04/07/2012
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua
Subprojeto: HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA
1) TEMA:
A língua africana no português brasileiro
Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-2C-r7sTmF0I/T23Rop7cShI/AAAAAAAAA_I/9bE0Zuv27Xk/s400/Peter%2BTosh%2B-%2B00%2B-%2BMama%2BAfrica%2B%2528Capa%2529.jpg. Acesso em 10 mai. 2012.
2) PROBLEMATIZAÇÃO
2.1) MOTIVAÇÃO
Imagem disponível em: https://encrypted-tbn2.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQujJ_-AgBbxUA-w2yFb7r1xAhoNR4Lr9NC8RzfwWKbn91PmV0f. Acesso em 10 mai. 2012.
Professor, pergunte a seus alunos se conhecem palavras de origem africana que foram introduzidas na língua portuguesa.
Copie o caça palavras abaixo sem a lista ao lado. Diga-lhes que formem grupos de quatro alunos e que tentem reconhecer esses vocábulos, os quais são de origem africana. Delimite um tempo para desenvolverem a atividade e, ao final, peça que eles falem quais palavras reconheceram e seus significado. Diga-lhes as palavras que não tiverem encontrado.
Professor, prepare-se para esta atividade, certificando-se de saber o sentido das palavras listadas para, assim, poder elucidar seus significados, caso os alunos não os conheçam.
Imagem disponível em: https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcQl50GQGUuZIOj4XfoUvho4zH86IptsGidcq1qCYdcFZXHo8Z1LUg. Acesso em 15 mai. 2012.
2.2) Foco no tema
Imagem disponível em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSKs_uS588eppvvN-J0xJrRFGhd1ns9ia4gTZGiZwiyYAsmOFWn. Acesso em 15 mai. 2012.
Imagem disponível em:http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTyciFr8th-5Rt7sjLZyTGdH7L2yEjvkNPraeeD7nx9kUf2tm9T. Acesso em 15 mai. 2012.
Imagem disponível em:http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR67lqzvuLcwcxXVrkMhm5Uq0JpWcjxWxpWidro4v4tu1x9NZu5. Acesso em 15 mai. 2012.
Professor, diga a seus alunos que citem outras áreas de influência da cultura africana.
Após este momento em que os alunos contribuirão com seu conhecimento de mundo, apresente–lhes o vídeo Cultura Africana disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CsIFfCJ1U30&feature=related. Acesso em 10 mai. 2012.
Após terem assistido ao vídeo, pergunte aos alunos qual dessas influências, na opinião deles, acrescentou mais à cultura brasileira. Encoraje-os a dar sua opinião, pois certamente há traços culturais com que se identificam mais.
Deixe que eles se expressem livremente, já que falar de suas preferências os ajudará na formação da autoimagem e na construção de uma identidade cultural.
Após a interação pessoal em torno do tema trazido pelo vídeo, passe à “HIPÓTESE”, propriamente.
3) HIPÓTESE
Imagem disponível em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTTVU674H2WWiimVVN-d4HXju7_rMEXyQX_dwzf17q8DQ7SXYqG. Acesso em 15 mai. 2012.
Segundo a informação trazida no vídeo, a cultura africana agregou novas características a outras culturas. Teria a isso ido além da contribuição na formação lexical do português brasileiro e emprestado o sentido das palavras ao nosso modo de ser?
Em complemento à discussão anterior, verifique com seus alunos se eles estão cientes de quão profunda é a influência africana em nossa brasilidade.
4) JUSTIFICATIVA
Imagem disponível em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR5s90I6DZfVgn1jFuLN6DSPIM9pbRGUuKKP8eNi- 8TOQRKOuh2xg. Acesso em 15 mai. 2012.
Professor, busque levar seus alunos à “JUSTIFICATIVA” que comprova tamanha influência cultural em nossa sociedade.
Diga-lhes que, em alguns casos, a palavra em banto (tronco linguístico que deu origem a diversas outras línguas africanas) chegou a substituir a palavra de sentido equivalente em português e alguns até se encontram documentados na língua literária do século XVII, a exemplo da poesia satírica de Gregório de Matos e Guerra.
Exemplifique: Trapo tornou-se molambo.
Como exemplo da afetividade que veio junto à influência lexical temos Benjamim que se tornou caçula, a única palavra conhecida e usada por todos os brasileiros para dizer “filho mais jovem”, fato que confirma a influência sociolinguística da mulher negra como “mãe-preta” na intimidade da família na época colonial.
Peça-lhes que encontrem o sinônimo em banto usado em português para as seguintes palavras:
Insultar (tornou-se xingar)
Dormitar (tornou-se cochilar)
Óleo de palma (tornou-se dendê)
Nádegas (tornou-se bunda)
Vespa (tornou-se marimbondo)
Sinete (tornou-se carimbo)
Aguardente (tornou-se cachaça)
Informação disponível em: http://www.smec.salvador.ba.gov.br/documentos/linguas-africanas.pdf. Acesso em 16 mai. 2012.
5) OBJETIVOS
Imagem disponível em: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS7U29_YpyP6K8PUQB9_Oo6ow5XRg-75mrkprrAq_bas3nmFnxECQ. Acesso em 15 mai. 2012.
6) METODOLOGIA
Professor, divida a sala em três grupos e designe, a cada um, o tema sobre o qual deverá pesquisar.
Peça aos grupos que montem apresentações em Power Point com duração mínima de 15 minutos para apresentação em sala em uma data acordada.
Temas para a pesquisa:
Religião
Imagem disponível em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSvvR26z5cHsGof-n2u7KReT4j_Zd-ZmqnmUxPiTBVXuazsuuMD. Acesso em 15 mai. 2012.
Culinária
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-1JziAcsVF24/TtYj_xUGm_I/AAAAAAAADaQ/HxYtrK5BI1A/s400/210510+UM+bahia+de+todos+os+sabores+divulgac%25CC%25A7a%25CC%2583o.jpeg. Acesso em 15 mai. 2012.
Arte
Imagem disponível em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQYswa0InR578Jmyvf0lkWRAFuXkQiOWBgTuprTjd6zxcEYS6bx. Acesso em 15 mai. 2012.
7) CONCLUSÃO E RELATÓRIO FINAL
Na data acordada, os grupos apresentarão seus trabalhos em Power Point e ficarão à disposição para responder a perguntas relacionadas ao tema pesquisado. Os outros alunos também poderão participar com informação adicional que tiverem para compartilhar.
Sugestões de links para professores:
§ Artigo “ História Geral – Bantos” Acerca das duas primeiras descrições missionárias de língua geral" - http://educacao.uol.com.br/historia/bantos.jhtm. Acesso em 16 mai. 2012.
§Artigo “PARTICIPAÇÃO AFRICANA NA CONSTITUIÇÃO SÓCIO-CULTURAL BRASILEIRA” - http://www.novaera.blog.br/index.php?option=com_content&view=article&catid=6:candomble&id=14:participacao-africana-na-constituicao-socio-cultural-brasileira&Itemid=2. Acesso em 16 mai. 2012.
Sugestões de links para alunos:
§ Vídeo “Influência Africana no Brasil” - http://www.youtube.com/watch?v=gRAbcqAYkSY&feature=relate. Acesso em 15 mai. 2012.
§Artigo “Culinária” -http://www.brasilcultura.com.br/culinaria-brasileira/africanos-foram-forcados-a-reinventar-sua-culinaria/. Acesso em 16 mai. 2012.
§Artigo “Línguas” http://pt.wikipedia.org/wiki/Afro-brasileiro#Hist.C3.B3ria. Acesso em 16 mai. 2012.
O professor avaliará os alunos pela qualidade do material criado e pelo desempenho mostrado na apresentação do Power Point. Também serão avaliados quanto à participação nas atividades desenvolvidas em sala.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/07/2012
Quatro estrelasOlá!!! Nossa, muito boa a sugestão de aula. Gostei muito, estou de férias, mas pesquisarei e aplicarei para os meus alunos do EJA e até 9ºano, tb!! Parabens por compartilhar comigo! Abração, Profª Alessandra