Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A reforma agrária e os movimentos sociais no campo. Pesquisa Científica para o Ensino Médio.

 

31/07/2012

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar a reforma agrária brasileira;
  • Entender de que forma acontece no Brasil;
  • Identificar os principais movimentos sociais e como é o trabalho deles.
Duração das atividades
9 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para estudar o tema em questão será necessário o aluno já ter adquirido alguns conhecimentos, como: Território, Regiões, Limite e Fronteira.

Estratégias e recursos da aula

Para a realização da aula o professor irá usar projetor multimídia, computador e caixa de som;

As atividades poderão ser desenvolvidas usando o laboratório de informática, o laptop ou o tablet, dependendo da disponibilidade da escola. Sendo que, todos os computadores deverão estar conectados à internet.

 

Atividade 1 – Envolvendo a turma

 

Para iniciar a aula e despertar a curiosidade da turma para o tema em questão, o professor irá fazer algumas perguntas e passar três vídeos para os alunos refletirem sobre as questões levantadas.

  • O que é reforma agrária?
  • Qual a realidade agrária no Brasil?
  • Quais as discussões sociais que os vídeos apresentam?
  • O que está sendo feito para mudar a situação fundiária no Brasil?
  • Quais as soluções apresentadas no vídeo para diminuir os problemas ambientais causados pela produção agrícola?

 

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=nqD5KUH7gDw. Acesso em 14/05/2012.

Video 1 Reforma Agrária

 

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=eVYxZhb07ys. Acesso em 14/05/2012.

Video 2 Reforma Agrária

 

Disponível em:  http://www.youtube.com/watch?v=4dGoaYFPyXM. Acesso em 14/05/2012.

Video 3 Reforma Agrária

 

Em seguida, o professor irá ouvir a turma, sendo que, todos os alunos deverão participar e compartilhar suas reflexões levantadas a partir do vídeo e das questões propostas.  Cabe ao professor ser o mediador, incentivando os alunos a participarem e fazendo suas considerações a respeito do tema.

Após todos os alunos estarem envolvidos com o tema, o professor irá propor que eles realizem uma pesquisa científica sobre a temática trabalhada nos vídeos e discussões em sala.

Para isso, o professor irá passar a temática geral que é “A reforma agrária e os movimentos sociais” e a partir daí a turma irá desenvolver a pesquisa.

 

 

Atividade 2 - Entendendo a pesquisa científica

 

No entanto, para iniciar o trabalho é necessário que os alunos conheçam os passos da pesquisa. Para isso, o professor irá dividir a turma em grupos de cinco alunos e para começar a trabalhar primeiramente irão ler um texto disponível do sítio abaixo.

 

Texto disponível em:  http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm. Acesso em 14/05/2012.

 

 

trabalho de grupo

Imagem disponível em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 14/05/2012.

 

 

Após os grupos terem concluído a leitura, o professor irá comentar com eles os passos para realização da pesquisa. Sendo que, os alunos irão falar o que entenderam e o professor complementar. Para isso, é necessário que professor e alunos estejam atentos aos seguintes passos.

  • Tema: É o assunto que será abordado durante a realização da pesquisa;
  • Delimitação do tema: A partir da temática geral será escolhido um tema específico para ser trabalhado; 
  • Problema: Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através da pesquisa; 
  • Hipóteses: É uma suposição que irá tentar responder o problema levantado através do tema da pesquisa; 
  • Justificativa: Afirma a importância de se estudar o tema; 
  • Objetivos: Vai determinar o que o pesquisador quer atingir; 
  • Metodologia: É a explicação detalhada de todos os caminhos para a realização da pesquisa; 
  • Cronograma: É a previsão de tempo que será gasto na realização do trabalho de acordo com as atividades a serem cumpridas; 
  • Referências: São os documentos consultados para a realização da pesquisa; 
  • Resultados alcançados: É o trabalho final que irá conter todos os passos da pesquisa.

 

 

Atividade 3 – Pesquisa científica

 

Ao término do debate sobre os passos da pesquisa, os grupos começaram a trabalhar. Para isso o professor irá orientar que eles façam passo a passo conforme apresentado anteriormente, e à medida que for seguindo os passos os grupos irão divulgar o trabalho em um blog. E para criar o blog os alunos irão acessar o seguinte sítio conforme mostra link e tela abaixo:

 

Disponível em  http://www.criarumblog.com/. Acesso em 14/05/2012.

Criar um blog

 

1º Passo: Pesquisa bibliográfica sobre a temática geral;

 

Menino ilustrativo

Imagem disponível em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 14/05/2012.

 

Com o computador interligado a internet os grupos farão uma pesquisa em busca de sítios que abordam o assunto. A biblioteca da escola também poderá ser visitada para a realização da pesquisa.

Sugere-se que os grupos pesquisem os seguintes assuntos:

  • O que é Reforma Agrária?
  • Como ela ocorre no Brasil?
  • O que são os movimentos sociais?
  • Como eles trabalham?

 

2º Passo: Delimitação do tema;

Com o tema geral em mãos e a pesquisa realizada os grupos irão delimitar o tema, ou seja, pensar em um tema específico para a realização da pesquisa. Para isso, eles deverão pensar no que mais os chamaram a atenção.

Exemplo: A atual realidade agrária no Brasil.

 

3º Passo: Definição do Problema;

Com o tema específico definido, o grupo irá pensar no problema, ou seja, em uma pergunta que será respondida com a realização da pesquisa.

Exemplo: Existem problemas na Reforma Agrária brasileira?

 

4º Passo: Definição da Hipótese;

Após o problema definido os grupos irão criar algumas suposições para tentar responder o problema levantado na pesquisa.

Exemplo: Notadamente, é visto que o Brasil enfrenta alguns problemas com a reforma agrária. No entanto, é necessário que se amplie as discussões sobre a função social da Terra e a atual realidade dos acampados e assentados.

 

5º Passo: Justificativa;

Com a hipótese definida, os grupos irão pensar na justificativa, explicando por quais motivos estão trabalhando com o tema.

Exemplo: Após o professor ter passado um vídeo sobre o tema e realizado um debate discutindo o assunto, surgiu à necessidade de ampliar o conhecimento a respeito da temática trabalhada. Para isso, tornou-se necessário a realização de uma pesquisa científica.

 

6º Passo: Definição dos Objetivos;

Em seguida, os grupos irão definir os objetivos que querem realizar com a pesquisa, ou seja, o que eles querem descobrir e quais resultados querem alcançar.

Exemplos:

  • Entender de que forma acontece a Reforma Agrária no Brasil;
  • Verificar quais as contribuições dos movimentos sociais para a realização da Reforma Agrária.
  • Identificar os principais movimentos sociais e como é o trabalho deles.

 

7º Passo: Metodologia;

A metodologia consiste nos caminhos que os grupos seguirão para a realização da pesquisa e para alcançar os resultados finais. Os passos da pesquisa, a elaboração do blog e a forma usada para apresentar os resultados deverão estar presentes na metodologia.

 

8º Passo: Cronograma;

Para definição do cronograma das atividades, é necessário que os grupos estejam atentos ao prazo estipulado pelo professor para o desenvolvimento das atividades.

 

9º Passo: Resultados alcançados;

Os grupos deverão apresentar os resultados listados abaixo e quando terminar a elaboração desta atividade ela também deverá ser postada no blog.

Mapear no Google Earth os seguintes levantamentos:

  • Regiões que possuem maior número de acampamentos;
  • Regiões que possuem maior número de assentamentos;
  • Regiões que possuem Terras consideradas devolutas.

 

Caso o computador que o grupo estiver usando não tenha o programa do Google Earth disponível, é necessário fazerem um download gratuito através do site  http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm, e instalar no computador. Posteriormente, será possível acessar o programa por meio de um atalho na área de trabalho do Windows ou Linux, através do menu "iniciar", clicando sobre o item "Google Earth".

 

Disponível em:  http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm. Acesso em 14/05/2012.

google earth

 

Os grupos deverão apresentar soluções para os problemas que conseguiram identificar.

Para isso, montaram uma apresentação de slides usando o Kpresenter do computador, mostrando os problemas encontrados e as sugestões para solucionar os problemas.

Passos para acessar o Kpresenter:

Kpresenter: Menu K – Aplicativos – Ferramentas de produtividade – Gerador de Apresentação.

 

Atividade 4 – Apresentação dos resultados

 

resultado da pesquisa

Imagem disponível em:  http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 14/05/2012.

 

Ao término da pesquisa o professor irá propor que os grupos apresentem os resultados. Como foi criado o blog com todos os passos da pesquisa, somente o blog poderá ser apresentado. Para isso, deverá ter em sala um projetor multimídia, computador e caixa de som.

Ao término das apresentações, o professor irá abrir para um debate, sendo que, todos os alunos poderão contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreensão a respeito do tema e as dificuldades e satisfações de realizarem a pesquisa.

Em seguida, o professor irá fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discussão e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.

É necessário que os grupos divulguem o blog para os alunos da escola, e em suas redes sociais, pra todos terem acesso ao trabalho.

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

Disponível em:  http://www.youtube.com.br/. Acesso em 14/05/2012. Os vídeos usados na aula estão neste sítio. 

Disponível em:  http://www.incra.gov.br/index.php/reforma-agraria-2/questao-agraria/reforma-agraria. Acesso em 14/05/2012. Contém informações que poderá auxiliar o professor.

Disponível em:  http://www.incra.gov.br/. Acesso em 14/05/2012. Contém informações que poderá auxiliar o professor.

Disponível em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 14/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em:  http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 14/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

Disponível em:  http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 14/0/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

Disponível em:  http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm. Acesso em 14/05/2012. Neste sítio é possível fazer o download do Google Earth.

Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm. Acesso em 14/05/2012. Neste sítio contém explicações de como realizar uma pesquisa científica.

Disponível em  http://www.criarumblog.com/. Acessoem 14/05/2012.Neste sítio é possível criar um blog.

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa científica; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; a elaboração do blog e a apresentação final, que deverá apresentar respostas aos objetivos propostos anteriormente.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.