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Escalas de análises cartográfica e geográfica

 

13/08/2012

Autor e Coautor(es)
Sanderson dos Santos Romualdo
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Bárbara da Silva Santiago

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender e instrumentalizar o conceito de região e regionalização, estabelecendo-os e aplicando-os em diferentes escalas, com o auxílio de recursos cartográficos aplicados à investigação e análise de fatos e fenômenos geográficos.

Duração das atividades
02 aulas de cinquenta minutos (50 min.)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cartografia.

Estratégias e recursos da aula

AULA 01

1o. Passo:

Professor(a), inicie a aula retomando e revisando os conceitos bases da cartografia, dentre eles:

- História da cartografia;

Professor(a), como sugestão click nos links abaixo para maiores informações para revisão do tópico supra:

Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/historia.swf>, acesso em: 13 Jul. 2012.

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=qtbi4cgomK8>, acesso em: 13 Jul. 2012.

Disponível em: <http://www.infoescola.com/cartografia/historia-da-cartografia/>, acesso em: 13 Jul. 2012.

 

- Projeções cartográficas;

Professor(a), como sugestão click nos links abaixo para maiores informações para revisão do tópico supra:

Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/projecoes.swf>, acesso em: 13 Jul. 2012.

Disponível em: <http://www.ufrb.edu.br/joanito/index2.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=68&Itemid=27>, acesso em: 13 Jul. 2012.

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=eJLHN1Dy0MM>, acesso em: 13 Jul. 2012.

 

- Escalas;

Professor(a), como sugestão click no link abaixo para maiores informações para revisão do tópico supra:

Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/apresentacoes/tecnicas.swf>, acesso em: 13 Jul. 2012.

 

- Outras informações

Professor(a), como sugestão click nos links abaixo para maiores informações para revisão do tópico supra:

Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/elementos-compoem-mapa-639045.shtml>, acesso em: 30 Jul. 2012.

Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/cartografia/manual_nocoes/representacao.html>, acesso em: 13 Jul. 2012.

Disponível em: <http://materialcartografiaescolar.arteblog.com.br/748609/Cartografia-Escolar-Prof-Dr-Livia-de-Oliveira/>, acesso em: 13 Jul. 2012.

Observação: Os links destacados para cada tópico contém informações e conteúdos para que você faça uma revisão junto aos alunos. Como sugestão você pode reproduzir para os alunos os links com animação flash do site do IBGE. Observe que já existe um link flash em cada tópico.

- Divida a turma em grupos e distribua mapas para fazer esta etapa inicial. Como sugestão:

Mapa 01. VEGETAÇÃO BRASILEIRA

vegetação

Fonte: Disponível em: <http://www.guianet.com.br/brasil/mapavegetacao.htm>, acesso em: 20 Mai. 2012.

Mapa 02. PRECIPITAÇÃO ANUAL DA CAATINGA

mapa caatinga

Fonte: Disponível em: <http://www.macamp.com.br/variedades/caatinga.htm>, acesso em: 01 Jul. 2012.

Mapa 03. VULNERABILIDADE DOS AQUÍFEROS E CONTAMINAÇÃO

vunerabilidade água

Fonte: Disponível em: <http://profissaogeografo.blogspot.com.br/2010/04/atlas-socioambiental-rios-sorocaba-e.html>, acesso em: 30 Jul. 2012.

 

Professor(a), proponha a atividade abaixo para fixar o apanhado da etapa anterior:

ATIVIDADE 01

Peça aos grupos que estabeleçam algumas relações entre os mapas:

- Escalas (Sobre as generalizações, aqui os grupos irão comparar os números das escalas e analisar quanto foi a redução da realidade postas nos planos. Eles deverão apontar qual das situações apresenta o maior e o menor nível de detalhamento. E a partir daí tecerem comentários sobre os níveis de detalhamento.)

- Legenda (Os grupos irão falar sobre a importância ou não do uso da Legenda para os mapas.)

- Orientação (O que implicará um mapa sem uma orientação, por exemplo, sem a rosa dos ventos.)

- Título (Se o mesmo revela algo a respeito do mapa.)

2o. Passo:

Professor(a), nesta etapa você irá abordar os fenômenos geográficos em diferentes escalas, do local ao global. Aqui professor(a), é importante destacar que a geografia, de acordo com a dimensão ou amplitude  dos diferentes fenômenos - habitação, população, ambiental, urbano etc. - , recorre as diferentes escalas de análise. Sendo assim, auxilia na compreensão, interpretação, percepção, investigação entre outros. Selecione algumas imagens, apresente à turma e explique as relações.

Escala de análise local

- organização espacial urbana (bairros, comércio, turismo, indústrias, etc); infraestrutura urbana e equipamentos públicos; áreas segregadas, etc.

Imagem 01. Área central de Salvador, Bahia.

LOCAL

Fonte: Disponível em: <http://maps.google.com.br/>, acesso em: 20 Mai. 2012.

 

Escala de análise regional

- o município e as regiões vizinhas; aspectos físicos e ambientais; vias e redes de circulação, etc.

Imagem 02. Cidade de Salvador, Bahia e as regiões vizinhas .

REGIONAL

Fonte: Disponível em: <http://maps.google.com.br/>, acesso em: 20 Mai. 2012.

 

Escala de análise nacional

- organização territorial do território brasileiro; população; geomorfologia, etc.

Imagem 03. Território brasileiro

NACIONAL

Fonte: Disponível em: <http://maps.google.com.br/>, acesso em: 20 Mai. 2012.

 

Escala de análise global

- países e continentes; aspectos físicos e ambientais; população; cultura, etc.

Imagem 04. América do Sul e África

GLOBAL

Fonte: Disponível em: <http://maps.google.com.br/>, acesso em: 20 Mai. 2012.

3o. Passo:

Professor(a), distribua para os alunos cópias dos textos abaixo para que eles estabeleçam relações com as escalas de análises geográficas.

 

TEXTO 01

 CORÉIA DO NORTE DESAFIA A ONU E POSICIONA FOGUETE

TONGCHANG-RI - A Coreia do Norte anunciou que está tudo pronto para colocar um satélite de comunicação na órbita terrestre, usando, para isso, um foguete de longo alcance. A ação ocorre três anos após uma tentativa frustrada, com o mesmo objetivo, e desafia uma resolução do Conselho de Segurança da ONU, que proibiu esse tipo de atividade no país asiático. A Coreia do Norte justifica o lançamento por fazer parte de seu programa científico e também das comemorações do centenário de nascimento do líder norte-coreano e fundador do país Kim Il Sun (1912-1994). O dispositivo teria sido projetado para fornecer informações sobre o clima e reservas de recursos naturais da Coreia. 


O temor da ONU e de nações como Japão, EUA e Reino Unido é que essa atividade seja um pretexto para o teste de mísseis de longo alcance, que poderiam atingir a América, bem como outros alvos ao redor do mundo. Os vizinhos Japão e Coreia do Sul anunciaram que irão abater qualquer parte do foguete que se aproxime de seus espaços aéreos. Yang Jiechi, ministro das Relações Exteriores da China, demonstrou preocupação e clamou por uma solução diplomática da questão.

Fonte: Disponível em: <http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2012/04/08/coreia-do-norte-desafia-a-onu-e-posiciona-foguete.jhtm>, acesso em: 20 Mai. 2012.

 

TEXTO 02

QUEIMADAS NA AMAZÔNIA AUMENTAM EFEITO ESTUFA

Comparado aos países desenvolvidos do hemisfério norte, o Brasil contribui pouco com os gases do efeito estufa, embora as queimadas na Amazônia sejam o grande "pecado" brasileiro quando o assunto é emissão dos gases que acabam provocando o aquecimento global. De acordo com a organização não governamental Iniciativa Verde, essas queimadas respondem por aproximadamente 70% das emissões brasileiras de gases do efeito estufa.

"O mais urgente, em questão de mudança climática, é estancar as queimadas na Amazônia a qualquer custo. É inadmissível que o País tenha essa postura indolente em relação a um crime ambiental dessa monta", reivindicou o diretor da Iniciativa Verde, Osvaldo Martins.

O Brasil é ecologicamente correto na geração de energia, já que 80% da principal fonte energética do País (a energia elétrica) é gerada a partir de hidrelétricas, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O Brasil também ganha pontos por possuir um programa de substituição de combustíveis fósseis por renováveis, o Programa Nacional do Biodiesel. No momento, o etanol (nome científico do álcool da cana-de-açúcar) alcança 45% da matriz energética brasileira, segundo o MMA.

"O nosso principal vilão das emissões brasileiras são os desmatamentos na Amazônia. Se não fossem os desmatamentos, o Brasil seria um país que emitiria muito pouco, porque os desmatamentos aumentam muito essas emissões", concordou o climatologista Carlos Nobre, pesquisador do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec-Inpe).

O governo brasileiro conseguiu reduzir em 52% o desmatamento da Amazônia nos últimos dois anos. De acordo com o MMA, a redução do desmatamento evitou a emissão de cerca de 430 milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera. Outra atitude tomada para evitar as queimadas foi a criação de novas unidades de conservação federal, que atualmente já superam 50 milhões de hectares.

Fonte: Disponível em: <http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1451420-EI8278,00.html>, acesso em 20 Mai. 2012.

 

ATIVIDADE 02

A- Qual é a principal questão apresentada em cada um dos textos?

B- Discuta e escreva de que maneira os textos abordam as relações do local ao global ou do global ao local.

 

AULA 02

4o. Passo:

Professor(a), inicie a aula falando um pouco da interface das escalas. Busque ajuda para embasar a sua fala em algum artigo, texto, periódico etc. Como sugestão, leia o artigo abaixo:

LINK

MENEZES, Paulo Márcio Leal de & NETO, Ana Luiza Coelho. ESCALA: ESTUDOS DE CONCEITOS E APLICAÇÕES. Fonte: Disponível: <http://www.cartografia.ime.eb.br/artigos/escala1.pdf>, acesso em: 20 Mai. 2012.

5o. Passo:

Professor(a), aplique os conhecimentos junto com os alunos no Projeto Mapas Coletivos:

MAPAS COLETIVOS

 

mapasColetivos é um projeto sobre qualidade de vida na cidade de São Paulo. Junta cartografia digital, compartilhamento de dados e jornalismo-cidadão.

Qualquer pessoa pode criar seus próprios mapas e convidar o público a colaborar, e também colaborar nos mapeamentos existentes na galeria de mapas. A plataforma pode ser usada na internet e nos celulares.

mapasColetivos é um espaço para reportar os temas importantes para a sustentabilidade urbana.

Áreas Verdes, Mobilidade Urbana, Qualidade do Ar, Água, Acessibilidade, Arte e Cultura, Arquitetura e Urbanismo, Educação, Alimentação, Lixo e Reciclagem são temas de nosso projeto.


Ao criar seus mapas você colabora para um retrato mais amplo da cidade de São Paulo. Todos os relatos criados no seu mapa coletivo formam camadas de informação que são dinamicamente atualizadas na página inicial. E também formam sua geografia pessoal, sua atuação no mapasColetivos.

As narrativas feitas a partir dos dados mapeados buscam analisar dados, ampliar debate e evidenciar soluções. Todos somos mapeadores e repórteres.

O principal conceito é promover o mapeamento coletivo como forma de engajamento dos cidadãos na arena pública.

Queremos proporcionar acesso livre e de qualidade a dados cruciais para os cidadãos.

Fonte: Disponível em: <http://www.mapascoletivos.com.br/static/about>, acesso em: 20 Mai. 2012.

 

6o. Passo:

ATIVIDADE 03

Peça aos grupos que busquem alguns dados de alguma localidade de seu interesse e de acordo com as ferramentas que o Projeto Mapas Coletivos dispõe, a partir daí os grupos irão montar alguma situação que envolva as escalas cartográficas e geográficas.

- Como sugestão:

Dados sobre:

Saúde (Dengue, HIV, Doenças respiratórias, etc.);

Indústrias (Empresas nacionais e/ou estrangeiras que estejam instaladas);

Educação (Instituições de pesquisas);

Trânsito (Congestionamentos);

Atividade turística (Turismo de Negócio, Turismo de Lazer); Etc.

7o. Passo:

Nesta etapa os grupos irão apresentar os trabalhos construídos coletivamente. Como sugestão, passe o seguinte roteiro para os alunos:

a- Parte 1 - Apresentação da situação "geocartografada": qual foi a motivação e os critérios dos dados escolhidos para a escolha do tema.

b- Parte 2 - Montagem: quais critérios o grupo utilizou para a montagem da situação.

c- Parte 3 - Análise e percepção: o que o grupo conseguiu levantar? Quais resultados foram obtidos. 

d- Parte 4 - Autoavaliação: qual avaliação o grupo faz de todo o processo para a realização da atividade (grau de dificuldade, compromisso dos integrantes do grupo, etc.).

Recursos Complementares

IBGE. ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/index.shtm>, acesso em: 13 Jul. 2012.

 

EWANG, Yvonne. DO LOCAL AO GLOBAL: DEFINIÇÃO, REGULAÇÃO E CIRCULAÇÃO DO LIXO AO REDOR DO MUNDO. Disponível em: <http://ictsd.org/i/news/pontes/57106/>, acesso em: 20 Mai. 2012.

 

ALVES, Ana Paula Aparecida Ferreira & SAHR, Cicilian Luiza Löwen. GEOGRAFIA ENSINADA - GEOGRAFIA VIVIDA? CONCEITOS E ABORDAGENS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL NO PARANÁ. Disponível em: <http://www.geograficas.cfh.ufsc.br/arquivo/ed05/art02ed05.pdf>, acesso em: 20 Mai. 2012.

 

SPOSITO, Maria da Encarnação Beltrão. O LOCAL, O NACIONAL E O GLOBAL NA GEOGRAFIA E AS PRÁTICAS ESCOLARES. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/13972/12803>, acesso em: 20 Mai. 2012. 

 

GASPAR, Edilucy  Maria Cunha. GEOGRAFIA EM MÚLTIPLAS ESCALAS DO LOCAL AO GLOBAL. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/996-2.pdf>, acesso em: 20 Mai. 2012.

Avaliação

A avaliação consistirá no empenho de cada aluno e dos grupos nas diferentes etapas da construção do entendimento do uso das escalas. Avaliar também as reais motivações dos alunos para entendimento e análise do espaço geográfico a partir das informações colocadas  no 2o. Passo e nas atividades 2 e 3.

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