Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A geopolítica através do futebol

 

17/08/2012

Autor y Coautor(es)
Thiago Gerheim de Andrade
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Bárbara da Silva Santiago

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno irá concluir que o futebol é muito mais que um acontecimento esportivo e que muitas relações de poder imperam sobre este esporte e principalmente sobre a Copa do Mundo, evento que acontece desde a década de 1930 como uma competição organizada pela FIFA.

 

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor, para a realização desta aula, indica-se o texto: "Globalização, mercantilização e geopolítica do futebol" do autor Paulo Miranda Fávero. Este texto deverá ser lido pelo docente e caso ache necessário, utilizar alguns fragmentos do texto para ser entregue aos alunos e ajudar na elucidação do tema proposto na aula. Texto disponível em: http://www.ludopedio.com.br/rc/upload/files/165016_Favero%20(TCC)%20-%20Globalizacao,%20mercantilizacao%20e%20geopolitica%20do%20futebol.pdf

 

AULA 1

 

momento 1: Comece a aula pedindo aos alunos que respondam a primeira coisa que vem à cabeça quando ouvem a palavra FUTEBOL. Anote tudo que for dito no quadro. 

momento 2: Peça para que os alunos pesquisem com o uso da internet sobre a história das edições da copa do mundo, o ano de início, quais foram e serão os países sede até 2022, quais continentes e quantas vezes foram sede da copa e quais países foram campeões. Os alunos deverão registrar os dados coletados por meio da pesquisa no caderno.

 

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor, todas as informações que os alunos irão pesquisar estão inseridas abaixo. 

Todas as edições da Copa do Mundo de futebol (1930 - 2022)

Uruguai (1930), Itália (1934), França (1938), Brasil (1950), Suíça (1954), Suécia (1958), Chile (1962), Inglaterra (1966), México (1970), Alemanha Ocidental (1974), Argentina (1978), Espanha (1982), México (1986), Itália (1990), Estados Unidos (1994), França (1998), Coréia do Sul/ Japão (2002), Alemanha (2006), África do Sul (2010), Brasil (2014), Rússia (2018), Catar (2022).
 

Campeões das edições da Copa do Mundo (1930 - 2010)

Uruguai (1930), Itália (1934), Itália (1938), Uruguai (1950), Alemanha Ocidental (1954), Brasil (1958), Brasil (1962), Inglaterra (1966), Brasil (1970), Alemanha Ocidental (1974), Argentina (1978), Itália (1982), Argentina (1986), Alemanha Ocidental (1990), Brasil (1994), França (1998), Brasil (2002), Itália (2006), Espanha (2010).

 

Continentes sede da Copa do Mundo de Futebol (1930 - 2022)

11 vezes

Europa - 1934, 1938, 1954, 1958, 1966, 1974, 1982, 1990, 1998, 2006 e 2018

5 vezes
América do Sul - 1930, 1950, 1962, 1978 e 2014

3 vezes
América do Norte - 1970, 1986 e 1994

2 vezes
Ásia - 2002 e 2022

1 vez
África - 2010

 

momento 3: Após os alunos terem coletados as informações solicitadas, entregue para cada aluno uma cópia do mapa-múndi e peça para eles com o auxilio do geoatlas, colorirem o mapa completando com cada país que foi ou será sede da copa no período de 1930 a 2022. (não se esqueça de pedir que eles coloquem título e legenda). 

mapa

Disponível em: http://www.educolorir.com/paginas-para-colorir-mapa-mundi-i8110.html#image

 

AULA 2

 

momento 1: Colocar sobre o mapa dos alunos uma folha A4 de papel vegetal fixada com clip de papel, e nesta folha os alunos deverão representar os países que nas edições de 1930 até 2010 foram campeões mundiais de futebol. (lembrando-se de representar na legenda aqueles que já foram campeões mais de uma vez).

 

Momento 2: O professor deverá propor um debate direcionado por meio de algumas questões referentes a análise dos mapas feitos por eles e temas ligados à geopolítica, tais como: 

 

questão 1: Qual a opinião dos alunos sobre a disposição dos países sedes das edições da Copa do Mundo.

questão 2:  Existem nos mapas realizados por eles relações de poder e, na visão dos alunos, quais seriam estas relações?

questão 3: Como se dão estas relações entre os continentes representados como sedes da copa?

questão 4: Qual o campo de influência a FIFA tem sobre os países do mundo? 

questão 5: Quais são os principais países receptores de jogadores brasileiros?

questão 6: O poder de influência que estes jogadores tem sobre a população no que diz respeito a marketing de produtos.

 

momento 3: Pedir aos alunos que escrevam um texto apontando, na visão deles, quais são as relações geopolíticas que se tornam explícitas através do futebol. 

Recursos Complementares
Avaliação

Como processo avaliativo, sugiro ao professor que observe a participação dos alunos na pesquisa sugerida que deverá ser feita com uso da internet, nos momentos de debate orientados pelo professor e principalmente na confecção da atividade de criação dos mapas que é composta por duas etapas, como orientado durante da aula. Estes mapas, juntamente com a redação proposta ao final do conteúdo, deverão ser recolhidos pelo professor e de forma individual serem avaliadas. 

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.