Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quem vai mudar? Os movimentos migratórios (Pesquisa Científica)

 

10/07/2012

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina Montes Gumerato Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Organização e distribuição mundial da população
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Outros Conquista do lugar como conquista da cidadania
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula o aluno poderá:

  •  Perceber a existência dos movimentos migratórios;
  •  Identificar as causas e as consequências dos movimentos migratórios;
  •  Entender como a sociedade tem se reorganizado em virtude dos movimentos.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Organização da sociedade no espaço mundial. Diversidade étnica. Domínio básico de informática.

Estratégias e recursos da aula

Para que o processo de aprendizagem torne-se significativo, sugere-se como metodologia de trabalho o desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa no meio escolar. Tal proposta coloca o aluno em uma posição central na construção do conhecimento, sendo que o professor deixa de propor e passa a gerir o processo de aquisição de conceitos, o qual tem como desdobramento a aquisição de procedimentos e o desenvolvimento de atitudes frente aos questionamentos. Promova momentos de reflexão, incentivando a organização e o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa para a construção do conhecimento, pois "o ensino com pesquisa é viável, sobretudo se o professor conseguir criar um ambiente favorável, em que haja envolvimento, participação e produção. Cabe ao professor também, ter uma postura mais flexível buscando compreender e aceitar os variados tipos de inteligência de seus alunos, valorizando as escolhas pessoais, para que as pesquisas deixem de ser meras cópias e possam tomar seu lugar como fonte de conhecimento" (Portilho e Almeida, 2008, p.20)

Confira abaixo uma sugestão de etapas para a elaboração de um Projeto de Pesquisa, a qual pode contribuir para o planejamento e o desenvolvimento do trabalho com os alunos:

 

PESQUISA

 

Imagem: Etapas para a elaboração e desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982008000200002&script=sci_arttext#qdr01

Acesso em:  20 de maio de 2012

 

Na maioria das vezes os temas propostos para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa são problemas presentes na realidade vivida pelos alunos. Desta forma, sugere-se que os temas eleitos para pesquisa sejam abordados em diversas disciplinas do currículo escolar, possibilitando a criação de espaços de pesquisa que permitam a análise e a intervenção positiva no lugar em que os alunos estão inseridos. Para tanto, faz-se necessário criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e possibilitar aos alunos momentos de observação, análise e reflexão do tema eleito para discussão, considerando que o desenvolvimento de atividades de pesquisa é fundamental no processo de ensino. Acredita-se que o aluno tem a chance de construir seu conhecimento a partir do que ele percebe, interpreta e propõe como possibilidade de mudança. A proposta de projeto de pesquisa tem a intenção de contribuir com o processo de ensino, mas deve ser revista e contextualizada, levando em consideração a realidade local. Vale ressaltar que "[...] a pesquisa escolar é um relevante instrumento metodológico de ensino aprendizagem, sendo que, através dela é possível desenvolver ações que levem a interdisciplinaridade, palavra de ordem no atual contexto educacional. Sua utilização induz ao desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis à formação do educando. Sua prática permite que o aluno aprenda ao transformar informação em conhecimento" (Portilho e Almeida, 2008, p.7). 

 

EXECUÇÃO DA PESQUISA

Professor(a), é importante encontrar no dia a dia dos alunos situações significativas para o desenvolvimento das atividades relativas a análise do Movimento Migratório Mundial na atualidade. Para o desenvolvimento das atividades, utilize diferentes recursos metodológicos e tecnológicos como: o Laboratório de Informática, o laptop para as escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) ou tablet, o que contribui para o processo de pesquisa na construção do conhecimento.

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

1. Apresente para os alunos uma imagem do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado “o mais famoso fotógrafo brasileiro de todos os tempos, tendo hoje cerca de 50 anos, Sebastião Salgado só começou a fotografar em 1971, quando, já doutor em Economia, foi enviado pela Organização Internacional do Café, para coordenar um projeto nos cafezais de Angola, na África. [...] Seu trabalho, uma reportagem social, é conhecido e premiado internacionalmente. Vem documentando a saga do movimento migratório das populações (como por exemplo os mexicanos tentando ultrapassar a fronteira para os Estados Unidos) e situações extremas em que vivem e trabalham pessoas em todo o mundo. São exemplo trabalhadores de carvoarias, minas de carvão e de ferro, garimpeiros de Serra Pelada, cortadores de cana do Nordeste, índios Yanomami, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), andarilhos no deserto de Sahel, flagelados de guerras civis em Ruanda e Quênia, na África. (Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/fotografo/fotografos.html Acesso em: 15 de maio de 2012)

A imagem tem a intenção de provocar nos alunos o interesse por estudar o Tema de Pesquisa "O movimento migratório no mundo atual". Para tanto, é importante provocar nos alunos o interesse por conhecer o objeto de pesquisa e evidenciar a relação existente entre o conhecimento científico e o cotidiano. 

 

Sebastião 1 

Imagem: Fotografia Sebastião Salgado

Disponível em: http://photos1.blogger.com/hello/191/2091/1024/Salgado23.jpg

Acesso em: 15 de maio de 2012

 

2. Para pesquisar o Movimento Migratório Mundial é importante contextualizar historicamente determinados fatos, no endereço web http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/exodos/frame_mapas.htm que disponibiliza um mapa do mundo em que evidencia alguns conflitos mundiais. O mapa possibilitará contextualizar no tempo e no espaço alguns conflitos existentes em diferentes continentes, que contribuirá para entender as causas de alguns movimentos migratórios. 

 

mapa olhar 

Imagem: Mapa navegações do olhar

Disponível em: http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/exodos/frame_mapas.htm

Acesso em: 15 de maio de 2012

3. Antes de apresentar o mapa converse com os alunos sobre:

  • Que continentes apresentam mais conflitos?
  • O que este fato evidencia?
  • Quais são os principais problemas enfrentados pelos povos?
  • Tais problemas podem gerar conflitos?
  • Os conflitos podem levar a migração?

 

Professor(a), seria interessante convidar um profissional da área de História para  conversar com os alunos sobre a organização e o processo de constituição de alguns países o que poderá contribuir para o entendimento do assunto.

 

SEGUNDA ATIVIDADE

1. Organize os alunos em grupos de até quatro alunos, para que selecionem um dos países apresentados. Depois, deverão realizar uma pesquisa de imagens do respectivo país que evidencie os movimentos migratórios, poderão ser pesquisadas as fotografias produzidas por Sebastião Salgado. Após a seleção das imagens deverão organizar a apresentação, em programa específico, como o Power Point. Na apresentação deverão localizar o país e apresentar as imagens justificando os motivos da escolha das mesmas.

 

google imagens

Imagem: Google Images

Disponível em: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

Acesso em: 18 de maio de 2012

 

2. Durante a apresentação deverão ficar atentos para perceber as seguintes questões:

  • O que sente ao observar a imagem?
  • Que povos são apresentados?
  • Que fatores podem ter provocado à migração?
  • As possíveis consequências para os migrantes e para o lugar que os recebe?
  • Que relações podem ser realizadas entre o lugar retratado na fotografia com o lugar em que moram?

 

3. É necessário evidenciar que questões econômicas, políticas (guerras, perseguições étnicas e religiosas) e o clima podem provocar o processo migratório. Com o computador conectado a internet acessem o endereço web http://www.acnur.org/t3/portugues/noticias/videos/?tx_bddbflvvideogallery_pi1%5Bvideo%5D=4 que conta a história de fundação da Agência de Organização das Nações Unidas para Refugiados - ACNUR.

No endereço web http://www.acnur.org/t3/portugues/ é possível pesquisar e aprofundar sobre as questões que provocam a migração presentes na contemporaneidade. Solicite aos grupos que acessem o site para que conheçam mais sobre os fatores provocadores do processo de migração e que destaquem os pontos que julgar importante no estudo do tema.  

 

TERCEIRA ATIVIDADE

1. O objetivo principal das atividades desenvolvidas é de instigar nos alunos o interesse por estudar o tema. Em seguida, oriente-os na elaboração da estrutura do Projeto de Pesquisa, o que poderá ser feito de forma coletiva ou nos grupos já definidos. Os projetos poderão apresentar características diferentes, portanto, sugere-se:

Problematização do Tema: pergunta ou situação-problema que provoque o interesse em saber mais sobre o tema.

  • Que fatores provocam os movimentos migratórios?
  • Como os movimentos migratórios remodelam as paisagens?

Objetivo:  a meta que se pretende alcançar - a finalidade da pesquisa.

  • Compreender as causas dos movimentos migratórios;
  • Refletir sobre como os movimentos migratórios remodelam as paisagens. 

 Hipótese: identificar as respostas temporárias que vão indicar o caminho da pesquisa.

  • Diferentes causas provocam os movimentos migratórios que remodelam as paisagens.

Justificativa:  apresentar uma explicação dos fatores que levaram a desenvolver a pesquisa e a sua importância. 

Metodologia:  processo de desenvolvimento da  pesquisa: local, objeto da pesquisa, coleta de dados, análise dos dados etc.

Fonte:  seleção do material para leitura e pesquisa: sites, revistas, livros, artigos, etc. Pode-se ter um ponto de partida, mas é importante que o grupo defina o melhor referencial teórico para o desenvolvimento do trabalho que poderá apoiar-se no livro didático adotado para o ano de ensino, livros paradidáticos, revistas e jornais disponíveis na biblioteca da escola e sites como o Google Acadêmico http://scholar.google.com.br/  que possibilita o acesso a diferentes artigos científicos, como os sugeridos nos Recursos Complementares.

Cronograma:  momento de organizar o tempo necessário para o  planejamento e o desenvolvimento das etapas da pesquisa.

Socialização:  como o resultado da pesquisa será apresentado: trabalho escrito, seminário, produção de vídeo, imagem, charge, ação social, dramatização etc.Conforme o sugerido na última atividade.

 

QUARTA ATIVIDADE

1. Solicite ao grupo que, realize um trabalho de campo no lugar em que vivem com o objetivo de identificar a presença de migrantes e o seu papel na remodelação da paisagem do lugar. Depois, realizem entrevistas com cinco pessoas adultas, com mais de cinquenta anos de idade e que não fazem parte do ambiente escolar. As imagens das paisagens e as entrevistas deverão ser registradas: gravada e filmada. A entrevista deverá ser um relato para que seja possível produzir um documentário. Sugere-se para a entrevista o roteiro abaixo, que poderá ser alterado:

  • Nome:
  • Idade:
  • Sexo:
  • Profissão:
  • Nível de escolaridade:
  • Lugar em que nasceu:
  • Sua família sempre viveu aqui?
  • Caso negativo, de onde vieram? E por qual motivo?
  • Poderia contar um pouco da história de migração da sua família?
  • Você percebe no lugar em que vivem características de pessoas que vieram de outro lugar do país ou do mundo? De que maneira?
  • Conhece alguém que migrou para outro lugar? Qual o motivo?

2. Em seguida, o grupo deverá organizar as informações (imagens e entrevista) e produzir um documentário de cerca de três minutos apresentando os pontos que consideram mais importantes. O trabalho deverá ser produzido em programas de computador específicos como o Movie Maker.

3. No dia combinado organize um momento para a exibição dos trabalhos produzidos pela turma. 

4. Proponha aos alunos que em sala de aula e sentados em círculo, após as exibições, realizem um debate sobre os trabalhos apresentados:

  • A presença dos movimentos migratórios no lugar em que vivem;
  • Os principais fatores que levam a migração;
  • A interferência dos movimentos migratórios nas paisagens do lugar em que vivem;
  • Os movimentos migratórios e as paisagens do lugar; 
  • As causas e consequências do movimento migratório nas paisagens do mundo.

Professor(a), possibilite que os alunos expressem suas opiniões, mas aproveite para relacionar as falas apresentadas com o conhecimento científico, abordando os principais conceitos que envolvem o tema em estudo. 

Retome a hipótese da pesquisa: "Diferentes causas provocam os movimentos migratórios que remodelam as paisagens”; peça aos alunos que reflitam se a hipótese foi confirmada ou refutada e o que evidencia tal conclusão. Sugira que organizem um Blog da turma para divulgar os dados das pesquisas sobre o processo migratório local e mundial, o mesmo poderá ser utilizado como ferramenta de mobilização na divulgação da situação dos migrantes. Acesse o endereço web http://criar1blog.blogspot.com.br/ que explica o passo a passo de como criar um blog.  

Recursos Complementares

Sugestões de leituras e pesquisa para os professores:

O movimento migratório atual

Disponível em: http://www.overmundo.com.br/banco/o-movimento-migratorio-atual

Acesso em: 15 de maio de 2012

 

Blog Intermídias

Disponível em: http://intermidias.blogspot.com.br/2007/04/xodos-do-fotgrafo-sebastio-salgado-para.html

Acesso em: 15 de maio de 2012

 

Êxitos: programa educacional

Disponível em: http://www.sescsp.org.br/sesc/hotsites/exodos/frame_home1.htm

Acesso em: 15 de maio de 2012

 

Sugestões de leituras e pesquisa para os alunos:

Sebastião Salgado revela mundo da migração

Disponível em: http://www.swissinfo.ch/por/index.html?cid=2517076

Acesso em: 15 de maio de 2012

 

O século prodigioso: a arte no século XX

Disponível em: http://oseculoprodigioso.blogspot.com.br/2005/12/salgado-sebastio-fotografia.html

Acesso em: 15 de maio de 2012

 

Como criar um blog

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A

Acesso em: 15 de maio de 2012

Avaliação

Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  •  A participação na realização das atividades sugeridas;
  • A capacidade de reconhecer que o processo migratório ocorre devido a diferentes fatores;
  • Perceber que o processo migratório interfere na organização da sociedade, no modo de vida das sociedades e na remodelação das paisagens;
  • O interesse em desenvolver atividades, de maneira colaborativa, que possibilitem a sensibilização para as questões sociais e políticas; 
  • O uso dos diferentes recursos tecnológicos que contribuem para o estudo e o entendimento dos conceitos ligados ao tema em discussão. 
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria das Graças M. Ferreira, CEEBJA Guarapuava , Paraná - disse:
    lolomar@ig.com.br

    27/11/2014

    Cinco estrelas

    Excelente material. Quanta pesquisa feita pela prof ª Inia. Obrigada pelo trabalho que me ajudou muito. Com certeza tive outro olhar sobre o tema. Meus alunos também.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.