Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Contracultura da década de 1960 a partir de suas manifestações

 

21/06/2012

Autor e Coautor(es)
LEONARDO SOUZA DE ARAUJO MIRANDA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Márcio dos Santos Rodrigues; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Memória
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender com esta aula a contextualizar – isto é, situar historicamente – o Movimento da Contracultura, identificando as principais manifestações desse movimento no terreno da cultura.

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

O professor deve ter mencionado anteriormente o Movimento Hippie.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1:

Introdução

A noção de contracultura pressupõe a ideia de que existe uma cultura e, por intermédio dela, padrões que devem ser condenados e combatidos. Neste caso, a cultura considerada hegemônica, das classes dominantes. Aqui tratamos da especificidade histórica da Contracultura, movimento que tomou corpo no início da década de 1960 nos Estados Unidos da América e se espalhou pelo mundo, adquirindo as mais variadas formas. Até hoje em dia, podemos ver ecos deste movimento, quer seja na música, na literatura e nos quadrinhos – para citar as manifestações mais conhecidas. Estudar a Contracultura poderia fazer com que os alunos refletissem acerca dos valores contestatórios vigentes em produtos que são veiculados pela mídia.

Na primeira aula, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles entendem por Contracultura. Em seguida, o professor exibirá o vídeo Contracultura e Psicodelia, dividido em quatro partes. As partes deste vídeo da TV Escola se encontram disponíveis em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37441

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37581

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37578

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37579

A exibição do vídeo tem como intenção fazer com que os alunos possam comparar aquilo que foi exibido com as respostas que forneceram.

Após a exibição dos vídeos, o professor deverá sugerir aos alunos que façam uma pesquisa na rede mundial de computadores acerca da temática da Contracultura. A pesquisa consistirá no levantamento de informações, as mais variadas, sobre a Contracultura: imagens (desenhos ou fotografias), textos, músicas, etc.

Quando e onde podemos situar o Movimento da Contracultura? Quais são os seus principais manifestos/manifestações na cultura? Estas poderão ser algumas das perguntas que orientarão os alunos no desenvolvimento desta primeira aula.

Seria interessante que os alunos fizessem a pesquisa, em um primeiro momento, individualmente. Deste modo, cada um levantaria um conjunto de informações e, no momento em que fossem coletivizadas, seriam confrontadas com as dos demais colegas da turma.

Como o Movimento da Contracultura foi um fenômeno transnacional – isto é, não restrito a um único país –, seria interessante que o professor de História recorresse ao auxílio do professor de língua estrangeira (Inglês, em particular) para eventuais traduções. Deste modo, julgamos que haveria um melhor aproveitamento e desenvolvimento da aula.

AULA 2

Na segunda aula, o professor deverá sugerir aos alunos que se dividam em quatro grupos. Cada grupo será responsável pela realização de uma pesquisa distinta.

O primeiro grupo pesquisará sobre a relação entre a Música e a Contracultura.

Já o segundo grupo será responsável por levantar informações sobre os quadrinhos que fizeram parte da Contracultura.

Os do terceiro grupo pesquisarão acerca do envolvimento de cineastas (diretores e atores) com o movimento em questão.

Os alunos que fizerem parte do quarto grupo serão responsáveis por pesquisar a relação entre Literatura e Contracultura.

1- Para o primeiro grupo, sugerimos o seguinte roteiro de leitura:

- principais músicos e bandas;

- principais temas trabalhados nas músicas;

- as músicas produzidas por aqueles que se identificavam com a Contracultura têm impacto ainda na cultura contemporânea?

 

Jimmy Hendrix, ícone musical da Contracultura. Imagem disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ae/Jimi_Hendrix_1967.png

 

 

Janis Joplin. Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-B5UpZpoVgr8/TdB8NS8z_LI/AAAAAAAAAE8/9HHpJleCRJY/s1600/janis-joplin-0.jpg

 

 

Led Zeppelin, banda de hard rock que encarnou o ideário da Contracultura. Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-btJ4udV77Mo/T2S7HyS_WnI/AAAAAAAAA1s/b2etYZQN4Q4/s1600/led-zeppelin-live-black-and-white.jpg

 

 

Tropicália, uma manifestação da Contracultura no Brasil. Imagem disponível em: http://www.ccpg.puc-rio.br/70anos/sites/default/files/imagens/personagens/Tropicaliafront.jpg

 

Seria interessante que este grupo localizasse as letras e as músicas dos representantes da Tropicália. Em um momento posterior, deverão apresentá-las aos colegas de turma.

2 - Para o segundo grupo, colocamos os seguintes pontos:

- principais quadrinistas;

- principais publicações;

- temas trabalhados nas páginas desses quadrinhos;

- recepção desses trabalhos;

- impacto ainda na cultura contemporânea.

 

  

Mr. Natural, personagem criado pelo quadrinista underground Robert Crumb. Imagem disponível em: http://blog.meiapalavra.com.br/files/2011/11/Crumb-1976.bmp_.jpg

  

Zap Comix,uma das principais Histórias em Quadrinhos da Contracultura, lançada originalmente em 1968. Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_PB-O1yT5EYg/TNn-0h8-KmI/AAAAAAABIeQ/9RNmeXb5-4k/s1600/zap_00_1968_rcrumb_cv.jpg

 

 Os alunos deste terceiro grupo deverão, ainda, coletar capas e páginas desses quadrinhos. Deverão levantar, também, maiores informações sobre os autores e localizar as imagens dos mesmos.

3 - Já a pesquisa dos alunos do terceiro grupo deverão abranger  os seguintes itens:

- principais diretores;

- principais atores;

- filmes mais significativos;

- recepção desses mesmos filmes;

- impacto ainda na cultura contemporânea.

 

Pôster de Easy Rider (“Sem destino”, em português). Filme que colocou em destaque o universo contracultural vivenciado por hippies. Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-LQQ080PACYU/ToBktSDMv3I/AAAAAAAAAg0/A9eGaya64QI/s1600/Sem%2BDestino%2B%25281969%2529.jpg

 

Os alunos deste grupo deverão localizar os pôsteres dos principais filmes. Deverão ainda coletar, via internet, imagens de diretores e atores mais significativos.

 

4- Para os alunos que ficarem no quarto grupo, colocamos os seguintes itens:

- principais autores;

- obras literárias mais significativas;

- Impacto dessas obras na cultura contemporânea.

 

On the Road,expressão literária da Contracultura. Imagem disponível em: http://poressaspaginas.files.wordpress.com/2011/04/jack_kerouac_on_the_road.jpg

Os alunos deverão localizar capas de livros, bem como a imagem (retrato) dos principais autores (literatos e poetas) da Contracultura.

Seria interessante que, durante a pesquisa, os alunos registrassem informações no caderno. Em um momento posterior, essas informações poderão ser utilizadas, bem como poderão ser objeto de avaliação por parte do professor.

 

AULA 3:

Na terceira aula, os alunos reunirão entre si e elaborarão, em conjunto, um texto que sintetizará cada pergunta colocada ao seu grupo.

 

AULA 4:

Na quarta aula, os alunos apresentarão o texto síntese sobre cada tema, assim como exibirão os materiais coletados na pesquisa. A apresentação deverá durar cerca de 15 minutos. Os alunos deverão registrar no caderno aquilo que considerarem pertinente na fala do colega. A apresentação será uma espécie de prévia para o Seminário que será desenvolvido na aula seguinte.

 

AULA 5:

Nesta aula, os alunos farão um seminário em que discutirão as apresentações da aula anterior. O Seminário deverá ser uma espécie de balanço a respeito do tema da contracultura.

No seminário os alunos devem apresentar o que entenderam por contracultura e contextualizar a época em que se desenvolveu esse movimento. Devem ainda identificar os principais sujeitos históricos do período. Seria interessante que a discussão partisse de uma reflexão acerca dos materiais que os próprios alunos levantaram durante a pesquisa na internet. A apresentação será exclusivamente oral. O professor deve cuidar para que todos os alunos participem. 

O seminário tem a perspectiva de ser um espaço de coletivização e de produção do conhecimento. Deste modo, o professor deverá suscitar em seus alunos, sempre que possível, o debate.

Ao final, espera-se que os alunos tenham uma maior compreensão acerca do Movimento da Contracultura, identificando – em linhas gerais – suas principais manifestações e o conjunto de ideias que o fundamentava. 

Recursos Complementares
Avaliação

 A avaliação será continua. O professor deverá levar em consideração o envolvimento dos alunos em todas as atividades de pesquisa. Deverá considerar a atuação e participação deles no Seminário e no processo de elaboração do texto síntese. 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.