Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA – O português como língua estrangeira

 

10/07/2012

Autor e Coautor(es)
MARCIO ISSAMU YAMAMOTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Descobrir o que leva estrangeiros a estudar o português.
  • Conhecer as dificuldades comuns no ensino/aprendizagem de português como língua estrangeira.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Domínio da leitura e escrita.
  • Conhecimento dos gêneros texto de opinião e carta argumentativa.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da internet.
  • Discussão em grupo. 

Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua

Subprojeto: HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

1) TEMA:

O português como língua estrangeira

2) PROBLEMATIZAÇÃO

Imagem disponível em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQiFzJfDcv0cdpKzIeJZ6cG-8nycDgX2fAdit47EDN8l-__fBdo. Acesso em: 18 mai. 2012.

 

2.1) MOTIVAÇÃO

Professor, diga a seus alunos que assistirão o desenho Aquarela do Brasil, disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=_mQHr8bAojU. Acesso em: 18 mai. 2012.

Peça-lhes que fiquem atentos ao contexto, uma vez que trata-se de um musical. Diga-lhes que procurem analisar que período do Brasil ele retrata, como o desenho retrata o Brasil, o brasileiro e o estrangeiro nessa época.

Após assisti-lo, discuta as questões propostas.

2.2) Foco no tema

Imagem disponível em: http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQxAEwwLC-U5ZT-XoNYmoeaDU02Qq1Oi-vb1OCO_gkeJr1-Ce64aw. Acesso em: 18 mai. 2012.

 

Professor, peça a seus alunos que formem duplas, acessem e leiam os artigos indicados. Caso não seja possível, faça cópia do primeiro artigo e dos trechos dos outros artigos abaixo e entregue-a às duplas.

“Crescimento do Brasil leva estrangeiros a aprenderem português” disponível em http://www.estudemenino.com/2011/10/crescimento-do-brasil-leva-estrangeiros.html. Acesso em: 18 mai. 2012.

Imagem disponível em: http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRHd-HWIgsihNxktRNMMZqNJqRaTkbWwYyZMcxirURgpTbXMcatTg. Acesso em: 18 mai. 2012.

"Embaixada de Portugal em Tóquio - Língua"

O português tornou-se uma das línguas oficiais da União Europeia desde 1986, quando da adesão de Portugal. Em resultado de acordos do Mercosul (Mercado Comum do Sul), do qual o Brasil faz parte, o português será ensinado como língua estrangeira nos demais países que dele participam.

Disponível em: http://www.embaixadadeportugal.jp/portugal/lingua/pt/. Acesso em: 18 mai. 2012.

"Popularidade do Brasil aumenta o interesse pela língua portuguesa"

Imagem disponível em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTcPAt82zDQUT8yZpQjkAyKY9gxcNGi28ErESUtK2Nje2yIuD2t. Acesso em: 18 mai. 2012.

Professor da UnB e consultor do Itamaraty conta como o país tem trabalhado para difusão do idioma
A popularidade do Brasil no exterior tem levantado interesses em áreas até então pouco ou quase inexploradas. A língua portuguesa é uma dessas. Kleber Aparecido da Silva, professor no curso de Português no Brasil como Segunda Língua, do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da UnB, vê de perto o crescimento da procura pela língua e pela cultura brasileira.

Disponível em: http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=11362&tp=18. Acesso em: 18 mai. 2012.

 

3) HIPÓTESES

Após a leitura, peça-lhes que comparem a visão antiga sobre o Brasil com a visão que se tem dele atualmente. Professor, conduza uma breve discussão sobre o assunto.

 4) JUSTIFICATIVA

A justificativa dar-se-á através da estratégia de estudo de caso.

Professor, divida a sala em três grupos e sorteie um grupo para agir como moderador do debate, um grupo para se posicionar contra, outro para se posicionar a favor da afirmação que segue.

“O valor de uma língua está extremamente associado ao mercado”

http://1.bp.blogspot.com/-e49fmMTBqsM/Tp4PmlrKQbI/AAAAAAAAAZk/BFf-2TTNmvs/s400/brasil_crescimento.jpg

Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-e49fmMTBqsM/Tp4PmlrKQbI/AAAAAAAAAZk/BFf-2TTNmvs/s400/brasil_crescimento.jpg. Acesso em: 18 mai. 2012.

Diga-lhes que devem discutir a frase sempre enfatizando a situação atual da língua portuguesa no mundo, mas que podem ser traçados paralelos em relação a outras línguas estrangeiras valorizadas ou relegadas.

Os grupos contra e a favor deverão voltar na próxima aula com seus argumentos estabelecidos para que se realize o estudo de caso. Na aula marcada para a realização do estudo de caso, os grupos terão 10 minutos cada para apresentar suas teses. Durante a apresentação, não é permitida interrupção. Após as apresentações, cada grupo terá direito a uma réplica de 10 minutos, contestando a tese do seu oponente. Esta fala poderá ser interrompida pelo grupo moderador a pedido do grupo contrário. O grupo contrário terá 3 minutos para se posicionar a cada interrupção. Esse tempo deve ser creditado ao grupo que foi interrompido. Ao final, o grupo moderador dará seu parecer favorável ou contrário à afirmação motivadora do estudo de caso.

Como registro e elemento avaliativo, os alunos deverão escrever um texto de opinião com o tema do estudo de caso. Professor, determine uma pontuação para este trabalho e combine uma data para que eles a entreguem. Diga-lhes que a pontualidade na entrega também será avaliada.

5) OBJETIVOS

  • Conhecer as diferenças entre o aprendizado de português como língua materna e como língua estrangeira.           

6) METODOLOGIA

Imagem disponível em: http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/619/464/img.terra.com.br/i/2012/05/19/2344359-8037-rec.jpg. Acesso em: 18 mai. 2012.

Professor, diga a seus alunos que acessem a reportagem “Português deve ser ensinado como língua estrangeira, defende Ruak” disponível em:http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=2534876. Acesso em: 18 mai. 2012.

Caso isso não seja possível, imprima a reportagem e entregue-a a seus alunos. Leia a matéria com eles.

Após a leitura, pergunte-lhes se conhecem o país a que se refere a reportagem e se sabem que língua é falada nesse país.

Caso alguém tenha alguma informação, deixe que a compartilhem com o grupo e, em seguida, diga-lhes que farão uma pesquisa a respeito da história do país e sobre o ensino do português nele.

Confecção de Painel (ver tutorial em: http://novosfocas.wordpress.com/2008/02/05/como-fazer-seu-painel-para-evento-academico/)

Imagem disponível em: http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRtBdlUaz6SXsNSaW4lKqM_ArGNNXybddXePadUqCcJHLz6fqRI. Acesso em: 18 mai. 2012.

Divida a sala em dois grupos.

Designe um grupo para apresentar um painel sobre Timor Leste, sua história e língua(s).

O outro grupo deverá apresentar um painel sobre as diferenças entre o ensino de português como língua estrangeira e como língua materna.

7) CONCLUSÃO E RELATÓRIO FINAL

Carta Argumentativa

Imagem disponível em: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTXzQg5XWeGhl3-J9zIY649ygt4MuESzGd2S5hwJldidD4QBq0_cQ. Acesso em: 18 mai. 2012.

Como relatório final, peça aos alunos que redijam uma carta argumentativa a respeito do ensino de português em Timor Leste. Enderece-a  ao Presidente de Portugal: Cavaco Silva ou ao Presidente de Timor Leste: Taur Matan Ruak, dando sua opinião quanto à abordagem de ensino da língua portuguesa que acha adequada. Leve em consideração a realidade do país e as metodologias apresentadas.

Determine a data de entrega e avalie qualidade de produção e pontualidade.

Recursos Complementares

Sugestões de links para professores:

§ Artigo "Popularidade do Brasil aumenta o interesse pela língua portuguesa"- http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=11362&tp=18. Acesso em 06 mai. 2012.

§ Aula: "Práticas pedagógicas de português como língua estrangeira"-http://www.ensinoportugues.org/wp-content/uploads/2011/05/Practicas-pedagogicas-de-PPE.pdf. Acesso em 16 mai. 2012.

Sugestões de links para alunos:

§ Artigo "O ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA REALIDADE DO MUNDO GLOBALIZADO" - http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/pt/arquivos/sielp2011/artigo_59.pdf. Acesso em 16 mai. 2012.

§ Artigo " Quais sons do português os americanos tem dificuldade de pronunciar? " -http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080811133926AAUyqbE. Acesso em 16 mai. 2012.

§ Artigo "O ensino de português como segunda língua para ouvintes e surdos" - http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0014251_04_cap_02.pdf. Acesso em: 18 mai. 2012.

§ Aula: "Práticas pedagógicas de português como língua estrangeira"-http://www.ensinoportugues.org/wp-content/uploads/2011/05/Practicas-pedagogicas-de-PPE.pdf. Acesso em 16 mai. 2012.

Avaliação

O professor avaliará os alunos pela atenção, participação nas discussões e pelo desempenho mostrado na apresentação do estudo de caso. Avaliará a qualidade de produção do texto de opinião, da carta e a pontualidade na entrega. Outra oportunidade de avaliação será a apreciação dos Painéis.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.