Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os fluxos migratórios internos

 

16/08/2012

Autor e Coautor(es)
Thiago Gerheim de Andrade
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Bárbara da Silva Santiago

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno irá compreender como se deu os fluxos migratórios dentro do território nacional em diferentes épocas, podendo analisar de onde se originaram e para onde foram estes fluxos. 

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos básicos de fluxos tais como: diferença de emigrante, imigrante, transumância, migrações diárias.

Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor, esta aula terá como pano de fundo o livro "Vidas Secas" de Graciliano Ramos, no qual será retratada a vida de retirantes nordestinos em direção ao sudeste. 

 

AULA 1

 

momento 1: Apresente as imagens abaixo para seus alunos e peça para eles relatarem tudo o que conseguirem a respeito. Professor(a) direcione os comentários dos alunos para a época retratada, a situação das pessoas no quadro, como deve ser o espaço geográfico onde eles habitam e também induza os alunos a comentarem se existe por parte dos personagens uma intenção em sair deste lugar.

porti   

 Disponível em: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S1984-45062008000100002&script=sci_arttext   (acessado em 12/08/2012)

port

 Disponível em: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S1984-45062008000100002&script=sci_arttext (acessado em 12/08/2012)

 

momento 2: Após este momento de debate sobre as imagens acima entregue aos alunos um resumo da obra literária de nome "Vidas Secas" do escritor brasileiro Graciliano Ramos. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/19572970/Resenha-Vidas-Secas-Graciliano-Ramos (acessado em 12/08/2012). Divida a turma em pequenos grupos e peça para fazerem um paralelo entre o resumo e as imagens e sobre como as artes podem ser usadas para retratar a realidade humana brasileira.

 

AULA 2

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor(a), Apresente abaixo um pequeno histórico sobre as principais atividades econômicas e sociais que impulsionaram os fluxos migratórios no interior do território brasileiro. Estas imagens devem ser apresentadas aos alunos, e torna-se necessário fazer no primeiro momento uma aula expositiva, para que seja possível passar aos alunos os principais momentos destes fluxos desde o século XVIII até os dias atuais.

 

momento 1:

Pequeno Histórico:

SÉCULO XVIII

ouro

Paulistas e Nordestinos em direção a minas Gerais (Ciclo do Ouro). Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/ciclo-do-ouro/ciclo-do-ouro-3.php (acessado em 12/08/2012)

 

SÉCULO XIX

borracha

Nordestinos em direção à Amazônia (Ciclo da Borracha). Disponível em: http://provsjose.blogspot.com.br/2011/05/carmelitas-calcados-com-sapatos-de.html (acessado em 12/08/2012)

 

DÉCADA DE 50

50

Nordestinos para o Planalto Central (Construção de Brasília). Disponível em: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S1984-45062008000100002&script=sci_arttext (acessado em 12/08/2012)

 

DÉCADA DE 70

70

Deslocamento da população do campo para as cidades (Êxodo Rural). Disponível em: http://guibriczinski.blogspot.com.br/2012/05/migracoes.html (acessado em 12/08/2012)

 

COMPARATIVO ENTRE AS DÉCADAS DE 70 E 90

70 e 90

Disponível em: http://educarencantando.blogspot.com.br/2010/11/saiu-em-o-estadao-de-sao-paulo-mas-eu.html (acessado em 12/08/2012)

 

FLUXOS MIGRATÓRIOS NO INÍCIO DOS ANOS 2000

99 a 2004

Disponível em: http://geografandomundo.blogspot.com.br/2010/08/o-ipea-afirma-60-dos-migrantes-estao.html (acessado em 12/08/2012)

 

momento 2: Juntamente com os alunos visite o site do IBGE e acessem informações sobre o censo 2010 e sobre como está a situação dos fluxos migrações no Brasil após 2004. Disponível em: http://www.ibge.gov.br

 

AULA 3

 

Atividade 1: Proponha aos alunos a realização de um documentário realizado por eles sobre os principais fluxos migratórios na cidade onde residem, para que possam entender como se deu a formação da população brasileira no território onde moram. 

Elaboração do documentário: tarefas cabíveis ao professor

Etapa 1 - O professor deverá dividir a turma em grupos de no máximo cinco integrantes;

Etapa 2 - O professor deverá pré-selecionar os bairros ou áreas onde cada equipe irá realizar o trabalho de campo;

 

Elaboração do documentário: tarefas aos alunos

Etapa 1 - Os integrantes deverão preparar algumas perguntas a serem feitas aos moradores, tais como: cidade de origem, em que ano veio para esta cidade, motivo...

Etapa 2 - A equipe deverá selecionar algumas pessoas para ser entrevistadas, assim o entrevistado terá uma maior liberdade para contar a sua história desde sua cidade de origem até os dias atuais. (sem perder o foco da pesquisa);

Etapa 3 -  Os alunos irão reunir todas estas informações e por meio de editores de imagem e áudio (recomendo o windows movie maker 2) deverão editar estes dados e cada equipe irá criar um pequeno documentário da sua cidade que será posteriormente apresentado. Link para baixar o windows movie maker 2: http://www.baixaki.com.br/download/windows-movie-maker-2.htm

 

Aula 4

 

momento 1: Apresentação dos documentários.

 

momento 2: Após ter visualizado todos os vídeos e os apresentado aos alunos o professor poderá encerrar o conteúdo com um retrato da realidade local através dos documentários dos próprios alunos. Esta aula poderá ser realizada como um trabalho coletivo entre várias disciplinas como, por exemplo, (Geografia, História, Artes) e os resultados serem apresentados para a escola.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar a participação nas aulas o empenho dos alunos na elaboração das entrevistas, assim como na edição e finalização do documentário. Caso o professor opte pela realização de um trabalho coletivo na criação do documentário, esta nota poderá ser também utilizada nas disciplinas participantes. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.