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Uma pesquisa genética sobre a cor da pele em seres humanos

 

03/07/2012

Autor e Coautor(es)
Ariane de Souza Siqueira
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Selma Gonzaga Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Transmissão da vida, ética e manipulação genética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Investigar os fatores genéticos relacionados à determinação da cor da pele em seres humanos.
  • Identificar os diferentes genótipos e fenótipos para cor da pele em seres humanos.
  • Compreender a combinação de gametas envolvidos na determinação do genótipo e fenótipo.
  • Utilizar a Webquest como uma ferramenta de pesquisa e investigação.
  • Investigar manifestações de racismo no Brasil.
  • Elaborar textos jornalísticos.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Cruzamentos genéticos
  • Divisão celular: mitose e meiose
Estratégias e recursos da aula

Introdução

Ensinar biologia vai muito além de repassar aos alunos conceitos e definições de objetos tangíveis e intangíveis presentes na Natureza, ou de explicar processos inerentes a todo organismo vivo. Ensinar biologia, é aproximar o indivíduo da realidade que o cerca, começando pela aproximação do ser com ele mesmo.

Muitos temas abordados pela disciplina Biologia acabam repercutindo em questões de caráter social, cultural, histórico, e até mesmo, religioso. Um dos conteúdos normalmente trabalhado na série final do Ensino Médio é a determinação genética da cor da pele em seres humanos. Apesar de se tratar de um tema complexo, que envolve questões de diferentes naturezas, pouca atenção é dada a esse conteúdo nos livros didáticos e salas de aula. Uma maior ênfase é dada ao aspecto social da distinção entre os chamados “negros” e “brancos” em detrimento de uma melhor compreensão do caráter genético envolvido na determinação da cor da pele em seres humanos. Nesse contexto, o ensino de biologia torna-se uma ferramenta fundamental para trabalhar de forma racional o entendimento das diferenças observadas entre a cor da pele em seres humanos. Ou seja, o ensino de biologia pode ser visto como uma estratégia para despertar nos alunos a compreensão racionalizada das diferenças, evitando o principal produto da ignorância: o preconceito. Afinal, uma ideia biológica errônea pode ser eficaz o suficiente para manter e reproduzir a ideologia dominante.

Cor no DNA

Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-FSRYBcPdNqc/T7lAjz9R_WI/AAAAAAAAAGg/_qvuY-JjyVQ/s1600/art4647img1.jpg. Acesso em 20/05/12.

A variação da cor da pele humana depende da quantidade de melanina que ela apresenta. Trata-se de um exemplo clássico de herança quantitativa no qual atuam dois pares de genes: Aa e Bb. Os genes aditivos A e B são responsáveis pela produção de melanina, logo, quanto maior a quantidade de genes aditivos que um indivíduo apresenta, maior será a quantidade de melanina produzida e, consequentemente, mais escura será sua pele.

Segundo esse modelo de herança da cor da pele na espécie humana, as pessoas podem ser classificadas em cinco diferentes fenótipos básicos, conforme ilustra o quadro abaixo:

GENÓTIPO

FENÓTIPO

AABB

Negro

AABb; AaBB

Mulato-escuro

AAbb; AaBb; aaBB

Mulato-médio

Aabb; aaBb

Mulato-claro

aabb

Branco

É importante considerar a influência do ambiente na determinação da cor da pele em seres humanos, contudo, geneticamente esse fator é determinado no momento da concepção.

Dessa forma, o ensino de Biologia nos ajuda a descontruir a visão de que uma pessoa é superior a outra só por causa de seu tom de pele. A escola pode ser tanto um espaço de disseminação quanto um meio eficaz de prevenção e diminuição do preconceito (Menezes, 2002). É papel da escola, promover no aluno a compreensão de que a cor da pele não é um fator desagregador, e sim uma proteção natural, a melanina. Por isso, o racismo não tem razão de ser.

Atividade 1- Uma questão de pele – dialogando

Utilizando um projetor de slides (data show), o professor deverá apresentar as imagens abaixo aos alunos dizendo-lhes se tratar de casais que tiveram filhos gêmeos com cor de pele diferente. Cabe ao professor o papel de mediador neste diálogo inicial, onde diferentes ideias relacionadas à cor da pele em seres humanos e a forma de transmissão dessa característica serão postas pelos alunos.

casal com gemeos

Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-7HdyKjWbz8I/T7lAc2njXeI/AAAAAAAAAGQ/tC9XKJSwPgA/s1600/0a6559ba568fa638a0837175b3abe347.jpg. Acesso em 20/05/2012.

alema com gemeos

Fonte da Imagem: http://4.bp.blogspot.com/-O6layL4N7x4/T7lAhLREv6I/AAAAAAAAAGY/83iu2be3dCA/s1600/alema.jpg. Acesso em 20/05/2012.

Em seguida, o professor deverá distribuir cópias das duas reportagens que estão relacionadas às imagens acima e fazer uma leitura orientada com os alunos. Ao final da leitura, o professor deverá abrir espaço para mais uma discussão, solicitando aos alunos que formulem hipóteses para as situações apresentadas.

Após a formulação das hipóteses, o professor deverá conduzir os alunos em momento de debate, onde as hipóteses levantadas serão postas em discussão. Nesse momento, cabe ao professor orientar os alunos e afirmar que todas as hipóteses que representem situações de infidelidade ou troca de criança na maternidade não se aplicam às questões postas. Esta constatação exigirá dos alunos uma investigação mais profunda do real motivo para os casos apresentados, o que ocorrerá na próxima atividade.

As reportagens apresentadas acima estão disponíveis nos endereços eletrônicos:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u422914.shtml.

http://ipiauonline.com.br/?p=15606.

Atividade 2- Herança quantitativa/poligênica – pesquisando

A proposta desta atividade é que os alunos investiguem o mecanismo envolvido na herança da cor da pele em seres humanos. Para isso, o professor deverá solicitar aos alunos que acessem os textos disponíveis nos seguintes endereços eletrônicos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Heran%C3%A7a_quantitativa (acesso em 20/05/2012) e http://pt.wikipedia.org/wiki/Heran%C3%A7a_quantitativa (acesso em 20/05/2012), façam uma leitura do texto e resolvam o questionário apresentado abaixo.

Caso não haja disponibilidade de um computador por aluno, julgamos quatro, o número máximo de alunos por computador. Caso a escola não possua computadores ou esteja sem conexão com a internet, o professor deverá salvar os arquivos dos textos em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd/ dvd /pendrive) e providenciar cópias para os alunos.

HERANÇA QUANTITATIVA – QUESTIONÁRIO

a) Defina Herança Quantitativa.

b) Por que a utilização do termo “quantitativa” para este tipo de herança?

c) Quais são os genes envolvidos neste tipo de herança? Qual o papel desses genes?

d) Quais são os genótipos e fenótipos envolvidos na herança quantitativa para a cor da pele?

e) Diferencie a aplicação do termo “mulato” para a genética e para a sociedade.

f) A cor da pele humana pode ser utilizada como critério para exclusão ou confirmação da paternidade? Explique.

Atividade 3- Cor da pele: investigando as possibilidades – atividade prática

A realização desta etapa da aula necessitará dos seguintes materiais:

  •  Placas de isopor de 1 cm de espessura
  • Tinta guache (marrom, preto, amarelo, branco)
  • Pincéis
  • Estiletes pequenos
  • Papel cartão colorido
  • Cartolina
  • Caneta Hidrocor
  • Cola quente
  • Tesoura

 

Para proceder à atividade é necessário que o professor organize a turma em cinco grupos, da seguinte forma:

Grupo A : Negro (AABB)

Grupo B: Mulato escuro (AABb/AaBB)

Grupo C: Mulato médio (AAbb/AaBb/aaBB)

Grupo D: Mulato claro (Aabb/aaBb)

Grupo E: Branco (aabb)

Cada grupo deverá executar as seguintes tarefas:

TAREFA 1: Confeccionar dois bonecos (masculino/feminino) utilizando a placa de isopor. Risque no isopor o esboço do boneco e corte utilizando o estilete.

Nota:o grupo C deverá produzir três bonecos, um para cada genótipo.

Bonecos_cortando

Fonte da Imagem: http://2.bp.blogspot.com/-JsUo_EtHUTA/T7lAvlPN70I/AAAAAAAAAGw/etbENOS5jsA/s1600/bonecos_cortando.jpg. Acesso em 20/05/2012.

TAREFA 2: Cada boneco deverá ser pintado com tinta guache de acordo com seu genótipo. Antes de iniciar a pintura dos bonecos, os alunos deverão fazer uma mistura com as tintas para obter a tonalidade adequada. Siga as orientações:

  • Grupo A: guache preto + guache branco (Proporção 3:1)
  • Grupo B: guache marrom + guache preto (Proporção 3:1)
  • Grupo C: guache marrom
  • Grupo D: guache marrom + guache branco (Proporção 3:1)
  • Grupo E: guache amarelo + guache branco (Proporção 2:1)

 

Após pintar os bonecos é necessário deixá-lo em um lugar reservado para que possam secar.

Observação: Para a melhor caracterização dos bonecos, os mesmo poderão apresentar olhos, bocas, cabelos e roupas. Caberá a cada grupo lançar mão da criatividade e imaginação para produzir seus bonecos. 

Bonecos

Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-PWjfwqY0CXk/T7lAm3gdJTI/AAAAAAAAAGo/mC96TiBRmUk/s1600/Bonecos+cor+da+pele.jpg. Acesso em 20/05/2012.                                                                                                                   

TAREFA 3: De acordo com o genótipo do grupo, deverão ser produzidos gametas (óvulos/espermatozoides) que carreguem os genes envolvidos na herança da cor de pele em seres humanos. Para produzir os gametas os alunos deverão recortar o papel vermelho em formato circular e o papel azul no formato de um espermatozoide. Em seguida, deverão ser escritos no interior dos gametas os genes presentes.  

Espermatozoides

Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-SqU3dge0hPU/T7lCmjnpHqI/AAAAAAAAAHg/9guqlNP7Q5k/s1600/Espermatozoides.jpg. Acesso em 20/05/2012.

Para confeccionar os gametas os grupos deverão seguir as instruções:

Grupo A: genótipo AABB - 04 óvulos AB e 04 espermatozoides AB

Grupo B: genótipo AABb – 04 óvulos: AB, Ab, AB, Ab,

                 genótipo AaBB – 04 espermatozoides : AB, AB, aB, Ab

Grupo C: genótipo AAbb – 04 óvulos Ab

                genótipo AaBb – 04 espermatozoides: AB, Ab, aB, ab

                genótipo aaBB – 04 óvulos/espermatozoides: Ab

Grupo D: genótipo Aabb – 04 óvulos : Ab, Ab, ab, ab

                 genótipo aaBb – 04 espermatozoides: aB, ab, aB, ab 

Grupo E: genótipo aabb – 04 óvulos ab e 04 espermatozoides ab

TAREFA 4: Cada grupo deverá escrever em um pedaço de cartolina o fenótipo e genótipo de seus bonecos.

Faixa

Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-XLufIyd4tTI/T7lCiqrlNwI/AAAAAAAAAHY/cOFCDYl4BiQ/s1600/Cor+da+pele_faixas.jpg. Acesso em 20/05/2012.

TAREFA 5: Cada grupo deverá confeccionar um pequeno cartaz explicando o fenótipo e o genótipo investigados. Utilize imagens de pessoas que apresentem o fenótipo estudado por seu grupo para uma melhor exposição.

Cartaz

Fonte da Imagem: http://2.bp.blogspot.com/-mC9qf8Cnk38/T7lCeRbgl3I/AAAAAAAAAHQ/z45o-zxWNTc/s1600/cartaz+cor+da+pele.jpg. Acesso em 20/05/2012.

Atividade 4- Explorando as possibilidades de combinação

Depois de cumpridas todas as tarefas propostas na atividade anterior, o professor deverá orientar os alunos a explorarem o material produzido por eles para melhor compreenderem as possibilidades de um cruzamento genético. Este momento da aula deverá ser organizado da seguinte forma:

1º) Escolha dois grupos para começar. Um grupo deverá representar a mulher e o outro o homem. Por exemplo: Um negro (AABB) e uma branca (aabb);

2º) Pegue os gametas femininos e masculinos correspondentes aos genótipos escolhidos;

3º) Preencha o quadro e analise os resultados do cruzamento. O professor poderá desenhar o quadro na lousa ou providenciar cópias ampliadas da imagem apresentada abaixo;

4º) Responda à questão: “ Qual a proporção genotípica e fenotípica desse cruzamento? ”.

Este procedimento deverá ser adotado até que todas as possibilidades de cruzamento sejam exploradas ou até o ponto que o professor julgar que o objetivo da atividade foi alcançado.

Quadro cruzamento genetico

Fonte da Imagem: http://2.bp.blogspot.com/-a1U57InwfE8/T7lA4SmFVhI/AAAAAAAAAHA/ShegYpoTWZ0/s1600/Quadro+cruzamento+gen%C3%A9tico.jpg. Acesso em 20/05/2012.

Atividade 5- Cor da pele: investigando as possibilidades – montagem do trabalho

Após a confecção de todo material e a exploração do mesmo para a consolidação do aprendizado dos alunos, o professor deverá orientá-los na exposição do trabalho. O trabalho poderá ser afixado no mural da escola para que possa ser apreciado pelos demais membros da comunidade escolar.

Herança cor da pele

Fonte da Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-8XFiECEL77M/T7lCsKzKNJI/AAAAAAAAAHo/mkNRSLFVtNc/s1600/Heran%C3%A7a+cor+da+pele_montado.jpg. Acesso em 20/05/2012.

Atividade 6 - Racismo – trabalhando com a Webquest

Ao chegar neste ponto da aula, os alunos já terão desenvolvido ao longo do processo uma melhor compreensão dos principais mecanismos envolvidos na determinação genética da cor da pele em seres humanos. A proposta dessa atividade é que os alunos investiguem os aspectos socioculturais da cor da pele em nossa sociedade. Para proceder esta etapa da aula o professor deverá, previamente, acessar o endereço eletrônico da webquest Racismo no Brasil disponível em http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=9803&id_pagina=1 (Acesso em 15/05/2012) e realizar uma leitura prévia para identificar as estratégias propostas para melhor orientar seus alunos. Todas as informações necessárias para o desenvolvimento da atividade encontram-se na webquest, portanto, não é necessário mencioná-las novamente neste espaço.

Racismo

Fonte da Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-F6DJmF9SULg/T7lA96YqERI/AAAAAAAAAHI/hBFGATsXBWc/s1600/Webquest+Racismo.jpg. Acesso em 20/05/2012.

 

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

 

Sugestões de links para professores:

Avaliação

A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas. Os registros produzidos pelos alunos durante as atividades deverão ser utilizados pelo professor como instrumento de avaliação. Além disso, os critérios para avaliação apresentados na webquest Racismo no Brasil também deverão ser considerados pelo professor.

Opinião de quem acessou

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