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Projeto de iniciação Científica Discente: Descobrindo o Brasil – Origem da população da região Centro-Oeste

 

08/06/2012

Autor y Coautor(es)
RONES AURELIANO DE SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize D Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, Laís de Castro Agranito.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Realizar pesquisas;
  • Aprender as diferentes formas de buscar conhecimento;
  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Reconhecer a estrutura de gêneros textuais como música, texto expositivo, relatório, entrevista, história oral;;
  • Conhecer a origem da população da região Centro-Oeste;
  • Criar clipe por meio do laptop UCA.
Duração das atividades
Previsão semestral. Uma aula semanal de 60 minutos, tendo em vista que a proposta é interdisciplinar, dialogando com diversas áreas do conhecimento.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Se a sua escola faz parte do projeto UCA, é necessário que os alunos saibam  utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, TuxPaint e Mozilla Firefox  e possua noções básicas sobre a utilização do tablet. Porém, se a sua escola não participa do PROUCA (Programa Um Computador por Aluno), você poderá utilizar as atividades que não necessitam destes recursos.

Estratégias e recursos da aula

Compreendendo a metodologia científica

Professor, a ideia de se trabalhar com projetos de pesquisa no Ensino Fundamental, parte do princípio de que o conhecimento adquirido pelas crianças quando elas são sujeito do conhecimento, ou seja, quando se envolvem no processo de aprendizagem é bem maior do que quando são apenas meras expectadoras. 

Assim, pretendemos utilizar a metodologia de pesquisa para que os alunos possam construir suas aprendizagens, de forma interdisciplinar e significativa.

Propomos algumas sugestões de atividades que poderão ser utilizadas e/ou adaptadas conforme sua realidade e contribuirão na construção de conhecimentos de seus alunos.

Sugerimos que as atividades realizadas ao longo do projeto sejam registradas e organizadas em uma pasta portfólio, para que possam ir avaliando e acompanhando o desenvolvimento do projeto e suas aprendizagens.   

O projeto de pesquisa está dividido em etapas, tais como:

1-      Levantamento do tema;

2-      A justificativa da escolha do tema;

3-      O levantamento das hipóteses;

4-      A problematização;

5-      O levantamento das fontes de pesquisa;

6-      Os trabalhos de pesquisa;

7-      A depuração das hipóteses;

8-      Sistematização/registro;

9-      A socialização dos resultados/culminância;

10-   A avaliação.

Para isso, em cada etapa teremos diversos momentos.

1ª Etapa: Definição do tema

Para que o projeto tenha sucesso e auxilie na construção de conhecimentos, é importante que os alunos se envolvam, se interessem, tenham curiosidade sobre o tema proposto. O tema poderá ser escolhido pelos alunos ou sugerido por você, porém, é importante envolvê-los nesta escolha. Você poderá utilizar diversas formas para despertar o interesse dos alunos. Para isso, poderá, por exemplo, levar livros sobre o tema, assistirem a um vídeo ou filme.

Professor, sabendo da gigantesca área do território brasileiro, este projeto privilegiará a região Centro-Oeste, composta pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, conforme apresentado no mapa abaixo.

 

Principais Cidades da Região Centro-Oeste:

- Estado do Matogrosso: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Alta Floresta.

- Estado do Matogrosso do Sul: Campo Grande (capital), Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Aquidauana e Naviraí

- Estado de Goiás: Goiânia (capital), Luziânia, Cristalina, Valparaíso de Goiás, Trindade.

- Distrito Federal - regiões administrativas de: Brasília, Gama, Taguatinga, Brazilândia, Sobradinho, Planaltina, Paranoá, Ceilândia.

Imagem e informações disponíveis em: http://www.suapesquisa.com/geografia/regiao_centro_oeste.htm acesso em 19/03/2012.

Assim como o restante do Brasil, ela possui uma grande pluralidade cultural, com elementos diversificados. Dentre eles, está àqueles relacionados à origem da população da região Centro-Oeste, foco deste projeto.

Professor, para que os alunos participem como sujeito da pesquisa os convide para uma roda de conversa e questione-os, a partir da foto de um dos maiores pesquisadores mundiais: Albert Einstein.

Imagem disponível em: http://pordentrodaciencia.blogspot.com.br/2012/02/einstein-ainda-esta-correto-os.html acesso em 15/04/2012.

·         Você já viu o homem da foto acima? Sabe quem é ele? Caso não conheçam, diga quem é ele a partir de sua biografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein.

·         Ele é um pesquisador. E você, também pode ser um pesquisador?

·         Alguém sabe o que é pesquisa?

·         Quem já fez alguma pesquisa?

·         Alguém conhece ou sabe o nome de um pesquisador?

·         Para que realizar uma pesquisa?

·         Vamos criar a nossa própria pesquisa?

Você também poderá utilizar outras estratégias para escolher o tema do projeto, veja a proposta a seguir: organize sua turma em rodinha, e peça que cada aluno dê sua opinião sobre o que quer pesquisar. Anote todos os temas na lousa e depois faça a votação para saber qual tema será o ganhador. Outra possibilidade é fazer a votação por escrito, por meio de cédulas, isto poderá gerar uma série de atividades interdisciplinares, pois você vai dialogar com a Matemática, para fazer a tabulação dos votos, com a Língua Portuguesa, para fazer o relatório e com a ética e a cidadania, ao trabalhar o direito de escolha do cidadão, dentre outras.

Vamos supor que você escolha a votação como critério de escolha do tema e que o tema escolhido na votação seja: Origem da população da região Centro-Oeste. Providencie uma urna – pode ser feita com uma caixa de papelão que foi utilizada na escola (com essa atitude, você incentiva a reciclagem e o não desperdício de material), ofereça papel e lápis aos alunos e os organize em fila para que possam depositar na urna os seus votos.

Professor, ouvimos muito que essa geração é a “geração da tecnologia”. Crianças ainda pequeninas já possuem acesso às mais avançadas formas de tecnologia existentes. O desejo do novo, da novidade, do lançamento é inevitável e às vezes, em alguns, incontrolável. Isso por um lado é muito bom, mas por outro não.

Alguns se esquecem de que o ser humano é fruto de um processo e para que a sociedade chegasse a esse ponto, muitas dificuldades foram superadas, muitas barreiras derrubadas, muitos preconceitos e/ou concepções caíram por terra. Maravilham-se com o novo, mas se esquecem de contemplar a origem do processo.

Assim como acontece com a tecnologia, acontece com o ser humano. Em nossa sociedade imediatista e utilitarista, preocupa-se muito com o hoje, esquecendo-se da origem.

Não raro encontramos pessoas em nossa sociedade que não conhecem nem ao menos o pai, quem dirá saber o nome e um pouco da história de vida dos avós, tios ou primos. Essa pesquisa pretende despertar para que se faça um resgate, não da história das famílias, mas da origem dos estados que compõe a região Centro-Oeste do Brasil. Portanto, consideramos importante trabalhar este tema nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Procure desencadear este tema: Origem da população da região Centro-Oeste, na tentativa de conhecermos melhor esta rica região do Brasil.

Professor, é comum encontrarmos (em nossa vizinhança, trabalho, escola, faculdade, parentes, amigos de parentes e outros) amigos ou conhecidos de outras regiões do Brasil e provavelmente os pais de seus alunos devem conhecer alguém da região Centro-Oeste. Portanto proponha a seguinte atividade de casa:

  

Entrevista
Alunos___________________________________ Data:___/___/___ Turma:_____
Entrevistado:______________________________________ Idade:_____________
Estado de origem:__________________ Cidade:____________________________
Se você não encontrar ninguém da região Centro-Oeste, entreviste alguém que já visitou a região.
a- Como são as pessoas do estado que você nasceu?______________________
______________________________________________________________
b- O que você gosta mais deste estado?_________________________________
______________________________________________________________
Você deverá utilizar seu laptop UCA seguindo o seguinte caminho: (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) ou seu tablet. Mas, caso sua escola não participe do UCA, eles poderão utilizar uma máquina digital e fotografar a atividade. As fotos serão úteis para a socialização dos resultados da pesquisa.

 

 

 

 

 

 

 

 

2ª Etapa: Justificativa da escolha do tema

A justificativa da pesquisa científica é o momento em que o pesquisador oferece motivos para que as outras pessoas vejam seu trabalho, ou seja, é quando mostramos a relevância do tema. Em  nosso caso, os alunos devem nesse momento, dizer por que escolheram esse tema e não outro qualquer. É responder “Por quê” pesquisar este tema.

Após a escolha do tema, é interessante uma nova roda de conversa para que eles sejam estimulados novamente com as seguintes questões:

- Você é de qual região do país?

- De qual estado?

-De qual cidade?

-Qual o nome de seu bairro?

-E o nome de sua rua?

- Por que você resolveu pesquisar sobre origem de população do Centro-Oeste do Brasil?

- Você sabe a origem de sua região?

- Dentre outras questões que julgar pertinente.

Para dinamizar o processo e permitir que os alunos participem ativamente com registros, solicite que formem duplas e que escolham duas das perguntas acima. Eles anotarão em uma folha – que depois será inserida em sua pasta portfólio – as respostas do colega da dupla. Essa atividade permite que o aluno fale mais abertamente e que desenvolva a habilidade de ouvir o colega.

 Comente a importância de o aluno conhecer sua própria origem. Isso contribui para ampliar seu horizonte cultural, para isso usarão a metodologia de projeto (Para metodologia de Projetos veja o sítio http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm), que tem como foco a iniciação científica discente.

 

Criando um blog:

Professor, uma boa opção para organizar e divulgar o projeto: Origem da população da região Centro-Oeste,  seria a criação de um blog. Nele vocês podem postar todas as etapas do trabalho e estabelecer um intercâmbio com outras escolas de diversas regiões do país, inclusive da região Centro-Oeste. Para isso, solicite a colaboração de algum estagiário ou monitor de informática. Alguns sítios oferecem orientações sobre a criação do blog, veja a seguir o link do Portal do Professor, ele oferece as instruções para você criar o Blog com a sua turma: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84 , depois, clicar em "Produção de Textos Colaborativos".

 

 

Entrevista Origem dos meus familiares

Converse com seus familiares a fim de descobrir a origem de sua família, ou seja,se seus pais são originários de qual região, de qual estado, de qual cidade e de qual bairro.
Na entrevista procure saber qual ou quais os motivos que os levaram a continuar até hoje nesta região ou os motivos que os levaram a morar em outra região, estado ou cidade.
Você deverá utilizar a opção câmera de seu laptop UCA , em sua área de trabalho. Seu vídeo será postado no blog da sala para que seus colegas tenham acesso a seu trabalho.
 

Professor, se quiser, poderá utilizar os dados desta entrevista para trabalhar com Matemática: tratamento da informação. Uma ideia interessante é levantar um gráfico a partir dos dados coletados e também realizar situações-problemas envolvendo as operações que estiver trabalhando.

3ª Etapa: Problematização

Professor, quando você falar de problematização a seus alunos, pode ser que eles resgatem na memória as “continhas” ou os “probleminhas” da aula de Matemática. Você deve instruí-los que é de outros “probleminhas” que está falando.

Imagem disponível em: http://matematicaemmutacao.wordpress.com/2010/07/03/didatica-na-matematica/- acesso em 14/05/2012

Nesta etapa da pesquisa você deve levantar o que os alunos querem saber sobre  o tema. Essa etapa é chamada de “problematização” e pode ser feita de forma oral ou escrita – essa escolha deve ser feita por você, pois, conhece o nível de desenvolvimento da escrita de seus alunos.  Registre cada questão na lousa, para que todos tenham em seus cadernos. Mesmo se este tema tenha sido "induzido" por você é importante envolver os alunos, atendendo a uma necessidade do grupo ou do currículo.

Para isso, organize-os em uma roda de conversa e os instigue a refletir sobre o tema. Diga que temos que pensar sobre o que queremos saber, ou seja, quais perguntas nós vamos procurar as respostas. Você poderá distribuir uma ficha para que escrevam, ou poderá solicitar a ajuda de uma pessoa (talvez seu estagiário) para ir registrando as questões que eles forem falando e depois digite e cole no caderno de relatório ou solicite que arquivem na pasta portfólio. Veja uma sugestão de registro:

Quadro Problematização

Podemos observar um possível modelo de problematização, levantada por alunos de alfabetização inicial em tópicos.

Quadro Problematização - tópicos

 

4ª Etapa: Hipóteses

Estamos avançando com o projeto. Após a escolha do tema, sua justificativa e a construção da problematização do objeto de nossa pesquisa este é o momento de estimular os alunos a elaborarem suas HIPÓTESES, ou seja, quais são as possíveis respostas que eles têm para as questões levantadas por eles mesmos?

Uma hipótese é algo que “eu acho” que é, pois, ainda não tenho certeza. Uma hipótese é uma formulação provisória, com intenções de ser posteriormente demonstrada ou verificada, constituindo uma suposição admissível. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3tese. Por exemplo, a criação do mundo ainda é uma hipótese, pois, os cristãos afirmam que o mundo foi criado por Deus, enquanto que os cientistas afirmam que o mundo surgiu de uma grande explosão chamada Big Bang. A única verdade é que não se sabe ao certo.

Aproveite este momento e teste a criatividade e conhecimento de seus alunos. Se sua escola faz parte do projeto UCA, solicite que utilizem seus laptops e acessem o sítio http://www.youtube.com/watch?v=sinkyPZ6CAI&feature=relatedpor meio da ferramenta Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet) ou seu tablet, mas se não participam deste projeto, podem assistir ao vídeo do laboratório de informática da escola.

  • Solte o vídeo e o pare aos 25 segundos. Pergunte o que acontecerá na sequência. Deixe que eles manifestem suas opiniões.
  • Solte novamente o vídeo e o pause aos 49 segundos e deixe novamente que se manifestem.
  • Ao término do vídeo, discuta rapidamente sobre a questão ambiental com eles, pois, o importante nesse momento não é o conteúdo do vídeo, mas o exercício de hipotetizar, ou seja, de manifestar a opinião a respeito do que virá na sequência do vídeo.

Vídeo completo em: http://www.youtube.com/watch?v=sinkyPZ6CAI&feature=related acesso em 19/05/2012.

Após a exibição do vídeo, relate a eles que isso que fizeram foi revelar suas hipóteses, pois, emitiram opiniões acerca daquilo que não sabiam o que iria acontecer, deram apenas sua opinião, pois, não havia como comprovar o que disseram que iria ocorrer. Eles verão que criar hipóteses é fácil e que fazem isso o tempo todo.

Ao final da pesquisa, além de terem respondido a problematização, confirmarão ou não as hipóteses. Cada criança tentará elaborar uma hipótese para a questão de um ou mais colegas, inclusive a sua própria. Por meio desta atividade você terá além das hipóteses quais são os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema. Estas informações serão valiosas para que você possa direcionar o processo de pesquisa.

O registro das hipóteses poderá ser feito por escrito e ilustrado. Solicite que colem no caderno de projeto ou na pasta portfólio, assim ao final, vocês terão organizado todo o processo de elaboração e execução do projeto de pesquisa.

Quadro Hipótese - tópicos

 

5ª Etapa: Fontes de Pesquisa

Professor, esta etapa é de fundamental importância para a pesquisa. Seu sucesso ou não está intimamente ligado com as fontes de pesquisa. Existem lugares seguros e de credibilidade aos olhos da sociedade científica e ao mesmo tempo, fontes nada confiáveis. Portanto, você deverá orientar seus alunos para que “procurem” bem antes de divulgar qualquer resultado. Nesse sentido, é importante envolver os pais nessa atividade, pois, são eles que ajudarão seus alunos na coleta de material em casa para que os mesmos sejam trabalhados em sala.

Converse com seus familiares, quais as possíveis fontes de pesquisa, ou seja, onde poderão pesquisar o tema do projeto de nossa sala:  Descobrindo o Brasil -Origem da população da região Centro-Oeste.

Fontes de pesquisa

Professor, após o retorno da tarefa de casa, organize os alunos em rodinha e solicite que socializem o que descobriram em casa. Depois, sistematize na lousa e peça que registrem no caderno ou no Portfólio. Cada etapa do projeto poderá ser postada no Blog do projeto.

Descobrimos que podemos pesquisar em diferentes materiais,  lugares e situações, tais como:

1-    Biblioteca;

2-    Livros, jornais, revistas;

3-    Internet;

4-    Entrevista;

5-    Trabalho de Campo;

6-    Exposição;

7-    Dentre outras

6ª Etapa: Entrando de fato na pesquisa

Nessa etapa é que podemos iniciar o trabalho de pesquisa, ou seja, investigar se nossas hipóteses estão corretas ou não. É o momento oportuno para que haja uma interdisciplinaridade, ou seja, uma intersecção entre as disciplinas, um momento adequado onde as diferentes áreas do conhecimento se interagem para que o aluno tenha o melhor aprendizado possível sobre a origem da população do Centro-Oeste do Brasil. A Língua Portuguesa contribui com os registros escritos (relatórios) a Geografia com a localização dos estados pertencentes a região, a pluralidade cultural nos auxilia com os diversos e surpreendentes costumes locais.

Entende-se por pesquisa, o processo sistemático de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar ou refutar algum conhecimento pré-existente. É basicamente um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejados pela busca de um conhecimento. Ao profissional da pesquisa (especialmente no campo acadêmico), dá-se o nome de pesquisador. Conceito disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa. Existem vários tipos de pesquisa, como a bibliográfica, a descritiva, laboratorial, a empírica, a de campo, a acadêmica e outras, sendo que a pesquisa pode ser feita por um único pesquisador e/ou de forma coletiva. Por se tratar de alunos no ensino fundamental, recomenda-se que a pesquisa seja feita coletivamente.

Imagem disponível em: http://www.bolsadeofertas.com.br/idec-realiza-pesquisa-e-revela-as-principais-falhas-das-compras-coletivas/ acesso em 19/05/2012.

Atividade 1 CONHECENDO A REGIÃO CENTRO-OESTE.

Para darmos continuidade em nossa pesquisa, conheceremos separadamente a origem de cada estado da região Centro-Oeste. Iniciaremos com o estado de Goiás.

Imagem disponível em: http://www.smartkids.com.br/especiais/estados-brasileiros-goias.html - acesso em 19/05/2012.

Bandeira do estado de Goiás. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s – acesso em 19/05/2012.

Sigla: GO
Capital: Goiânia
Região: Centro-Oeste
População: 5 milhões de habitantes
Área: 340,1 mil Km2

Quem nasce no estado de Goiás é: Goiano

Não pode faltar na mala: Roupas leves, pois o clima tropical, no centro do Brasil, é bastante quente e seco. No verão, leve um boné para se proteger do Sol e um guarda-chuva.

O que vemos pelo caminho: Um relevo muito rico em acidentes geográficos como chapadas, planaltos, serras e depressões. Arbustos retorcidos e secos, típicos do cerrado brasileiro.

Não deixe de visitar: A capital do Brasil, Brasília. O Parque da Chapada dos Veadeiros e suas belas cachoeiras, as águas quentes de Caldas Novas e as cheias do Rio Araguaia de junho a setembro.

Para se divertir: Goiás é muito famoso por suas cavernas, vegetação, esculturas de pedras, grutas, cachoeiras e fontes. Passeios em contato com a fauna e flora do cerrado são garantia de muita diversão.

O que fazem por lá: Rebanhos bovinos, leiteiros, exploração de minerais e a produção de soja e grãos são as atividades mais importantes. Os investimentos na indústria e turismo crescem a cada ano.

Vamos conhecer um pouco da história de Goiás?

Imagem disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s – acesso em 19/05/2012.

Período Colonial: Os colonizadores portugueses chegaram pela primeira vez à região hoje conhecida como estado de Goiás quase um século após o descobrimento do Brasil. A ocupação do território goiano teve início com Catarina Silva e as expedições de aventureiros (bandeirantes) provenientes da Capitania de São Paulo.

A colonização de Goiás deve–se também à migração de pecuaristas que partiram de São Paulo, no século XVI, em busca de melhores terras de gado. Dessa origem ainda hoje deriva vocação do estado para a pecuária. No período em que o Brasil foi colônia de Portugal, o estado de Goiás pertencia à capitania de São Paulo. Essa situação durou até 1744, quando foi criada a Capitania Geral de Goiás.

Imagem disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Goi%C3%A1s – acesso em 19/05/2012.

Império: A partir de 1860, a lavoura e a pecuária tornaram–se as atividades principais da região, ao mesmo tempo em que a mineração do ouro entrou em decadência devido ao esgotamento das minas. A navegação a vapor e a abertura de estradas no final do século XIX possibilitou o escoamento dos produtos cultivados no estado, permitindo o desenvolvimento da região.

República: Em 1889, com a proclamação da república, a província passou a ser o estado de Goiás. No século XX, a construção da nova capital, Goiânia, foi muito importante para a economia do estado, que deu sinais de um novo surto de desenvolvimento com a criação de Brasília, a nova capital do Brasil, inaugurada em 1960. Em 1988, o estado de Goiás foi dividido e sua porção norte passou a constituir o estado do Tocantins. O objetivo principal dessa divisão foi estimular o desenvolvimento da Região Norte, onde estão concentradas as maiores carências sociais e também onde ocorreram com maior frequência disputas pela posse de terras, provocadas pela concentração fundiária.

Acabamos de conhecer o estado de Goiás e percebemos que este estado possui uma bandeira. Pesquise e cole em sua pasta portfólio a bandeira de seu estado. Se você reside no estado de Goiás, desenhe a bandeirade seu estado em uma folha de papel A4 e a guarde em sua pasta portfólio. Se sua escola faz parte do projeto UCA, desenhe a bandeira utilizando seu laptop ou seu tablet.

Conheceremos o estado do Mato Grosso

Vamos iniciar nossos conhecimentos sobre o estado do Mato Grosso com a música do seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=ClMes-dje5k por meio da ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou seu tablet, mas se não participam deste projeto, podem assistir ao vídeo do laboratório de informática da escola.

Música completa em: http://www.youtube.com/watch?v=ClMes-dje5k – acesso em 19/05/2012.

Imagem disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mato_Grosso - acesso em 19/05/2012.

Bandeira do Mato Grosso. Imagem disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mato_Grosso - acesso em 19/05/2012.

Pelo Tratado de Tordesilhas (de 7 de junho de 1494), o território do atual estado do Mato Grosso pertencia à Espanha. Os jesuítas, a serviço dos espanhóis, criaram os primeiros núcleos, de onde foram expulsos pelos bandeirantes paulistas em 1680. Em 1718, a descoberta do ouro acelerou o povoamento. Em 1748, para garantir a nova fronteira, Portugal criou a capitania de Mato Grosso e, lá, construiu um eficiente sistema de defesa. Era intensa a exploração do ouro e a renda ida para Portugal. A produção de ouro começou a cair no início do século XIX. Em 1892, durante a derrubada do governo de Manuel Murtinho, houve, por parte dos revoltosos, uma intenção de separação de Mato Grosso da República dos Estados Unidos do Brasil, criando-se, para tanto, o Estado Livre da República Transatlântica - o que não encontrou apoio.

Em 1917, a situação se agravou, provocando intervenção federal. Com a chegada dos seringueiros, pecuaristas e exploradores de erva-mate na primeira metade do século XIX, o estado retomou o desenvolvimento. Em 1977, a parte sul do estado foi legalmente desmembrada, formando, assim, um novo estado, o Mato Grosso do Sul - o que na prática só se daria em 1979.

A separação.

Imagem disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mato_Grosso_do_Sul - acesso em 19/05/2012.

Bandeira do Mato Grosso do Sul. Imagem disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mato_Grosso_do_Sul - acesso em 19/05/2012.

A velha ideia da separação da porção sul do estado só veio a triunfar em 1977, por meio de uma lei complementar que desmembrou 357 471,5km2 do estado para criar o Mato Grosso do Sul. A iniciativa foi do governo federal, que alegava, em primeiro lugar, a impossibilidade de um único governo estadual administrar área tão grande e, em segundo, as nítidas diferenças naturais entre o norte e o sul do estado. A lei entrou em vigor em 1º de janeiro de 1979. A partir de então, todas as projeções pessimistas de que o então norte, com a capital Cuiabá, iria se estagnar, não se concretizaram, pelo contrário, surgindo então um processo de pleno crescimento do estado, aliado com a criação e desenvolvimento de municípios como Sinop, Tangará da Serra, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, etc., que hoje estão entre os maiores contribuintes do PIB de Mato Grosso.

1)      A bandeira do estado do Mato Grosso lembra a bandeira de qual país?

Conhecendo a capital de nosso país

Brasília é a capital federal da República Federativa do Brasil. É também sede de governo do Distrito Federal. No censo demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010, sua população é de 2 562 963 de habitantes, sendo então a quarta cidade brasileira mais populosa. Junto com Anápolis (139 km) e Goiânia (209 km), faz do eixo Brasília-Anápolis-Goiânia a região mais desenvolvida do Centro-Oeste brasileiro.

Professor, proponha uma “viagem no tempo” por Brasília desde o início de sua construção. Os alunos devem utilizar a ferramenta Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) ou seu tablet, mas se não participam deste projeto, podem assistir ao vídeo do laboratório de informática da escola.

Vídeo completo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=BVcJ_T-gQiw – acesso em 19/05/2012.

Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

Imagem disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%ADlia - acesso em 19/05/2012.

Antes da chegada dos europeus ao continente americano, a porção central do Brasil era ocupada por indígenas. No século XVIII, a atual região ocupada pelo Distrito Federal brasileiro, que era cortada pela linha do Tratado de Tordesilhas que dividia os domínios portugueses dos espanhóis, tornou-se rota de passagem para os garimpeiros de origem portuguesa em direção às minas de Mato Grosso e Goiás. Data dessa época a fundação do povoado de São Sebastião de Mestre d'Armas (atual região administrativa de Planaltina, no Distrito Federal).

Em 1761, o Marquês de Pombal, então primeiro-ministro de Portugal, propôs mudar a capital do império português para o interior do Brasil Colônia. José Bonifácio, o Patriarca da Independência, foi a primeira pessoa a se referir à futura capital do Brasil, em 1823, como "Brasília".

Imagem disponível em: http://territorioseguro.wordpress.com/2012/03/17/congresso-brasileiro-de-corretores-de-seguros-em-brasilia-23-a-25-de-novembro-de-2011-como-foi/ - acesso em 19/05/2012.

Apenas no ano de 1955, durante um comício na cidade goiana de Jataí, o então candidato à presidência, Juscelino Kubitschek, foi questionado por um eleitor se respeitaria a constituição, interiorizando a capital federal, ao que Juscelino afirmou que transferiria a capital. Eleito, Juscelino estabeleceu a construção de Brasília como "metasíntese" de seu "Plano de Metas".

Texto e imagem e disponíveis em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%ADlia - acesso em 19/05/2012.

Imagem disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%ADlia - acesso em 19/05/2012.

Esse projeto de pesquisa procura investigar a origem da população da região Centro-Oeste do Brasil. Acabamos de conhecer um pouco mais de nossa capital federal. Esse é um ótimo momento para envolver as famílias na atividade. Uma eficaz ferramenta quando se pesquisa origem de população é a história oral. Ela propicia informações, talvez não relatadas em livros, de pessoas que vivenciaram o período histórico determinado. Assim, propomos outra pesquisa com as famílias.

1) Faça uma entrevista com seus avós e/ou com pessoas mais idosas e que vivenciaram desde o mandato presidencial de Juscelino Kubitschek até o mandato da presidenta Dilma Rousseff. Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam) para registrar as imagens.

2) Faça um clipe sobre a região Centro-Oeste. Você deverá enfatizar a origem de sua população. Neste clipe, insira fotos e vídeos da região, intercalando com as informações obtidas ao longo desta pesquisa e fragmentos das entrevistas como enriquecimento do vídeo. Observação para o professor: o clipe deve ser criado em sala de aula, com o auxílio do professor a partir de seu laptop UCA conectado à internet por meio do link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=88

Pesquisa Virtual

Professor, tendo em vista que algumas questões ainda não foram respondidas  “De onde vieram as pessoas da região Centro-Oeste?” ,  discuta com os alunos sobre as possibilidades que temos, de acordo com as fontes de pesquisa que levantamos. Uma possibilidade que você  poderá induzir, neste primeiro momento, seria “pesquisa virtual”. Para isso é fundamental que os oriente sobre os cuidados que devemos ter neste trabalho:

Procurar sítios confiáveis;

Ao utilizar as informações do sítio consultado registrar:

·         O sítio;

·         O autor;

·         A data de acesso;

·         Outras informações que identifique a autoria do texto utilizado;

·         Se reproduzir a informação conforme está no texto do autor, colocar entre aspas.

Veja a sugestão de alguns sítios a seguir. Você poderá optar por organizá-los em grupos, para que façam a pesquisa. Assim, cada grupo pesquisará um aspecto e ao final apresentam para a sala o que descobriram. Para isso, podem organizar suas descobertas em uma apresentação do  Kpresenter (power point)e salvar em um arquivo. Dessa forma eles poderão socializar com a turma e também inserir o trabalho no Blog do Projeto.

Veja as sugestões a seguir de alguns artigos do sitio: Brasil Escola:

 

1-    População da região Centro-Oeste:

http://www.brasilescola.com/brasil/populacao-centrooeste-composta-por-migrantes.htm

2-      Características da região Centro-Oeste do Brasil:

http://www.brasilescola.com/brasil/a-regiao-centro-oeste.htm

3-      Urbanização da região Centro-Oeste

http://www.brasilescola.com/brasil/urbanizacao-centrooeste.htm

4-      População da região

http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/a-populacao-regiao-centrooeste.htm

7ª Etapa: Confronto das hipóteses com os dados pesquisados

Professor, ao concluírem a etapa de pesquisa, proponha aos alunos que retomem as suas hipóteses e verifiquem o que pensavam antes e o que descobriram. Você poderá propor que elaborem um quadro em que resgatem a pergunta (problematização), a hipótese (o que pensavam sobre a questão) e o que descobriram e verifiquem se a sua hipótese era verdadeira ou não.

PROBLEMATIZAÇÃO

HIPÓTESE

DESCOBERTA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 8ª Etapa: Registros

Professor, além dos alunos registrarem as atividades desenvolvidas ao longo do trabalho, os seus registros também devem ser realizados durante todo o processo. Isso para que você possa apoiar seu aluno no que for necessário e para que tenha subsídio para avaliá-los ao término do trabalho de pesquisa. Se tiver um estagiário, solicite a colaboração dele nestes registros, pois é uma importante contribuição.

9ª Etapa: Conclusão e Socialização

Professor, para concluirmos um projeto é necessário revermos a problematização, analisarmos se todas as dúvidas foram respondidas e posteriormente nos atentarmos para saber se as hipóteses são pertinentes ou não. Caso alguma lacuna apareça é preciso escolher outra estratégia, fonte de pesquisa para solucionarmos nosso problema.

Professor, concluída nossa pesquisa temos que nos lembrar do quanto é importante também a socialização dos resultados. Tendo em vista o Blog que foi criado no início do trabalho, utilize-o para a socialização e intercâmbio com outras escolas, inclusive com escolas da região Centro-Oeste, assim vocês poderão inclusive, verificar questões que considerarem que necessitam de aprofundamento.

Vocês poderão fazer paralela a divulgação do Blog, uma exposição, onde apresentarão os trabalhos realizados e divulgarão o Blog. Os alunos poderão construir convites com a sua mediação em forma de texto coletivo por meio da ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) de seus laptops para convidarem os colegas de outras salas para conhecerem seus trabalhos. Contudo, se a sua escola não  participa deste projeto, os alunos poderão elaborar o texto no caderno ou em folhas, para depois anexar à pasta portfólio.

Organize os alunos em equipes de trabalho para que apresentem o resultado da pesquisa. Além de apresentar a maquete, os alunos deverão explicar as etapas da pesquisa e o que aprenderam ao longo do projeto, pois o objetivo do blog ão é demonstrar suas habilidades na tecnologia digital, mas socializar o que aprenderam e divulgar o conhecimento adquirido, assim compreenderão a importância do trabalho de iniciação científica.

Solicite que utilizem as fotos e filmagens produzidas ao longo do projeto para uma apresentação, para isso poderão utilizar o Kpresenter (power point). A apresentação poderá estar postada no Blog, ou ser apresentada por meio de um projetor multimídia. Para organizá-la faça uma exposição, onde relata o trabalho passo a passo. Esta apresentação inclusive permitirá que o pesquisador resgate os principais momentos da pesquisa, o que fará com que sua explicação aos visitantes da feira seja mais vivaz.

Durante a pesquisa, trabalhe e se esforce para que a pasta portfólio esteja pronta e organizada, isso enriquecerá sua apresentação, pois, certamente os visitantes de seu trabalho se recorrerão à ela para conhecerem melhor o seu trabalho. Para que o grupo tenha uma noção de quantos foram os visitantes da feira, providencie um caderno de registro para ser colocado em um local visível e de fácil acesso e solicite que os visitantes anotem nele sua opinião sobre o trabalho apresentado.

Recursos Complementares

Sugestões de links para alunos:

 Artigo “O Projeto da Pesquisa”, site Pedagogia em Foco.

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm

 Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

Notícias

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=1916

Avaliação

Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes áreas do conhecimento é fundamental que você verifique se os objetivos elencados foram atingidos. O projeto além de socializar o conhecimento historicamente acumulado (currículo prescrito) das diversas disciplinas, tem como principal objetivo oportunizar aos professores e alunos a  construção de uma pesquisa, ou seja, possibilita não apenas o acesso ao conhecimento, mas a aquisição das estratégias e metodologia de pesquisa, assim os alunos serão mais autônomos e criativos. Portanto, verifique se eles se envolveram e compreenderam as diferentes etapas percorridas ao longo do projeto além de desenvolver habilidades de leitura e escrita, se envolveram nas atividades propostas, utilizaram adequadamente o laptop UCA e conheceram um pouco da origem da população de cada estado da região Centro-Oeste.

Opinión de quien visitó

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Opiniones

  • Rogério Antônio Rosa, COLEGIO ESTADUAL VISCONDE DE BOM RETIRO , Rio Grande do Sul - dijo:
    prof.rogerio.a.r@gmail.com

    17/06/2012

    Quatro estrelas

    Muito interessante e baixei o que pude para poder aplicar com aprendizes dentro do calendário escolar.


Sem classificação.
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