Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A linguagem no cinema: trailers, roteiros, sinopses e resenhas

 

08/06/2012

Autor e Coautor(es)
Karen Alves de Andrade
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Dr. Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

·         Pesquisar os diversos gêneros presentes na esfera cinematográfica.

·         Reconhecer as estratégias utilizadas em trailers de filmes para atrair o público.

·         Reconhecer e identificar características de resenhas de filmes.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

* Noções de estruturas de gêneros textuais narrativos

Estratégias e recursos da aula

 

Para esta sequência didática você irá precisar de :

·         Computador/ internet (sala de informática)

·         Data show, ou vídeo e TV

·         Caixas de som

 

Aula 1

Professor, esta sequência didática explora um tema muito apreciado por alunos de todas as idades: o cinema! Para iniciar a aula, utilize um projetor para apresentar as imagens a seguir. Levante o conhecimento prévio dos alunos perguntando:

 

·         Você conhece a/as personagem/personagens apresentadas nessa imagem? Quem é/são? 

·         A que filme pertence a cena? O que você sabe sobre ele?

·         Você identifica a que época o filme pertence?

 

Cinema Paradiso

 

http://suavetinta.files.wordpress.com/2011/12/cinema-paradiso-21.png

 

E o vento levou

 

http://1.bp.blogspot.com/-pKgC_MXf_Uk/Tz7x_st65hI/AAAAAAAABcU/Gs1ea1bNgvE/s1600/e-o-vento-levou1.jpg

 

 

Tempos modernos

 

http://2.bp.blogspot.com/_T68MSyMQXl8/S3KfsdgEdWI/AAAAAAAADK0/xdVLmOuktRA/s400/tempos-modernos2.jpg

 

 

A rosa púrpura do Cairo

 

http://2.bp.blogspot.com/_LE8ZmBdExq0/Sfx2ZQfG_AI/AAAAAAAAAdQ/53rvx7AN6RQ/s400/A-Rosa-Purpura-do-Cairo-6.jpg

 

 

Esqueceram de mim

 

 

http://1.bp.blogspot.com/-VM7PEjPqdB4/T1fp7AxaFpI/AAAAAAAACS8/bQ1iM4VNewA/s1600/Esqueceram-de-Mim.jpg

 

E.T.

 

http://xaexomano.com.br/2011/wp-content/uploads/2010/10/et.jpg?w=300

Grease

 

 

http://images.fandango.com/images/fandangoblog/day50grease1.jpg

 

 

Titanic

 

http://imguol.com/2012/04/12/leonardo-dicaprio-e-kate-winslet-em-cena-de-titanic-1334263872576_560x400.jpg

 

Professor, esse filmes fizeram história em seu tempo e marcaram gerações. Ainda que seus alunos não conheçam alguns deles, a maior parte faz parte, ainda hoje, do imaginário dos amantes do cinema.

 

Solicite que, divididos em grupos, os alunos escolham uma das imagens apresentadas. Leve-os à sala de informática para que eles pesquisem sobre o filme escolhido e, em seguida, apresentem informações sobre esse filme. Eles deverão pesquisar:

 

  • Nome
  • Diretor
  • Ano de lançamento
  • Protagonistas
  • Sinopse
  • Trailer
  • Outros (permita que, ao explorar os sites de pesquisa, eles encontrem informações não previstas)

 

Para auxiliar na pesquisa, peça para que os alunos utilizem o seguinte roteiro:

 

  1. Em um site de buscas, digite a palavra-chave que corresponde ao verbete que você procura.
  2. Explore a home do site e localize os conteúdos de seu interesse.
  3. Acesse os links desejados, mas sempre registrando os endereços eletrônicos navegados.
  4. Procure informações sobre o verbete em diferentes gêneros textuais e mídias (ex: vídeos, imagens, reportagens, sinopses...)
 
 

Ao se utilizar um site de buscas, é possível que uma diversidade de sites não associados ao tema buscado apareçam. Por isso, é importante escolher bem a palavra-chave.

 

 

 

 

Depois do momento de pesquisa, reapresente as imagens e peça que os alunos socializem com a turma os conhecimentos adquiridos na pesquisa.

 
 

Devido à diversidade de caminhos de pesquisa possibilitados pela internet, a socialização dos conhecimentos adquiridos pode ser uma atividade oral muito importante e enriquecedora para os alunos e para o professor.

 

 

 

 

Aula 2 e 3

 

Professor, nesta aula, abordaremos o filme “A rede social” para trabalhar alguns gêneros relacionados ao cinema. Os alunos deverão acessar o site oficial do filme www.aredesocial.com.br, o site www.adorocinema.com/filmes/filme-147912/ ou outros sites sobre cinema.

 

Solicite, então, que assistam a seu trailer. Pode haver mais de um trailer para o filme. Peça, então que eles assistam a pelo menos 2. Seguem duas sugestões de acesso:

 

 

Em seguida, proponha que, em grupos de 5 alunos,  debatam acerca dos trailers assistidos. Para isso, proponha o seguinte roteiro:

 

  1. Qual é o enredo do filme?
  2. Que sensações o trailer provoca em quem o assiste?
  3. De que maneiras ele procura chamar a atenção do telespectador?
  4. Que informações sobre o filme são essenciais no trailer?
  5. De que forma essas informações aparecem?
  6. Ouçam bem a trilha sonora do trailer. O que ela sugere? Que efeitos ela pode causar no telespectador?

 

  1. Assistam ao tutorial sobre cinematografia, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=vrqkS1i0dU8.

 

a)      O que é planificação?

b)      O que é angulação?

c)      Como a planificação e a angulação ocorreram nos trailers assistidos?

d)     Registre em seu caderno o que são e para que servem os seguintes tipos de planificação.

Em seguida, identifique suas ocorrências no trailer assistido. Reveja-o várias vezes para executar esta tarefa.

 

  • Plano geral
  • Plano aberto
  • Plano americano
  • Plano médio
  • Close
  • Super close

 

e)      Agora, registre para que servem os seguintes tipos de angulação e marque um X nos que você foi capaz de identificar no trailer:

 

  • Panorâmico
  • Travelling
  • Chicote
  • Zoom
  • Plongée
  • Contre-plongée

 

Professor, essas atividades requerem que os alunos assistam aos trailers e ao tutorial mais de uma vez. Peça que eles se atentem bem aos detalhes. Depois, com toda a turma, conversem sobre o que eles acharam sobre os trailers, se eles acharam bons, por quê... Pergunte também se eles tiveram vontade de assistir ao filme. Finalmente, peça que eles criem hipóteses sobre a finalidade dos trailers.

 
 

O trailer é uma propaganda do filme, é uma ferramenta de marketing. Ele deve anunciar as características do filme, evidenciando suas qualidades e apresentando seu conteúdo de maneira interessante, impactante e criativa.

 

 

 

 


Aula 4

 

Nesta aula, os alunos deverão selecionar algumas sinopses do filme “A rede social”. Segue um exemplo:

Em uma noite de outono em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), analista de sistemas graduado em Harvard, se senta em seu computador e começa a trabalhar em uma nova ideia. Apenas seis anos e 500 milhões de amigos mais tarde, Zuckerberg se torna o mais jovem bilionário da história com o sucesso da rede social Facebook. O sucesso, no entanto, o leva a complicações em sua vida social e profissional. (Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-147912/>. Acesso: 11/05/2012)

 

Pergunte aos alunos:

 

  1. Qual vocês acreditam ser a finalidade da sinopse?
  2. Que tempo verbal aparece com mais frequência nesse gênero? Por que você acha que isso ocorre?
  3. Que informações sobre o filme aparecem na sinopse?
  4. Há muitas informações sobre o enredo?
  5. Que informações são propositalmente omitidas na sinopse?
  6. Em que suportes as sinopses podem ser lidas?

 

Professor, se possível, leve para a sala de aula a capa do filme “A rede social”. Mostre para os alunos que o suporte principal da sinopse é a capa do filme. Quando procuramos em uma locadora, por exemplo, um vídeo para assistir, a sinopse pode auxiliar nessa escolha, já que nos apresenta, com poucas palavras, o enredo do filme, sem nos contar o final.

 

 

http://4.bp.blogspot.com/_nZZR2CVFTho/TNNN4Jnu-XI/AAAAAAAAADQ/i77bN5CxEkI/s1600/A+Rede+Social.jpg

Aula 5

Nesta aula, os alunos deverão escolher uma resenha sobre o filme “A rede social”. Segue um exemplo:

 

Resenha: A REDE SOCIAL

EUA, 2010
Gênero: Drama
Duração: 117 min.
Elenco: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield,  Rashida Jones, Brenda Song, Justin Timberlake, John Getz, Dakota Johnson, Mark Saul, Brian Palermo
Roteirista: Joe Penhall, baseado em livro de Cormac McCarthy
Direção: David Fincher  

As comparações entre CIDADÃO KANE, de Orson Welles, e A REDE SOCIAL (2010), novo trabalho de David Fincher, que surgem em várias críticas sobre o filme, têm a sua razão de ser. Há muitos pontos em comum entre as duas obras e provavelmente essa tenha sido a intenção de Fincher, quase sempre um cineasta pretensioso. Mas quando falo pretensioso, falo no bom sentido. Suas ambições são louváveis na maioria das vezes. Mas em A REDE SOCIAL até que ele se mostra bastante contido nos aspectos formais, sem o uso de efeitos especiais tão explícitos, como em O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON  (2008) e O QUARTO DO PÂNICO (2002), aproximando-se, assim, mais da discrição de ZODÍACO (2007).

Mas talvez o que mais cause interesse em A REDE SOCIAL seja sua temática, principalmente para quem testemunhou há cerca de dez anos o surgimento e a popularização do Napster, o programa de compartilhamento de arquivos que veio para derrubar a indústria fonográfica. De lá pra cá, as coisas nunca mais foram as mesmas. E ainda que o criador do programa apareça no filme em papel de destaque na pele de Justin Timberlake, o filme é mesmo de Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), criador do Facebook, o programa de relacionamentos mais poderoso do mundo. 

No entanto, A REDE SOCIAL não é um filme sobre o Facebook, mas sobre Zuckerberg, esse sujeito pouco sociável que usa um fora da namorada para criar, sem querer, o embrião para o seu projeto mais importante. Ele escreve, bêbado, em seu blog, coisas pouco lisonjeiras sobre a moça que quebrou seu coração e cria um site com um ranking das mais gostosas do campus para votação. Só com esse ato, ele consegue em pouco tempo derrubar a rede da universidade, pela quantidade de acessos. É assim que ele chama a atenção dos gêmeos Winklevoss (ambos interpretados por Armie Hammer). Eles representam o oposto de Zuckerberg: atléticos, populares e milionários. A intenção dos irmãos é fazer um programa de relacionamento fechado à elite da universidade. A opção por deixar de trabalhar com os irmãos e criar o seu próprio site junto com o amigo brasileiro Eduardo Saverin (Andrew Garfield) é o motivo pelo qual o nerd pouco sociável e de raciocínio rápido recebe a sua primeira ação judicial.

Estruturado num longo flashback e com uma dinâmica impressionante para um filme que fala sobre programas de computador, ações judiciais e centrado numa pessoa com problemas de socialização, A REDE SOCIAL é o filme mais maduro de Fincher. E embora não cause arroubos sentimentais como seu trabalho anterior, nem polêmica como CLUBE DA LUTA (1999), o olhar distante de Zuckerberg passa um sentimento amargo de profunda solidão e uma sensação de total desapego com tudo e com todos.

Ailton Monteiro

(Disponível em: < http://scoretracknews.wordpress.com/2010/12/08/resenha-a-rede-social-filme-em-destaque/>. Acesso: 11/05/2012)

 

Peça que os alunos façam a leitura da resenha e respondam:

  1. Que diferenças podem ser apontadas entre a sinopse e a resenha?
  2. Que informações são encontradas na resenha?
  3. Qual a opinião do resenhista sobre o filme?
  4.  Faça uma legenda, utilizando diferentes cores, para os seguintes componentes de uma resenha. Identifique esses componentes no texto e colora cada trecho com a cor adequada.

 

*   Identificação do resenhista

*   Informações básicas

*   Descrição resumida do filme   

*   Contexto \ Expansão do contexto (elementos externos ao filme, mas que foram citados pelo articulista para efeito de comparação ou contextualização do filme.)

*   Os Juízos de valor (opiniões)   

*   Os Argumentos (justificativas para as opiniões)

Exemplo:

 

 

Dirigido por Walter Salles, com Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra, Othon Bastos, Central do Brasil (1998, 103 min.) tem a simplicidade dos grandes filmes: um início que impressiona e prende a atenção do espectador e, quando nos damos conta, está caminhando para seu final; neste meio-tempo, já rimos, choramos e torcemos para nossos - reparem o `nossos` - personagens.

    (Sobre o filme Central do Brasil)

  • Dirigido por Walter Salles, com Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra, Othon Bastos, Central do Brasil (1998, 103 min.) – Informações básicas

  • tem a simplicidade dos grandes filmes: - Juízo de valor

  • um início que impressiona e prende a atenção do espectador e, quando nos damos conta, está caminhando para seu final;  - Argumento

 

Aula 6

 

Agora que os alunos já conhecem um pouco mais sobre os gêneros trailer, sinopse e resenha, peça que eles escolham um filme. Quem sabe um filme brasileiro, para prestigiar o cinema nacional? Assista ao filme com eles. Depois, proponha para toda a escola uma sessão de cinema, com pipoca e refrigerante. Os alunos serão encarregados de apresentar o filme aos demais colegas, para isso, eles deverão escrever uma sinopse e uma resenha sobre o filme. Os textos podem ser afixados em um quadro com a divulgação e os horários das sessões.

Sugira aos alunos o seguinte roteiro de pesquisa para a seleção do filme e escrita da sinopse:

 

a)      Quais são os filmes brasileiros de maior sucesso?

b)      Quais são clássicos do cinema brasileiro?

c)      Quais os gêneros cinematográficos mais recorrentes no cinema nacional?

d)     Quem são os diretores brasileiros?

e)      O cinema brasileiro já ganhou prêmios? Se sim, quais?

f)       O povo brasileiro valoriza o cinema nacional? Por quê? Faça uma pesquisa com familiares, amigos e vizinhos para ver se sua hipótese é confirmada.

 

Caso a escola disponha de programas adequados, como o movie maker, os próprios alunos poderão, também, criar o trailer do filme. Ele pode se exibido para os colegas no dia em que divulgarão as sessões. 

Recursos Complementares

 

Avaliação

 

Professor, avalie seus alunos ao longo de todo o processo. Observe as discussões em equipe e veja se eles são capazes de responder às questões propostas. Avalie também, na aula 6, os textos produzidos. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Eunice M Nei, EE Cap. Antônio J Falleiros , São Paulo - disse:
    memn3@yahoo.com.br

    19/08/2012

    Quatro estrelas

    Muito interessante a aula ... uma forma de atrair a atenção dos alunos para o estudo dos gêneros propostos.


  • Arlene Mesquita, Escola Municipal Iracema Aguiar Pereira , Roraima - disse:
    arlene_migaa@hotmail.com

    20/06/2012

    Cinco estrelas

    As ideias propostas sao muito boas e dinamicas, com certeza uma aula assim vai despertar os interesses dos alunos e fazer com que eles gostem de estudar!


  • Maria Aparecida Fernandes de Lima, Colégio diocesano Seridoense , Rio Grande do Norte - disse:
    aparecidalima64@gmail.com

    16/06/2012

    Quatro estrelas

    Bastante criativa e interacionista esse tipo de sequência didática apresenta.Parabéns para quem elaborou!


  • Cleunice dos Santos, UEMS , Mato Grosso do Sul - disse:
    cleo.star@yahoo.com.br

    11/06/2012

    Cinco estrelas

    Achei o projeto uma excelente forma de trabalhar a Língua Portuguesa utilizando um tema tão interessante aos alunos. Parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.