http://www.mst.org.br/node/8151
http://www.mst.org.br/node/7273
30/08/2012
Bárbara da Silva Santiago
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Médio | Geografia | Espaços agrários, globalização e modernização |
Através dessa aula, espera-se que o aluno possa:
Geografia agrária.
Essa sugestão de aulas traz o trabalho com charges como possibilidade de leitura e apreensão do mundo. Para o desenvolvimento dessa sugestão, será proposto aos alunos o desenvolvimento de um blog cujo tema principal é a função social da terra. Administrado pelo professor, o blog será composto por charges produzidas pelos próprios alunos. Blocos de charges relacionadas ao tema serão postados diariamente (ao longo do desenvolvimento da proposta) e os alunos deverão fazer comentários/debate online sobre seus conteúdos.
ENCONTRO 1
Momento 1:
Nesse primeiro momento, é importante que o professor resgate com os alunos a possibilidade de trabalhar com as charges no estudo da Geografia. Para tanto, será apresentado e discutido o material disponível em http://www.slideshare.net/jociluz/gnero-textual-charge (acesso em 09/06/2012).
Momento 2:
Para introduzir o tema, a turma será dividida em dois grandes grupos. Para cada grupo, será entregue, impressa, uma das duas reportagens a seguir (ambas com acesso em 09/06/2012):
Os grupos serão organizados de forma que possam realizar a leitura e interpretação das respectivas reportagens. Posteriormente, realizará uma curta apresentação de sua reportagem para o outro grupo.
Momento 3:
A partir do que foi discutido até aqui, os alunos serão convidados a debater, tomando a seguinte questão como orientadora:
Quais são as contradições presentes ao relacionarmos o conteúdo das duas reportagens?
É importante que, durante o debate, o professor faça as intervenções e valorize posições que apontem especialmente para a contradição que reside em um país considerado "Celeiro do mundo", com um número tão expressivo de habitantes na extrema pobreza.
Momento 4:
Será solicitada aos alunos a produção de uma charge a partir do que foi apresentado em sala.
Como tarefa, os alunos deverão acessar o blog e realizar a leitura e comentários sobre as charges dos colegas, que serão sempre postadas pelo professor.
ENCONTRO 2
Momento 1:
Para a realização desse momento, o professor se utilizará do material Reforma Agrária - Linha do Tempo, disponível em http://www.terra.com.br/noticias/especial/brasil/index.htm (acesso em 09/06/2012).
A turma será dividida em sete grupos. Cada grupo receberá material impresso a partir das telas do material que foi disponibilizado na indicação acima. O material entregue a cada grupo será organizado a partir das décadas de 1930 até 1990.
Cada grupo deverá fazer a leitura e interpretação de seu respectivo material, destacando os aspectos mais importantes e organizando uma curta apresentação para o restante da turma.
Momento 2:
Cada aluno receberá cópias impressas do cartograma abaixo, bem como do texto Um Velho Desafio Brasileiro, presente no link http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/reforma_agraria/contexto_1.html (acesso em 09/06/2012). Após sua leitura e interpretação, os alunos deverão responder à seguinte questão no caderno e, posteriormente, debater com os colegas:
Você reconhece relação entre a fome e a questão fundiária no Brasil?
Disponível em: http://www.agirpourlesdesc.org/english/how-to-enforce-esc-rights/changing-rights-into-public/article/brazil-human-rights-and-public (acesso em 09/06/2012)
Momento 3:
Será solicitada aos alunos a produção de uma charge a partir do que foi apresentado em sala.
Como tarefa, os alunos deverão acessar o blog e realizar a leitura e comentários sobre as charges dos colegas, que serão postadas pelo professor.
ENCONTRO 3
Momento 1:
O professor apresentará aos alunos as charges abaixo, todas disponíveis em http://www.mst.org.br (acesso em 09/06/2012). É importante que ele esclareça aos alunos a origem das charges.
Com base na leitura e interpretação das charges, os alunos deverão responder algumas questões que seguem, no caderno:
a) Que possível intenção os autores das charges trazem ao ressaltarem o latifúndio/latifundiário?
b) Identifique desdobramentos do latifúndio no campo.
c) Identifique possíveis relações entre as questões no campo e desdobramentos na cidade.
As respostas deverão ser apresentadas e comentadas juntamente com a turma.
Momento 2:
Será exibido o documentário "O Pontal do Paranapanema" (acesso em 09/06/2012), disponível em:
PARTE 1:
http://www.youtube.com/watch?v=P3MFcGuQnG0&feature=related
PARTE 2:
http://www.youtube.com/watch?v=AO60R3pZCgg&feature=relmfu
PARTE 3:
http://www.youtube.com/watch?v=-OBvvOWjwIc&feature=relmfu
Antes da exibição, no entanto, é importante que o professor oriente os alunos para que tenham atenção aos discursos e posicionamentos das pessoas que participam do documentário, por tratar-se de uma região muito conflituosa em relação às questões fundiárias. Como sugestão, segue o link do texto abaixo, para que o professor possa ter contato com estudos que sirvam na orientação de seus alunos (acesso em 04/06/2012).
Luta pela terra e desenvolvimento rural no Pontal do Paranapanema (SP)
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142001000300018&script=sci_arttext
Momento 3:
Será solicitada aos alunos a produção de uma charge a partir do que foi apresentado em sala.
Como tarefa, os alunos deverão acessar o blog e realizar a leitura e comentários sobre as charges dos colegas, que serão postadas pelo professor.
ENCONTRO 4
Momento 1:
Será entregue aos alunos um impresso com o texto e o infográfico abaixo (ambos com acesso em 09/06/2012).
Texto: Em defesa do agronegócio
Disponível em http://www.desafios.ipea.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=862:catid=28&Itemid=23
Disponível em http://www.abagrp.com.br/agronegocioConceito.php
Com base na leitura e interpretação do material, os alunos devem responder as seguintes questões:
a) Que possível intenção os autores do texto e do infográfico trazem ao tratarem do agronegócio?
b) Identifique desdobramentos do agronegócio no campo.
c) Identifique desdobramentos do agronegócio na cidade.
As respostas deverão ser apresentadas e comentadas juntamente com a turma.
Momento 2:
Os alunos receberão cópias dos mapas abaixo e realizarão sua leitura e interpretação. Alguns aspectos devem ser ressaltados pelo professor:
Eduardo Paulon Girardi, « Atlas da Questão Agrária Brasileira e Cartografia Geográfica Crítica », Confins [Online], 5 | 2009, posto online em 20 Março 2009, Consultado o 08 Junho 2012. URL: http://confins.revues.org/5631
Momento 3:
Será solicitada aos alunos a produção de uma charge a partir do que foi apresentado em sala.
Como tarefa, os alunos deverão acessar o blog e realizar a leitura e comentários sobre as charges dos colegas, que serão postadas pelo professor.
ENCONTRO 5
Esse encontro deverá ocorrer em ambiente informatizado, como sala de informática ou infocentro.
Momento 1:
Cada aluno receberá material impresso contendo os artigos 184, 185 e 186 da Constituição Federal de 1988, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm (acesso em 09/06/2012), que tratam da função social da terra, e contendo também o infográfico abaixo.
Disponível em http://terradedireitos.org.br/biblioteca/gazeta-do-povo-ameacados-sem-protecao/(acesso em 04/06/2012)
Após a leitura e interpretação individual dos artigos e do infográfico, os alunos deverão debater a partir das seguintes questões:
A terra no Brasil cumpre a sua função social?
É importante que alguns alunos, durante o debate, relatem o que está sendo discutido, especialmente os pontos de concordância.
Momento 2:
Após o debate, os relatores irão ler os seus relatos e a turma fará os acréscimos/alterações que acharem necessários. Esse movimento de releitura e alterações será realizado até alcançarem um texto final, coletivo. Esse texto será postado no blog, como encerramento da atividade.
Todos com acesso em 09/06/2012
Portal do Professor - Aula: Gêneros Textuais - Charge, disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5962
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, , disponível emhttp://www.incra.gov.br/
Especial Reforma Agrária - Portal Terra, disponível em http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI137055-EI1774,00-Especial+Reforma+Agraria.html
Especial Reforma Agrária -Veja Online, disponível em http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/reforma_agraria/
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, disponível em http://www.mst.org.br/
A avaliação é um importante elemento do processo educativo e seus critérios devem ser amplamente discutidos entre o professor e a turma. Entendemos que deva ser realizada ao longo de todo o processo e, como auxílio, sugerimos os seguintes critérios:
Participação durante todas as atividades;
Comprometimento e empenho na realização das atividades;
Poder de argumentação durante as discussões e debates;
Domínio do tema (principalmente em relação às noções de função social da terra).
Cinco estrelas 3 classificações
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20/11/2013
Cinco estrelasexcelente estrategia ótimos os materiais de apoio indicados. Grata pela indicação.
03/03/2013
Cinco estrelasParabéns... Bruno. Uma excelente aula, particularmente gostei das indicações de atividade e da utilização de diversas linguagens, com certeza vou seguir suas indicações. Um abraço.
02/10/2012
Cinco estrelasOi adorei a sugestão da aula gosto muito desse tema, da um bom debate em sala...........