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Os Goliardos: crítica, ironia, libertinagem e poesia na Idade Média

 

16/07/2012

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Médio Literatura Literatura, outras artes, outros saberes
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Artes Teatro: Contextualização
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio Literatura Representação literária: Natureza, função, organização e estrutura do texto literário
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Quem são os goliardos.

- Contextualização do “movimento” goliardo.

- As questões goliardas e suas poesias.

- Contestações e questionamentos dos goliardos.

- Carmina Burana, de Carl Orff.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- As principais estruturas políticas, sociais, religiosas, militares e econômicas do período medieval.

- As universidades medievais e o conhecimento por elas transmitido.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO

Antes de dar início às aulas, o professor deverá lembrar os estudantes de que o tema desta aula se refere a um período muito diferente do nosso e que, por isso, é necessário que tenham em mente alguns dos valores do período a ser estudado, assim como o contexto no qual se encaixa. Isso se torna ainda mais necessário, pois estudaremos um grupo que contestava alguns valores medievais, elevando a um grau altíssimo de erudição a poesia crítica, que, no entanto, também usava e abusava de ironias e metáforas sexuais como forma de protesto.

Imagem 1: Goliardos, padres bufões?

Goliardos

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_oK3pU8xp3d4/TLmmWdqCzhI/AAAAAAAAAOM/XwKxABRlu4k/s1600/goliardos.jpg

DESENVOLVIMENTO

Primeira aula

Dando início à aula inaugural, o professor deverá perguntar aos alunos se eles conhecem os goliardos e sua poesia. Diante da provável negativa, ele deverá distribuir à turma os textos disponíveis nos sites abaixo:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Goliardo

http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=119&Itemid=2

Os textos serão lidos em voz alta e, quando o professor achar necessário, deverá interromper a leitura para dar explicações e/ou sanar as possíveis dúvidas e incompreensões dos seus alunos. Em seguida, os estudantes deverão ser dispostos em círculo e o professor dará início a uma discussão, tentando compreender as seguintes questões:

- Quem eram os goliardos?

- Do que tratavam suas poesias?

- Em que época floresceu a poesia goliarda?

- Por que contestavam os valores e princípios morais do período?

Segunda Aula

Como introdução à poesia goliarda, o professor deverá exibir para os seus alunos o seguinte vídeo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BNWpZ-Y_KvU.

Em seguida, deverá distribuir o texto presente no link abaixo, assim como a tradução da parte presente no vídeo exibido, a saber, O Fortuna (disponível no mesmo site): 

http://www.das.ufsc.br/~sumar/perfumaria/Carmina_Burana/carmina_burana.htm

Imagem 2: Carmina Burana, de Carl Orff.

Carmina Burana

Disponível em: http://cmapspublic.ihmc.us/rid=1GQTLVVNV-1H8TP0-N1/Carmina%20Burana_Goliardos.jpg

Uma vez feita a leitura do texto, o professor pedirá a seus alunos que redijam um texto de 15 linhas, apontando as principais características da poesia goliarda presentes em O Fortuna. O texto deverá ser entregue ao professor ao final da aula.

Terceira Aula

Para a terceira aula, o professor deverá levar os estudantes à Sala de Informática, dividi-los em grupos de cinco alunos e pedir a eles que pesquisem a respeito da poesia goliarda. Cada grupo deverá procurar uma poesia goliarda e sua tradução, para que possam fazer uma pequena apresentação teatral. Para que os diversos grupos não escolham o mesmo poema, cada um deles deverá comunicar ao professor a obra a ser apresentada.

A apresentação não precisa ser muito rebuscada, podendo sofrer, inclusive, algumas adaptações por parte dos alunos. Ela poderá conter imagens, vídeos, diálogos, etc., ficando a cargo dos alunos decidirem o que melhor contemple a interpretação da poesia.

Como exemplo de pesquisa, sugerimos que o professor divida os alunos em um número de grupos suficiente para contemplar o término da obra Carmina Burana, cuja primeira parte, O Fortuna, foi apresentada na segunda aula. Assim, uma turma de 20 alunos poderá ser dividida em quatro grupos de 5 alunos, e a obra ficará dividida da seguinte forma:

- Grupo 1: “Primo Vere”;

- Grupo 2: “Uf Dem Anger”;

- Grupo 3: “In Taberna”;

- Grupo 4: “Cours D’Amours”.

Observação: Os alunos poderão encontrar essas poesias traduzidas no seguinte site:

http://www.das.ufsc.br/~sumar/perfumaria/Carmina_Burana/carmina_burana.hm

 

CONCLUSÃO

Uma vez terminadas as aulas, os alunos entenderão a poesia goliarda e sua crítica, ressaltando o aspecto sexual do homem e tratando com ironia as questões eclesiásticas.

Recursos Complementares

 

- Sugestão de vídeo a ser consultado por professores e alunos:

Vídeo do youtube “Carl Orff: Carmina Burana”. Acesso em: 8/5/2012.

Avaliação

 

O professor deverá tomar como base de avaliação a compreensão dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das três aulas. Baseará sua análise na participação dos alunos na discussão da primeira aula. Os textos entregues ao fim da segunda aula deverão ser avaliados em seu conteúdo, argumentação e conhecimento do tema. Além disso, observará a atuação de cada aluno durante a pesquisa na Sala de Informática, assim como a interação entre os colegas de grupo. As apresentações deverão ser avaliadas em sua criatividade e conteúdo.

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