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Projeto iniciação científica – Uma lupa na língua – UCA/Tablet - Placas: a língua portuguesa em xeque, com “x” ou com “ch”?

 

11/07/2012

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar erros da língua portuguesa em placas.
  • Descrever o(s) tipo(s) de erro encontrado(s) nas placas pesquisadas.
  • Apontar o mais frequente tipo de erro encontrado.
  • Criar hipóteses linguísticas para explicar o predomínio de certo tipo de erro em relação a outros.
  • Verificar se existe algum tipo de placa específico que predomina na contabilização de erros da língua.
  • Propor alternativas para minimizar erros encontrados em placas.
Duração das atividades
15 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Criação de gráficos.
  • Elaboração de relato de pesquisa.
  • Divisão da gramática em partes e a que se refere cada parte. Exemplo: a parte sintática tratará, dentre outras coisas, de concordância nominal e verbal, regência etc.
  • Elaboração de cartas.
Estratégias e recursos da aula

 

Projeto Iniciação Científica – Uma lupa na língua

Subprojeto: gêneros discursivos

lupa

http://gartic.uol.com.br/imgs/mural/lu/lucasm/1232488613.png

ESEBA

Obs.: As atividades deste projeto podem ser adaptadas para os tablets.

 

Estratégias e recursos

  • Uso de laptops e/ou tablets com acesso à internet.
  • Projeção de imagens.
  • Pesquisa na internet.
  • Tabulação e elaboração de gráficos.
  • Exposição oral.
  • Relato de pesquisa.
  • Criação de um blogue.
  • Envio de cartas.

 

 

 

MOTIVAÇÃO

Para início do trabalho, que demandará uma hora/aula, o professor projetará em sala as seguintes placas e questionará:

 

0

http://letsrider.com/blog/wp-content/uploads/2009/04/pracacronada-thumb.jpg

  • O que pôde o erro de português provocar a quem o cometeu?
  • Construam hipóteses: quais as implicações de erros da língua em placas?

 

1

http://1.bp.blogspot.com/_sN1UUnKOis0/TDd2SV8ijkI/AAAAAAAAAOU/x6K5J3NQ_lg/s320/noticia_9207.jpg

  • Quem nunca viu alguma placa com erro de português?
  • Qual o sentimento de vocês quando veem alguma placa com equívocos da língua?
  • Na sua opinião, como lugares e/ou pessoas são percebidas pela sociedade quando estão atreladas a placas com erros de português? Por quê?
  • Vocês já tentaram, em alguma situação, conversar com a pessoa responsável pela placa? Se sim, como foi?
  • O que fazer para tentar solucionar ou minimizar essas ocorrências?

 

Após discussão inicial acerca dos questionamentos propostos acima, o professor dirá aos alunos que a pesquisa que, por ora empreenderão, diz respeito ao levantamento da quantidade e do tipo de erro que pode ser encontrado em placas. Ainda ressaltará que o estudo objetiva não somente propor um levantamento dos tipos de erros, mas, sobretudo, propor meios de  minimizar o problema. 

Diante dessa pesquisa, o professor deverá solicitar aos alunos que passeiem no bairro onde moram, nos bairros vizinhos e na cidade como um todo para registrarem placas que contenham algum tipo de transgressão à norma padrão da língua. Os alunos deverão tirar fotos por meio de seus celulares e/ou UCAs e/ou máquinas fotográficas e guardarem os arquivos para atividade posterior.

Para deixar os alunos mais seguros sobre o que pesquisarão, o professor continuará exibindo algumas placas e propondo questionamentos que servirão de mote para o direcionamento da pesquisa, a saber:

 

2

http://www.pensabilidade.com.br/wp-content/gallery/placas-erradas/25_rua_albino_ferna.jpg

  • Quantos erros são cometidos nesta placa?
  • Quais os tipos?
  • São erros que desabonam a profissão?

 

 

3

http://i56.tinypic.com/2ajl9z.jpg

  • Qual o erro cometido nesta placa?
  • Levante hipóteses: por que esse erro foi cometido?

 

 

 

4

http://2.bp.blogspot.com/_8eGgoRSPrpw/TFNLsRGrx8I/AAAAAAAAAF0/eUgIYUtbqNU/s1600/0,,20418337-EX,00.jpg

  • Quem é supostamente responsável por esta placa?
  • O que se esperava do uso da língua em relação à sua origem?
  • O que se pode concluir com relação a erros de português em placas e poder?

 

 

5

http://undinhoperfeitodaaline.blogspot.com.br/2011/10/placas-erradas-kkk.html

  • Os erros da língua nesta placa provocam desabono ao que é oferecido? Por quê?

 

 

 

OBJETIVOS

Assim, sabendo sobre o que pesquisarão, os alunos, em parceria com o professor, estipularão coletivamente, por meio de projeção, os objetivos da pesquisa.

  • Identificar erros da língua portuguesa em placas.
  • Descrever o(s) tipo(s) de erro encontrado(s) nas placas pesquisadas.
  • Apontar o mais frequente tipo de erro encontrado.
  • Criar hipóteses linguísticas para explicar o predomínio de certo tipo de erro em relação a outros.
  • Verificar se existe algum tipo de placa específico que predomina na contabilização de erros da língua.
  • Propor alternativas para minimizar erros encontrados em placas.

 

  • Professor, para a escrita dos objetivos, da justificativa e das hipóteses conte com 2 horas/aula.

 

 

JUSTIFICATIVA

Para a proposição da justificativa, os alunos deverão compreender a importância de se identificar erros da língua em placas e seus tipos bem como propor alternativas para sua minimização. Assim, o professor sugerirá que os alunos digitem em seus laptops e/ou tablets um pequeno texto para respaldar o estudo. Antes, o professor pedirá que os alunos completem as seguintes reflexões que serão projetadas:

  1. Identificar erros da língua em placas possibilita_______________________ porque________________________.
  2. Saber qual o tipo de erro da língua foi cometido permite __________________________.
  3. Conhecer o mais frequente tipo de erro indica que _________________________________.
  4. Assim, os erros em placas são capazes de indicar __________________________________.
  5. Propor alternativas para minimizar esse problema significa ______________________________.

 

Após completarem as reflexões, o professor as discutirá em sala. Cada reflexão indicada acima será a temática de cada parágrafo a compor a justificativa. 

 

 

 

HIPÓTESES

Estabelecer possíveis respostas às perguntas de pesquisa torna-se fundamental para o direcionamento do estudo. As hipóteses desta pesquisa deverão ser criadas pelos alunos organizados em grupos com até 4 pessoas. Para facilitar a escrita, o professor também projetará as perguntas de pesquisa, quais sejam:

  1. Quais os tipos de erros que podem ser encontrados em placas?
  2. Qual o tipo de erro prevalece? Por quê?
  3. Existe algum tipo específico de placa, por exemplo, placa de aviso ou placa de rua, em que os erros são recorrentes ou que o erro específico diagnosticado aconteça em maior número? Por quê?
  4. Qual a importância de se propor alternativas para minimizar esse problema?

 

A tarefa dos alunos, portanto, é redigir possíveis respostas às perguntas usando seus laptops e/ou tablets. Essas respostas serão as hipóteses do trabalho que deverão ser confirmadas e/ou refutadas.

 

 

CORPUS

O corpus do estudo será constituído por placas diversas contendo erros da língua retiradas da internet e/ou do arquivo pessoal do aluno e do professor por meio de observação da cidade onde moram e/ou durante algum passeio em que puderam constatar a presença desse tipo de placa.

 

METODOLOGIA

Para o cumprimento dos objetivos da pesquisa, seguem atividades.

 

Atividade 1

COLETA DO CORPUS e TABULAÇÃO DOS DADOS

 

Para essa primeira atividade, os alunos, trabalhando ainda em grupos de até 4 pessoas, deverão reunir o maior número possível de placas para darem início à tabulação dos dados. Logo, farão pesquisa exaustiva na internet e utilizarão as fotos (já digitalizadas e salvas em arquivo) solicitadas no início da pesquisa, durante a motivação para o estudo. O interessante é que cada grupo reúna pelo menos 10 placas diferentes uns dos outros.

Para cada grupo será enviado, por e-mail, uma tabela para tratamento dos dados, conforme exemplo:

 

 

Erros encontrados

Classificação dos erros (pontuação, acentuação, ortografia, concordância, regência)

Tipo de placa

Lugar onde se encontra a placa

Placa 1

 

 

 

 

Placa 2

 

 

 

 

Placa 3

 

 

 

 

Etc.

 

 

 

 

 

Professor, em relação à classificação dos erros das placas, é importante propor uma convenção antecipada com os alunos sobre as possibilidades de tipos de erros. Além disso, é válido exemplificar cada tipo de erro para que não haja dúvidas em relação à classificação.

 

Após tabulação dos dados, chegou o momento de elaboração de gráficos acerca:

  • da quantidade de erros encontrados em todas as placas pesquisadas;
  • da indicação do mais frequente tipo de erro;
  • da recorrência do tipo de erro relacionado ao tipo de placa.

 

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http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/arrase-nos-graficos-no-excel-20091018081531.jpg

Professor, caso sinta necessidade, peça ajuda ao professor de Matemática. A essa parte da pesquisa cabe um trabalho interdisciplinar.

A duração para o desenvolvimento dessa atividade é de, aproximadamente, 4 horas/aula.

 

 

Atividade 2

ELABORAÇÃO DE HIPÓTESES E EXPOSIÇÃO ORAL

Elaborados os gráficos, os alunos poderão levantar hipóteses somente com base linguística para explicar o predomínio de certo tipo de erro em relação a outros. Para isso, é importante que o professor exemplifique como deverão proceder.

Para cada tipo de erro encontrado, os alunos terão de criar uma hipótese.

Exemplo de placa do corpus:

7

http://2.bp.blogspot.com/-8PUXAbwHpPA/TerNpv-3_FI/AAAAAAAABsc/ELybS9_LCqk/s1600/1.jpg

Quais as possíveis hipóteses para esse problema de troca de letra?

  1. O som da letra "s", representado foneticamente por /s/, é o mesmo da letra "ç".

 

Ao final do levantamento de hipóteses acerca de cada erro encontrado, os alunos deverão indicar a hipótese linguística que predominou em sua pesquisa. Pode ser, por exemplo, que o erro predominante foi de ortografia e a hipótese para explicá-lo seria o mesmo fonema representado por letras diferentes.

Professor, sobre esse exemplo, ver aula do Portal em Recursos Complementares.

Nessa etapa do estudo é importante que o professor assessore frequentemente cada grupo para que não se tenha equívocos no levantamento das hipóteses.

Depois de todas as hipóteses levantadas, os alunos apresentarão aos colegas de sala, por meio de projeção - via exposição oral, sua tabela e as hipóteses. Após a apresentação de cada grupo, os colegas terão de fazer comentários sobre o que viram e ouviram de modo a contribuir para a melhora de cada pesquisa.

  • Professor, faça com que esse momento seja proveitoso para todos, uma vez que toda sala pesquisa sobre o mesmo assunto, com a mesma metodologia. É hora de compartilhar experiências positivas e o que não foi tão bom.

A duração para o desenvolvimento dessa atividade é de, aproximadamente, 4 horas/aula.

Professor, caso os alunos demonstrem empenho na pesquisa, proponha que eles apresentem seus achados a colegas de outros anos, na escola, compartilhando, dessa maneira, não somente o desejo de pesquisa, mas a importância do cuidado com o uso da língua.

 

 

 

CONCLUSÃO DA PESQUISA

 

Atividade 3

CRIAÇÃO DE BLOGUE, ENVIO DE CARTAS E CONSTRUÇÃO DO RELATO DE PESQUISA

Após a socialização da pesquisa, chegou o momento de propor alternativas para minimização desse tipo de erro. Para tanto, o professor poderá lançar a ideia que deverá ser acolhida ou não pela sala.

O professor deve propor:

"Já que nos deparamos com erros da língua em placas, chegou o momento de propormos alguma medida visando, mesmo que em pequena dimensão, minimizar o problema. Assim, minha sugestão é de criarmos um blogue cujo objetivo seja o de revisar a escrita de placas. Além desse espaço que deve ser publicizado em diferentes mídias, inclusive nas redes sociais, temos a opção de, a partir dos problemas encontrados em placas de nossa cidade, escrever uma carta sugerindo a revisão da placa no que tange ao uso da língua portuguesa. As cartas deverão ser endereçadas aos responsáveis ou entregues pessoalmente, conforme nossa disponibilidade."

 

Caso os alunos tenham outras ideias para a minimização desse tipo de erro, eles deverão apresentá-las à turma, explicando como torná-las realizáveis. Depois todos juntos, decidem por uma ou mais alternativas.

 

Caso seja acatada a ideia do professor, os alunos serão divididos em dois grandes grupos: um ficará responsável pela criação do blogue, seu conteúdo, e marketing, e o outro ficará responsável pela escrita das cartas e seu envio. Cada grupo terá de ser subdividido a fim de não sobrecarregar poucos alunos e tornar a tarefa mais eficiente. Seja no blogue ou seja nas cartas, os alunos terão de preparar um relato da pesquisa empreendida, o que justificará a ação.

O tempo para essa atividade é de, aproximadamente, 4 horas/aula.

Recursos Complementares

Para leitura do professor:

Dossiê: A singularidade do erro ortográfico nas manifestações D'Alíngua. http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/estic/v13n25/a08v1325.pdf   Acesso em 29 de mai. de 2012.

Capítulo de livro: Reescrita de textos: sugestões de trabalhos. http://www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/biblioteca_professor/arquivos/62Reescrita_de_texto.pdf   Acesso em 29 de mai. de 2012.

Artigo: Norma linguística e erro: uma abordagem cognitiva. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/5363/1/normaErro.pdf    Acesso em 29 de mai. de 2012.

Para leitura do aluno:

Placas erradas.  http://www.placaserradas.com.br/   Acesso em 29 de mai. de 2012.

Acervo de fotos de placas erradas. http://www.revistainternet.com.br/2012/02/11/acervo-de-fotos-de-placas-erradas/   Acesso em 29 de mai. de 2012.

Aulas no portal para consulta:

Aula: Dúvidas ortográficas: fonemas iguais, letras diferenteshttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23803  Acesso em 29 de mai. de 2012.

Avaliação

A avaliação desse projeto está centrada, sobretudo, na capacidade de os alunos i) detectarem os erros da língua em placas; ii) classificarem esses erros, iii) levantarem hipóteses acerca dos erros e, sobretudo, iv) proporem ações que visam à minimização dessas ocorrências. A dedicação e organização dos alunos para a conquista dos objetivos é fator crucial para o êxito na pesquisa empreendida e, por isso, devem ser avaliadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
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