13/07/2012
Cláudia Regina Montes Gumerato Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Organização e distribuição mundial da população |
A partir desta aula o aluno poderá:
Organização do espaço mundial. Domínio básico de informática.
Para que o processo de aprendizagem torne-se significativo, sugere-se como metodologia de trabalho o desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa no meio escolar. Tal proposta coloca o aluno em uma posição central na construção do conhecimento, sendo que o professor deixa de propor e passa a gerir o processo de aquisição de conceitos, o qual tem como desdobramento a aquisição de procedimentos e o desenvolvimento de atitudes frente aos questionamentos. Promova momentos de reflexão, incentivando a organização e o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa para a construção do conhecimento, pois "o ensino com pesquisa é viável, sobretudo se o professor conseguir criar um ambiente favorável, em que haja envolvimento, participação e produção. Cabe ao professor também, ter uma postura mais flexível buscando compreender e aceitar os variados tipos de inteligência de seus alunos, valorizando as escolhas pessoais, para que as pesquisas deixem de ser meras cópias e possam tomar seu lugar como fonte de conhecimento" (Portilho e Almeida, 2008, p.20)
Confira abaixo uma sugestão de etapas para a elaboração de um Projeto de Pesquisa, que pode contribuir para o planejamento e o desenvolvimento do trabalho com os alunos:
Imagem:Etapas para a elaboração e desenvolvimento de um Projeto de Pesquisa
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982008000200002&script=sci_arttext#qdr01
Acesso em: 20 de maio de 2012
Na maioria das vezes os temas propostos para o desenvolvimento do Projeto de Pesquisa são problemas presentes na realidade vivida pelos alunos. Desta forma, sugere-se que os temas eleitos para pesquisa sejam abordados em diversas disciplinas do currículo escolar, possibilitando a criação de espaços de pesquisa que permitam a análise e a intervenção positiva no lugar em que os alunos estão inseridos. Para tanto, faz-se necessário criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e possibilitar aos alunos momentos de observação, análise e reflexão do tema eleito para discussão, considerando que o desenvolvimento de atividades de pesquisa é fundamental no processo de ensino. Acredita-se que o aluno tem a chance de construir seu conhecimento a partir do que ele percebe, interpreta e propõe como possibilidade de mudança. A proposta de projeto de pesquisa tem a intenção de contribuir com o processo de ensino, mas deve ser revista e contextualizada, levando em consideração a realidade local. Vale ressaltar que "[...] a pesquisa escolar é um relevante instrumento metodológico de ensino aprendizagem, sendo que, através dela é possível desenvolver ações que levem a interdisciplinaridade, palavra de ordem no atual contexto educacional. Sua utilização induz ao desenvolvimento de competências e habilidades indispensáveis à formação do educando. Sua prática permite que o aluno aprenda ao transformar informação em conhecimento" (Portilho e Almeida, 2008, p.7).
EXECUÇÃO DA PESQUISA
Professor(a), é importante encontrar no dia a dia dos alunos situações significativas para o desenvolvimento das atividades relativas ao estudo da Diversidade Cultural do Brasil. Para o desenvolvimento das atividades, utilize diferentes recursos metodológicos e tecnológicos como: o Laboratório de Informática, o laptop para as escolas que participam do Projeto Um Computador por Aluno (UCA) ou tablet, o que contribui para o processo de pesquisa na construção do conhecimento.
PRIMEIRA ATIVIDADE
1. Para iniciar as discussões sobre a Diversidade Cultural inicie pela abordagem da Declaração Universal da Diversidade Cultural da Unesco disponível no endereço web http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf. Organize os alunos em seis grupos e proponha as atividades a seguir:
Imagem: Cartaz comemorativo do dia da Diversidade Cultural
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_XTSX-Ac-WKQ/S_ctP3rVRGI/AAAAAAAABKE/YNXgXme6wZc/s1600/diversidade+cultural.jpg
Acesso em: 20 de maio de 2012
a. Solicite aos alunos que acessem o site em que está disponível a Declaração Universal da Diversidade Cultural da Unesco. Leiam o texto em grupo e depois pesquisem:
b. Cada grupo deverá escolher dois artigos (atenção para que os artigos não se repitam) para analisar e conversar sobre:
c. Depois, cada grupo ficará responsável por organizar e apresentar para a turma as informações relativas aos artigos da declaração analisados. Incentive a criatividade; o trabalho deverá ser produzido usando uma das linguagens sugeridas: vídeo, slides ou produção de história em quadrinhos.
Professor(a), solicite a colaboração de docentes de outras disciplinas como História, abordando o processo histórico de produção da Declaração Universal da Diversidade Cultural, Artes e Informática, na organização e produção do trabalho que será apresentado; tais áreas serão importantes parceiras no processo de abordagem e construção do conhecimento geográfico.
SEGUNDA ATIVIDADE
1. Com o computador conectado a internet acesse os Recursos disponíveis no site do Portal do Professor e apresente para os alunos o Programa Escola Brasil (um programa de rádio). A primeira parte apresenta a entrevista realizada com a Profa. Eliane Potiguá, uma das 52 brasileiras indicadas para receber Prêmio Nobel da Paz.
Apresentar o projeto da rede grumin de mulheres indígenas. Descrever a invasão holandesa ao nordeste. Discorrer sobre o ritmo "rasqueado"
Solicite que fiquem atentos à entrevista:
Professor(a), seria interessante convidar um profissional da área de História ou Sociologia para conversar com os alunos sobre a situação dos indígenas no Brasil. A aula UCA - O índio na cultura brasileira, disponível no Portal do Professor, no endereço eletrônico http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36129 que poderá ampliar no entendimento do assunto.
TERCEIRA ATIVIDADE
Apresente para os alunos a imagem de mulheres de diferentes sociedades. Solicite que observem e promova uma conversa sobre as semelhanças e as diferenças possíveis entre as mesmas.
Imagem: Mulheres de diferentes culturas
Disponível em: http://ilep2011.files.wordpress.com/2011/01/dsc04224.jpg?w=614
Acesso em: 20 de maio de 2012
As atividades tiveram a intenção de provocar nos alunos o interesse por estudar o Tema de Pesquisa "Diversidade Cultural". Para tanto, é importante provocar nos alunos o interesse por conhecer o objeto de pesquisa e evidenciar a relação existente entre o conhecimento científico e o cotidiano.
Em seguida, o professordeve orientá-los para a elaboração da estrutura do Projeto de Pesquisa, o que poderá ser feito de forma coletiva ou em grupos já estabelecidos. Todos os grupos deverão socializar os dados da pesquisa com toda a turma. Os projetos poderão apresentar características diferentes, portanto, sugere-se:
Problematização do Tema: pergunta ou situação-problema que provoque o interesse em saber mais sobre o tema.
Objetivo: a meta que se pretende alcançar - a finalidade da pesquisa.
Hipótese: identificar as respostas temporárias que vão indicar o caminho da pesquisa.
Justificativa: apresentar uma explicação dos fatores que levaram a desenvolver a pesquisa e a sua importância.
Metodologia: processo de desenvolvimento da pesquisa: local, objeto da pesquisa, coleta de dados, análise dos dados etc.
Fonte: seleção do material para leitura e pesquisa: sites, revistas, livros, artigos, etc. Pode-se ter um ponto de partida, mas é importante que o grupo defina o referencial teórico que julga ser ideal para o desenvolvimento do trabalho que pode ser o livro didático adotado para o ano de ensino, livros paradidáticos, revistas e jornais disponíveis na biblioteca da escola e sites como o Google Acadêmico http://scholar.google.com.br/ que possibilita o acesso a diferentes artigos científicos, como os sugeridos nos Recursos Complementares.
Cronograma: momento de organizar o tempo necessário para o planejamento e o desenvolvimento das etapas da pesquisa.
Socialização: como o resultado da pesquisa será apresentado: trabalho escrito, seminário, produção de vídeo, imagem, charge, ação social, dramatização etc.
2. Proponha aos alunos que realizem uma pesquisa sobre a situação da mulher nas diferentes sociedades com o objetivo de perceber a relação com a diversidade cultural. Sugere-se que os grupos selecionem um país e que seja contemplado os diferentes continentes, a escolha poderá ser aleatória ou direcionada pelo professor(a).
O trabalho deverá abordar os diferentes aspectos da cultura: os costumes, as regras morais, a linguagem, as danças, a vestimenta, as manifestações e outras tradições em torno da organização da sociedade e da figura da mulher. A diversidade cultural revela como a sociedade decide organizar a vida segundo normas pré-estabelecidas. É a identidade de um grupo humano em um território e num determinado tempo histórico.
3. A socialização da pesquisa deverá ser feita em forma de Seminário. Para tanto, acesso a aula Expondo ideias: como apresentar um seminário disponível no Portal do Professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14277
Retome a hipótese da pesquisa: "A diversidade cultural é um dos fatores que possibilita entender como a mulher muitas vezes é tratada em sua sociedade”. Peça aos alunos que reflitam se a hipótese foi confirmada ou refutada e que dados e/ou fatos evidenciam tal conclusão.
4. Para encerrar as discussões apresente para os alunos a Lei Maria da Penha, conte com a participação de todos na organização e divulgação de uma mesa redonda sobre a lei, que poderá ocorrer no horário de aula ou em outro turno de funcionamento da escola, o que permitiria a participação da comunidade externa, principalmente a presença das famílias. Convide um profissional da Delegacia da Mulher, um(a) Psicólogo(a) e uma pessoa ligada aos movimentos sociais que trabalham com a proteção da mulher, que deverão se posicionar sobre a situação da mulher na sociedade brasileira e evidenciar as características que podem contribuir para superar os possíveis problemas enfrentados. Dentro do tempo previsto, possibilite que a plateia participe fazendo perguntas aos debatedores.
Nome | Tipo |
---|---|
Educação indígena: os direitos das mulheres indígenas | Áudio |
Sugestões para leitura e pesquisa do(a) professor(a):
Declaração Universal da Diversidade Cultural
Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm
Acesso em: 20 de maio de 2012
O Papel da mulher na sociedade
Disponível em: http://www.brasilescola.com/sociologia/o-papel-mulher-na-sociedade.htm
Acesso em:
Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/diversidade-cultural-no-brasil.htm
Acesso em: 20 de maio de 2012
Diversidade cultural
Disponível em: http://www.ghente.org/ciencia/diversidade/div_cultural.htm
Acesso em: 20 de maio de 2012
Diversidade cultural
Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/1885115
Acesso em: 20 de maio de 2012
Observatório da Diversidade
Disponível em: http://observatoriodadiversidade.org.br/site/
Acesso em: 20 de maio de 2012
Sugestões para leitura e pesquisa do(a) aluno(a):
Site Oficial
Disponível em: http://www.brasil.gov.br/
Acesso em: 20 de maio de 2012
Mulheres e Diversidade Cultural
Disponível em: http://www.cultura.gov.br/site/2010/09/05/mulheres-e-diversidade-cultural/
Acesso em:20 de maio de 2012
Direitos do cidadão
Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/direitos-do-cidadao/declaracao-universal-dos-direitos-humanos
Acesso em: 20 de maio de 2012
Hoje: dia da diversidade cultural
Disponível em: http://flashrede.blogspot.com.br/2010/05/hoje-dia-da-diversidade-cultural.html
Acesso em: 20 de maio de 2012
Lei Maria da Penha
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm
Acesso em: 20 de maio de 2012
Ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios norteadores:
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/07/2012
Quatro estrelasótima
17/07/2012
Quatro estrelasótimo para trabalhar com as diversidades culturais, o modo de vida das diversas sociedades.