoamiguinho.com/p/sabino-responde.html. Acesso 09/05/2012.

Realize a experiência com a turma e após um dia de chuva na escola, proponha à turma que realize a medição. Aproveite para fazer o registro da atividade no caderno de Projeto.

Agora, chegou o momento de compreender os fenômenos naturais como os raios, trovões e relâmpagos. Para esta atividade sugerimos que você dialogue com a turma sobre o que sabe sobre tais fenômenos, trazendo para a discussão os medos, curiosidades dentre outros aspectos. Assista com a turma ao vídeo abaixo para que os alunos compreendam “De onde vem o raio e o trovão?”. Antes de iniciar o vídeo, levante alguns pontos com turma para serem observados durante o vídeo:

  • Características do raio, trovão e relâmpago;
  • Como são os barulhos de tais fenômenos;
  • Função do para raio;
  • O que é uma tempestade.

Meteorologia11

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=oQLyNQCGuyI&feature=related. Acesso 09/05/2012.

Possibilite um momento de diálogo com a turma sobre o vídeo e em seguida, explore o sítio abaixo com os alunos, para que descubram mais sobre estes fenômenos.

Fenômenos Naturais

Fonte: http://www.ced.ufsc.br/men5185/trabalhos/21_tempestades/Raios/index.html. Acesso 09/05/2012.

Organize a turma em duplas e solicite que registrem no caderno de Projeto, as principais características de cada fenômeno natural estudado, buscando diferenciá-los em suas especificidades.

Depois, peça que elaborem uma lista contendo os principais cuidados que precisamos ter em dias de tempestades ou mesmo na incidência de raios, trovões e relâmpagos. Solicite que leiam para a turma as suas produções e depois organizem as listas para serem publicadas na página eletrônica da escola, bem como cartazes para serem afixados no mural da escola, para que toda a comunidade escolar possa se prevenir quanto aos possíveis riscos que os fenômenos naturais possam nos causar.

Professor, as atividades que poderão compor o Blog deverão ser escolhidas conjuntamente com a turma. É importante criar no Blog, uma forma de divulgação dos sítios pesquisados pela turma.

Para concluir o Projeto, sugerimos que você organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e proponha que cada grupo faça uma apresentação sobre o tema “Meteorologia” para ser apresentado para os familiares e comunidade escolar. Cada dupla poderá utilizar laptop Classmate, acessando o programa KPresenter, seguindo os comandos: (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Gerador de Apresentação). Este aplicativo está voltado para a criação de apresentações por meio de slides. Auxilie os alunos a escolherem no programa KPresenter a opção “Apresentações na Tela” e escolherem o slide modelo KDE e clicarem no botão do lado direito “Usar Este Modelo”. Cada dupla poderá escolher um título para sua apresentação inserindo-o ao slide por meio de um duplo clique com o cursor do mouse na área pontilhada de um retângulo. Em seguida, digite o título desejado para a capa do trabalho, por exemplo: “METEOROLOGIA”. Instrua os alunos a inserirem um novo slide clicando na aba Inserir > Slide (escolha a opção inserir novo slide depois do slide atual e a opção usar modelo padrão) e Clicarem em OK. Da mesma forma que você criou o título do slide anterior, coloque o nome do próximo, exemplos:

Medindo a chuva

fenômenos naturais

Agora você deverá orientar os alunos, que insiram as imagens de acordo com o tema de cada slide. Sugerimos que abram o programa Mozilla Firefox (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox)e digitem o sítio www.google.com.br, a seguir digitem os nomes referentes aos subtemas e cliquem em Imagem, depois em Pesquisar e selecionem a imagem e salvem na pasta do usuário, a qual poderá ter o nome “Imagens Meteorologia”.

Cliquem na aba (Inserir > Figura > Pasta do Usuário > Imagens Meteorologia) e escolham a imagem que representa o conteúdo de cada slide, cliquem em OK e com um clique com o cursor dentro do slide, a imagem aparecerá automaticamente. Repitam o processo para inserirem as outras imagens, em novos slides. Assim que terminarem, salvem o arquivo. Para isso, cliquem em Aba Arquivo > Salvar. Professor, sugerimos que salvem o arquivo clicando em Ambiente para localizar mais fácil seu arquivo posteriormente. Para visualizar as apresentações cliquem na aba Apresentação > Iniciar.

Finalizado o trabalho, organize um momento na sala de aula para que cada grupo possa apresentá-lo para a turma. Para isso, providencie um aparelho de Data Show para projetar as imagens dos slides, para que possam ser visualizadas por todos os alunos. Aproveite este momento para que os colegas possam fazer perguntas sobre o conteúdo do trabalho e sua organização. Depois, agende uma data e um horário com os familiares e toda comunidade escolar, para que os alunos possam fazer suas apresentações.

4ª Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, nesta etapa do trabalho de Pesquisa, é fundamental retomar as hipóteses dos alunos às questões que permearam a investigação. O objetivo principal deste momento é possibilitar que o aluno descubra o que mudou em relação ao seu saber sobre a temática no início do Projeto até o momento atual de conclusão do mesmo. Sendo assim, possibilite um momento de diálogo com o grupo de alunos, para que cada um possa expor a sua hipótese inicial e o que mudou após a realização da Pesquisa.

Agora, proponha à turma um momento de avaliação individual do trabalho realizado, visando perceber, dentre outros, os seguintes aspectos:

  • Conhecimento do tema estudado;
  • Empenho e dedicação nos variados momentos da Pesquisa;
  • Participação nas atividades propostas;
  • Compreensão de um processo de Pesquisa.

Cada aluno poderá realizar sua autoavaliação por escrito, utilizando para isso o próprio caderno do Projeto. Após todos terminarem a atividade, proponha que exponham para a turma o significou para cada um a vivência e as variadas experiências com a Iniciação Científica na escola.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
TV Escola – Sala de Professor – Programa Quanto Pesa uma Nuvem. – Parte 03 Vídeo
TV Escola – Sala de Professor – Programa Quanto Pesa uma Nuvem. – Parte 04 Vídeo
TV Escola – Sala de Professor – Programa Quanto Pesa uma Nuvem. – Parte 02 Vídeo
TV Escola – Sala de Professor – Programa Quanto Pesa uma Nuvem. – Parte 08 Vídeo
Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

Reportagem “Chuva”, sítio Sua Pesquisa –

http://www.suapesquisa.com/geografia/chuva.htm. Acesso 13/05/2012.

Sugestões de links para professores:

Texto científico “Aula 1 – Introdução – O que é meteorologia?”, sítio – ufrgs - http://www6.ufrgs.br/lmqa/arquivos/uploads/aula_1_introducao.pdf - Acesso 13/05/2012

Avaliação

A avaliação deverá permear todo o processo de Iniciação Científica. É preciso compreender que o que move um trabalho de Pesquisa, não é o acúmulo de informações, mas as descobertas e novas dúvidas que surgem no caminho. Por isso, a observação do professor, é fundamental para perceber o envolvimento, a participação e o interesse de cada aluno pela temática. A partir desse instrumento, poderá avaliar a continuidade do trabalho, bem como os redirecionamentos. Com o Projeto “Meteorologia: hoje tem chuva?”, tendo em vista as diversas atividades e vivências dos alunos, o professor poderá perceber o desenvolvimento do aluno em a relação à temática, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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