11/07/2012
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Data show
Telefones celulares
Infelizmente, o folclore brasileiro não está mais tão próximo das escolas brasileiras como costumava estar em outras épocas. As brincadeiras de roda, as adivinhações, as lendas, as parlendas tudo isso está cada vez mais distante das crianças. Essas manifestações folclóricas perderam espaço para jogos de vídeo games, sobretudo os mais violentos, e para a Internet.
É natural que esse fenômeno aconteça pois a tecnologia impõe novos padrões, novas regras sociais. No entanto, faz-se necessário resgatar as manifestações folclóricas do nosso Brasil, uma vez que elas fazem parte da nossa constituição cultural. Nesse sentido, esse trabalho propõe resgatar ou apresentar para os alunos o gênero discursivo "parlendas".
Com o intuito de motivar os alunos para realização da pesquisa do tema proposto, o professor deverá promover um quiz.
Esse quiz será composto de adivinhações e os alunos deverão enviar suas respostas via SMS para o professor. Por isso, é necessário que o professor avise os alunos para que levem seus celulares para a sala de aula. Algumas operadoras de telefonia celular possuem promoções para o envio de torpedos, outras oferecem esse serviço gratuitamente na Internet.
O quiz poderá ser feito também pela postagem em redes sociais, como Twitter, ou mesmo via email.
O professor poderá iniciar o quiz com adivinhações mais fáceis e ir aumentando o nível de dificuldade. Aqui vão algumas sugestões:
ADIVINHAÇÃO |
RESPOSTA |
1. O que é que nasce grande e morre pequeno? |
Lápis. |
2. O que é o que é, fica cheio de boca para baixo e vazio de boca pra cima? |
Chapéu. |
3. O que é o que é que quando mais cresce menos se vê? |
Escuridão. |
4. O que é surdo e muda, mas conta tudo? |
O livro. |
5. Por algumas pessoas colocam o despertador debaixo do travesseiro. |
Para acordar em cima da hora. |
6. Dois vizinhos. Um não vai à casa do outro e os dois não se veem por causa de morrinho. Quem são eles? |
Os olhos.
|
7. Cinco macacos de imitação estavam sentados num morro. Um deles pulou. Quantos ficaram? |
Nenhum, pois todos eram de imitação e pularam também. |
8. São Luís tem na frente. São Miguel tem atrás. As solteiras tem no meio, As casadas já não tem, As viúvas nunca mais. |
A letra L. |
9. Eu fui feita às avessas E às avessas quero ser.. Todo pau que há no mato, Todo ele eu vou roer, Mastigar e botar fora... Engolir?... Não pode ser... |
A serra. |
10. Uma moça branca e bela Tem três fios (filhos) Que não são da carne dela. Ela é tão branca, tão bela, Tão esvanecida, Que nas lágrimas que chora Perde a vida. |
A vela. |
Ao final do quiz, o professor deverá repassar todas as perguntas e indicar qual grupo foi o vencedor.
- Alunos organizados em círculo
- Laptop ou Tablet conectado à Internet
- Data Show
O professor deverá esclarecer aos alunos que essas adivinhações são manifestações do folclore literário brasileiro.
Então, o professor deverá perguntar a eles se conhecem outros tipos de manifestações folclóricas.
Provavelmente, eles não saberão; por isso, o professor deverá solicitar a eles que façam uma pesquisa sobre as manifestações folclóricas.
O professor deverá indicar livros de literatura onde os alunos poderão pesquisar a respeito.
O professor deverá ir anotando em seu laptop ou tablet as respostas dos alunos e apresentá-las em um telão.
Espera-se que os alunos apresentem as seguintes respostas:
EXEMPLOS DE MANIFESTAÇÕES DO FOLCLORE BRASILEIRO |
adivinhações lendas mitos, contos, fábulas, casos anedotário popular; cancioneiro materno, com os seus acalantos ( canções de ninar) cantigas de roda romances, abecês, quadras, desafios literatura de cordel parlendas |
- Alunos divididos em grupos
- Laptops Classmate ou Tablets conectados à Internet
O professor deverá propor uma discussão sobre as manifestações folclóricas literárias, destacando sobretudo, as parlendas.
Na sequência, deverá solicitar aos alunos que procurem o significado desse termo em dicionários, artigos ou livros de literatura.
Apresentamos a definição de Veríssimo de Melo, disponível no link http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/BibliPed/Documentos/publicacoes/Cad_Apoio/LP/LP1/LP%20-%20Conte%C3%BAdo%20-%20Prof%20-%201%C2%BAAno.pdf
Parlenda é uma brincadeira verbal de criança, em forma de versos não necessariamente rimados, caracterizada por uma arrumação rítmica de palavras.Em geral, sua finalidade é entreter a criança ou lhe ensinar alguma coisa.Trata-se de uma brincadeira comum em várias partes do mundo - é chamada lengalenga em Portugal, rimes populaires na França, fi lastrocca na Itália, Reimsprücjen na Alemanha e folk rhymes nos países de língua inglesa. |
Como sugestões para pesquisa sobre o conceito de parlenda, apresentamos:
Definição apresentada, o professor deverá perguntar aos alunos se eles conhecem alguma parlenda. Eles deverão apresentar exemplos.
A seguir, sugerimos alguns:
Hoje é Domingo, |
|
|
|
|
Parlendas disponíveis em http://www.brinquedoteca.org.br/si/site/00050301/p
Os alunos deverão desenvolver um projeto de pesquisa sobre o tema parlendas. Como eles já devem ter percebido, as parlendas são voltadas ao público infantil.
Então, como convencer um grupo de adolescentes a estudar esse tema? O professor poderá argumentar que as parlendas fazem parte da nossa literatura, dentro do folclore e que poucos alunos tiveram contato com esse tipo de manifestação folclórica na infância.
Além de mais um trabalho sobre esse tema, essa pesquisa permite que ele não seja esquecido e é sempre possível revisitar um mesmo tema várias vezes, basta mudar o olhar sobre ele.
Já temos o tema e a justificativa. Mas onde queremos chegar com esse projeto? Queremos criar Webquests para que alunos e professores possam consultá-las como fontes de pesquisa. Além disso, o nosso objetivo maior é a divulgação desse gênero discursivo.
Essas Webquests deverão ser divulgadas entre os professores de Ensino Fundamental I da escola ou de escolas diferentes. Além disso, os alunos poderão apresentar um seminário para os professores sobre parlendas.
Quais são nossas hipóteses sobre esse tema? Podemos listar algumas:
A ferramenta digital que iremos utilizar será a Webquest.
O professor Bernie Dodge da Universidade Estadual da Califórnia foi quem criou o conceito de Webquest, em1995.
Segundo Dogde:
"Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."
O professor deve propor questões e os alunos pesquisarão sobre elas e elaborarão seus textos ou apresentação em slides.
Para auxiliar o professor no entendimento do que é Webquest, como criar uma e como publicá-la, sugerimos que o professor acesse o seguinte link: http://webquest.sp.senac.br/textos/como
Esse site lista 7 seções que devem constituir uma Webquest. A saber:
Mais uma vez, reiteramos que o professor leia esse material. As seções estão disponíveis em http://webquest.sp.senac.br/textos/oque/#se-es-da-wq
Quanto à elaboração da Webquest, são apresentados 9 passos para ajudar. Vamos a eles.
|
|
No caso desse projeto de pesquisa será Parlendas |
|
Onde pesquisar? Faça uma lista de sites confiáveis. Sugerimos alguns: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=636&Itemid=1
|
|
Qual o objetivo da Webquest? Definir parlendas
|
|
O que e quando deve ser feito? Pesquisas na Internet – 2 aulas
|
|
Dirija-se ao público a que você quer alcançar Seja breve Explicite o que você almeja com esse trabalho |
|
Discorra sobre o trabalho realizado Comente os resultados alcançados Exponha novos caminhos ou propostas |
|
Etapa de formatação do material pesquisado. | |
Conferência sobre o que foi feito. Correção gramatical e/ou de conceitos |
|
Hospedagem da webquest num provedor gratuito |
Professor, o site abaixo apresenta um material interessante que contribuirá para sua aula.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
31/07/2012
Cinco estrelasMuito bem planejado; obviamente encontrar uma atividade pronta para ser executada e planejada para o meu público não poderia ter conceito menor. Era tudo o que eu queria e estava sem tempo para organizar.