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PARTITURA MUSICAL – Figuras de som e silêncio dentro de um compasso musical

 

01/08/2012

Autor e Coautor(es)
SILVIANE STOCKLER DE LIMA
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Rosângela Menta Mello

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Música: Canal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Identificar as figuras que representam o tempo de som e silêncio numa partitura musical.
  • Desenvolver a capacidade de compor uma sequência rítmica e fazer o registro musical da mesma.
  • Interpretar uma partitura musical.
  • Identificar as notas musicais na partitura.
  • Interpretar uma partitura completa, relacionando a nota musical e o seu tempo de duração determinado pela figura rítmica
  • Pratica instrumental com leitura musical.
Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

  • Noções de registro musical: pauta, clave e notas musicais.
  • Conceito de ritmo e tipos de compasso rítmico: binário, ternário e quaternário. 
Estratégias e recursos da aula

 

Quando ensinamos a interpretar uma partitura musical, podemos explorar vários conteúdos presentes numa composição: melodia, ritmo, harmonia, dinâmica, andamento, frase melódica, tonalidade, etc.

Para ensinar a fazer notação musical é importante trabalhar em partes para que o aluno possa absorver o conteúdo aos poucos, facilitando suas condições para interpretar os símbolos apresentados.

Nesta aula serão apresentadas as figuras de ritmo que representam o som e o silêncio numa partitura, contudo o conhecimento prévio das notas musicais escritas na pauta, auxiliará no entendimento e no desempenho das atividades.

 

PROBLEMATIZAÇÃO

 

Professor(a)! Vamos iniciar a aula conversando com a turma sobre a música e o ritmo:

  • Vocês gostam de música?
  • Quais os ritmos preferidos? O que é ritmo?
  • Como se produz ritmo na música?
  • O que um músico faz quando precisa tocar uma composição musical? Quais as formas de se aprender uma composição? ( ex: de ouvido, leitura de partitura, por repetição )

Para que as explicações fiquem mais claras e dinâmicas, apresente os conceitos paralelamente com exercícios práticos.

Após as discussões sobre as questões apresentadas, explique sobre o conceito de ritmo, compasso e os tipos de relação de tempo entre as figuras. Para isso, utilize exercícios de marcação rítmica, solicitando que o aluno acompanhe a marcação do compasso utilizando duas canetas e batendo sobre o caderno ou sobre a carteira.

Enquanto ocorre a marcação rítmica de uma batida por tempo, mostre a figura da semínima no compasso binário, no compasso ternário e no compasso quaternário.

Em seguida oriente os alunos a marcarem duas batidas por tempo, mostrando a figura da colcheia, e assim por diante com as demais figuras. Sugerimos que mostre até a semicolcheia (quatro batidas por tempo), e depois com as figuras mais longas: mínima e semibreve, deixando a fusa e semifusa para aulas futuras. Veja o exemplo abaixo:

Figuras de Ritmo

 

Professor (a) você poderá utilizar a imagem das figuras e suas relações rítmicas no site escoladebateristas.blogspot.com – disponível em:

http://2.bp.blogspot.com/_r5a_-nGEh4Y/THSHrrLJOkI/AAAAAAAAADA/UQf7vAp0sEc/s1600/GRADE.JPG acesso em 20/05/2012

grade

Explique então como se preenche o compasso musical com as figuras, de acordo com o signo de compasso.

Antes das atividades instale softwares de partitura nos computadores do laboratório de informática e se familiarize com a forma de trabalhar com eles.

  • Programa Musescore disponível no site: http://musescore.org/. O MuseScore é um programa de notação musical gratuito, multi-plataforma e WYSIWYG, que oferece uma alternativa de baixo custo para programas comerciais como o Sibelius e o Finale.
    Imprima suas partituras com aspecto profissional ou salve-as em PDF ou MIDI.

 

ATIVIDADE 1 – Exercícios de composição rítmica com figuras de ritmo

 

  • Leve os alunos ao laboratório de informática e trabalhe com eles os softwares de partitura orientando passo a passo como utilizá-lo para escrever uma partitura.
  • Escolha um tipo de compasso (dois, três ou quatro tempos) e mostre como se faz o registro das figuras de ritmo de acordo com o compasso escolhido.
  • Depois que os alunos estiverem mais familiarizados com o software, forme grupos de 3 alunos e faça o enunciado da atividade:
  • Professor: Façam uma composição de 8 compassos de dois tempos, 8 compassos de três tempos e 8 compassos de quatro tempos, combinando as figuras de som e pausas.
  • Como neste momento não está sendo trabalhado o conteúdo sobre a leitura de notas musicais, o aluno poderá utilizar apenas uma nota musical para poder registrar a figura rítmica.
  • Acompanhe os alunos enquanto eles fazem a atividade, auxiliando-os, orientando e tirando dúvidas que naturalmente surgem.

 

Depois de verificar se todos conseguiram desenvolver a atividade, proponha que cada grupo apresente sua composição rítmica no computador, para que todos ouçam como resultou o efeito rítmico das figuras na pauta.

Para fechar a atividade proponha o jogo interativo disponível no Portal do Professor MEC  disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/18431/index.html?sequence=2   acesso em 21/05/2012

Professor, para apoio da fundamentação sugerimos também o Recurso do Portal do Professor MEC, objetos educacionais utilizados no conteúdo  Música e matemática - transcrevendo um ritmo, via ferramenta de aula, disponível em:  

 

Música e matemática - transcrevendo um ritmo

 

Para apoio das atividades 2 e 3 consulte o Caderno de Musicalização disponível no site da Secretaria de Estado da Educação do Paraná que possui explicações básicas de leitura musical e posições da flauta doce.

    

ATIVIDADE 2 – Trabalhando com partitura

 

Antes de aplicar a atividade será necessário revisar como se registram as notas musicais numa partitura.

Apresente os elementos básicos de uma partitura: pauta, claves, notas musicais e figuras de ritmo, utilizando uma partitura simples que apresente esses elementos.Indicamos o link abaixo, como exemplo, de uma partitura simples do site FriendsTV. Disponível em: http://www.friendstv.com.br/teclado.htm acesso em 16/05/2012

Em sala de aula distribua a partitura da música “Ode a Alegria” de Beethoven,  para cada aluno, solicitando que ele identifique os símbolos que já conhece como: a clave, o nome das notas musicais, e o tempo de cada figura rítmica, fazendo as anotações na própria partitura e devolvendo para correção.

Ode a alegria

FONTE: Portal Dia a dia Educação, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná,disponível em:

 http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_pedagogicos/caderno_musica.pdf

 

Esta atividade permite a interpretação dos símbolos de uma notação musical, relacionando as figuras de ritmo no contexto completo da partitura.

 

ATIVIDADE 3 – Prática instrumental com leitura musical

 

Leve para a sala de aula instrumentos que emitem notas musicais como flauta doce, metalofone, xilofone, ou instrumentos virtuais e oriente como produzir essas notas nestes instrumentos.

Proponha que os alunos reproduzam a escala de Do maior.

 

Escala de Do maior

 

Reúna grupos de 3 ou 4 alunos para tocarem juntos, ouvindo um grupo por vez, assim ficará mais fácil de perceber se estão conseguindo desenvolver a atividade, como também para auxiliar àqueles que possam apresentar mais dificuldade.

Quando os alunos estiverem conseguindo produzir os sons do instrumento musical proponha que eles procurem tocar a partitura “Ode a Alegria” apresentada na atividade anterior, baseados nas anotações que fizeram, identificando as notas musicais e as figuras de ritmo.

  • Primeiramente passe a partitura com todos juntos e depois novamente divida em grupos de 4 alunos para poder acompanhar e auxiliar na execução.
  • Faça download da partitura comentada da música “Ode a Alegria” no Portal Dia a Dia Educação da Secretaria de Educação do Estado do Paraná disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16759acesso em 14/05/2012
  •  Apresente o vídeo no reprodutor de multimídia ou direto no computador do laboratório de informática.
  • Peça para os alunos tocarem a música “Ode a Alegria” acompanhando a partitura e o playback do vídeo.

Com esta prática instrumental o aluno aprenderá a interpretar uma partitura musical sob o ponto de vista do músico, que é diferente do ouvinte, tendo a oportunidade de desenvolver uma outra forma de perceber e apreciar a música.

Professor, se achar conveniente, proponha em outras aulas que os alunos pesquisem e tragam partituras de outras músicas de sua preferência para a sala de aula a fim de experimentarem tocar. Para isso será necessário orientar a seleção de partituras de nível fácil, para não desmotivá-los.

Podem-se encontrar partituras no cifraclub, ou diretamente em buscadores na internet.

Recursos Complementares
  1. Livro Didático Público da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/arte.pdf  pág 168 e 169, acesso em 14/05/2012.
  2. Conceito de ritmo no site da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=21355 acesso em 14/05/2012.
  3. Compassos rítmicos, áudio com marcações rítmicas. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17050 acesso em 14/05/2012.
  4. Blog com sites e recursos para o ensino de música http://musicanaescolaportal.wordpress.com/  acesso em 22/07/2012.
Avaliação

Observar o desempenho dos alunos durante a produção das atividades e avaliar se o aluno 

  • Identificou as figuras de som e silêncio numa partitura.
  • Relacionou as figuras com o tempo de duração.
  • Compôs uma sequência rítmica, utilizando as figuras de som e silêncio de acordo com o compasso binário, ternário e quaternário.
  • Identificou  as notas musicais na partitura.
  • Interpretou uma partitura completa, relacionando a nota musical e o seu tempo de duração determinado pela figura rítmica.
  • Produziu o som da partitura em um instrumento musical.
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