31/07/2012
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Espaços agrários, globalização e modernização |
Para estudar o tema em questão será necessário o aluno já ter adquirido alguns conhecimentos, como: Território, Regiões, Limite e Fronteira.
Para a realização da aula o professor irá usar projetor multimídia, computador e caixa de som;
As atividades poderão ser desenvolvidas usando o laboratório de informática, o laptop ou o tablet, dependendo da disponibilidade da escola. Sendo que, todos os computadores deverão estar conectados à internet.
Atividade 1 – Envolvendo a turma
Para iniciar a aula e despertar a curiosidade da turma para o tema em questão, o professor irá fazer algumas perguntas e passar três vídeos para os alunos refletirem sobre as questões levantadas.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nqD5KUH7gDw. Acesso em 14/05/2012.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=eVYxZhb07ys. Acesso em 14/05/2012.
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4dGoaYFPyXM. Acesso em 14/05/2012.
Em seguida, o professor irá ouvir a turma, sendo que, todos os alunos deverão participar e compartilhar suas reflexões levantadas a partir do vídeo e das questões propostas. Cabe ao professor ser o mediador, incentivando os alunos a participarem e fazendo suas considerações a respeito do tema.
Após todos os alunos estarem envolvidos com o tema, o professor irá propor que eles realizem uma pesquisa científica sobre a temática trabalhada nos vídeos e discussões em sala.
Para isso, o professor irá passar a temática geral que é “A reforma agrária e os movimentos sociais” e a partir daí a turma irá desenvolver a pesquisa.
Atividade 2 - Entendendo a pesquisa científica
No entanto, para iniciar o trabalho é necessário que os alunos conheçam os passos da pesquisa. Para isso, o professor irá dividir a turma em grupos de cinco alunos e para começar a trabalhar primeiramente irão ler um texto disponível do sítio abaixo.
Texto disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm. Acesso em 14/05/2012.
Imagem disponível em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 14/05/2012.
Após os grupos terem concluído a leitura, o professor irá comentar com eles os passos para realização da pesquisa. Sendo que, os alunos irão falar o que entenderam e o professor complementar. Para isso, é necessário que professor e alunos estejam atentos aos seguintes passos.
Atividade 3 – Pesquisa científica
Ao término do debate sobre os passos da pesquisa, os grupos começaram a trabalhar. Para isso o professor irá orientar que eles façam passo a passo conforme apresentado anteriormente, e à medida que for seguindo os passos os grupos irão divulgar o trabalho em um blog. E para criar o blog os alunos irão acessar o seguinte sítio conforme mostra link e tela abaixo:
Disponível em http://www.criarumblog.com/. Acesso em 14/05/2012.
1º Passo: Pesquisa bibliográfica sobre a temática geral;
Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 14/05/2012.
Com o computador interligado a internet os grupos farão uma pesquisa em busca de sítios que abordam o assunto. A biblioteca da escola também poderá ser visitada para a realização da pesquisa.
Sugere-se que os grupos pesquisem os seguintes assuntos:
2º Passo: Delimitação do tema;
Com o tema geral em mãos e a pesquisa realizada os grupos irão delimitar o tema, ou seja, pensar em um tema específico para a realização da pesquisa. Para isso, eles deverão pensar no que mais os chamaram a atenção.
Exemplo: A atual realidade agrária no Brasil.
3º Passo: Definição do Problema;
Com o tema específico definido, o grupo irá pensar no problema, ou seja, em uma pergunta que será respondida com a realização da pesquisa.
Exemplo: Existem problemas na Reforma Agrária brasileira?
4º Passo: Definição da Hipótese;
Após o problema definido os grupos irão criar algumas suposições para tentar responder o problema levantado na pesquisa.
Exemplo: Notadamente, é visto que o Brasil enfrenta alguns problemas com a reforma agrária. No entanto, é necessário que se amplie as discussões sobre a função social da Terra e a atual realidade dos acampados e assentados.
5º Passo: Justificativa;
Com a hipótese definida, os grupos irão pensar na justificativa, explicando por quais motivos estão trabalhando com o tema.
Exemplo: Após o professor ter passado um vídeo sobre o tema e realizado um debate discutindo o assunto, surgiu à necessidade de ampliar o conhecimento a respeito da temática trabalhada. Para isso, tornou-se necessário a realização de uma pesquisa científica.
6º Passo: Definição dos Objetivos;
Em seguida, os grupos irão definir os objetivos que querem realizar com a pesquisa, ou seja, o que eles querem descobrir e quais resultados querem alcançar.
Exemplos:
7º Passo: Metodologia;
A metodologia consiste nos caminhos que os grupos seguirão para a realização da pesquisa e para alcançar os resultados finais. Os passos da pesquisa, a elaboração do blog e a forma usada para apresentar os resultados deverão estar presentes na metodologia.
8º Passo: Cronograma;
Para definição do cronograma das atividades, é necessário que os grupos estejam atentos ao prazo estipulado pelo professor para o desenvolvimento das atividades.
9º Passo: Resultados alcançados;
Os grupos deverão apresentar os resultados listados abaixo e quando terminar a elaboração desta atividade ela também deverá ser postada no blog.
Mapear no Google Earth os seguintes levantamentos:
Caso o computador que o grupo estiver usando não tenha o programa do Google Earth disponível, é necessário fazerem um download gratuito através do site http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm, e instalar no computador. Posteriormente, será possível acessar o programa por meio de um atalho na área de trabalho do Windows ou Linux, através do menu "iniciar", clicando sobre o item "Google Earth".
Disponível em: http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm. Acesso em 14/05/2012.
Os grupos deverão apresentar soluções para os problemas que conseguiram identificar.
Para isso, montaram uma apresentação de slides usando o Kpresenter do computador, mostrando os problemas encontrados e as sugestões para solucionar os problemas.
Passos para acessar o Kpresenter:
Kpresenter: Menu K – Aplicativos – Ferramentas de produtividade – Gerador de Apresentação.
Atividade 4 – Apresentação dos resultados
Imagem disponível em: http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 14/05/2012.
Ao término da pesquisa o professor irá propor que os grupos apresentem os resultados. Como foi criado o blog com todos os passos da pesquisa, somente o blog poderá ser apresentado. Para isso, deverá ter em sala um projetor multimídia, computador e caixa de som.
Ao término das apresentações, o professor irá abrir para um debate, sendo que, todos os alunos poderão contribuir para a troca de ideias e falar sobre sua compreensão a respeito do tema e as dificuldades e satisfações de realizarem a pesquisa.
Em seguida, o professor irá fazer o fechamento das ideias ampliando um pouco mais a discussão e colocando seu conhecimento a respeito do tema abordado.
É necessário que os grupos divulguem o blog para os alunos da escola, e em suas redes sociais, pra todos terem acesso ao trabalho.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
Disponível em: http://www.youtube.com.br/. Acesso em 14/05/2012. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.
Disponível em: http://www.incra.gov.br/index.php/reforma-agraria-2/questao-agraria/reforma-agraria. Acesso em 14/05/2012. Contém informações que poderá auxiliar o professor.
Disponível em: http://www.incra.gov.br/. Acesso em 14/05/2012. Contém informações que poderá auxiliar o professor.
Disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acesso em 14/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://profmariohheitor.blogspot.com.br/2012/03/trabalho-individual-e-datas-das.html. Acesso em 14/05/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://poetatorres.blogspot.com.br/2011/06/o-projeto-de-pesquisa-pesquisa-e-uma.html. Acesso em 14/0/2012. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
Disponível em: http://www.baixaki.com.br/download/google-earth.htm. Acesso em 14/05/2012. Neste sítio é possível fazer o download do Google Earth.
Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm. Acesso em 14/05/2012. Neste sítio contém explicações de como realizar uma pesquisa científica.
Disponível em http://www.criarumblog.com/. Acessoem 14/05/2012.Neste sítio é possível criar um blog.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa científica; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos grupos e no debate; a elaboração do blog e a apresentação final, que deverá apresentar respostas aos objetivos propostos anteriormente.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!