Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – “Enganei um bobo ... Na casca do ovo!” - Conhecendo Parlendas

 

11/07/2012

Autor e Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o gênero discursivo Parlendas
  • Reconhecer parlendas
  • Criar uma Webquest
Duração das atividades
20 horas-aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Gêneros discursivos
  • Conectivos
  • Figuras de linguagem, sobretudo, onomatopeia
Estratégias e recursos da aula
  • Alunos divididos em grupo
  • Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet
  • Data show

  • Telefones celulares

 

Infelizmente, o folclore brasileiro não está mais tão próximo das escolas brasileiras como costumava estar em outras épocas. As brincadeiras de roda, as adivinhações, as lendas, as parlendas tudo isso está cada vez mais distante das crianças. Essas manifestações folclóricas perderam espaço para jogos de vídeo games, sobretudo os mais violentos, e para a Internet.

É natural que esse fenômeno aconteça pois a tecnologia impõe novos padrões, novas regras sociais. No entanto, faz-se necessário resgatar as manifestações folclóricas do nosso Brasil, uma vez que elas fazem parte da nossa constituição cultural. Nesse sentido, esse trabalho propõe resgatar ou apresentar para os alunos o gênero discursivo "parlendas".

 

Atividade 1 - Quiz

Com o intuito de motivar os alunos para  realização da pesquisa do tema proposto, o professor deverá promover um quiz.

Esse quiz será composto de adivinhações e os alunos deverão enviar suas respostas via SMS para o professor. Por isso, é necessário que o professor avise os alunos para que  levem seus celulares para a sala de aula. Algumas operadoras de telefonia celular possuem promoções para o envio de torpedos, outras oferecem esse serviço gratuitamente na Internet.

O quiz poderá ser feito também pela postagem em redes sociais, como Twitter, ou mesmo via email.

O professor poderá iniciar o quiz com adivinhações mais fáceis e ir aumentando o nível de dificuldade. Aqui vão algumas sugestões:

 

ADIVINHAÇÃO

RESPOSTA

1. O que é que nasce grande e morre pequeno?

Lápis.

2. O que é o que é, fica cheio de boca para baixo e vazio de boca pra cima?

Chapéu.

3. O que é o que é que quando mais cresce menos se vê?

Escuridão.

4. O que é surdo e muda, mas conta tudo?

O livro.

5. Por algumas pessoas colocam o despertador debaixo do travesseiro.

Para acordar em cima da hora. 

6. Dois vizinhos. Um não vai à casa do outro e os dois não se veem por causa de morrinho. Quem são eles?

Os olhos.

 

7. Cinco macacos de imitação estavam sentados num morro. Um deles pulou. Quantos ficaram?

 Nenhum, pois todos eram de imitação e pularam também.

8. São Luís tem na frente.

São Miguel tem atrás.

As solteiras tem no meio,

As casadas já não tem,

As viúvas nunca mais.

A letra L.

9. Eu fui feita às avessas

E às avessas quero ser..

Todo pau que há no mato,

Todo ele eu vou roer,

Mastigar e botar fora...

Engolir?... Não pode ser...

A serra.

10. Uma moça branca e bela

Tem três fios (filhos)

Que não são da carne dela.

Ela é tão branca, tão bela,

Tão esvanecida,

Que nas lágrimas que chora

Perde a vida.

A vela.

 

Ao final do quiz, o professor deverá repassar todas as perguntas e indicar qual grupo foi o vencedor. 

 

Atividade 2 - Pesquisando sobre folclore literário

- Alunos organizados em círculo

- Laptop ou Tablet conectado à Internet

- Data Show

O professor deverá esclarecer aos alunos que essas adivinhações são manifestações do folclore literário brasileiro.

Então, o professor deverá perguntar a eles se conhecem outros tipos de manifestações folclóricas.

Provavelmente, eles não saberão; por isso, o professor deverá solicitar a eles que façam uma pesquisa sobre as manifestações folclóricas.

O professor deverá indicar livros de literatura onde os alunos poderão pesquisar a respeito.  

O professor deverá ir anotando em seu laptop ou tablet as respostas dos alunos e apresentá-las em um telão.

Espera-se que os alunos apresentem as seguintes respostas:

 

EXEMPLOS DE MANIFESTAÇÕES DO FOLCLORE BRASILEIRO

 adivinhações

lendas

mitos,

contos,

 fábulas,

casos

 anedotário popular;

cancioneiro materno, com os seus acalantos ( canções de ninar)

cantigas de roda

romances,

abecês,

quadras,

 desafios

literatura de cordel

 parlendas

 

Atividade 3 - Discutindo sobre as parlendas

- Alunos divididos em grupos

- Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet

 

O professor deverá propor uma discussão sobre as manifestações folclóricas literárias, destacando sobretudo, as parlendas.

Na sequência, deverá  solicitar aos alunos que procurem o significado desse termo em dicionários, artigos ou livros de literatura.

Apresentamos a definição de Veríssimo de Melo, disponível no link http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/BibliPed/Documentos/publicacoes/Cad_Apoio/LP/LP1/LP%20-%20Conte%C3%BAdo%20-%20Prof%20-%201%C2%BAAno.pdf

Parlenda é uma brincadeira verbal de criança, em forma de versos não necessariamente rimados, caracterizada por uma arrumação rítmica de palavras.Em geral, sua finalidade é entreter a criança ou lhe ensinar alguma coisa.

Trata-se de uma brincadeira comum em várias partes do mundo  - é chamada lengalenga em Portugal, rimes populaires na França, fi lastrocca na Itália, Reimsprücjen na Alemanha e folk rhymes nos países de língua inglesa.

  • Esse material deve ser lido na íntegra pelo professor para a melhor orientação dos alunos na realização do projeto de pesquisa, bem como para auxiliá-los na criação da Webquest.

 

Como sugestões para pesquisa sobre o conceito de parlenda, apresentamos:

 

Definição apresentada, o professor deverá perguntar aos alunos se eles conhecem alguma parlenda. Eles deverão apresentar exemplos. 

A seguir, sugerimos alguns:

Hoje é Domingo,
pede cachimbo
O cachimbo é de ouro,
Bate no touro,
O touro é valente,
Bate na gente,
A gente é fraco,
Cai no buraco,
O buraco é fundo,
acabou-se o mundo.


Um, dois, feijão com arroz
Três, quatro, feijão no prato
Cinco, seis, falar inglês
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis


Uni duni tê 
Salamê min guê 
Sorvete colorido 
O escolhido foi 
VOCÊ


Mindinho 
Seu vizinho 
Pai de todos 
Fura bolo 
Mata piolho


Lá em cima do piano tem um copo de veneno 
Quem bebeu morreu 
O culpado não fui 
EU

Parlendas disponíveis em http://www.brinquedoteca.org.br/si/site/00050301/p

 

Atividade 4  - Definindo o Projeto de Pesquisa

Os alunos deverão desenvolver um projeto de pesquisa sobre o tema parlendas. Como eles já devem ter percebido, as parlendas são voltadas ao público infantil.

Então, como convencer um grupo de adolescentes a estudar esse tema? O professor poderá argumentar que as parlendas fazem parte da nossa literatura, dentro do folclore e que poucos alunos tiveram contato com esse tipo de manifestação folclórica na infância.

Além de mais um trabalho sobre esse tema, essa pesquisa permite que ele não seja esquecido e é sempre possível revisitar um mesmo tema várias vezes, basta mudar o olhar sobre ele.

Já temos o tema e a justificativa. Mas onde queremos chegar com esse projeto? Queremos criar Webquests para que alunos e professores possam consultá-las como fontes de pesquisa. Além disso, o nosso objetivo maior é a divulgação desse gênero discursivo.

Essas Webquests deverão ser divulgadas entre os professores de Ensino Fundamental I da escola ou de escolas diferentes. Além disso, os alunos poderão apresentar um seminário para os professores sobre parlendas.

Quais são nossas hipóteses sobre esse tema? Podemos listar algumas:

  • As pessoas conhecem parlendas?
  • Quais são as mais populares?
  • Em termos linguísticos, quais são os recursos mais utilizados?
  • Como inserir a prática da parlenda para as crianças?

 

Atividade 5 - Criando uma Webquest

A ferramenta digital que iremos utilizar será a Webquest.

O professor Bernie Dodge da Universidade Estadual da Califórnia foi quem criou o conceito de Webquest, em1995.

Segundo Dogde:

"Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."

O professor deve propor questões e os alunos pesquisarão sobre elas e elaborarão seus textos ou apresentação em slides.

Para auxiliar o professor no entendimento do que é Webquest, como criar uma e como publicá-la, sugerimos que o professor acesse o seguinte link: http://webquest.sp.senac.br/textos/como

Esse site lista 7 seções que devem constituir uma Webquest. A saber:

  1. Introdução
  2. Tarefa
  3. Processo
  4. Fontes de informação
  5. Avaliação
  6. Conclusão
  7. Créditos

 

Mais uma vez, reiteramos que o professor leia esse material. As seções estão disponíveis em http://webquest.sp.senac.br/textos/oque/#se-es-da-wq

Quanto à elaboração da Webquest, são apresentados 9 passos para ajudar.  Vamos a eles.

 

 

Defina o tema

 No caso desse projeto de pesquisa será Parlendas

Selecione as fontes de informação

Onde pesquisar? Faça uma lista de sites confiáveis.

Sugerimos alguns:

http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=636&Itemid=1
http://proxy.furb.br/ojs/index.php/linguagens/article/view/1740
http://pt.scribd.com/doc/50625400/O-Jogo-Da-Parlenda
http://www.youtube.com/watch?v=CSwQ1z_uewI
http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21#ixzz1aNZsiYvi

 

 

Delineie a Tarefa

Qual o objetivo da Webquest?

Definir parlendas
Identificar suas origens
Tipos de parlendas
Exemplos das parlendas mais populares
Recursos estilísticos utilizados
Problematização do porquê as parlendas perderam espaço nos dias atuais
Propor espaços ou mídias para divulgação das parlendas

 

 

Estruture o Processo

O que e quando deve ser feito?

Pesquisas na Internet –  2 aulas
Análise das parlendas – 2 aulas
Problematização – 2 aulas
Propostas – 2 aulas
Escrita da Introdução – 3 aulas
Escrita da Conclusão – 3 aulas
Inserção do conteúdo – 3 aulas
Correção – 2 aulas
Hospedagem da Webquest – 1 aula

 

Escreva a Introdução

Dirija-se ao público  a que você quer alcançar
Seja breve
Explicite o que você almeja com esse trabalho

Escreva a Conclusão

Discorra sobre o trabalho realizado
Comente os resultados alcançados
Exponha novos caminhos ou propostas

Insira o conteúdo no gabarito

Etapa de formatação do material pesquisado.

Faça os acertos finais

Conferência sobre o que foi feito.
Correção gramatical e/ou de conceitos

Publique a webquest

Hospedagem da webquest num provedor gratuito
Recursos Complementares

Professor, o site abaixo apresenta um material interessante que contribuirá para sua aula.

Avaliação
  • Embora o objetivo maior do projeto de pesquisa seja a criação da Webquest, a avaliação não deve ser centrada apenas nesse produto final. Ao contrário, todo o processo de realização do projeto deve ser avaliado. Por isso, o professor deve ficar atento a todas as reuniões que os grupos realizarem em sala de aula e avaliar individualmente o interesse e a participação de cada aluno.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • nanci, SEEDUC , Rio de Janeiro - disse:
    angelnanci@yahoo.com.br

    31/07/2012

    Cinco estrelas

    Muito bem planejado; obviamente encontrar uma atividade pronta para ser executada e planejada para o meu público não poderia ter conceito menor. Era tudo o que eu queria e estava sem tempo para organizar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.