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Arte e Política

 

21/08/2012

Autor e Coautor(es)
Renata Oliveira Caetano
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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender como as micropolíticas aparecem na arte: feminismo, Black Art Moviment e etc;

Conhecer as obras de alguns artistas que trabalham nesta perspectiva;

Levantar junto aos alunos como eles podem ter visão crítica e questionar e a situação de sua cidade e de seu país através da arte;

Duração das atividades
Aproximadamente de 5 a 6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Land Art

Estratégias e recursos da aula

Primeira Aula:

O professor pode iniciar a aula fazendo os alunos observarem que muitos artistas atualmente tem atrelado seu debate artístico às questões sociais vendo e fazendo ver criticamente aquilo que acontece no nosso cotidiano e que muitas vezes nos passa despercebido. Essa postura crítica tem ganhado novos olhares, como destaca Cátia Kanton no texto "Micropolíticas e Arte Contemporânea" cujo trecho encontra-se reproduzido abaixo:

"[...] ( o ) conceito de micropolítica, [...] tem sido usado cada vez com mais frequência por pensadores da cultura contemporânea para colocar a discussão política em um novo paradigma, isto é, no diagrama da nossa atualidade, de acordo com as complexidades que se impõem no cenário atual.

[...]

Artistas e pensadores substituem a noção de Política, com “P” maiúsculo mesmo, pelas micropolíticas – a saber, uma atitude focada em questões mais específicas e cotidianas, como o gênero, a fome, a impunidade, o direito à educação e à moradia, a ecologia, enfim, tudo aquilo que nos diz respeito e nos faz viver em sociedade. [...]”

CANTON, Kátia. Da Política às Micropolíticas. São Paulo, WMF Martins Fontes, 2009, p. 15. (Coleção temas da arte contemporânea)

 

Questões políticas não apareceram na arte somente na atualidade, pois foram muitos os artistas que estiveram pintando ou esculpindo a serviço de reis, criando as imagens das cortes nos séculos XVII, XVIII ou de manifestações populares, por exemplo:

“Retrato de Philip IV”, constantemente pintado por Diego Velazquez, em 1628.

01 Retrato de Philip IV

http://www.artinthepicture.com/artists/Diego_Velazquez/philip.jpeg

 

“A Liberdade guiando o povo pelas ruas” de Eugene Delacroix, de 1831, se tornou a imagem emblemática da Revolução Francesa.

02 A Liberdade guiando o povo pelas ruas

http://mazeleite.com.br/wp-content/uploads/2012/05/Eugene_Delacroix_-_La_liberte_guidant_le_peuple.jpg

 

Atividade:

Peça que os alunos escolham um político e criem desenhos ou pinturas retratando eles. Eles podem escolher livremente entre políticos do Brasil ou de outros países. Nesses trabalhos eles podem também representar sem se apegar a uma abordagem extremamente figurativa, como as obras de arte que foram mostradas. O professor pode exemplificar outras abordagens possíveis, usando o cartaz utilizado nas eleições dos Estados Unidos, em 2009, pelo então candidato Barack Obama:

Cartaz Barack Obama

http://cache2.allpostersimages.com/p/LRG/35/3590/B7M2F00Z/posters/barack-obama.jpg

 

Segunda Aula:

Atualmente a abordagem é diferente, pois não só apresenta o tema, como também o questiona, buscando apresentá-lo criticamente ao público:

Donald Rodney, “Na casa de meu pai”, 1996-7. O artista usa pedaços de sua própria pele para construir uma obra que toca em questões principalmente sobre o preconceito contra imigrantes negros em países europeus por meio de uma obra profundamente atrelada à sua biografia.

03 Na casa de meu pai

http://static.guim.co.uk/sys-images/Arts/Arts_/Pictures/2008/11/26/rod460.jpg

 

Imagens do vídeo de 1995 "Largar uma urna da Dinastia Han" onde o artista aparece quebrando um vaso da dinastia Han, fato que gerou polêmica e foi considerado desrespeitoso pelo governo chinês. O artista esteve preso, teve seu blog retirado da internet e atualmente não pode deixar a China, mas suas obras e ações repercutem no mundo todo, pois questionam politicamente o posicionamento do governo chinês.

04 Largar uma urna da Dinastia Han

http://1.bp.blogspot.com/-_el8YH91RMI/T0K6oLtLO8I/AAAAAAAAFnU/R1j03ouDdJU/s1600/weiwei.jpg

 

Cartaz característico do grupo que luta contra a discriminação buscando, segundo elas, reinventar a palavra “feminismo” através de intervenções bem humoradas que ao mesmo tempo questionam valores culturais que diferem as mulheres dos homens e que sempre as inferiorizam.

05 Cartaz Guerrilla Girls

http://3.bp.blogspot.com/-GMSxXRhvWuE/T7SSrdiweII/AAAAAAAAAnQ/g6E8WZPa5Sg/s400/postcard_1.jpg

 

É importante fazer os alunos observarem como a internet é o maior veículo da maioria dos artistas contemporâneos que tocam em questões políticas em suas obras. Isso acontece pelo maior alcance que a rede promove de seus trabalhos fazendo com que mais pessoas reflitam e questionem os assuntos abordados.

 

Atividade:


Propor uma pesquisa sobre assuntos que os alunos levantariam dentro do tema Arte e Política, lembrando que a proximidade com o tema é importante. O trabalho pode ser feito individualmente ou em duplas, sendo que o(s) aluno(s) pode(m) optar por pesquisar algo que seja parte de seu cotidiano, como por exemplo, discriminação, pobreza, desonestidade, intolerância etc.

Primeiro ele deve fazer um levantamento sobre o significado do tema escolhido e o que o levou a querer tratar sobre esse assunto. A pesquisa pode ser feita em jornais locais, internet, com relatos de pessoas próximas e etc.

Essa pesquisa serve para que o aluno passe a observar o assunto de forma mais aprofundada. Em um primeiro momento os alunos devem apresentar seu tema para os colegas e o professor deve promover um debate, observando as escolhas de cada aluno ou dupla. Ressalte a recorrência de algum tema, se isso acontecer, e faça-os observar as diferentes abordagens para temas iguais, por exemplo, como 2 ou mais alunos pesquisaram sobre “preconceito”; qual foi a visão que cada um lançou para o tema.

Após a apresentação e o debate, retome as abordagens dos três usados como exemplos anteriormente:

  • Como eles usam o tema que escolheram em suas obras?
  • Qual o suporte artístico utilizado por eles ( pintura, fotografia, vídeo etc)?
  • Quando eles constroem tais obras o que eles pretendem? 

Lembre-se que há várias interpretações possíveis para estas questões, não existindo uma única resposta certa. O objetivo é fazer o aluno observar que é possível criar visão critica nas pessoas através de ações reflexivas. Por exemplo: Ai Weiwei quebra um símbolo milenar da cultura chinesa para chamar a atenção do público sobre como o governo chinês se impõe sobre a população, restringindo informações e se fechando para o mundo. Donald Rodney usava a própria pele para construir espaços de memórias e mostrar como o preconceito é forte ainda hoje. As Guerrilla Girls usam cartazes e distribuem cartões postais com questionamentos sobre a inferioridade feminina incutida constantemente pela sociedade sem nenhum questionamento.

Da mesma forma, os alunos também podem ser agentes questionadores de sua realidade buscando transformá-la por meio de ações artísticas. Essas ações podem ser criadas e organizadas para serem efetivadas no espaço escolar ou fora dele. Toda obra deve ser documentada fotograficamente em caso de ações como cartazes ou performances dos alunos e veiculada (com a devida autorização por escrito dos responsáveis dos alunos) no blog da turma. Caso a turma ainda não tenha o blog, nada impede que ele seja criado para essa atividade. No blog podem entrar não só fotografias como registros escritos, desenhos, vídeos sobre o trabalho dos alunos acerca de Arte e Política.

Alguns exemplos de trabalhos que podem ser criados pelos alunos:

- Os alunos podem criar frases sobre o tema com a qual trabalharam e espalhá-las pela escola (com a devida autorização) fazendo com que as demais pessoas também se questionem sobre o assunto;

- Em grupos os alunos podem desenvolver ações performáticas e apresentar no horário do recreio para os demais estudantes da escola, veiculando tudo o que discutiram sobre os temas de arte e política;

- Os alunos podem desenvolver fotografias de sua realidade dentro do tema que escolheu trabalhar. O professor pode montar uma exposição das fotografias para que todos da escola vejam;

Importante observar que essas iniciativas são exemplos que partem dos próprios alunos. O professor não deve impor nenhuma atividade, pois isso prejudica o processo de construção de conhecimento do aluno dentro desse tema. Cabe ao aluno inquietar-se com as questões e buscar uma resposta para tais inquietações por conta própria, obviamente com o suporte do professor.

No final da etapa de efetivação dos trabalhos dos alunos, o professor deve organizar uma apresentação dos trabalhos de forma que possibilite a todos da turma conhecerem e debaterem as obras dos colegas. 

Recursos Complementares
Avaliação
  • Avaliar se os alunos entenderam o conceito de micropolíticas.
  • Avaliar os comentários e a compreensão das obras de Donald Rodney, Ai Weiwei e do grupo Guerrilla Girls.
  • Observar o processo de criação e elaboração do trabalho prático feito pelo aluno, avaliando sua visão crítica e questionamentos sobre os temas levantados por eles dentre da relação entre Arte e Política.
Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • charles albert nascimento, CIEP BRIZOLAO 223 OLYMPIO MARQUES DOS SANTOS , Rio de Janeiro - disse:
    charlesnasc@gmail.com

    22/08/2012

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho! Gosto muito desse trânsito entre a arte e as questões sociais, e sempre insisto com os alunos: "tudo está, de uma forma ou de outra, relacionado". Parabéns Professora!


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