03/07/2012
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Compreender a definição de termos como "consumo", "mídia" e "propaganda".
Conhecer representação numérica por percentagem.
Aula 1 - Chuva de mídia...Tempestade de ideias
Fonte: Google Imagens, clique aqui para acessar link, acesso em 20/05/2012.
O momento inicial do projeto prevê que o professor faça uma dinâmica para identificar os conhecimentos dos alunos sobre o tema: "a relação mídia e consumo".
Obs: Princípio importante na pesquisa da Educação Básica: embora o tema, aparentemente, já é dado pelo professor, seu recorte, todavia, pode ser feito a partir das discussões com os alunos, de modo que eles se sintam contemplados na escolha do tema de estudo.
1. O professor iniciará a aula perguntando para os alunos: existe alguma relação entre mídia e consumo?Por quê?
Inicialmente, devem ser anotadas no quadro, as respostas que os alunos falarem e, também, devem ser registradas no caderno do professor.
Em seguida, o professor deve deixar que eles comentem as respostas dos colegas e, depois, fazer o seu comentário.
2. Após a dinâmica inicial, já com os alunos provocados, o professor deve convidá-los a pesquisar sobre o tema a partir de uma metodologia de pesquisa.
Informar que eles deverão trazer para próxima aula informações sobre "o que é pesquisa científica".
Sugestões de sites para a tarefa acima:
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAp2UAA/que-pesquisa-cientifica, acesso em 20/05/2012.
http://www.educiens.org.br/index.php?pag=menu&idmenu=9, acesso em 20/05/2012.
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_cient%C3%ADfico, acesso em 20/05/2012.
Aula 2 e 3: O projeto de pesquisa:
1. Apresentar um vídeo que aborde conhecimentos sobre pesquisa científica.
Antes mesmo de reproduzir o vídeo, o professor pedirá que os alunos, ao assistirem o vídeo, pensem nos seguintes pontos:
Sugestão de vídeo:
Clique na imagem para assistir:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Zcy04Bep0wM&feature=related, acesso em 20/05/2012.
A partir das questões anteriores, promover uma discussão sobre os elementos básicos da pesquisa mencionados no vídeo.
Concluir as informações do vídeo sobre planejamento de pesquisa científica: tema e problema, justificativa, objetivos, metodologia.
Sugestões de vídeos sobre os referidos elementos da pesquisa:
Tema: http://www.youtube.com/watch?v=-xNnOzVE7hY&feature=relmfu, acesso em 20/05/2012.
Problema: http://www.youtube.com/watch?v=MD8KcXwbc5k&feature=relmfu, acesso em 20/05/2012.
Justificativa: http://www.youtube.com/watch?v=78e2GNErSOc&feature=relmfu, acesso em 20/05/2012.
Objetivos: http://www.youtube.com/watch?v=UidHNAL2pks&feature=relmfu, acesso em 20/05/2012.
Metodologia: http://www.youtube.com/watch?v=wIDGCAID9Bs&feature=relmfu, acesso em 20/05/2012.
2. Na aula seguinte, o professor conduzirá a construção coletiva de um projeto.
É importante garantir que, pelo menos, os seguintes pontos sejam definidos. Veja roteiro abaixo:
Roteiro Básico para um Projeto de Pesquisa | |
Tema | O que pesquisar? |
Problemas | Quais perguntas quero perseguir na pesquisa? |
Justificativa | Por que pesquisar? |
Objetivos | Para que pesquisar? Onde quero chegar? |
Metodologia | Como pesquisar? Qual o caminho? |
Organização | Cronograma, funções, quadro de ações |
3. Dividir a turma em grupos (máximo 05 grupos), explicar que esses grupos trabalharão juntos até o final da pesquisa. Os critérios para seleção dos grupos poderão ser votados (afinidade, sorteio, etc.)
O problema de pesquisa. Diga aos alunos que o pesquisador busca responder uma pergunta, ou seja, o problema de pesquisa. Mesmo assim, antes de elaborar o problema precisamos saber que dúvida nós temos. E antes disso, precisamos ler um pouco sobre o tema. O professor explicará que essa "leitura", ou estudo inicial, é chamado de revisão de literatura. Em nosso caso, chamaremos de revisão temática.
Após a revisão temática partiremos para uma delimitação do tema. Nesse sentido, o professor, juntamente com os alunos, deverão eleger categorias temáticas em função do interesse de pesquisa explicitado nas perguntas. Essas categorias servirão para focar nossos estudos sobre mídia e consumo, como por exemplo: alimentação, vestimenta e lazer.
Aula 4 e 5: O Blog "Televisão de Cachorro": nosso espaço virtual de registro
1. O professor deve orientar os alunos a fazer um Blog que poderá chamar "Televisão de Cachorro: a relação entre mídia e consumo". Discuta os possíveis nomes com a turma.
Veja sugestão de imagem para o Blog caso o nome indicado acima seja definido pelo grupo:
Fonte: Google Imagens, clique aqui para acessar link, acesso em 20/05/2012.
Obs.: O professor deve explicar que essa imagem, simbolicamente, aplica-se ao ser humano, principalmente, no que se refere à nossa "hipnose" diante da mídia (tv, rádio e internet).
2. Pode-se apresentar um vídeo com todo procedimento de criação da ferramenta. Destinar uma aula para cadastro e criação da página de entrada.
Sugestões de vídeos com tutoriais de criação de Blogs:
http://www.youtube.com/watch?v=lQOlc6qo2mE, acesso em 20/05/2012.
http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A, acesso em 20/05/2012.
Sugestões de sites que hospedam Blogs:
http://www.webnode.com.br, acesso em 20/05/2012.
http://www.blogger.com, acesso em 20/05/2012.
3. Em seguida, o professor deve solicitar que cada grupo escolha um moderador do Blog e que eles se revezarão nessa função.
Sempre que for necessário postar nossos registros no Blog, os grupos deverão passar os nomes dos moderadores para que o professor informe a senha de acesso.
A senha será alterada sempre que se renovar o moderador, para que haja controle das postagens por parte do professor.
4. O professor solicitará que os grupos já formados, pesquisem sobre alguns pontos referentes ao tema de estudo específico. Eles devem encontrar as seguintes modalidades de fontes:
- Sites com artigos para leitura imediata;
- Sites de revistas de grande circulação;
- Sites institucionais e voltados às escolas, que abordem o tema com propriedade;
- Sites com vídeos para documentários, pequenos filmes, cortes de filmes (edições) e animações;
Orientar que cada grupo ficará responsável por uma fonte de cada modalidade acima, para socializar com a turma na sala de aula. Deverão iniciar a pesquisa nesta aula e concluir na aula seguinte.
Obs: O professor deve indicar previamente uma lista de sites, de modo que os alunos pesquisem em sites idôneos previamente selecionados pelo orientador da pesquisa.
Sugestões de sites:
http://revistaescola.abril.com.br/, acesso em 20/05/2012.
http://cienciahoje.uol.com.br/, acesso em 20/05/2012.
http://veja.abril.com.br/, acesso em 20/05/2012.
http://super.abril.com.br/, acesso em 20/05/2012.
http://carosamigos.terra.com.br/index2/, acesso em 20/05/2012.
5. O professor pedirá que os grupos se reúnam e pesquisem nos sites listados acima, artigos, notícias e informações sobre cada uma das categorias indicadas acima.
Exemplo: vamos supor que o último link acima seja a revista pesquisada, o grupo poderia escolher o arquivo abaixo para socializar com a turma:
Fonte da Imagem: clique aqui para link
http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/artigos-e-debates/2462-sociedade-de-consumo-e-a-maldicao-do-fetichismo, acesso em 20/05/2012.
Cada grupo deverá fazer este exercício com cada site, fazendo as leituras.
Aula 6 e 7 - Socialização das informações iniciais e conclusão do projeto de pesquisa
1. Na aula seguinte, os grupos irão se reunir para socializar com os colegas seus estudos e informações sobre o tema.
A socialização será feita por cada grupo, na forma de uma breve exposição oral.
Após essa revisão temática preliminar, os grupos reunirão em sala de aula e pensarão em perguntas para responder. Cada aluno fará suas sugestões no grupo, mas, cada equipe deverá apresentar somente uma pergunta para a pesquisa. Ao final, o coletivo da sala avaliará quais dessas perguntas terão condições de responder.
Nessa proposta, optamos por manter apenas duas perguntas-problema:
1ª) De que forma a mídia influencia e/ou determina o consumo das pessoas?
2ª) Quais são as categorias de produtos que mais aparecem no consumo dos nossos colegas dos 8º e 9º anos na escola?
2. Com o problema definido, na aula seguinte deve-se concluir o projeto:
Além dos elementos do Roteiro Básico de Projetos acima, acrescentaremos dois elementos novos (introdução, relevância).
Projeto de Pesquisa | |
Introdução | |
Tema | "Mídia e Consumo na escola" |
Problemas |
|
Justificativa | Relevância social... Relevância Científica... |
Objetivos
|
|
Metodologia Pesquisa Bibliográfica: artigos eletrônicos Pesquisa Empírica: alunos dos oitavos e nonos anos |
|
Cronograma / Ações / Prazos |
Depois de preenchidos os elementos do projeto, o professor deve postar no Blog, para que os grupos sempre acompanhem, sobretudo, o cronograma de ações.
Aulas 8 e 9 - Pesquisa empírica: o questionário
1. O professor deve explicar para os alunos que este estudo, do ponto de vista científico, representa um estudo piloto. Um dos motivos é que nossa amostra não será representativa do ponto de vista social, mas servirá eventualmente, para informações dos professores que ministram aula nos anos de ensino estudados. Após este estudo piloto, poderemos, quem sabe, planejar um estudo mais ambicioso, com uma amostra mais representativa.
Sugestão de sites que explicam sobre estudos pilotos:
http://www.wthreex.com/rup/process/workflow/environm/co_pilot.htm, acesso em 20/05/2012.
2. Em seguida, solicitar aos grupos que elaborem perguntas para o questionário que será aplicado à turma. Explicar que as perguntas do questionário deverão ser elaboradas na tentativa de responder as duas perguntas problemas. Sendo assim, um critério de aceitação das perguntas dos grupos, já está previamente definido.
O professor deve explicar que se trata de um questionário semiestruturado, com perguntas objetivas e perguntas abertas, portanto, os grupos deverão sugerir esses dois tipos de perguntas.
Cada grupo deverá apresentar, pelo menos, três perguntas, e, em seguida, socializar com os demais, de modo que, com ajuda e mediação do professor, a turma escolha o conteúdo dos questionários.
Sugestão de questionário, após discussão com a turma:
Questionário para aplicação aos alunos do 8º e 9º ano de ensino da Escola... | |
Nome: Ano de Ensino: Idade: 1) Como você se sente quando escolhe o que compra? ( ) livre ( ) influenciado pela mídia (propaganda na tv, internet, etc.) ( ) preso pelo orçamento familiar 2) Qual produto você costuma consumir mais no seu cotidiano? Indique três por ordem de prioridade: 1º ___________________ 2º ___________________ 3º ___________________ 3) Qual marca dos referidos produtos você costuma comprar? 1º ___________________ 2º ___________________ 3º ___________________ Por quê? ___________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 4) O que determina sua escolha pela marca? ( ) Orientação de alguém (pais, amigos, professores, etc.) ( ) Propaganda em sites da internet ( ) Propaganda na TV ( ) outros: _____________________ Por quê? ___________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ |
Depois de concluído o questionário, o mesmo deve ser publicado no Blog.
Aula 10 e 11 - Aplicação do questionário e seleção das categorias de análise
1. Os grupos deverão se dividir, em função das turmas dos anos de ensino pesquisados, de forma organizada para não haver sobreposição de entrevistas.
Cada grupo deve possuir uma lista dos seus entrevistados.
Sugestão de quadro de organização dos grupos de entrevistadores, supondo que cada ano de ensino possui três turmas de 30 alunos, totalizando 180 alunos:
Entrevistadores | Entrevistados |
Grupo 1 | 8º - Lista 1 - |
Grupo 2 | 8º - Lista 2 |
Grupo 3 | 8º - Lista 3 |
Grupo 4 | 9º - Lista 1 |
Grupo 5 | 9º - Lista 2 |
Grupo 6 | 9º - Lista 3 |
3. Os alunos, juntamente com o professor, deverão selecionar categorias de análise dos dados do questionário.
Para selecionar as categorias, os grupos sugeriram alguns produtos de consumo que mais apareceram nos dados da pesquisa (Ex: games, tênis, passeios, lanches, etc.), que depois foram separados em "setores de consumo" e aqui foram eleitos como categorias de análise.
Na presente proposta, o professor juntamente com os alunos optaram pelas seguintes categorias de análise dos dados:
4. Após a aplicação do questionário os alunos, orientados pelo professor, dedicaram no mínimo duas aulas para a categorização e análise dos dados.
Os dados da pesquisa deverão ser categorizados em torno das três categorias acima, conforme direcionamento do instrumento de organização dos dados que denominamos "Quadro Representativo". Esse quadro deverá ser preenchido pelos grupos, veja exemplo desse instrumento abaixo:
Sugestão de Quadro Representativo por categorias:
Categorias | Oitavos Anos | Nonos anos |
Alimentação | Percentual de Incidência nas respostas: Marcas: ranking Motivos: principais respostas (por incidência)
|
Percentual de Incidência nas respostas: Marcas: ranking Motivos: principais respostas (por incidência) |
Vestimenta | Percentual de Incidência nas respostas: Marcas: ranking Motivos: principais respostas (por incidência) |
Percentual de Incidência nas respostas: Marcas: ranking Motivos: principais respostas (por incidência) |
Lazer | Percentual de Incidência nas respostas: Marcas: ranking Motivos: principais respostas (por incidência) |
Percentual de Incidência nas respostas: Marcas: ranking Motivos: principais respostas (por incidência) |
Pergunta 1: Incidência de respostas (percentual) |
Livre: ___ Influenciado pela mídia :___ Limitado pelo orçamento familiar:___ |
Livre: ___ Influenciado pela mídia :___ Limitado pelo orçamento familiar:___ |
Pergunta 4: Incidência de respostas (percentual)
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Orientação de alguém (pais, amigos, professores, etc.): ____ Propaganda em sites da internet:____ Propaganda na TV:____ Outros: _____ |
Orientação de alguém (pais, amigos, professores, etc.): ____ Propaganda em sites da internet:____ Propaganda na TV:____ Outros: ____ |
Pergunta 4: Principais Motivos (percentual) |
______________________ ______________________ ______________________
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______________________ ______________________ ______________________ |
A análise qualitativa se dará, na medida em que os alunos se apropriam da linguagem acadêmica das fontes bibliográficas dos sites estudados e refletem sobre os dados dos questionários.
Aula 12 e 13 - Algumas conclusões
1. O professor deve orientar os grupos a reunirem mais uma vez e conversarem sobre os dados depois de categorizados, conforme quadro acima.
Os alunos deverão escrever um texto (máximo duas laudas), pensando nos objetivos da pesquisa e tentando responder as duas perguntas-problemas.
2. Os alunos deverão enviar o texto para o professor, para que o mesmo aponte correções, para que, posteriormente eles publiquem o texto no Blog: "Televisão de Cachorro: a relação entre mídia e consumo"?
Todos os grupos farão o mesmo procedimento para se habilitar à próxima etapa da pesquisa.
3. Após postarem no Blog, os alunos deverão postar comentários individuais refletindo sobre o texto dos outros grupos.
4. Finalmente, o professor deverá conversar com os grupos sobre o que concluíram com a pesquisa. Deve inserir mais um tópico no Blog, chamado: "Algumas conclusões..."
Cada grupo deverá publicar no Blog suas conclusões em, no máximo, dois parágrafos.
Sugestões de Links para professores:
http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/agenda-cultural/palestras-e-encontros/2721-jornalistas-e-cientistas-debatem-a-relacao-entre-ciencia-e-midia, acesso em 20/05/2012.
http://www.forumdemidialivre.org/, acesso em 20/05/2012.
Avalie os alunos durante todo processo da pesquisa, considerando os seguintes aspectos:
- Envolvimento e participação durante as etapas da pesquisa;
- Iniciativas durante as discussões e responsabilidade com suas atribuições;
- Assimilação dos procedimentos metodológicos estudados;
- Ampliação conceitual em relação ao conhecimento inicial do aluno com relação ao papel da mídia, bem como a sua influência e determinação do consumo na sociedade.
Quatro estrelas 2 classificações
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17/02/2014
Cinco estrelasEsta aula esta muito bem planejada. Parabéns, professor. Obrigada pela contribuição.
18/07/2012
Quatro estrelasmUITO LEGAL ...