26/07/2012
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Prof. Dr. Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
· Conhecer o gênero tutorial.
· Pesquisar tutoriais no meio virtual.
· Identificar as características do gênero tutorial.
· Reconhecer o uso do modo imperativo em tutoriais.
· Reconhecer o uso do gerúndio em tutoriais.
· Produzir um tutorial.
Nesta sequência didática você precisará de:
· Computador/ internet (sala de informática), aparelho UCA - netbook
· Data show, ou vídeo e TV
· Caixas de som
· Filmadora, câmera fotográfica ou celular com câmera.
Professor, nesta sequência didática, trabalharemos um gênero que vem sendo muito usado atualmente, devido ao crescimento no acesso à internet e à utilização das redes para solucionar problemas cotidianos. O tutorial, segundo a Wikipédia, é
“uma ferramenta de ensino/aprendizagem, podendo ser tanto um programa de computador quanto um texto, contendo ou não imagens, que auxilia o processo de aprendizado exibindo passo a passo o funcionamento de algo.
A palavra tutorial é derivada da palavra tutor, visto que o seu objetivo é ensinar. Tutoriais são muito comuns na informática, sendo usados para ensinar como programas funcionam e como podem ser operados por usuários iniciantes. A palavra vem do latim tutus (proteger). Os tutoriais "protegem" o usuário das armadilhas do programa, ou resguardam a integridade do computador das investidas dos usuários mais afoitos.”
(Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Tutorial>. Acesso: 12/05/2012.)
Como vemos, é um gênero injuntivo com finalidades didáticas, isto é, gênero textual que pretende ensinar o “como fazer” algo. É possível que nossos alunos já tenham bastante contato com o gênero. Inicie sua aula levantando os conhecimentos prévios dos alunos. Você pode utilizar as perguntas a seguir:
1. Você sabe o que é um tutorial?
2. Onde podemos encontrar tutoriais?
3. Para que um tutorial serve?
4. Quem normalmente o escreve?
5. Que características o tutorial apresenta?
6. Você já utilizou um tutorial? Qual ou quais?
Discuta com os alunos as questões para que eles sejam capazes de perceber a utilidade do tutorial e sua relevância pra os usuários da internet.
Leve os alunos à sala de informática ou solicite que liguem o UCA e peça que eles pesquisem os diversos temas que aparecem nos tutoriais. Sugerimos os seguintes sites:
· Meus tutoriais: http://www.meustutoriais.com.br/
Solicite que os alunos dividam os tutoriais encontrados em categorias:
Informática |
Humor |
Saúde e beleza |
Danças e esportes |
Utilidades domésticas |
Outros |
|
|
|
|
|
|
Pergunte:
1. Que categoria de tutoriais aparece com mais frequência?
2. Por que você acha que isso acontece?
3. De que maneira você acha que os tutoriais pesquisados podem melhorar a vida das pessoas?
4. Que tutorial você achou mais interessante? Por quê?
Aulas 2 e 3:
Professor, para estas aulas, disponibilize, em meio impresso ou digital, os 4 seguintes tutoriais para seus alunos:
Tutorial 1: Como dar nó em gravatas
O nó simples: O grande clássico dos nós de gravata. É o nó mais utilizado. É simples de fazer e de desfazer. É perfeito para a maioria das gravatas e para quase todos os colarinhos de camisa. No fim, para obter o nó simples, é necessário que:
- o nó esteja em harmonia com o colarinho da camisa. Ele não deve estar nem muito escondido nem muito afastado do colarinho.
-a parte mais larga da gravata (mesmo antes da “ponta mais larga”) se situe ao nível da cintura.
O nó simples duplo é parecido com o nó simples; a única diferença é que tem uma segunda volta, uma segunda laçada. Este nó é ideal para os homens com menor estatura. É perfeito para os colarinhos italianos e gravatas ligeiramente finas. É simples e rápido de fazer.
O nó francês é menos grosso e mais fácil de fazer do que o nó inglês. É ideal para as gravatas estreitas, as sedas finas e os colarinhos abertos.
O nó pequeno, como o próprio nome indica, é pequeno e é apropriado para as gravatas grossas (por exemplo, em seda tecida) e colarinhos estreitos.
Não se esqueça de voltar uma parte da gravata 180 graus (consulte o esquema indicado). Este nó é muito fácil de executar.
O nó cruzado, utilizado com gravatas finas, é um nó muito elegante, mas é extremamente complicado de pôr em prática.
(Disponível em <http://abdieldamon.wordpress.com/2008/02/20/tutorial-como-dar-no-em-gravatas/>. Acesso: 12/05/2012)
Sobre esse tutorial, solicite que os alunos discutam oralmente:
a) Você seria capaz de dar um nó na gravata usando esse tutorial? Por quê?
Tutorial 2: Como dar um nó de gravata
Nó Clássico: é o nó mais gordo de todos, e é utilizado em camisas que têm colarinhos largos ou onde a distância entre as duas pontas é grande ou, ainda, em gravata de tecidos mais leves. Como fazer:
(Disponível em <http://4.bp.blogspot.com/_OKZn1abmqFc/S5cgmVC9iWI/AAAAAAAAAvw/tC1F-0gsV2E/s320/nsimples.jpg>. Acesso: 12/05/2012)
Sobre esse tutorial, solicite que os alunos discutam oralmente:
a) Você seria capaz de dar um nó na gravata usando esse tutorial? Por quê?
Tutorial 3: Aprenda a dar o famoso nó na gravata
Acesse em: http://www.youtube.com/watch?v=8b5vRwO97v4
Sobre esse tutorial, solicite que os alunos discutam oralmente:
a) Você seria capaz de dar um nó na gravata usando esse tutorial? Por quê?
Tutorial 4: Aprenda a fazer 3 tipos de nós em gravata
Acesse em: http://www.youtube.com/watch?v=nzIuhzmZXjc
Sobre esse tutorial, solicite que os alunos discutam oralmente:
a) Você seria capaz de dar um nó na gravata usando esse tutorial? Por quê?
Depois de conhecer os 4 tutoriais, os alunos deverão, em grupos de 5 alunos, seguir o seguinte roteiro de discussão:
Tutorial |
Características |
1 |
|
2 |
|
3 |
|
4 |
|
Professor, os alunos devem localizar os verbos: pegue, passe, dê, cruze, vire, continue, puxe, segure, traga, segure, deslize, aperte e posicione.
Professor, os aluno devem localizar os verbos: passando e deixando.
Aula 4
Professor, para finalizar a sequência, proponha que seus alunos tragam gravatas para a sala de aula e uma câmera filmadora – máquinas fotográficas e celulares com essa função também podem ser utilizados. Proponha que eles criem o próprio tutorial, ensinando a dar nó em gravatas. Depois de pronto, o tutorial pode ser postado na internet.
Outra disciplinas também podem participar da produção final dos alunos, propondo tutoriais relativos aos conteúdos que estão sendo estudados, por exemplo: como resolver uma equação, como reconhecer seres do reino plantae, como identificar um fuso-horário... Para avaliar o conhecimento desenvolvido ao longo desta sequência didática, pode-se propor também um metatutorial, um tutorial ensinando o que é, quem utiliza, e como fazer um tutorial.
Professor, avalie seus alunos ao longo de todo o processo. Verifique as respostas às questões propostas e acompanhe as discussões. Avalie também o passo a passo criado para o tutorial 4, valorizando o uso do modo e da forma nominal verbal estudados, além do tutorial produzido pelos alunos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!