Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O pré-sal é nosso!

 

17/08/2012

Autor e Coautor(es)
Thiago Gerheim de Andrade
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Bárbara da Silva Santiago

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Apesar de muito falado, pouco se discutiu com relação ao que é e o que significa para o Brasil como país emergente essa descoberta, tanto com relação à sua economia quanto ao seu desenvolvimento tecnológico. Esta aula, portanto, terá como objetivo analisar as implicações do pré-sal brasileiro no cenário mundial e listar os principais desafios que o Brasil terá nos próximos anos.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter conhecimento sobre as fontes de energia e saber que o petróleo ainda é a principal delas

Estratégias e recursos da aula

 

AULA 1

 

momento 1: Apresente para os alunos o documentário da discovery channel sobre os desafios do pré-sal. (este vídeo tem a duração de 45 minutos). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=C9SToU5Tg9c

Peça a eles que anotem aquilo que acharem relevante com relação à: risco ambiental, fronteiras marítimas, importância econômica, altos investimentos em tecnologias.

 

AULA 2 

 

momento 1: Inicie a aula mostrando aos alunos as charges abaixo, discuta sobre o que elas representam e peça para que eles relacionem as charges com as anotações feitas por eles sobre o vídeo apresentado na aula anterior. Estas relações irão fomentar uma discussão sobre o tema pré-sal no cenário nacional e suas principais implicações em esfera global.

 

lula

Disponível em: http://cafeuvv.wordpress.com/noticias/ (acessado em 16/08/2012)

etanol

Disponível em: http://felippeneri.blogspot.com.br/2009/09/lula-so-pensa-no-pre-sal.html (acessado em 16/08/2012)

10

Disponível em: http://provosbrasil.blogspot.com.br/2010/06/catastrofe-ambiental-vazamento-de.html (acessado em 16/08/2012)

obama

Disponível em: http://chargesbira.blogspot.com.br/2011_04_01_archive.html (acessado em 16/08/2012)

  

8

Disponível em: http://pjpontes.blogspot.com.br/2009_12_01_archive.html (acessado em 16/08/2012)

 

momento 2: Apresente aos alunos este vídeo que mostra o interesse dos Estados Unidos no pré-sal brasileiro. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?NR=1&feature=endscreen&v=EfRpyhTnH-Q. Após a exibição do vídeo, peça para os alunos responderem a seguinte questão: 

Por que o pré-sal é tão importante a ponto da primeira economia mundial se interessar por ele? Esta pergunta deverá ser respondida no caderno. 

 

AULA 3

 

momento 1: Depois de terem assistido aos vídeos e terem realizado um debate sobre o pré-sal brasileiro proponha aos alunos a seguinte atividade:

 

Atividade 1: As perguntas apresentadas na charge abaixo deverão fazer parte de uma pesquisa na internet realizada pelos alunos divididos em grupos de 4 integrantes. Esta pesquisa será apresentada a aula seguinte no formato power point pelos grupos. Deverá ser usando como recurso uma webquest. A webquest deverá ser criada previamente pelo professor para orientar a pesquisa dos alunos. Indico o link a seguir para a criação gratuita da webquest: http://www.webquestbrasil.org/criador/

 

 

petr

Disponível em: http://veja.abril.com.br/090909/10-questoes-pre-sal-p-68.shtml

 

ORIENTAÇÕES AO PROFESSOR(A): Professor(a), coloco a seguir o link de um tutorial para orientá-lo na criação da webquest: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/tutorial_wq_escolabr1.pdf

Coloco abaixo alguns links referentes à webquests já existentes para que o professor possa usar como referência na elaboração:

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=16599&id_pagina=1

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=20202&id_pagina=1

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=13122&id_pagina=1

 

AULA 4

 

momento 1: Apresentação dos grupos. Cada grupo terá no máximo 10 minutos para apresentar os resultados da pesquisa sobre as perguntas da webquest.

 

momento 2: O professor deverá após as apresentações abrir um momento de debate sobre as apresentações e assim fazer o fechamento da atividade.

Recursos Complementares

O que é o pré-sal? - http://www.mundovestibular.com.br/articles/7678/1/Pre-Sal/Paacutegina1.html

Petrobrás, energia e tecnologia: Atuação no pré-sal. - http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/petroleo/presal/

Petrobrás: perguntas e respostas sobre o pré-sal - http://www.petrobras.com.br/minisite/presal/pt/perguntas-respostas/

A importância do pré-sal para o Brasil - http://presal.org.br/

Pré-sal: desafios científicos e ambientais - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011898.pdf

Avaliação

O professor deverá avaliar a participação dos alunos nos debates, na realização das pesquisas sugeridas e principalmente a apresentação dos grupos nas questões referentes à webquest que será criada pelo professor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.