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Diversidade Cultural (Pesquisa Científica)

 

13/07/2012

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina Montes Gumerato Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Organização e distribuição mundial da população
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir desta aula o aluno poderá:

  • Conhecer os documentos que procuram garantir o respeito à diversidade cultural;
  • Perceber o papel da mulher nas diferentes culturas;
  • Reconhecer e valorizar a diversidade cultural.
Duração das atividades
03 horas aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Organização do espaço mundial. Domínio básico de informática.

Estratégias e recursos da aula

Para que o processo de aprendizagem torne-se significativo, sugere-se como metodologia de trabalho o desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa no meio escolar. Tal proposta coloca o aluno em uma posição central na construção do conhecimento, sendo que o professor deixa de propor e passa a gerir o processo de aquisição de conceitos, o qual tem como desdobramento a aquisição de procedimentos e o desenvolvimento de atitudes frente aos questionamentos. Promova momentos de reflexão, incentivando a organização e o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa para a construção do conhecimento, pois "o ensino com pesquisa é viável, sobretudo se o professor conseguir criar um ambiente favorável, em que haja envolvimento, participação e produção. Cabe ao professor também, ter uma postura mais flexível buscando compreender e aceitar os variados tipos de inteligência de seus alunos, valorizando as escolhas pessoais, para que as pesquisas deixem de ser meras cópias e possam tomar seu lugar como fonte de conhecimento" (Portilho e Almeida, 2008, p.20)

Confira abaixo uma sugestão de etapas para a elaboração de um Projeto de Pesquisa, que pode contribuir para o planejamento e o desenvolvimento do trabalho com os alunos: 

 

PESQUISA

Imagem:Etapas para a elaboração e desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982008000200002&script=sci_arttext#qdr01

Acesso em:  20 de maio de 2012

 

Na maioria das vezes os temas propostos para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa são problemas presentes na realidade vivida pelos alunos. Desta forma, sugere-se que os temas eleitos para pesquisa sejam abordados em diversas disciplinas do currículo escolar, possibilitando a criação de espaços de pesquisa que permitam a análise e a intervenção positiva no lugar em que os alunos estão inseridos. Para tanto, faz-se necessário criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e possibilitar aos alunos momentos de observação, análise e reflexão do tema eleito para discussão, considerando que o desenvolvimento de atividades de pesquisa é fundamental no processo de ensino. Acredita-se que o aluno tem a chance de construir seu conhecimento a partir do que ele percebe, interpreta e propõe como possibilidade de mudança. A proposta de projeto de pesquisa tem a intenção de contribuir com o processo de ensino, mas deve ser revista e contextualizada, levando em consideração a realidade local. Vale ressaltar que "[...] a pesquisa escolar é um relevante instrumento metodológico de ensino aprendizagem, sendo que, através dela é possível desenvolver ações que levem a interdisciplinaridade, palavra de ordem no atual contexto educacional. Sua utilização induz ao desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis à formação do educando. Sua prática permite que o aluno aprenda ao transformar informação em conhecimento" (Portilho e Almeida, 2008, p.7). 

 

EXECUÇÃO DA PESQUISA

Professor(a), é importante encontrar no dia a dia dos alunos situações significativas para o desenvolvimento das atividades relativas ao  estudo da Diversidade Cultural do Brasil. Para o desenvolvimento das atividades, utilize diferentes recursos metodológicos e tecnológicos como: o Laboratório de Informática, o laptop para as escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) ou tablet, o que contribui para o processo de pesquisa na construção do conhecimento.

 

PRIMEIRA ATIVIDADE

1. Para iniciar as discussões sobre a Diversidade Cultural inicie pela abordagem da Declaração Universal da Diversidade Cultural da Unesco disponível no endereço web http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf. Organize os alunos em seis grupos e proponha as atividades a seguir:

 

diversidade    

Imagem: Cartaz comemorativo do dia da Diversidade Cultural

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_XTSX-Ac-WKQ/S_ctP3rVRGI/AAAAAAAABKE/YNXgXme6wZc/s1600/diversidade+cultural.jpg

Acesso em: 20 de maio de 2012

 

a. Solicite aos alunos que acessem o site em que está disponível a Declaração Universal da Diversidade Cultural da Unesco. Leiam o texto em grupo e depois pesquisem:

  • O processo histórico de produção do documento;
  • Quem escreveu;
  • Por qual motivo;
  • Qual a sua importância.

 

b.  Cada grupo deverá escolher dois artigos (atenção para que os artigos não se repitam) para analisar e conversar sobre:

  • Justificar a escolha;
  • Refletir sobre a importância dos artigos;
  • O acesso das pessoas ao documento;
  • Os artigos têm sido colocados em prática;
  • O que seria possível fazer para que os artigos sejam efetivamente cumpridos.
  • O que cada um poderia fazer para que os artigos sejam cumpridos.

 

c. Depois, cada grupo ficará responsável por organizar e apresentar para a turma as informações relativas aos artigos da declaração analisados. Incentive a criatividade; o trabalho deverá ser produzido usando uma das linguagens sugeridas: vídeo, slides ou produção de história em quadrinhos.

 

Professor(a), solicite a colaboração de docentes de outras disciplinas como História, abordando o processo histórico de produção da Declaração Universal da Diversidade Cultural, Artes e Informática, na organização e produção do trabalho que será apresentado; tais áreas serão importantes parceiras no processo de abordagem e construção do conhecimento geográfico.

 

SEGUNDA ATIVIDADE

1. Com o computador conectado a internet acesse os Recursos disponíveis no site do Portal do Professor e apresente para os alunos o Programa Escola Brasil (um programa de rádio). A primeira parte apresenta a entrevista realizada com a Profa. Eliane Potiguá, uma das 52 brasileiras indicadas para receber Prêmio Nobel da Paz.

 

 

 

 

 

 

Apresentar o projeto da rede grumin de mulheres indígenas. Descrever a invasão holandesa ao nordeste. Discorrer sobre o ritmo "rasqueado"

 

Solicite que fiquem atentos à entrevista:

  • O que tem acontecido com a população indígena na sociedade brasileira?  O que isso revela?
  • Qual o desafio enfrentado pela Profa. Eliane Potiguá?
  • Em sua opinião, o relato do desafio apresentado pela Profa. Eliane Potiguá estende-se às mulheres brasileiras não indígenas?
  • Você considera que atualmente existe diferença no tratamento entre homens e mulheres na sociedade brasileira?
  • Seria possível mudar este quadro?

 

Professor(a), seria interessante convidar um profissional da área de História ou Sociologia para  conversar com os alunos sobre a situação dos indígenas no Brasil. A aula UCA - O índio na cultura brasileira, disponível no Portal do Professor, no endereço eletrônico http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36129 que poderá ampliar no entendimento do assunto.

 

TERCEIRA ATIVIDADE

Apresente para os alunos a imagem de mulheres de diferentes sociedades. Solicite que observem e promova uma conversa sobre as semelhanças e as diferenças possíveis entre as mesmas.

 

mulheres

Imagem: Mulheres de diferentes culturas

Disponível em: http://ilep2011.files.wordpress.com/2011/01/dsc04224.jpg?w=614

Acesso em: 20 de maio de 2012

 

 

As atividades tiveram a intenção de provocar nos alunos o interesse por estudar o Tema de Pesquisa "Diversidade Cultural". Para tanto, é importante provocar nos alunos o interesse por conhecer o objeto de pesquisa e evidenciar a relação existente entre o conhecimento científico e o cotidiano.

 

Em seguida, o professordeve orientá-los para a elaboração da estrutura do Projeto de Pesquisa, o que poderá ser feito de forma coletiva ou em grupos já estabelecidos. Todos os grupos deverão socializar os dados da pesquisa com toda a turma. Os projetos poderão apresentar características diferentes, portanto, sugere-se:

 

Problematização do Tema: pergunta ou situação-problema que provoque o interesse em saber mais sobre o tema.

  • Como a mulher tem sido tratada nas diferentes culturas?

 

Objetivo:  a meta que se pretende alcançar - a finalidade da pesquisa.

  •  Conhecer a diversidade cultural existente nas sociedades;
  • Refletir sobre a figura da mulher nas diferentes culturas. 

 

Hipótese: identificar as respostas temporárias que vão indicar o caminho da pesquisa.

  • A diversidade cultural é um dos fatores que possibilita entender como a mulher muitas vezes é tratada em sua sociedade.

 

Justificativa:  apresentar uma explicação dos fatores que levaram a desenvolver a pesquisa e a sua importância. 

 

Metodologia:  processo de desenvolvimento da  pesquisa: local, objeto da pesquisa, coleta de dados, análise dos dados etc.

 

Fonte:  seleção do material para leitura e pesquisa: sites, revistas, livros, artigos, etc. Pode-se ter um ponto de partida, mas é importante que o grupo defina o referencial teórico que julga ser ideal para o desenvolvimento do trabalho que pode ser o livro didático adotado para o ano de ensino, livros paradidáticos, revistas e jornais disponíveis na biblioteca da escola e sites como o Google Acadêmico http://scholar.google.com.br/  que possibilita o acesso a diferentes artigos científicos, como os sugeridos nos Recursos Complementares.

 

Cronograma:  momento de organizar o tempo necessário para o  planejamento e o desenvolvimento das etapas da pesquisa.

 

Socialização:  como o resultado da pesquisa será apresentado: trabalho escrito, seminário, produção de vídeo, imagem, charge, ação social, dramatização etc.

 

2. Proponha aos alunos que realizem uma pesquisa sobre a situação da mulher nas diferentes sociedades com o objetivo de perceber a relação com a diversidade cultural. Sugere-se que os grupos selecionem um país e que seja contemplado os diferentes continentes, a escolha poderá ser aleatória ou direcionada pelo professor(a).

O trabalho deverá abordar os diferentes aspectos da cultura: os costumes, as regras morais, a linguagem, as danças, a vestimenta, as manifestações e outras tradições em torno da organização da sociedade e da figura da mulher. A diversidade cultural revela como a sociedade decide organizar a vida segundo normas pré-estabelecidas. É a identidade de um grupo humano em um território e num determinado tempo histórico.

 

3. A socialização da pesquisa deverá ser feita em forma de Seminário. Para tanto, acesso a aula Expondo ideias: como apresentar um seminário disponível no Portal do Professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14277

Retome a hipótese da pesquisa: "A diversidade cultural é um dos fatores que possibilita entender como a mulher muitas vezes é tratada em sua sociedade”. Peça aos alunos que reflitam se a hipótese foi confirmada ou refutada e  que dados e/ou fatos evidenciam tal conclusão. 

 

4. Para encerrar as discussões apresente para os alunos a Lei Maria da Penha, conte com a participação de todos na organização e divulgação de uma mesa redonda sobre a lei, que poderá ocorrer no horário de aula ou em outro turno de funcionamento da escola, o que permitiria a participação da comunidade externa, principalmente a presença das famílias. Convide um profissional da Delegacia da Mulher, um(a) Psicólogo(a) e uma pessoa ligada aos movimentos sociais que trabalham com a proteção da mulher, que deverão se posicionar sobre a situação da mulher na sociedade brasileira e evidenciar as características que podem contribuir para superar os possíveis problemas enfrentados. Dentro do tempo previsto, possibilite que a plateia participe fazendo perguntas aos debatedores.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Educação indígena: os direitos das mulheres indígenas Áudio
Recursos Complementares

Sugestões para leitura e pesquisa do(a) professor(a):

 

Declaração Universal da Diversidade Cultural

Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm

Acesso em: 20 de maio de 2012 

O Papel da mulher na sociedade

Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/o-papel-mulher-na-sociedade.htm

Acesso em:

Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm

Acesso em: 20 de maio de 2012                  

 

Diversidade cultural

Disponível em: http://www.ghente.org/ciencia/diversidade/div_cultural.htm

Acesso em: 20 de maio de 2012

Diversidade cultural

Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/1885115

Acesso em: 20 de maio de 2012

 

Observatório da Diversidade 

Disponível em: http://observatoriodadiversidade.org.br/site/

Acesso em: 20 de maio de 2012       

 

Sugestões para leitura e pesquisa do(a) aluno(a):

Site Oficial

Disponível em: http://www.brasil.gov.br/

Acesso em: 20 de maio de 2012

 

Mulheres e Diversidade Cultural

Disponível em: http://www.cultura.gov.br/site/2010/09/05/mulheres-e-diversidade-cultural/

Acesso em:20 de maio de 2012

 

Direitos do cidadão

Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/direitos-do-cidadao/declaracao-universal-dos-direitos-humanos

Acesso em: 20 de maio de 2012

  

Hoje: dia da diversidade cultural

Disponível em: http://flashrede.blogspot.com.br/2010/05/hoje-dia-da-diversidade-cultural.html

Acesso em: 20 de maio de 2012

 

Lei Maria da Penha

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm

Acesso em: 20 de maio de 2012

Avaliação

Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:

  •  A participação na realização das atividades sugeridas;
  • A capacidade de reconhecer que a diversidade cultural interfere no modo de vida das sociedades;
  • O interesse em desenvolver atividades, de maneira colaborativa, que possibilitem a sensibilização para o papel da mulher nas diferentes culturas; 
  • O uso dos diferentes recursos tecnológicos que contribuem para o estudo da diversidade cultural e o entendimento dos conceitos ligados ao tema em discussão; 
  • A possibilidade de compreender e de desenvolver ações rumo ao respeito a diversidade e à conquista da cidadania plena.
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