21/09/2012
Bárbara Santiago da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Ensino Médio | Geografia | Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade |
- Discutir a respeito da segurança pública;
- Analisar e refletir sobre a violência gerada a partir das relações entre policiais e facções criminosas.
Não é necessário.
1o. Passo:
Professor(a), inicie a aula com uma música que retrate a questão da violência. Como sugestão:
VIOLÊNCIA - Disponível em: <http://letras.mus.br/titas/86522/>, acesso em: 18 Jun. 2012; VIOLÊNCIA - Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=E6kKSgoopbE>, acesso em: 09 Set. 2012. |
- Professor(a), após o áudio, pergunte os alunos sobre as informações e/ou conhecimentos que eles têm acerca da violência urbana e sobre as facções criminosas. Como sugestão utilize o roteiro abaixo:
1- O que eles entendem por violência? 2- O que seria violência urbana? 3- Causa e Motivos da violência nos médios e grandes centros urbanos? 4- A polícia como instituição/órgão que protege a população. 5- Por que temos medo de polícia se a mesma serve para nos proteger? 6- As facções como alternativa à ineficiência da polícia. 7- Os embates entre policiais e facções criminosas. 8- Como manter a ordem da cidade, é preciso mesmo de polícia? |
2o. Passo:
Professor(a), passe para os alunos vídeos que evidenciem alguns casos de violência nos centros urbanos. Ações violentas por diversos setores: sociedade, policiais e facções. Como sugestão:
Vídeo 01 - Matéria do Fantástico, Risco no trânsito de São Paulo.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=8Hk3520J8jE>, acesso em: 18 Jun. de 2012.
Vídeo 02 - TV Transamérica, Facções criminosas declaram guerra.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=VjnhnH-e6y4>, acesso em: Jun. de 2012.
Vídeo 03 - Autoridades falam sobre a imposição das facções criminosas.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=wcvFKi1Av30>, acesso em: Jun. de 2012.
Vídeo 04 - Traumas e Violência Urbana.
Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=af-ZebhyvTI>, acesso em: Jun. de 2012.
- Professor(a), a partir dos vídeos assistidos peça aos alunos que expressem seus sentimentos mediante ao veiculado pela mídia.
Estimule com perguntas: a- É possível se colocar a favor ou contra aos fatos veiculados? b- Cenas como as projetadas ou outras acontecem na cidade que vocês moram? |
3o. Passo:
Professor(a), inicie esta aula dividindo os alunos em 4 grupos e disponibilize para cada grupo um dos textos nos links abaixo:
ESTUDO APONTA VIOLÊNCIA...Disponível em: <http://www.fenapef.org.br/fenapef/noticia/imprimir/25663>, acesso em: 14 Jun. de 2012. |
VOCÊ SABE O QUE...Disponível em: <http://www.turminha.mpf.gov.br/direitos-das-criancas/seguranca>, acesso em: 14 Jun. de 2012. |
PRINCIPAIS FACÇÕES...Disponível em: <http://contrun.noblogs.org/post/2008/04/14/principais-fac-es-criminosas-do-brasil/>, acesso em: 14 Jun. de 2012. |
VIOLÊNCIA URBANA...Disponível em: <http://www.grupoescolar.com/pesquisa/violencia-urbana.html>, acesso em: 14 Jun. de 2012. |
ATIVIDADE
Após a leitura, proponha as seguintes questões para os alunos debaterem: 1- Na sequência dos links acima, peça para cada grupo apontar as ideias gerais apresentadas em cada texto. 2- Problematize pedindo para os alunos apresentarem aspectos positivos e negativos, se possível, mediante ao apresentado. 3- Peça para os alunos apresentarem suas opiniões após o embasamento do assunto. |
- Professor(a), termine a aula pedindo para os alunos fazerem um levantamento da situação da segurança e violência urbana da cidade onde moram. Esse levantamento pode ser feito de diversas maneiras:
Observação: Professor(a), após os levantamentos, é preciso organizar as informações colhidas. Desse modo os alunos podem usar a criatividade ou seguir alguma das formas abaixo:
4o. Passo:
Professor(a), esta aula será para a apresentação e rodada de conversas sobre o material levantado por eles. Para nortear as discussões e a rodada de conversas, como sugestão, utilize o roteiro abaixo:
1- Apresentação da pesquisa: que critérios o grupo utilizou para buscar informações sobre a violência? 2- Organização do levantamento: como o grupo organizou o levantamento (Gráfico, Mapa, Fotografia, etc.)? O motivo da escolha? 3- Considerações do levantamento: o que o grupo conseguiu levantar? Quais resultados foram obtidos? 4- Autoavaliação: qual avaliação o grupo faz de todo o processo para a realização da atividade - grau de dificuldade, compromisso dos integrantes do grupo, etc. |
UNESCO/VIVA RIO. Mídia e violência urbana no Brasil. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0016/001622/162289POR.pdf>, acesso em: 18 Jun. de 2012.
RITTI, Rosalinda Carneiro de Oliveira. Adolescentes de periferia: subjetividades construídas entre o poder e violência. Disponível em: <http://www.ucp.br/html/joomlaBR/images/MESTRADO_DISSERTACOES/2010/Rosalinda%20Carneiro%20Ritti.pdf>, acesso em: 18 Jun. de 2012.
CERQUEIRA, Júlia Maria. A violência no gênero Letra de música. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7613>, acesso em: 14 Jun. de 2012.
A ABORDAGEM DA VIOLÊNCIA URBANA. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-abordagem-violencia-urbana.htm>, acesso em: 20 Ago. de 2012.
VIOLÊNCIA URBANA: AO INVÉS DE CONSTRUIR PORQUE DESTRUIR?. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25228>, acesso em: 20 Ago. de 2012.
TITÃS E GABRIEL O PENSADOR. Violência. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=ivmydsyPoMI>, acesso em: 09 Set. de 2012.
Professor(a), aqui você irá avaliar o processo de entendimento e compreensão dos alunos sobre a violência urbana. Avaliar a concepção dos alunos sobre segurança e as formas de violência geradas por diversos setores do espaço urbano. É importante levar em conta a participação em sala e comprometimento durante a realização das atividades propostas no decorrer das aulas. O professor(a) também poderá realizar uma conversa final com a turma e fazer um diagnóstico dos objetivos alcançados durante as diferentes etapas das aulas.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/12/2012
Cinco estrelasA elaboração da aula foi ótima o tema a ser discutido sobre violência é pra ser relatodo a todos cidadões para que juntos nos conscientizamos o papel de cada um com ser sociável. O professor que visitar este site,terá aulas criativas e chamarão a atenção dos alunos.
09/10/2012
Cinco estrelasExcelente palno de aula, pois no mundo em que vivemos a violência realmente precisa ser trabalhada com as crianças, os jovens e sociedade em geral.