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O regime militar no Chile

 

31/07/2012

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
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BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Wilkie Buzatti Antunes; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Memória
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir do estudo do governo militar no Chile, iniciado com um golpe de estado em 1973, os estudantes poderão compreender os eventos que, à partir da deposição do presidente eleito Salvador Allende, constituíram um cotidiano político marcado por um regime autoritário extremamente violento, tanto no que diz respeito à repressão de dissidentes políticos, quando à censura e a disseminação de uma cultura de medo na sociedade chilena. Esse estudo é tanto mais proveitoso quando realizado em comparação com o momento político brasileiro, que vivia também sob um regime autoritário.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

O regime militar brasileiro;

O governo Salvador Allende.

Estratégias e recursos da aula

 

Introdução

Esta aula tem o objetivo de apresentar aos alunos os eventos do período do regime militar chileno, entre 1973 e 1988, iniciando-se com o Golpe de Estado que derrubou Salvador Allende, e terminado pelo plebiscito que determinou que o general Pinochet não poderia mais permanecer no poder. O plebiscito previsto na constituição de 1980, vencido pelo não (55,99% dos votos), impediu assim que o general estendesse seu mandato até 1997. Durante o regime militar chileno, mais de 40.000 pessoas foram assassinadas ou desapareceram, militantes políticos ou não, e um número ainda maior de pessoas foram presas e torturadas. A censura à cultura e à imprensa constituíram-se em armas  usadas diariamente pelo regime, com o objetivo de disseminar o medo na sociedade chilena, e tentar minimizar a oposição, que, no entanto, atuou fortemente.

O general Augusto Pinochet(disponível em http://riagoraoununca.files.wordpress.com/2011/04/pinochet.jpg, acessado em 10/05/2012).

 

Tortura(disponível em http://3.bp.blogspot.com/-DZ0MPQIU6xM/Tm0Vq5S88HI/AAAAAAAAC0Q/wnFOV4Mkfsc/s1600/tortura-en-chile.jpg, acessado em 10/05/2012).

 

Desenvolvimento

Atividade 1

A primeira atividade visa apresentar aos alunos os fatos do golpe de estado e do regime militar chilenos, abordando o contexto histórico desse período. O professor deve reunir os alunos em círculo e promover uma leitura comentada do texto “O Chile de Pinochet” (Disponível em http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/historia/historia_da_america/ditaduras/america_chile , acessado em 10/05/2012). O professor deve atuar de modo a expandir as informações do texto, e incentivar os alunos a retomarem os conteúdos estudados a respeito do regime militar brasileiro, realizando um estudo comparativo entre os dois contextos políticos.

Como atividade para casa, o professor pode solicitar que os alunos façam uma pesquisa a respeito do período em livros e na internet, e produzam um pequeno texto dissertativo resumindo a cronologia e os principais fatos do período.

 

Atividade 2

Plebiscito disponível em http://www.archdl.cl/html/fot/290_historia_plebiscito_1988.jpg, acessado em 10/05/2012).

Na segunda atividade, será desenvolvido o tema da redemocratização no Chile. O professor deve dividir a turma em 4 grupos, cada um ficando responsável pela leitura e sistematização das informações do texto “História do Chile” (disponível em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/chile/historia-do-chile-4.php , acessado em 10/05/2012).

Cada grupo ficará responsável por um tópico do texto, de acordo com o roteiro que se segue:

GRUPO 1 – Tópico “Últimos anos”;

GRUPO 2 - Tópico “Governo de Patricio Aylwin (1990-1994)”;

GRUPO 3 - Tópico “Governo de Eduardo Frei Ruiz-Tagle (1994-2000)”;

GRUPO 4 – Tópico “Governo de Ricardo Lagos (2000-2006)”.

 

Cada grupo deve sistematizar as informações dos tópicos do texto, e apresentá-las à turma num momento posterior da aula, quando o professor deve reunir novamente os alunos em círculo.

O professor deve estimular o debate em torno de eventos ligados à redemocratização, apresentados pelos tópicos do texto, expandindo essas informações para os alunos. Ao fim da aula, essas informações podem ser apresentadas em um cartaz/mural.

Como atividade para casa, deve ser solicitado aos alunos que realizem uma pesquisa sobre a Comissão da Verdade que está sendo instalado no Brasil, trazendo para a próxima aula recortes de jornal, notícias da internet, posts de blogs, reportagens, etc.

 

Atividade 3

Na terceira atividade os alunos irão efetuar  um estudo comparativo entre a “Comissão Nacional de Verdade e Reconciliação” instalada no Chile pelo governo de Patricio Aylwin, e a Comissão da Verdade instalada recentemente pela presidenta Dilma Rousseff no Brasil.

O professor deve reunir os estudantes em círculo  e realizar uma atividade dos textos “As comissões da Verdade no mundo” (disponível em http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/Cartilha%20Comiss%C3%A3o%20da%20Verdade%20-%20N%C3%BAcleo%20Mem%C3%B3ria.pdf , páginas 17 a 19, acessado em 10/05/2012) e o trecho do texto “Direito à Memória e à Verdade: Comissões de Verdade na América Latina” sobre a Comissão chilena (disponível em http://www.dhnet.org.br/verdade/textos/pinto_comissoes_al.pdf , páginas 137 e 138, acessado em 10/05/2012).

Em seguida, o professor deve dividir a turma em grupos de 5-7 alunos, que devem ler e comparar o material pesquisado com os dados apresentados pelos textos lidos em sala. Cada grupo deve apresentar os resultados do trabalho para toda a turma ao fim das atividades.

 

Conclusão

Através das atividades propostas, os alunos poderão conhecer os eventos do golpe de estado e do regime militar instalados no Chile em 1973. Além disso, poderão conhecer melhor o processo de redemocratização do país, que começou a ser conduzido à partir do plebiscito de 1988. As atividades realizadas permitem ainda estudos comparativos entre os regimes chileno e brasileiro, bem como a comparação entre os processos de redemocratização dos dois países. Esse estudo comparativo, além de permitir ao professor tratar conceitos como a Memória e a História, dão a oportunidade ao professor de tratar temas da atualidade brasileira, como a instalação da Comissão da Verdade no país.

Recursos Complementares

 

- Texto “Ditadura Chilena”, disponível em http://www.mundoeducacao.com.br/historia-america/ditadura-chilena.htm, acessado em 10/05/2012;

- Reportagem “Morte de Pinochet não basta para redemocratização do Chile”, disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u102790.shtml, acessado em 10/05/2012;

- Texto “História do Chile”, disponível em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/chile/historia-do-chile-4.php, acessado em 10/05/2012;

- Texto “Anistia não impediu punições de militares na América Latina”, disponível em http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/05/120516_marcie_comissaoverdade.shtml, acessado em 10/05/2012;

- Texto “A redemocratização no Chile: transição, inauguração e evolução”, disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-64451992000300004&script=sci_arttext, acessado em 10/05/2012;

- Texto “Ditadura, Repressão e Música no Chile”, disponível em http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/viewFile/8861/6471, acessado em 10/05/2012;

- Vídeo “Vuelve la Democracia a Chile. Estadio Nacional 1990”, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=zNDoiiVsCpo, acessado em 10/05/2012;

- Vídeo “Te Recuerdo Amanda y La Cueca Sola”, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=02aXDOK9XwA, acessado em 10/05/2012;

- Texto “A comissão da Verdade no Brasil” disponível em http://www.portalmemoriasreveladas.arquivonacional.gov.br/media/Cartilha%20Comiss%C3%A3o%20da%20Verdade%20-%20N%C3%BAcleo%20Mem%C3%B3ria.pdf, acessado em 10/05/2012;

- Texto “Direito à Memória e à Verdade: Comissões de Verdade na América Latina”, disponível em http://www.dhnet.org.br/verdade/textos/pinto_comissoes_al.pdf, acessado em 10/05/2012.

Avaliação

A avaliação poderá ocorrer a partir do somatório entre o desempenho global dos alunos nas atividades propostas (discussões, seminários e apresentações) e nas atividades complementares pedidas (redações de texto e pesquisa). Os alunos poderão ainda produzir um blog com informações sobre as atividades da Comissão da Verdade brasileira, que pode ser mantido ao longo do ano, trazendo inclusive informações comparativas com outras Comissões da América Latina. 

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