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Tutoriais: aprenda como fazer

 

26/07/2012

Autor e Coautor(es)
Karen Alves de Andrade
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Dr. Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

·         Conhecer o gênero tutorial.

·         Pesquisar tutoriais no meio virtual.

·         Identificar as características do gênero tutorial.

·         Reconhecer o uso do modo imperativo em tutoriais.

·         Reconhecer o uso do gerúndio em tutoriais.

·         Produzir um tutorial.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

  • Noções de tempos e modos verbais
  • Formas nominais do verbo
Estratégias e recursos da aula

 

Nesta sequência didática você precisará de:

·         Computador/ internet (sala de informática), aparelho UCA - netbook

·         Data show, ou vídeo e TV

·         Caixas de som

·         Filmadora, câmera fotográfica ou celular com câmera.

 

Professor, nesta sequência didática, trabalharemos um gênero que vem sendo muito usado atualmente, devido ao crescimento no acesso à internet e à utilização das redes para solucionar problemas cotidianos. O tutorial, segundo a Wikipédia, é

 

“uma ferramenta de ensino/aprendizagem, podendo ser tanto um programa de computador quanto um texto, contendo ou não imagens, que auxilia o processo de aprendizado exibindo passo a passo o funcionamento de algo.

A palavra tutorial é derivada da palavra tutor, visto que o seu objetivo é ensinar. Tutoriais são muito comuns na informática, sendo usados para ensinar como programas funcionam e como podem ser operados por usuários iniciantes. A palavra vem do latim tutus (proteger). Os tutoriais "protegem" o usuário das armadilhas do programa, ou resguardam a integridade do computador das investidas dos usuários mais afoitos.”

(Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Tutorial>. Acesso: 12/05/2012.)

Como vemos, é um gênero injuntivo com finalidades didáticas, isto é, gênero textual que pretende ensinar o “como fazer” algo. É possível que nossos alunos já tenham bastante contato com o gênero. Inicie sua aula levantando os conhecimentos prévios dos alunos. Você pode utilizar as perguntas a seguir:

 

1.      Você sabe o que é um tutorial?

2.      Onde podemos encontrar tutoriais?

3.      Para que um tutorial serve?

4.      Quem normalmente o escreve?

5.      Que características o tutorial apresenta?

6.      Você já utilizou um tutorial? Qual ou quais?

 

Discuta com os alunos as questões para que eles sejam capazes de perceber a utilidade do tutorial e sua relevância pra os usuários da internet.

 

Leve os alunos à sala de informática ou solicite que liguem o UCA e peça que eles pesquisem os diversos temas que aparecem nos tutoriais. Sugerimos os seguintes sites:

 

·         Meus tutoriais: http://www.meustutoriais.com.br/

·         Youtube: http://www.youtube.com/results?search_query=tutorial&oq=tutorial&aq=f&aqi=&aql=&gs_l=youtube.3...0.0.0.260.0.0.0.0.0.0.0.0..0.0...0.0.

 

Tutoriais

 

Solicite que os alunos dividam os tutoriais encontrados em categorias:

 

Informática

Humor

Saúde e beleza

Danças e esportes

Utilidades domésticas

Outros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pergunte:

 

1.      Que categoria de tutoriais aparece com mais frequência?

2.      Por que você acha que isso acontece?

3.      De que maneira você acha que os tutoriais pesquisados podem melhorar a vida das pessoas?

4.      Que tutorial você achou mais interessante? Por quê?

 

Aulas 2 e 3:

 

Professor, para estas aulas, disponibilize, em meio impresso ou digital, os 4 seguintes tutoriais para seus alunos:

 

Tutorial 1: Como dar nó em gravatas

 

O nó simples: O grande clássico dos nós de gravata. É o nó mais utilizado. É simples de fazer e de desfazer. É perfeito para a maioria das gravatas e para quase todos os colarinhos de camisa. No fim, para obter o nó simples, é necessário que:

- o nó esteja em harmonia com o colarinho da camisa. Ele não deve estar nem muito escondido nem muito afastado do colarinho.

-a parte mais larga da gravata (mesmo antes da “ponta mais larga”) se situe ao nível da cintura.

O nó simples duplo é parecido com o nó simples; a única diferença é que tem uma segunda volta, uma segunda laçada. Este nó é ideal para os homens com menor estatura. É perfeito para os colarinhos italianos e gravatas ligeiramente finas. É simples e rápido de fazer.

O nó francês  é menos grosso e mais fácil de fazer do que o nó inglês. É ideal para as gravatas estreitas, as sedas finas e os colarinhos abertos.

O nó pequeno, como o próprio nome indica, é pequeno e é apropriado para as gravatas grossas (por exemplo, em seda tecida) e colarinhos estreitos.

Não se esqueça de voltar uma parte da gravata 180 graus (consulte o esquema indicado). Este nó é muito fácil de executar.

O nó cruzado, utilizado com gravatas finas, é um nó muito elegante, mas é extremamente complicado de pôr em prática.

(Disponível em <http://abdieldamon.wordpress.com/2008/02/20/tutorial-como-dar-no-em-gravatas/>. Acesso: 12/05/2012)

 

Sobre esse tutorial, solicite que os alunos discutam oralmente:

 

a)      Você seria capaz de dar um nó na gravata usando esse tutorial? Por quê?

 

Tutorial 2: Como dar um nó de gravata

 

 Nó Clássico: é o nó mais gordo de todos, e é utilizado em camisas que têm colarinhos largos ou onde a distância entre as duas pontas é grande ou, ainda, em gravata de tecidos mais leves. Como fazer:

 

 

(Disponível em <http://4.bp.blogspot.com/_OKZn1abmqFc/S5cgmVC9iWI/AAAAAAAAAvw/tC1F-0gsV2E/s320/nsimples.jpg>. Acesso: 12/05/2012)

 

Sobre esse tutorial, solicite que os alunos discutam oralmente:

 

a)      Você seria capaz de dar um nó na gravata usando esse tutorial? Por quê?

 

Tutorial 3: Aprenda a dar o famoso nó na gravata

 

Acesse em: http://www.youtube.com/watch?v=8b5vRwO97v4

 

Tutorial gravata

 

Sobre esse tutorial, solicite que os alunos discutam oralmente:

 

a)      Você seria capaz de dar um nó na gravata usando esse tutorial? Por quê?

 

Tutorial 4: Aprenda a fazer 3 tipos de nós em gravata

 

Acesse em: http://www.youtube.com/watch?v=nzIuhzmZXjc

 

Tutorial gravata 2

 

Sobre esse tutorial, solicite que os alunos discutam oralmente:

 

a)      Você seria capaz de dar um nó na gravata usando esse tutorial? Por quê?

 

Depois de conhecer os 4 tutoriais, os alunos deverão, em grupos de 5 alunos, seguir o seguinte roteiro de discussão:

 

  1. Que tutorial você achou mais eficiente? Por quê?
  2. O que os 4 tutoriais tem em comum? E em que eles divergem?
  3. Aponte no quadro as características de cada um deles:

 

Tutorial

Características

1

 

 

2

 

 

3

 

 

4

 

 

 

  1. Retorne aos tutoriais. Que verbos são utilizados pelo autor para ensinar a dar o nó na gravata? Selecione alguns.

 

 

Professor, os alunos devem localizar os verbos: pegue, passe, dê, cruze, vire, continue, puxe, segure, traga, segure, deslize, aperte e posicione.

 

 

  • A que modo verbal esses verbos pertencem?
  • Por que você acha que esse modo é tão utilizado nos tutoriais?
  • Agora, retorne ao Tutorial 4 e selecione 2 verbos que indicam como fazer, ou o modo como cada passo deve ser dado para se fazer o nó.

 

Professor, os aluno devem localizar os verbos: passando e deixando.

 

 

  • A que forma nominal esses verbos pertencem?
  • Por que você acha que essa forma nominal foi utilizada?
  • Retorne ao tutorial 4 e, utilizando os conhecimentos adquiridos sobre a linguagem do tutorial, escreva o passo a passo do nó de gravata apresentado no vídeo.

 

 

Aula 4

 

Professor, para finalizar a sequência, proponha que seus alunos tragam gravatas para a sala de aula e uma câmera filmadora – máquinas fotográficas e celulares com essa função também podem ser utilizados. Proponha que eles criem o próprio tutorial, ensinando a dar nó em gravatas. Depois de pronto, o tutorial pode ser postado na internet.

 

Outra disciplinas também podem participar da produção final dos alunos, propondo tutoriais relativos aos conteúdos que estão sendo estudados, por exemplo: como resolver uma equação, como reconhecer seres do reino plantae, como identificar um fuso-horário... Para avaliar o conhecimento desenvolvido ao longo desta sequência didática, pode-se propor também um metatutorial, um tutorial ensinando o que é, quem utiliza, e como fazer um tutorial.

Recursos Complementares
Avaliação

 

Professor, avalie seus alunos ao longo de todo o processo. Verifique as respostas às questões propostas e acompanhe as discussões. Avalie também o passo a passo criado para o tutorial 4, valorizando o uso do modo e da forma nominal verbal estudados, além do tutorial produzido pelos alunos.

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