21/06/2012
Márcio dos Santos Rodrigues; Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Memória |
O aluno poderá aprender com esta aula a contextualizar – isto é, situar historicamente – o Movimento da Contracultura, identificando as principais manifestações desse movimento no terreno da cultura.
O professor deve ter mencionado anteriormente o Movimento Hippie.
AULA 1:
Introdução
A noção de contracultura pressupõe a ideia de que existe uma cultura e, por intermédio dela, padrões que devem ser condenados e combatidos. Neste caso, a cultura considerada hegemônica, das classes dominantes. Aqui tratamos da especificidade histórica da Contracultura, movimento que tomou corpo no início da década de 1960 nos Estados Unidos da América e se espalhou pelo mundo, adquirindo as mais variadas formas. Até hoje em dia, podemos ver ecos deste movimento, quer seja na música, na literatura e nos quadrinhos – para citar as manifestações mais conhecidas. Estudar a Contracultura poderia fazer com que os alunos refletissem acerca dos valores contestatórios vigentes em produtos que são veiculados pela mídia.
Na primeira aula, o professor deverá perguntar aos alunos o que eles entendem por Contracultura. Em seguida, o professor exibirá o vídeo Contracultura e Psicodelia, dividido em quatro partes. As partes deste vídeo da TV Escola se encontram disponíveis em:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37441
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37581
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37578
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37579
A exibição do vídeo tem como intenção fazer com que os alunos possam comparar aquilo que foi exibido com as respostas que forneceram.
Após a exibição dos vídeos, o professor deverá sugerir aos alunos que façam uma pesquisa na rede mundial de computadores acerca da temática da Contracultura. A pesquisa consistirá no levantamento de informações, as mais variadas, sobre a Contracultura: imagens (desenhos ou fotografias), textos, músicas, etc.
Quando e onde podemos situar o Movimento da Contracultura? Quais são os seus principais manifestos/manifestações na cultura? Estas poderão ser algumas das perguntas que orientarão os alunos no desenvolvimento desta primeira aula.
Seria interessante que os alunos fizessem a pesquisa, em um primeiro momento, individualmente. Deste modo, cada um levantaria um conjunto de informações e, no momento em que fossem coletivizadas, seriam confrontadas com as dos demais colegas da turma.
Como o Movimento da Contracultura foi um fenômeno transnacional – isto é, não restrito a um único país –, seria interessante que o professor de História recorresse ao auxílio do professor de língua estrangeira (Inglês, em particular) para eventuais traduções. Deste modo, julgamos que haveria um melhor aproveitamento e desenvolvimento da aula.
AULA 2
Na segunda aula, o professor deverá sugerir aos alunos que se dividam em quatro grupos. Cada grupo será responsável pela realização de uma pesquisa distinta.
O primeiro grupo pesquisará sobre a relação entre a Música e a Contracultura.
Já o segundo grupo será responsável por levantar informações sobre os quadrinhos que fizeram parte da Contracultura.
Os do terceiro grupo pesquisarão acerca do envolvimento de cineastas (diretores e atores) com o movimento em questão.
Os alunos que fizerem parte do quarto grupo serão responsáveis por pesquisar a relação entre Literatura e Contracultura.
1- Para o primeiro grupo, sugerimos o seguinte roteiro de leitura:
- principais músicos e bandas;
- principais temas trabalhados nas músicas;
- as músicas produzidas por aqueles que se identificavam com a Contracultura têm impacto ainda na cultura contemporânea?
Jimmy Hendrix, ícone musical da Contracultura. Imagem disponível em: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ae/Jimi_Hendrix_1967.png
Janis Joplin. Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/-B5UpZpoVgr8/TdB8NS8z_LI/AAAAAAAAAE8/9HHpJleCRJY/s1600/janis-joplin-0.jpg
Led Zeppelin, banda de hard rock que encarnou o ideário da Contracultura. Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/-btJ4udV77Mo/T2S7HyS_WnI/AAAAAAAAA1s/b2etYZQN4Q4/s1600/led-zeppelin-live-black-and-white.jpg
Tropicália, uma manifestação da Contracultura no Brasil. Imagem disponível em: http://www.ccpg.puc-rio.br/70anos/sites/default/files/imagens/personagens/Tropicaliafront.jpg
Seria interessante que este grupo localizasse as letras e as músicas dos representantes da Tropicália. Em um momento posterior, deverão apresentá-las aos colegas de turma.
2 - Para o segundo grupo, colocamos os seguintes pontos:
- principais quadrinistas;
- principais publicações;
- temas trabalhados nas páginas desses quadrinhos;
- recepção desses trabalhos;
- impacto ainda na cultura contemporânea.
Mr. Natural, personagem criado pelo quadrinista underground Robert Crumb. Imagem disponível em: http://blog.meiapalavra.com.br/files/2011/11/Crumb-1976.bmp_.jpg
Zap Comix,uma das principais Histórias em Quadrinhos da Contracultura, lançada originalmente em 1968. Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/_PB-O1yT5EYg/TNn-0h8-KmI/AAAAAAABIeQ/9RNmeXb5-4k/s1600/zap_00_1968_rcrumb_cv.jpg
Os alunos deste terceiro grupo deverão, ainda, coletar capas e páginas desses quadrinhos. Deverão levantar, também, maiores informações sobre os autores e localizar as imagens dos mesmos.
3 - Já a pesquisa dos alunos do terceiro grupo deverão abranger os seguintes itens:
- principais diretores;
- principais atores;
- filmes mais significativos;
- recepção desses mesmos filmes;
- impacto ainda na cultura contemporânea.
Pôster de Easy Rider (“Sem destino”, em português). Filme que colocou em destaque o universo contracultural vivenciado por hippies. Imagem disponível em: http://4.bp.blogspot.com/-LQQ080PACYU/ToBktSDMv3I/AAAAAAAAAg0/A9eGaya64QI/s1600/Sem%2BDestino%2B%25281969%2529.jpg
Os alunos deste grupo deverão localizar os pôsteres dos principais filmes. Deverão ainda coletar, via internet, imagens de diretores e atores mais significativos.
4- Para os alunos que ficarem no quarto grupo, colocamos os seguintes itens:
- principais autores;
- obras literárias mais significativas;
- Impacto dessas obras na cultura contemporânea.
On the Road,expressão literária da Contracultura. Imagem disponível em: http://poressaspaginas.files.wordpress.com/2011/04/jack_kerouac_on_the_road.jpg
Os alunos deverão localizar capas de livros, bem como a imagem (retrato) dos principais autores (literatos e poetas) da Contracultura.
Seria interessante que, durante a pesquisa, os alunos registrassem informações no caderno. Em um momento posterior, essas informações poderão ser utilizadas, bem como poderão ser objeto de avaliação por parte do professor.
AULA 3:
Na terceira aula, os alunos reunirão entre si e elaborarão, em conjunto, um texto que sintetizará cada pergunta colocada ao seu grupo.
AULA 4:
Na quarta aula, os alunos apresentarão o texto síntese sobre cada tema, assim como exibirão os materiais coletados na pesquisa. A apresentação deverá durar cerca de 15 minutos. Os alunos deverão registrar no caderno aquilo que considerarem pertinente na fala do colega. A apresentação será uma espécie de prévia para o Seminário que será desenvolvido na aula seguinte.
AULA 5:
Nesta aula, os alunos farão um seminário em que discutirão as apresentações da aula anterior. O Seminário deverá ser uma espécie de balanço a respeito do tema da contracultura.
No seminário os alunos devem apresentar o que entenderam por contracultura e contextualizar a época em que se desenvolveu esse movimento. Devem ainda identificar os principais sujeitos históricos do período. Seria interessante que a discussão partisse de uma reflexão acerca dos materiais que os próprios alunos levantaram durante a pesquisa na internet. A apresentação será exclusivamente oral. O professor deve cuidar para que todos os alunos participem.
O seminário tem a perspectiva de ser um espaço de coletivização e de produção do conhecimento. Deste modo, o professor deverá suscitar em seus alunos, sempre que possível, o debate.
Ao final, espera-se que os alunos tenham uma maior compreensão acerca do Movimento da Contracultura, identificando – em linhas gerais – suas principais manifestações e o conjunto de ideias que o fundamentava.
Sites:
- http://www.infoescola.com/cultura/contracultura/ (texto versando sobre a Contracultura)
-http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/cinema-contracultura-567064.shtml (Cinema e contracultura)
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Gera%C3%A7%C3%A3o_Beat
- http://reflexoesdecinema.wordpress.com/2010/11/12/cultura-e-contracultura-alguns-conceitos/ (Cultura e Contracultura: alguns conceitos)
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Contracultura (Verbete “Contracultura” da Wikipédia)
A avaliação será continua. O professor deverá levar em consideração o envolvimento dos alunos em todas as atividades de pesquisa. Deverá considerar a atuação e participação deles no Seminário e no processo de elaboração do texto síntese.
Cinco estrelas 1 classificações
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09/04/2015
Cinco estrelasBem elaborado, assunto muito relevante...