Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Violência urbana: Policiais x Facções criminosas

 

21/09/2012

Autor e Coautor(es)
Sanderson dos Santos Romualdo
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Bárbara Santiago da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Discutir a respeito da segurança pública;

- Analisar e refletir sobre a violência gerada a partir das relações entre policiais e facções criminosas.

Duração das atividades
03 aulas de cinquenta minutos (50 min.)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário.

Estratégias e recursos da aula

AULA 01

1o. Passo:

Professor(a), inicie a aula com uma música que retrate a questão da violência. Como sugestão:

MÚSICA - TITÃS

VIOLÊNCIA - Disponível em: <http://letras.mus.br/titas/86522/>, acesso em: 18 Jun. 2012;

VIOLÊNCIA - Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=E6kKSgoopbE>, acesso em: 09 Set. 2012.

- Professor(a), após o áudio, pergunte os alunos sobre as informações e/ou conhecimentos que eles têm acerca da violência urbana e sobre as facções criminosas. Como sugestão utilize o roteiro abaixo:

1- O que eles entendem por violência?

2- O que seria violência urbana?

3- Causa e Motivos da violência nos médios e grandes centros urbanos?

4- A polícia como instituição/órgão que protege a população.

5- Por que temos medo de polícia se a mesma serve para nos proteger?

6- As facções como alternativa à ineficiência da polícia.

7- Os embates entre policiais e facções criminosas.

8- Como manter a ordem da cidade, é preciso mesmo de polícia?

2o. Passo:

Professor(a), passe para os alunos vídeos que evidenciem alguns casos de violência nos centros urbanos. Ações violentas por diversos setores: sociedade, policiais e facções. Como sugestão:

Vídeo 01 - Matéria do Fantástico, Risco no trânsito de São Paulo.

Violência no trânsito

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=8Hk3520J8jE>, acesso em: 18 Jun. de 2012.

Vídeo 02 - TV Transamérica, Facções criminosas declaram guerra.

FACÇÕES X POLÍCIA

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=VjnhnH-e6y4>, acesso em: Jun. de 2012.

Vídeo 03 - Autoridades falam sobre a imposição das facções criminosas.

IMPOSIÇÃO DAS FACÇÕES

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=wcvFKi1Av30>, acesso em: Jun. de 2012.

Vídeo 04 - Traumas e Violência Urbana.

VIOLÊNCIA TRAUMAS

Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=af-ZebhyvTI>, acesso em: Jun. de 2012.

- Professor(a), a partir dos vídeos assistidos peça aos alunos que expressem seus sentimentos mediante ao veiculado pela mídia.

Estimule com perguntas:

a- É possível se colocar a favor ou contra aos fatos veiculados?

b- Cenas como as projetadas ou outras acontecem na cidade que vocês moram?

 

AULA 02

3o. Passo:

Professor(a), inicie esta aula dividindo os alunos em 4 grupos e disponibilize para cada grupo um dos textos nos links abaixo:

TEXTO 01
ESTUDO APONTA VIOLÊNCIA...Disponível em: <http://www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/imprimir/25663>, acesso em: 14 Jun. de 2012.
TEXTO 02
VOCÊ SABE O QUE...Disponível em: <http://www.turminha.mpf.gov.br/direitos-das-criancas/seguranca>, acesso em: 14 Jun. de 2012.
TEXTO 03
PRINCIPAIS FACÇÕES...Disponível em: <http://contrun.noblogs.org/post/2008/04/14/principais-fac-es-criminosas-do-brasil/>, acesso em: 14 Jun. de 2012.
TEXTO 04
VIOLÊNCIA URBANA...Disponível em: <http://www.grupoescolar.com/pesquisa/violencia-urbana.html>, acesso em: 14 Jun. de 2012.

 

ATIVIDADE

 

Após a leitura, proponha as seguintes questões para os alunos debaterem:

1- Na sequência dos links acima, peça para cada grupo apontar as ideias gerais apresentadas em cada texto.

2- Problematize pedindo para os alunos apresentarem aspectos positivos e negativos, se possível, mediante ao apresentado.

3- Peça para os alunos apresentarem suas opiniões após o embasamento do assunto.

 

- Professor(a), termine a aula pedindo para os alunos fazerem um levantamento da situação da segurança e violência urbana da cidade onde moram. Esse levantamento pode ser feito de diversas maneiras:

  • Buscar informações em noticiários impressos antigos e atuais;
  • Buscar informações em outros tipos de mídia: TV, internet, Rádio etc;
  • Conversar com moradores antigos;
  • Ir ao departamento policial e entrevistar algum agente;
  • Entre outras formas.

Observação: Professor(a), após os levantamentos, é preciso organizar as informações colhidas. Desse modo os alunos podem usar a criatividade ou seguir alguma das formas abaixo:

  1. Fazer gráficos de dados utilizando o Excel e fazer comparações;
  2. Fazer pôster utilizando fotografias antigas e atuais;
  3. Slides com as entrevistas feitas com moradores e agentes de polícia;
  4. Fazer textos avaliando a situação da cidade frente ao pesquisado;
  5. Cartografar a violência utilizando o Google maps <https://maps.google.com.br/>, Google Earth <http://www.google.com/intl/pt-BR/earth/download/ge/> ou Mapas Coletivos <http://www.mapascoletivos.com.br/static/about>.

 

AULA 03

4o. Passo:

Professor(a), esta aula será para a apresentação e rodada de conversas sobre o material levantado por eles. Para nortear as discussões e a rodada de conversas, como sugestão, utilize o roteiro abaixo:

Apresentação e rodada de conversas - Violência urbana  x Facções criminosas

1- Apresentação da pesquisa: que critérios o grupo utilizou para buscar informações sobre a violência?

2- Organização do levantamento: como o grupo organizou o levantamento (Gráfico, Mapa, Fotografia, etc.)? O motivo da escolha?

3- Considerações do levantamento: o que o grupo conseguiu levantar? Quais resultados foram obtidos?

4- Autoavaliação: qual avaliação o grupo faz de todo o processo para a realização da atividade - grau de dificuldade, compromisso dos integrantes do grupo, etc.

Recursos Complementares

UNESCO/VIVA RIO. Mídia e violência urbana no Brasil. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001622/162289POR.pdf>, acesso em: 18 Jun. de 2012.

RITTI, Rosalinda Carneiro de Oliveira. Adolescentes de periferia: subjetividades construídas entre o poder e violência. Disponível em: <http://www.ucp.br/html/joomlaBR/images/MESTRADO_DISSERTACOES/2010/Rosalinda%20Carneiro%20Ritti.pdf>, acesso em: 18 Jun. de 2012.

CERQUEIRA, Júlia Maria. A violência no gênero Letra de música. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7613>, acesso em: 14 Jun. de 2012.

A ABORDAGEM DA VIOLÊNCIA URBANA. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-abordagem-violencia-urbana.htm>, acesso em: 20 Ago. de 2012.

VIOLÊNCIA URBANA: AO INVÉS DE CONSTRUIR PORQUE DESTRUIR?. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25228>, acesso em: 20 Ago. de 2012.

TITÃS E GABRIEL O PENSADOR. Violência. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ivmydsyPoMI>, acesso em: 09 Set. de 2012.

Avaliação

Professor(a), aqui você irá avaliar o processo de entendimento e compreensão dos alunos sobre a violência urbana. Avaliar a concepção dos alunos sobre segurança e as formas de violência geradas por diversos setores do espaço urbano. É importante levar em conta a participação em sala e comprometimento durante a realização das atividades propostas no decorrer das aulas. O professor(a) também poderá realizar uma conversa final com a turma e fazer um diagnóstico dos objetivos alcançados durante as diferentes etapas das aulas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MARIA DE FATIMA GOMES DE LIMA, centro de educação jovens e adultos de pacajus-CEJAP , Ceará - disse:
    gomesmariadefatima40@yahoo.com.br

    27/12/2012

    Cinco estrelas

    A elaboração da aula foi ótima o tema a ser discutido sobre violência é pra ser relatodo a todos cidadões para que juntos nos conscientizamos o papel de cada um com ser sociável. O professor que visitar este site,terá aulas criativas e chamarão a atenção dos alunos.


  • Leny Tomaz Rosa e Paula, COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ CIPRIANO , Goiás - disse:
    lenytomaz@yahoo.com.br

    09/10/2012

    Cinco estrelas

    Excelente palno de aula, pois no mundo em que vivemos a violência realmente precisa ser trabalhada com as crianças, os jovens e sociedade em geral.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.