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A QUESTÃO AGRÁRIA BRASILEIRA

 

30/08/2012

Autor e Coautor(es)
BRUNO MUNIZ FIGUEIREDO COSTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Bárbara da Silva Santiago

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através dessa aula, espera-se que o aluno possa:

 

  • discutir aspectos da função social da terra;
  • identificar alguns movimentos brasileiros de disputa por terras;
  • analisar aspectos acerca da Reforma Agrária brasileira.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Geografia agrária.

Estratégias e recursos da aula

 

Essa sugestão de aulas traz o trabalho com charges como possibilidade de leitura e apreensão do mundo. Para o desenvolvimento dessa sugestão, será proposto aos alunos o desenvolvimento de um blog cujo tema principal é a função social da terra. Administrado pelo professor, o blog será composto por charges produzidas pelos próprios alunos. Blocos de charges relacionadas ao tema serão postados diariamente (ao longo do desenvolvimento da proposta) e os alunos deverão fazer comentários/debate online sobre seus conteúdos.

 

ENCONTRO 1

 

Momento 1:

Nesse primeiro momento, é importante que o professor resgate com os alunos a possibilidade de trabalhar com as charges no estudo da Geografia. Para tanto, será apresentado e discutido o material disponível em http://www.slideshare.net/jociluz/gnero-textual-charge (acesso em 09/06/2012).

 

Momento 2:

Para introduzir o tema, a turma será dividida em dois grandes grupos. Para cada grupo, será entregue, impressa, uma das duas reportagens a seguir (ambas com acesso em 09/06/2012):

 

Brasil tem 16,27 milhões de pessoas em extrema pobreza, diz governo

http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/05/brasil-tem-1627-milhoes-de-pessoas-em-situacao-de-extrema-pobreza.html

 

 

Crise de alimentos fará do Brasil 'celeiro do mundo', avaliam especialistas

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL464557-9356,00-CRISE+DE+ALIMENTOS+FARA+DO+BRASIL+CELEIRO+DO+MUNDO+AVALIAM+ESPECIALISTAS.html

 

Os grupos serão organizados de forma que possam realizar a leitura e interpretação das respectivas reportagens. Posteriormente, realizará uma curta apresentação de sua reportagem para o outro grupo.

 

Momento 3:

A partir do que foi discutido até aqui, os alunos serão convidados a debater, tomando a seguinte questão como orientadora:

 

Quais são as contradições presentes ao relacionarmos o conteúdo das duas reportagens?

 

É importante que, durante o debate, o professor faça as intervenções e valorize posições que apontem especialmente para a contradição que reside em um país considerado "Celeiro do mundo", com um número tão expressivo de habitantes na extrema pobreza.

 

Momento 4:

Será solicitada aos alunos a produção de uma charge a partir do que foi apresentado em sala.

 

Como tarefa, os alunos deverão acessar o blog e realizar a leitura e comentários sobre as charges dos colegas, que serão sempre postadas pelo professor.

 

 

ENCONTRO 2

 

Momento 1:

Para a realização desse momento, o professor se utilizará do material Reforma Agrária - Linha do Tempo, disponível em http://www.terra.com.br/noticias/especial/brasil/index.htm (acesso em 09/06/2012).

 

A turma será dividida em sete grupos. Cada grupo receberá material impresso a partir das telas do material que foi disponibilizado na indicação acima. O material entregue a cada grupo será organizado a partir das décadas de 1930 até 1990.

Cada grupo deverá fazer a leitura e interpretação de seu respectivo material, destacando os aspectos mais importantes e organizando uma curta apresentação para o restante da turma.

 

 

Momento 2:

Cada aluno receberá cópias impressas do cartograma abaixo, bem como do texto Um Velho Desafio Brasileiro, presente no link http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/reforma_agraria/contexto_1.html (acesso em 09/06/2012). Após sua leitura e interpretação, os alunos deverão responder à seguinte questão no caderno e, posteriormente, debater com os colegas:

 

Você reconhece relação entre a fome e a questão fundiária no Brasil?

 

Disponível em: http://www.agirpourlesdesc.org/english/how-to-enforce-esc-rights/changing-rights-into-public/article/brazil-human-rights-and-public (acesso em 09/06/2012)

 

Momento 3:

Será solicitada aos alunos a produção de uma charge a partir do que foi apresentado em sala.

 

Como tarefa, os alunos deverão acessar o blog e realizar a leitura e comentários sobre as charges dos colegas, que serão postadas pelo professor.

 

 

ENCONTRO 3

 

Momento 1:

O professor apresentará aos alunos as charges abaixo, todas disponíveis em http://www.mst.org.br (acesso em 09/06/2012). É importante que ele esclareça aos alunos a origem das charges.

 

 

 

Com base na leitura e interpretação das charges, os alunos deverão responder algumas questões que seguem, no caderno:

a) Que possível intenção os autores das charges trazem ao ressaltarem o latifúndio/latifundiário?

b) Identifique desdobramentos do latifúndio no campo.

c) Identifique possíveis relações entre as questões no campo e desdobramentos na cidade.

 

As respostas deverão ser apresentadas e comentadas juntamente com a turma.

 

 

Momento 2:

Será exibido o documentário "O Pontal do Paranapanema" (acesso em 09/06/2012), disponível em:

 

PARTE 1:

http://www.youtube.com/watch?v=P3MFcGuQnG0&feature=related

PARTE 2:

http://www.youtube.com/watch?v=AO60R3pZCgg&feature=relmfu

PARTE 3:

http://www.youtube.com/watch?v=-OBvvOWjwIc&feature=relmfu

 

 

Antes da exibição, no entanto, é importante que o professor oriente os alunos para que tenham atenção aos discursos e posicionamentos das pessoas que participam do documentário, por tratar-se de uma região muito conflituosa em relação às questões fundiárias. Como sugestão, segue o link do texto abaixo, para que o professor possa ter contato com estudos que sirvam na orientação de seus alunos (acesso em 04/06/2012).

 

Luta pela terra e desenvolvimento rural no Pontal do Paranapanema (SP)

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142001000300018&script=sci_arttext

 

 

Momento 3:

Será solicitada aos alunos a produção de uma charge a partir do que foi apresentado em sala.

 

Como tarefa, os alunos deverão acessar o blog e realizar a leitura e comentários sobre as charges dos colegas, que serão postadas pelo professor.

 

 

ENCONTRO 4

 

Momento 1:

Será entregue aos alunos um impresso com o texto e o infográfico abaixo (ambos com acesso em 09/06/2012).

 

 

Texto: Em defesa do agronegócio

Disponível em http://www.desafios.ipea.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=862:catid=28&Itemid=23

 

 

 

Disponível em http://www.abagrp.com.br/agronegocioConceito.php

 

Com base na leitura e interpretação do material, os alunos devem responder as seguintes questões:

a) Que possível intenção os autores do texto e do infográfico trazem ao tratarem do agronegócio?

b) Identifique desdobramentos do agronegócio no campo.

c) Identifique desdobramentos do agronegócio na cidade.

 

As respostas deverão ser apresentadas e comentadas juntamente com a turma.

 

Momento 2:

Os alunos receberão cópias dos mapas abaixo e realizarão sua leitura e interpretação. Alguns aspectos devem ser ressaltados pelo professor:

  • Áreas e tipos de produção;
  • Diferença entre ocupação e assentamento;
  • Distribuição das ocupações e dos assentamentos;
  • Distribuição dos tipos de assentamentos;
  • Áreas de conflito/violência

 

Mapa 3    http://confins.revues.org/docannexe/image/5631/img-1-small580.jpg    Mapa 2    

Eduardo Paulon Girardi, « Atlas da Questão Agrária Brasileira e Cartografia Geográfica Crítica », Confins [Online], 5 | 2009, posto online em 20 Março 2009, Consultado o 08 Junho 2012. URL: http://confins.revues.org/5631

 

 

Momento 3:

Será solicitada aos alunos a produção de uma charge a partir do que foi apresentado em sala.

 

Como tarefa, os alunos deverão acessar o blog e realizar a leitura e comentários sobre as charges dos colegas, que serão postadas pelo professor.

 

 

ENCONTRO 5

Esse encontro deverá ocorrer em ambiente informatizado, como sala de informática ou infocentro.

 

 

Momento 1:

Cada aluno receberá material impresso contendo os artigos 184, 185 e 186 da Constituição Federal de 1988, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm (acesso em 09/06/2012), que tratam da função social da terra, e contendo também o infográfico abaixo.

 

Violência no campo

Disponível em http://terradedireitos.org.br/biblioteca/gazeta-do-povo-ameacados-sem-protecao/(acesso em 04/06/2012)

 

Após a leitura e interpretação individual dos artigos e do infográfico, os alunos deverão debater a partir das seguintes questões:

A terra no Brasil cumpre a sua função social?

 

É importante que alguns alunos, durante o debate, relatem o que está sendo discutido, especialmente os pontos de concordância.

 

 

Momento 2:

Após o debate, os relatores irão ler os seus relatos e a turma fará os acréscimos/alterações que acharem necessários. Esse movimento de releitura e alterações será realizado até alcançarem um texto final, coletivo. Esse texto será postado no blog, como encerramento da atividade. 

Recursos Complementares

Todos com acesso em 09/06/2012

Portal do Professor - Aula: Gêneros Textuais - Charge, disponível em  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5962

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, , disponível emhttp://www.incra.gov.br/

Especial Reforma Agrária - Portal Terra, disponível em http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI137055-EI1774,00-Especial+Reforma+Agraria.html

Especial Reforma Agrária -Veja Online, disponível em http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/reforma_agraria/

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, disponível em http://www.mst.org.br/

Avaliação

A avaliação é um importante elemento do processo educativo e seus critérios devem ser amplamente discutidos entre o professor e a turma. Entendemos que deva ser realizada ao longo de todo o processo e, como auxílio, sugerimos os seguintes critérios:

  • Participação durante todas as atividades;

  • Comprometimento e empenho na realização das atividades;

  • Poder de argumentação durante as discussões e debates;

  • Domínio do tema (principalmente em relação às noções de função social da terra).

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
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Opiniões

  • Maria Helena Leonardi, etec de sao roque- sao paulo , São Paulo - disse:
    mh.leonar@bol.com.br

    20/11/2013

    Cinco estrelas

    excelente estrategia ótimos os materiais de apoio indicados. Grata pela indicação.


  • Alamo Garcia Azevedo, UERN , Rio Grande do Norte - disse:
    alamoazevedo@yahoo.com.br

    03/03/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns... Bruno. Uma excelente aula, particularmente gostei das indicações de atividade e da utilização de diversas linguagens, com certeza vou seguir suas indicações. Um abraço.


  • Liliane Pedroso Mira, Secretaria Municipal de Educação de DOURADOS , Mato Grosso do Sul - disse:
    lianemira@hotmail.com

    02/10/2012

    Cinco estrelas

    Oi adorei a sugestão da aula gosto muito desse tema, da um bom debate em sala...........


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