31/07/2012
José Luíz Lacerda
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Luta: Valores culturais |
- Conhecer a organização da roda de capoeira (posicionamentos, funções e rituais e significados).
- Compreender como se inicia e se finaliza um jogo na roda de capoeira.
- Experimentar a elaboração de um jogo de capoeira dentro dos rituais da roda de capoeira.
- Buscar a articulação com a disciplina de Informática.
- Estimular a pesquisa tendo como tema a capoeira.
Para esta aula é interessante que os alunos já conheçam alguns movimentos técnicos e toques musicais.
1° MOMENTO
Atividade 1: Reconhecendo a organização da capoeira
O professor deverá organizar previamente o espaço destinado a esta aula afixando nas paredes fotos sobre a roda de capoeira. Sugestão de imagens:
Esta organização será importante como elemento motivador das discussões subsequentes. Ao receber os alunos, o professor os deixará à vontade para que observem, analisem e conversem sobre aquelas imagens. Posteriormente, o professor deverá pedir que os alunos sentem em um círculo para que as observações possam ser compartilhadas com todo o grupo.
O professor deverá proceder com esta conversa de uma maneira natural. Porém, é importante que ele tenha como pontos a serem explorados nesta conversa algumas questões:
Atividade 2: Exibição e discussão a respeito do vídeo:
Os alunos devem ser orientados a buscarem as semelhanças e diferenças entre as rodas de capoeira que já participaram ou assistiram, aquelas apresentadas nas fotografias e a roda apresentada no vídeo. Ainda será possível buscar as reflexões e possíveis respostas às questões anteriores como ponto a ser observado durante a exibição do vídeo. Essas observações serão compartilhadas após a exibição do vídeo. Durante a discussão, os alunos poderão solicitar que seja exibido novamente o fragmento que retrata sua observação, bem como recorrer às imagens disponíveis no espaço da aula para que possam fundamentar e exemplificar as semelhanças e diferenças por eles observadas no que diz respeito às rodas de capoeira.
Atividade 3: "Inventando" a roda
Para esta atividade o professor deverá disponibilizar instrumentos que compõe a roda de capoeira, tais como: berimbau, pandeiro atabaque, entre outros.
Os alunos serão estimulados a formarem uma roda de capoeira. A organização desta roda terá como base as reflexões proporcionadas nas atividades anteriores. Nesta roda, os alunos poderão explorar as diferentes funções por eles identificadas durante a atividade 2. Dessa forma, alguns alunos ficarão responsáveis por tocarem os instrumentos e os demais alunos se revezarão jogando a capoeira e formando a roda na função do o coro e das palmas. Os alunos devem ser provocados a ocuparem todas as posições da roda, revezando com seus colegas.
2° MOMENTO: Analisando a roda de capoeira - sentidos e significados
Neste momento os alunos deverão realizar uma pesquisa coletando dados em duas etapas distintas: uma on line e outra no campo, visitando espaços em que a capoeira é realizada em sua cidade.
Atividade 1: Pesquisa on line
Para a pesquisa on line os alunos contarão com a colaboração do professor de Informática, que atuará junto ao professor de Educação Física, auxiliando na utilização das ferramentas digitais de busca e no refinamento das palavras-chave para a pesquisa do tema. Neste momento, caberá ao professor de Educação Física elencar as questões a serem pesquisadas. Como o principal objetivo da pesquisa será compreender a roda de capoeira, seus rituais, sentidos e significados, o professor deverá elencar como principais pontos a serem investigados:
Sugestão de sites para a pesquisa:
http://www.leilapassini.com/lagoaazul/musicas.html
http://www.capoeirasuldabahia.com.br/default.asp?idp=24
http://abadafronteira.blogspot.com.br/2010/01/e-corda-quem-inventou-consideracoes.html
http://www.nupep.org/capoeiramistica/capoeira_rituais.htm
http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/
Os alunos deverão ser orientados a registrar as informações no diário de bordo. O diário de bordo é uma importante ferramenta que ajuda a descrever a navegação na internet e a organizar as infomações coletadas a partir do registro dos endereços dos sites visitado, bem como do conteúdo encontrado nestes sites (incluíndo imagens, vídeos, textos explicativos, etc). O registro desta pesquisa será compartilhado com os demais colegas no próximo encontro.
Durante a atividade de pesquisa on line o professor deverá projetar o roteiro da pesquisa com o auxílio de um data show para que os alunos possam orientar a navegação. Logo abaixo, disponibilizamos um modelo de roteiro para esta pesquisa:
ROTEIRO PARA A PESQUISA ON LINE SOBRE A RODA DE CAPOEIRA - SENTIDOS E SIGNIFICADOS
Caros alunos;
O principal objetivo desta pesquisa será compreender a roda de capoeira, seus rituais, sentidos e significados. Para tanto, vocês terão como principais pontos a serem investigados:
Sugestão de sites para a pesquisa:
http://www.leilapassini.com/lagoaazul/musicas.html
http://www.capoeirasuldabahia.com.br/default.asp?idp=24
http://abadafronteira.blogspot.com.br/2010/01/e-corda-quem-inventou-consideracoes.html
http://www.nupep.org/capoeiramistica/capoeira_rituais.htm
http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/
Vocês deverão registrar as informações no diário de bordo. O diário de bordo é uma importante ferramenta que ajuda a descrever a navegação na internet e a organizar as infomações coletadas a partir do registro dos endereços dos sites visitado, bem como do conteúdo encontrado nestes sites (incluíndo imagens, vídeos, textos explicativos, etc). O registro desta pesquisa será compartilhado com os demais colegas no próximo encontro.
Atividade 2: Pesquisa de campo
É importante ressaltar que os dados coletados na internet servirão como subsídios para que os alunos tenham um olhar mais apurado na pesquisa de campo. Após a realização da pesquisa on line os alunos receberão as orientações para a pesquisa de campo. Essas orientações também partirão de um roteiro de pesquisa que deverá ser disponibilizado para cada aluno. A seguir uma proposta de roteiro para a pesquisa de campo:
ROTEIRO PARA A PESQUISA DE CAMPO SOBRE A RODA DE CAPOEIRA - SENTIDOS E SIGNIFICADOS
Caros alunos;
O principal objetivo desta pesquisa é ampliar a compreensão sobre a roda de capoeira, seus rituais, sentidos e significados. Para tanto, vocês terão como principais pontos de observação/investigação:
Sugestão de espaços onde a capoeira é realizada em nossa comunidade: (aqui o professor deverá inserir alguns espaços onde a capoeira é realizada em sua cidade como sugestão para os alunos).
Vocês deverão registrar as informações coletadas num diário de campo e a partir da produção de pequenos vídeos captados por câmera digital e/ou aparelho celular. Os pequenos vídeos produzidos pelos alunos serão buscarão responder e exemplificar as questões propostas no roteiro. Já o diário de campo será uma forma de descrever as observações realizadas no local pesquisado (quem e como são as pessoas que estão sendo investigadas, o que foi observado e quanto tempo durou esta observação, a maneira como foram recebidos pelos participantes da pesquisa, as características do local - arquitetônicas e culturais), além das questões apontadas no roteiro como principais pontos de observação/investigação.
O registro desta pesquisa será compartilhado com os demais colegas no próximo encontro.
3° MOMENTO:
Atividade 1: Compartilhando os dados das pesquisas on line e de campo - construindo o mapa conceitual
Nesta atividade os alunos deverão construir um mapa conceitual a respeito da capoeira com a mediação do professor. Para preparar-se para a aplicação desta técnica, sugere-se que o professor consulte: http://www.if.ufrgs.br/cref/mapas/didaticos.html e http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/. Assim, a partir das falas (que refletem os registros da diário de bordo e de campo) e da exposição dos vídeos, o professor deverá buscar construir junto aos alunos um mapa conceitual a respeito da roda de capoeira - seus rituais, sentidos e significados.
Atividade 2: Abra a roda, eu quero jogar capoeira!
A partir das observações, reflexões e discussões propostas nos momentos anteriores será possível a organização de uma roda de capoeira. Nesta roda, os alunos poderão aplicar mais livremente os movimentos já conhecidos, bem como experimentar os rituais e funções da roda que agora passam a fazer sentido dentro deste contexto. Nesse sentido, eles devem ser estimulados a experimentar cada função para que possam se apropriar corporalmente das questões observadas nas pesquisas. Esta estratégia será importante para que os alunos percebam que em cada função é exigido do capoeirista uma determinada habilidade. Assim, também a partir das afinidades com cada função, os capoeiristas buscam seu lugar de conforto na roda de capoeira. Para que esta questão seja bem explorada, é importante que a roda aconteça tanto com o ritmo de Angola quanto o da Regional.
Ao final da atividade o professor deverá pedir que os alunos relatem suas percepções acerca das seguintes questões:
Nome | Tipo |
---|---|
Roda de capoeira - mulheres | Imagem |
Roda de capoeira | Imagem |
Mare capoeira | Vídeo |
Sugestão de sites para a pesquisa:
http://www.leilapassini.com/lagoaazul/musicas.html
http://www.capoeirasuldabahia.com.br/default.asp?idp=24
http://abadafronteira.blogspot.com.br/2010/01/e-corda-quem-inventou-consideracoes.html
http://www.nupep.org/capoeiramistica/capoeira_rituais.htm
África portal do professor. Disponível em: http://africaportaldoprofessor.wordpress.com/
Mapas conceituais como instrumentos didáticos. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/cref/mapas/didaticos.html
Mapas conceituais. Disponível em: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/
A avaliação será processual. A cada nova atividade será possível observar um maior grau de complexidade no que se refere ao tema estudado. Nesse sentido, parte-se da avaliação inicial sobre as imagens disponibilizadas e soma-se a esta primeira observação, as reflexões sobre o vídeo exibido. A esta observação somam-se as reflexões propostas a partir da pesquisa e registradas no mapa conceitual – buscando identificar a capacidade de realizar as comparações. Posteriormente, será possível perceber a apropriação das funções corporal das questões observadas nas pesquisas, buscando relacionar cada função a uma determinada habilidade/afinidade. As questões propostas para o fechamento desta aula terão a função de resgatar pontos importantes de toda esta experiência, bem como oportunizar aos alunos que coloquem seu pontos de vista a partir de sua experiência.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!