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Voleibol - bloqueio do ataque

 

24/08/2012

Autor e Coautor(es)
paulo roberto garcez oliveira
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JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos deverão conhecer a técnica de execução do bloqueio e os princípios da física que o regem

Duração das atividades
Recomenda-se 2 encontros com duração de 1 hora/aula cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter conhecimentos relativos ao fenômeno denominado percepção espaço temporal

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

O professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos se o bloqueio é um fundamento de defesa ou ataque.

Após os alunos manifestarem suas opiniões, o professor esclarecerá que o bloqueio, inicialmente um fundamento de defesa, hoje é também considerado como mais um recurso de ataque.

Existem 2 tipos de bloqueio: o defensivo, que visa amortecer ou impedir o ataque adversário, e o ofensivo, que invade a área do oponente por sobre a rede, e visa fazer com que a bola volte e caia diretamente na quadra adversária.

Para ambos os tipos de bloqueio, é fundamental que o jogador salte no tempo certo, de forma que ele toque a bola no momento mais alto de seu salto, de modo que execute o fundamento com mais equilíbrio e firmeza.

Em seguida o professor deverá exibir o filme da TV Escola - Voleibol 2 (trecho 7m15seg.), solicitando que os alunos observem a posição que o jogador se coloca em relação à rede, o deslocamento, como é a postura que antecede a ação propriamente dita, o movimento dos braços e mãos.

 

 

 

Atividade 01:

O professor deverá solicitar que os alunos se posicionem próximos à rede e saltem simulando o bloqueio sem a bola.  Estes devem procurar saltar o mais próximo possível da rede, sem encostá-la.

Poderão a cada salto dar uma passada lateral antes de repetir o movimento. 

O mesmo exercício pode ser feito com alunos posicionados sobre um banco segurando uma bola acima e do lado oposto da rede.  A cada salto o aluno toca a bola com as mãos.

 

Atividade 02:

Estando o aluno posicionado rente à rede, em posição de expectativa para o bloqueio, saltar e interceptar com as mãos espalmadas, a bola lançada pelo companheiro que está na quadra oposta.

O aluno pode fazer uma sequência de bloqueios de bolas lançadas por alunos auxiliares, fazendo um deslocamento lateral junto à rede.

 

Atividade 03:

O professor deverá organizar uma coluna de atacantes na entrada da rede.  Em frente a esta coluna, posicionado na outra quadra, um aluno deverá realizar o bloqueio da bola atacada.

Deve-se observar para que os alunos, atacante e bloqueador, não toquem na rede nem invadam a quadra adversária com os pés.

 

 

2° momento:

O professor pedirá aos alunos que observem as fotos apresentadas a seguir, analisando a técnica das mãos e a estratégia utilizada pelos jogadores para impedir a passagem da bola atacada.

 

http://negaointernauta.com/wp-content/uploads/2010/03/Olympics+Day+6+Volleyball+aVVWglPj5igl1.jpg

 

 

http://globoesporte.globo.com/ESP/Home/foto/0,,11405362-EX,00.jpg

 

 

http://colunistas.ig.com.br/mundodovolei/files/2010/03/bloqueio-pinheiros-div.jpg

 

Nota-se que os atletas procuram passar as mãos por cima da rede, invadindo a quadra adversária, visando diminuir a distância para a bola e consequentemente a possibilidade do atacante desviá-la do bloqueio.

É possível observar também a movimentação de braços que os bloqueadores fazem em direção à trajetória da bola, visando impedir que ela passe por espaços desprotegidos.

 

Atividade 4:

 Dois a dois e posicionados junto à rede, os alunos deverão bloquear o ataque realizado por um aluno da quadra oposta.

O movimento do salto deve ser sincronizado, devendo os jogadores procurarem "fechar" o bloqueio, de forma a eliminar brechas por onde a bola possa passar.

 

Atividade 5:

O professor deve colocar 3 alunos posicionados para bloquear no meio e nas pontas de rede.  Na quadra oposta 2 colunas de atacantes nas 2 extremidades da rede.

O levantador deve alternar o levantamento para as 2 pontas, de forma que o bloqueio de meio se desloque e forme um bloqueio duplo com seu companheiro colocado em frente a bola atacada.

Neste exercício deverão ser observados todos os aspectos abordados na aula:  posicionamento de expectativa para o salto, momento correto para o salto, invasão das mãos por sobre a rede, bloqueio da trajetória da bola imposta pelo atacante.

 

Atividade 6:

O professor deverá fazer uma reflexão com a turma sobre as alternativas de bloqueio frente às diferentes possibilidades de ataque: bolas altas, rápidas, fintas e largadas.

Como os demais integrantes da equipe contribuem na ação de defesa do ataque adversário?

Verificar com os alunos quais foram as maiores dificuldades encontradas para a realização das atividades, assim como o que tiveram maior facilidade na execução.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
TV Escola - Série Atividade - Voleibol - parte 2 Vídeo
Recursos Complementares

http://youtu.be/mC9j9r_RwLA  (ataque central por zona 3)

http://youtu.be/FlC-PDPq5dI (desafios de fundamentos do volei - ataque)

Avaliação

A turma deverá ser dividida em dois grupos: enquanto um executa a atividade proposta, o outro grupo faz uma avaliação da execução do fundamento bloqueio.

- Avaliando o movimento do bloqueio simples.  Atividade a ser executada: O aluno deverá, posicionado próximo à rede, saltar e bloquear a bola lançada da outra quadra por um companheiro.  Deverão ser observados a posição inicial de expectativa; o movimento dos braços e mãos durante o salto; o tempo de salto em relação à bola; o amortecimento do salto durante a queda.  

- Avaliando o deslocamento e salto no bloqueio duplo: Atividade a ser executada: o aluno, posicionado próximoà rede na posição 3, após ataque na entrada de rede da quadra oposta, deverá se deslocar e juntar-se ao bloqueador na posição 2,  para juntos realizarem o bloqueio duplo.  Deverão ser observados: o deslocamento do bloqueador central; a aproximação ao bloqueador da ponta; o tempos de salto em relação à bola; o posicionamento de braços e mãos visando interceptar a trajetória da bola.

 

Após a execução e avaliação realizada pelos dois grupos, o professor deverá levantar junto aos alunos, as dificuldades encontradas individualmente e permitir que sejam repetidos e corrigidos os movimentos executados incorretamente.

O professor deverá promover um momento de reflexão coletiva sobre os fatores que dificultam tais movimentos, as dificuldades encontradas em situações de jogo, e as estratégias adversárias para maximizá-las.

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